Disciplined Agile ou DA, como também é conhecido, é um kit de ferramentas que tem por objetivo a otimização do fluxo de trabalho dentro das organizações. Esta iniciativa é importante para que se possa gerar resultados satisfatórios, capazes de colocar as empresas em posição de destaque no mercado. Assim como com as demais certificações, os profissionais ligados à Agilidade contam com distinções que validam suas habilidades e demonstram a sua preparação para encarar os desafios do mundo organizacional. Conheça duas possibilidades:

Disciplined Agile Scrum Master (DASM): 

Certificação de entrada, que engloba a parte de fundamentos do kit (princípios, promessas, diretrizes, ciclos de vida, papéis) e orienta a tomada de decisões de acordo com o contexto (Way of Working - WoW). Para ser aprovado no exame, o candidato precisa comprovar dois dias de treinamento oficial. Não é necessário comprovar experiência prévia.

Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM):

Certificação que prepara o profissional em questões de maior profundidade da liderança como: desenvolver um time de alta performance, métricas, colaboração, dentre outros. O futuro certificado precisa dominar a arte de customizar a abordagem que irá utilizar para liderar a mudança em sua equipe. Para garantir a sua certificação, precisa realizar os dois dias de treinamento oficial e comprovar dois anos de experiência prévia.

O que dizem os certificados?

Cleiton Vitor Fernandes atua no Gerenciamento de Projetos há 12 anos. Ele é certificado DASM desde março de 2021 e acredita que a certificação entrega conhecimento e ferramentas que auxiliam na performance e impulsionam a qualidade do trabalho de um líder de time ou GP. “Além disso, ter uma certificação ágil no currículo atualmente é ter uma chave que abre muitas portas não só no cenário nacional, como no cenário internacional”, pontua.

Fernandes, que também possui as certificações PMP, PSM I, CFL e KIKF, revela a motivação para ter optado pela certificação DASM: “tenho utilizado cada vez mais gestão ágil nos projetos a qual estou envolvido, por isso, senti a necessidade de realizar um upgrade nos conhecimentos. Então, ao conhecer a DA nas reuniões do PMI e após ler o livro Choose Your WoW, entendi que seria interessante, além de absorver, buscar a certificação respectiva ao conhecimento.” Ele acredita que, para os PMPs, as certificações da série DA terão cada vez mais relevância e reconhecimento mundial.  

O profissional destaca ainda que a principal skill para a conquista de certificações é a leitura. “Na minha opinião, habilidades são construídas ao longo do tempo. Durante o curso DASM, os facilitadores ensinam a trabalhar com diversas ferramentas que ajudam a desenvolver várias habilidades. No meu caso, os ciclos de vida me ajudaram a melhorar a comunicação e entendimento das partes interessadas”, complementou. 

Fernandes orienta os entrantes na profissão a iniciarem os estudos sobre Agilidade logo no start, mesmo que a certificação ainda não esteja no radar. Para aqueles que pretendem tirar a certificação PMP em 2022 ou 2023, ele recomenda buscar a certificação DASM primeiro, pois esta entrega uma boa base e encurta os estudos para o exame PMP. “No meu caso, obter a certificação DASM meses antes do exame para PMP me apresentou ferramentas muito úteis para organizar os meus estudos”, analisa. 

Adilson Pize, por sua vez, possui certificação DASSM. Com mais de 30 anos no Gerenciamento de Projetos, ele é CEO e consultor na Excellence Consultants, além de atuar como diretor técnico e de relacionamento na Plano Consultoria - operação de Salvador. Para ele, a certificação DASSM cai como uma luva para profissionais que já têm experiência na aplicação de frameworks e práticas ágeis em projetos e desejam conhecer e entender como aplicar o kit de ferramentas do Disciplined Agile (DA) para otimizar os trabalhos com suas equipes, de uma forma não prescritiva, mas sim adaptativa, definindo-se as melhores formas de trabalhar e aplicar as práticas de acordo com o contexto dos projetos.

Possuindo também as certificações PMP, CBPP, PMO-CC, CSM, Itil Foundations, ele revela que a busca da DASSM foi uma forma de fazer uma imersão e aprofundar os seus conhecimentos em práticas ágeis e no modelo e kit de ferramentas disponibilizado pelo Disciplined Agile (DA), com a vantagem de, ao final deste processo de aprendizagem, ter habilidades reconhecidas por intermédio da certificação.

Conforme o profissional, as habilidades comportamentais dos profissionais DASSM são inerentes aos profissionais de qualquer área. No entanto, visão sistêmica, capacidade analítica, e habilidades voltadas ao reconhecimento da complexidade existente no projeto e seu entorno, são diferenciais para um profissional detentor da certificação DASSM.

Aos entrantes na profissão ele deixa um recado parecido com o de Fernandes. Para Pize, desenvolver conhecimentos e habilidades em Gestão de Projetos, buscando conhecer os mais variados modelos, frameworks e métodos e, acima de tudo, desenvolver habilidades analíticas para compreender o contexto e adotar as melhores práticas para cada situação é o caminho.

Aproveite que está no embalo! Conheça também requisitos e depoimentos das Certificações PMI-RMP e PMI-SP. Acesse o link.

Categorias: Carreira
Data de publicação: 25 de fevereiro de 2022
Créditos da Notícia: Ilana Xavier
Créditos das Fotos: Adobe Stock