Uma instância de trabalho colaborativa, que recebe adesão por parte dos capítulos do PMI Brasil. A partir dela, gestores podem planejar atividades de cooperação e relacionamentos. Essa é a proposta das reuniões da Integração Nacional (IN), que, após dois anos, realizou encontro presencial no dia 18 de dezembro, em Vitória-ES.  O evento, que reuniu lideranças de 12 capítulos de forma presencial, prioriza o sucesso das atividades do PMI e intenciona promovê-lo a partir do espírito colaborativo e do apoio mútuo entre as sedes espalhadas pelo País.

Visando o desenvolvimento de atividades em conjunto, a promoção do intercâmbio de conhecimento e o compartilhamento de melhores práticas em Gerenciamento de Projetos, a iniciativa conta com a adesão dos 15 capítulos brasileiros. Nos encontros, que acontecem cerca de quatro vezes por ano - a fim de aproveitar os recursos financeiros e impulsionar eventos promovidos nos Estados -, as lideranças deliberam questões comuns e propõem trabalho conjunto em ações que podem servir para a comunidades de duas ou mais localidades.

Neste último encontro, uma das pautas que foi priorizada foi a edição de 2022 do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Lideranças (CBGPL). O evento itinerante, que a cada ano conta com um capítulo como anfitrião - recebendo apoio dos demais, terá como mote a Inovação. Bahia e Minas Gerais se uniram, algo inédito até este ano, e o evento será realizado em dois fins de semana, 08 e 09 de julho, em Belo Horizonte, e 15 e 16, em Salvador. Também será possibilitada a participação online.

Além disso, discussões a respeito do CBGPL 2023 também ocorreram. Em parceria, o PMI Santa Catarina, o PMI Paraná e o PMI Rio Grande do Sul serão os anfitriões do evento. O encontro será realizado em Balneário Camboriú e ainda este mês já terá o planejamento iniciado. Para o sucesso da ação, voluntários dos três capítulos e equipes trabalharão em sinergia para promover o evento. “Requer mais de um ano, mais de 50 voluntários. É um evento que exige bastante esforço interno e isso se traduz em resultados grandiosos e um público de mais de 1000 pessoas. Então, é muito gratificante. Estamos muito felizes e a primeira reunião acontecerá em 22 de janeiro”, comemora Alex Rosa, presidente do PMIRS.

Na oportunidade, também foi realizada a eleição da coordenação da IN para 2022. Welma Alves de Melo, presidente do PMI Goiás, foi eleita como coordenadora geral.  Alex Rosa, presidente do PMIRS, passa a exercer a função de coordenador de Comunicação a fim de auxiliar o grupo de líderes do PMI Brasil. E, por sua vez, Marcelo Neves, diretor de Administração e Finanças do PMI-MG, atuará como coordenador financeiro.

A atividade, que contou com apresentação de seis cases de capítulos - que mostraram boas práticas e projetos de sucesso com a intenção de incentivar a potencialização dos resultados em cada Estado, também serviu como espaço de discussão a respeito de algumas dificuldades com relação aos sistemas do PMI Global. As principais serão priorizadas e as soluções serão buscadas por meio de diálogo com o staff do PMI.

A fim de vencer a pauta, os dirigentes se encontraram novamente (de forma remota) em 21 de dezembro, quando trataram da concorrência de eventos online entre os capítulos, algo que será solucionado com o compartilhamento de agendas e a possibilidade de união para promoção conjunta de atividades similares, evitando assim, as datas conflitantes nos encontros que são mais estratégicos para cada região. Também foi tratada a falta de um canal para discutir práticas por áreas específicas como Comunicação e Governança. Em resposta, a IN criou comitês temáticos para diálogo entre os capítulos que tiverem o mesmo interesse nas pautas. A premissa é buscar sinergia e inovação para o dia a dia.

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Categorias: Institucional
Data de publicação: 25 de janeiro de 2022
Créditos da Notícia: Ilana Xavier
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