Engenheiros, o Gerenciamento de Projetos é uma área que precisa fazer parte do seu cotidiano. A Engenharia, em todas as modalidades, normalmente enfrenta projetos de grande complexidade e muitas vezes estratégicos para a organização ou para um governo. Em qualquer um deles, é fundamental garantir o efetivo benefício e a entrega de valor para o qual foi concebido.

Neste contexto, o uso das melhores práticas de planejamento e execução são fundamentais para garantir o sucesso do projeto. Conhecer processos consagrados e metodologias robustas, identificando como e quando aplicar em cada projeto significa ter maior previsibilidade em alcançar as entregas e os resultados desejados. Ter garantia da melhor utilização dos recursos disponíveis, significa ter cronogramas e orçamentos bem elaborados e permanentemente controlados. Indica ter também, uma análise de riscos adequada ao porte e importância de cada projeto, estruturando um plano adequado para minimizar ou evitar o impacto de riscos da forma mais assertiva possível. E claro, tem como significado garantir a comunicação efetiva entre todas as partes envolvidas e interessadas no projeto.

Viu só? O Gerenciamento de Projetos é mais que um conjunto de ferramentas; é um conjunto de princípios, domínios de desempenho, e processos, indispensáveis para um engenheiro ter sucesso na sua profissão.

Data de publicação: 11 de janeiro de 2022
Créditos da Notícia: Ilana Xavier
Créditos das Fotos: Freepik