As certificações PMI atestam a capacidade de profissionais. Por meio delas, é possível obter maior reconhecimento no mercado e melhores oportunidades de atuação. Que tal saber mais sobre este universo conhecendo relatos de dois GPs que são certificados como Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP) e Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA)? Vamos começar!

Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP) é a certificação que reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. Ela comprova a capacidade em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Então, se você se encontra no nível executivo ou sênior e está gerenciando um portfólio de projetos e programas alinhados à estratégia  da empresa e focado em fazer o trabalho certo, a PfMP é a escolha certa para você.

O exame de certificação possui 170 perguntas de múltipla escolha e é necessário concluí-lo em até quatro horas. Para manter a certificação, são necessárias 60 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) em tópicos de Gerenciamento de Portfólio a cada três anos.

Pré-requisitos

Ensino médio

  • Mínimo de 96 meses de experiência profissional em negócios nos últimos 15 anos
  • 84 meses de experiência em Gerenciamento de Portfólio.

 Graduação 

  • Mínimo de 96 meses de experiência profissional em negócios nos últimos 15 anos
  • 48 meses de experiência em Gerenciamento de Portfólio.

Já na certificação Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA), são reconhecidos os profissionais que auxiliam no trabalho com as partes interessadas para definir os requisitos de negócios a fim de que seja possível moldar o resultado de projetos e conduzir a empresa ao sucesso. Após obter a credencial PMI-PBA, sua certificação é considerada ativa. Para mantê-la, é preciso reportar 60 PDUs a cada três anos.

Pré-requisitos

Ensino Médio

  • 60 meses de experiência em análise de negócios
  • 35 horas de educação em análises de negócios

Graduação

  • 36 meses de experiência em análise de negócios
  • 35 horas de educação em análises de negócios

 O que dizem os certificados?

Trabalhando há 18 anos no Gerenciamento de Projetos, Juarez Poletto Junior atua como CIO. Certificado PMP desde 2004 e PfMP desde 2014, ele acredita que a capacidade de comunicação e a habilidade de planejamento e construção de cenários são essenciais para os gestores de projetos em portfólio. Ambas as certificações buscadas por Juarez serviram de validação para conhecimentos que já estavam sendo postos em prática. “Foram reflexo das atividades que já exercia profissionalmente”, conta.

Conforme recorda, as certificações abriram muitas portas profissionalmente, porque o selo PMI é bem reconhecido no mundo dos negócios. E aos entrantes na profissão ele deixa o recado de que as habilidades requeridas de um bom GP tem aplicabilidade em diferentes organizações e contextos. Sempre serão valorizados profissionais que têm uma boa liderança, que sabem negociar, organizar o trabalho e que se comunicam bem. "Independente da abordagem, se preditivo, ágil ou híbrido, independente se sua empresa trabalha por projetos, ou em produtos”, defende ele.

Paulo Keglevich de Buzin, por sua vez, atua no Gerenciamento de Projetos há 35 anos. Atualmente, ele é consultor. Certificado como PMI-PBA desde 2015, o profissional possui, também, certificação PMP - obtida em 2002 -, além de outras oito que são complementares. Para ele, as habilidades profissionais a serem desenvolvidas dependem da área de atuação que o profissional pretende atuar. A certificação, neste cenário, é uma aliada no processo. “O mais importante é o portfólio de desempenho”, pontua.

No caso dos entrantes na profissão, o profissional observa a necessidade de que aproveitem as oportunidades que surgiram para demonstrar competência. Apesar disso, menciona ser necessário ter visão empreendedora, pois observa que o mercado formal está desaparecendo.

Aproveite que já está focado na leitura e conheça melhor as certificações PMP e PMI-ACP. É só clicar aqui.

Categorias: Carreira
Data de publicação: 07 de dezembro de 2021
Créditos das Fotos: Depositphotos