Profissionais das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração, e áreas afins, têm um motivo especial para comemorar: estão abertas as inscrições para o curso de MBA ‘Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais’. Ofertada pela Escola Politécnica da PUCRS e criada em parceria com o PMIRS - capítulo gaúcho do Project Management Institute (PMI), a formação visa possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o bom desempenho dos gerentes de projetos (GPs) em empresas de Tecnologia de Informação, tanto nacionais como multinacionais.

Com apenas 30 vagas disponíveis, o MBA é resultado de uma parceria entre as instituições que é sucesso há mais de 15 anos. O currículo do curso tem sido atualizado regularmente para estar sempre sintonizado com as principais tendências tecnológicas e ao que há de mais moderno na área de gerenciamento de projetos.  Além disto, o foco principal do curso tem sido o uso de uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidas, apoiada na execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Inception, Business Strategy e Metodologia Ágil.

A parceria com o PMIRS garante benefícios exclusivos para aqueles que se matricularem. Entre os principais benefícios que os alunos passam a ter, destacamos a filiação automática ao PMI e ao PMIRS, a inscrição gratuita em Seminários Regionais do PMIRS e no Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL) e o acesso gratuito à Semana da Transformação GP, uma capacitação prática com mais de 90 horas de conteúdo. Outros eventos também terão condições especiais para os alunos do curso.

Marco Kappel, diretor de Assuntos Institucionais do PMIRS, observa que outro ponto forte do curso são os professores, todos eles com grande vivência de mercado e vários também, membros do Capítulo Gaúcho. São estes docentes que garantem um aprendizado perfeitamente sintonizado com as demandas atuais do mercado e às diretrizes mais recentes do PMI, a maior instituição mundial na área de gerenciamento de projetos. "Além de abordarmos o que há de mais novo no campo da Inovação e da Tecnologia, os alunos têm, também, a possibilidade de participar ativamente de atividades desenvolvidas pelo Capítulo, como voluntários. Tudo isto facilitado pelo fato da sede do PMIRS estar no Tecnopuc", menciona.

Outro fator importante destacado por Kappel, que também é docente da disciplina de Seminários de Tecnologia II, é que o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso é realizado ao longo das matérias, não somente no final. “Essa realidade facilita a interação dos alunos com os conteúdos estudados, facilitando o compartilhamento das dúvidas”, analisa.

Professora e coordenadora do MBA, Alessandra Costa Smolenaars Dutra, entende que o MBA é particularmente relevante porque vivemos em um momento em que tudo é digital, principalmente com o advento da pandemia. “O coronavírus impulsionou o mercado e é preciso que os GPs estejam qualificados para as oportunidades”, pondera.

O presidente do PMIRS, Alex Rosa, informa que no final do ano passado as duas instituições criaram uma banca com professores e gestores para reformular totalmente a grade do curso para 2022. “É uma grande oportunidade para egressos e comunidade em geral, pois não há nada parecido no mercado de ensino atualmente. Além do mais, os preços estão muito competitivos, reflexo ainda da pandemia. Realmente é uma oportunidade muito especial.”

Habilidades dos formados

  • Liderar projetos de Tecnologia da Informação alinhados a negócios digitais e a transformação digital nas empresas.
  • Gerenciar atividades que permitam identificar as necessidades de negócio das empresas.
  • Conduzir atividades que permitam validar as necessidades e objetivos dos projetos.
  • Gerenciar a execução do projeto utilizando metodologias modernas e de alto desempenho.
  • Identificar os impactos das novas Tecnologias da Informação no Gerenciamento dos Projetos.
  • Gerenciar equipes no contexto de projetos para negócios digitais e de transformação digital. 

Matricule-se já e garanta todos os benefícios. Acesse o link.

Categorias: Carreira
Data de publicação: 16 de fevereiro de 2022