A mudança na forma de trabalhar acentuada pelas necessidades impostas na pandemia foi uma das responsáveis pelo aumento dos casos de Burnout entre os profissionais. Tanto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o Burnout como uma das doenças do trabalho no início deste ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Burnout trata-se de “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”.

A questão é: como lidar com os casos crescentes da doença dentro das equipes? O que os líderes podem propor para incentivar a colaboração e o desenvolvimento de práticas saudáveis?

Uma pesquisa global publicada na International Journal of Environmental Research and Public Health no final de 2021, apontou que líderes promovem um sentimento de identidade contribuem na prevenção do Burnout entre seus liderados. O estudo Global Identity Leadership Development foi conduzido pelo professor Rolf van Dick na Goethe University e coletou dados de 12.294 pessoas, sendo 7.294 entrevistados de 28 países, incluindo o Brasil, em 2020 e 2021, durante a pandemia.

Confira os quatro pilares apontados pela pesquisa que contribuem para a redução do risco de Burnout entre os profissionais:

1) Senso de pertencimento criado pela liderança — vai haver sempre o estímulo de criar uma identidade da equipe.

2) Líder visto como uma pessoa da equipe — a liderança é parte do time, sem transparecer um sentimento de hierarquização.

3) Defende os interesses da equipe — a liderança vai entender quais são os interesses do time e reconhecer sempre que houver algum feito.

4) Promove significado — esse grupo entende o propósito do time e sabe como ele atua para que a empresa possa alcançar os resultados pré-estabelecidos.


Reflita:
Seu time é uma rede de apoio para as decisões da liderança? Como você pode contribuir para reduzir o risco de Burnout entre a equipe?

Confira a pesquisa na íntegra AQUI.
Categorias: Carreira
Data de publicação: 30 de maio de 2022