Essa é a pergunta que a Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (Maturity Research) busca responder através de um índice. Divulgado com base no MMGP – Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, do consultor Darci Prado, que pode ser aplicado a empresas privadas, autarquias, órgãos de governo e terceiro setor - a medição é um indicador importante de oportunidades.

Nesta última edição, que pesquisou os dados cedidos por 181 profissionais e 4.525 projetos de diversas empresas e setores em 2021, o índice de maturidade média do país alcançou o nível de 2,94.

O índice posiciona as ações e resultados das empresas de acordo com tipos de sucesso (total, parcial, fracasso), percepção do valor do GP, bem como atraso, estouro de custos e execução do escopo. 


De acordo com o Modelo de Maturidade Prado (MMGP), as empresas podem estar posicionadas em cinco níveis na gestão de projetos: Quase desconhecido; Iniciado; Padronizado; Gerenciado e Otimizado.

O que diz a pesquisa

Os principais resultados gerais de 2021 foram:

1- Maturidade média Brasil: 2,94

2- Índices de Sucesso:

  • Sucesso total: 60%
  • Sucesso parcial: 31%
  • Fracasso: 9%

3- Atraso médio: 21%

4- Estouro médio de custos: 12%

5- Atingimento do escopo planejado: 79%

Para entender melhor as informações que podem ajudar na melhora do desempenho, é preciso saber em qual nível está a empresa.



Fonte: Pesquisa Maturidade em Gerenciamento de Projetos 2021 Copyright - Darci S. Prado 12

Baixo Desempenho – GP é assunto quase desconhecido. Iniciativas isoladas. Corresponde aos níveis 1 e 2 de maturidade.

Médio Desempenho– implantaram padrões. Os resultados ainda estão abaixo do possível. Corresponde ao nível 3 de maturidade

Alto Desempenho - os padrões funcionam, trazem resultados e foram otimizados. Corresponde aos níveis 4 e 5 de maturidade.


A pesquisa mostrou que organizações de alto desempenho (níveis 4 e 5) apresentam quase o dobro de sucesso total quando comparadas com as de baixo desempenho (níveis 1 e 2).

E, principalmente, organizações de alto desempenho possuem índice de fracasso quase 4 vezes menor que as de baixo desempenho. Segundo a análise da pesquisa, “uma estratégia que mire o alto desempenho permitirá enormes benefícios, incluindo profundo corte nos prejuízos por estouro de custos”.

Na mensagem da coordenação, emitida pela equipe gestora da Pesquisa, é possível entender alguns fatores e destacar tendências. O número de participantes na edição de 2021 foi menor que nas anteriores, justificado por questões como redução de investimento do setor público (federal e estadual); crise econômica vivenciada desde 2014 e a pandemia de Covid-19, que diminuiu investimentos internos desde 2020.  “Observe que utilizamos o indicador “investimentos” para explicar a baixa participação e lembramos que existe uma forte ligação entre investimentos e projetos.”

Outro ponto que merece destaque é o elevado índice de maturidade frente aos anos anteriores. Será que as empresas realmente estão mais maduras? A coordenação da pesquisa trabalha com duas hipóteses:

1) As empresas mais sólidas mantiveram as áreas de gestão de projetos e participaram da pesquisa, mesmo com a crise e a pandemia. Isso elevaria a qualidade da amostra da pesquisa, refletindo especialmente o nível de maturidade dessas empresas.

2) Realmente as empresas estão mais maduras. O motivo - apontado inclusive em um artigo da Gartner intitulado “2021 CIO Agenda: A Brazil Perspective” - seria uma verdadeira virada no tratamento à transformação digital nas organizações. Segundo o documento da Gartner, “o enfrentamento da Covid-19 e a Transformação Digital se mesclaram ao se repensar adequadamente os objetivos, estratégias e roteiros”.

A próxima edição da pesquisa será decisiva para confirmar a maturidade das empresas.

É possível participar da pesquisa e avaliar a maturidade em gerenciamento de projetos da sua empresa. Acesse o site https://maturityresearch.com para saber mais e envolva-se com o desenvolvimento no Brasil.
Categorias: Carreira
Data de publicação: 26 de maio de 2022