Engana-se quem pensa que um projeto sem planejamento de riscos é garantia de sucesso. Muito pelo contrário. A verdade é que isso torna a sua proposta frágil, porque não há clareza sobre os impactos que se pode sofrer e, por isso, não existem estratégias para prevenção. Está equivocado, também, aquele que entende que a palavra RISCO é apenas negativa. Um projeto também pode encontrar oportunidades no caminho.

Afinal, então, o que são riscos no contexto de projetos? São eventos que podem impactar o futuro do projeto. Podendo ocorrer devido a uma ou mais circunstâncias, eles podem ser negativos - tratados como ameaças - e positivos - vistos como oportunidade. Nessa perspectiva, ter consciência a respeito dos riscos que surgirão no decorrer do trabalho é essencial para prever soluções e analisar a viabilidade de enfrentá-los. Mas, além dos riscos conhecidos, existe a possibilidade de imprevistos - riscos desconhecidos - causarem problemas. Nesse caso, resoluções ágeis e estudo de causas são ações essenciais para que não se repitam. A dica é: documente as decisões, notifique os responsáveis e garanta que a equipe esteja comprometida para resolver.

Análise de Riscos segundo PMBOK

Ferramenta que contribui para identificar e compreender os riscos do projeto. Com sua utilização, é possível gerenciar e minimizar de forma eficaz, poupando tempo, dinheiro e reputação. A Análise de Risco empregada de forma correta auxilia, também, a entender a probabilidade de impacto. “É muito provável ou pouco provável que risco X venha a impactar meu projeto?” Então, lance mão de perguntas que façam você ter uma visão ampla do projeto. Não poupe detalhes! Esse é o caminho.

Defina suas estratégias e mantenha-se atento às ameaças e oportunidades que podem impactar seu projeto.

Leia também:

As técnicas de GP garantem a qualidade das entregas

Categorias: Carreira
Data de publicação: 20 de fevereiro de 2022
Créditos da Notícia: Ilana Xavier
Créditos das Fotos: Adobe Stock