O PMI Rio Grande do Sul deu início, no último dia 28, ao processo eleitoral exclusivo para os cargos de Presidente, Vice-Presidente de Governança e Finanças, Vice-Presidente de Filiação e Voluntariado, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Vice-Presidente de Relações Internacionais e Expansão, que irão compor a Diretoria Executiva do Capítulo - mandato 2023/2024. As eleições serão realizadas de forma online entre os dias 07 e 22 de setembro. O atual Coordenador da Comissão Eleitoral, Ricardo Zago, explica como é o processo eleitoral, quem pode se candidatar, votar e outros detalhes das Eleições 2022.


Como funciona o processo eleitoral?


A primeira coisa a ser definida é a Comissão Eleitoral. Pelo estatuto do PMIRS, ela é formada pelo Coordenador, responsável por todas as atividades da eleição, pelo Secretário, responsável pela elaboração dos documentos respectivos, e pelo Coordenador de Comunicação, responsável pela comunicação com filiados, que são o público-alvo da eleição.


Este ano, a Comissão Eleitoral é formada por Ricardo Zago, Coordenador da Comissão Eleitoral; Eduardo Trajano, Coordenador de Comunicação e Alexandre Manhães, Secretário. 


Quem pode se candidatar?


Ser filiado(a) ao PMIRS há pelo menos um ano é pré-requisito para candidatura a qualquer um dos cargos da Diretoria Executiva. Mas há alguns critérios para candidaturas específicas. Para se candidatar à Presidência, por exemplo, é necessário ter ocupado um cargo de vice-presidente por no mínimo um ano, dentro dos últimos quatro anos (últimos dois mandatos), ou seja, o candidato precisa estar atualizado das questões do Capítulo.


Para ser Vice-Presidente, é necessário ter ocupado algum cargo na Diretoria Adjunta ou Conselho Fiscal por, no mínimo, um ano. Para qualquer que seja a candidatura, é preciso ter desempenhado pelo menos um ano de trabalho voluntário no PMIRS. Quem é filiado na categoria Estudante, não pode se candidatar aos cargos da Diretoria Executiva.


A candidatura é feita por meio do preenchimento do formulário de inscrição, da ficha de Perfil do Candidato e da Declaração de Compromisso, que devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] até às 23h59min do dia 28/07/2022.


Quem pode votar?


Filiados ao Capítulo há pelo menos seis meses estão aptos a participarem das eleições.


Qual a importância das eleições periódicas?


Para Ricardo Zago, a importância de se manterem eleições periódicas está na renovação da Diretoria Executiva. “Precisamos promover renovação por meio de novas mentes pensantes, com novas ideias e dispostas a encarar novos desafios”, afirma. Para o Coordenador da Comissão Eleitoral é importante oportunizar que todos os voluntários tenham um cargo executivo em uma instituição tão respeitada que é o PMIRS.


Confira o cronograma das Eleições 2022:


28/06/22 – Publicação do Edital Eleitoral;

28/07/22 – 23h59 – Prazo máximo para submissão dos formulários de inscrição;

08/08/22 – Validação das inscrições e comunicação de desvios (se houver);

15/08/22 – 23h59 – Re-submissão dos formulários corrigidos (se necessário);

18/08/22 – Aceite final das inscrições;

29/08/22 – Convocação da Assembleia Geral e divulgação dos candidatos;

07/09/22 a 22/09/22 – Período de votação pela Internet (até às 23h59);

29/09/22 – Realização da Assembleia Geral

30/09/22 – Publicação dos resultados


Para saber mais detalhes sobre as Eleições 2022 do Capítulo PMIRS, acesse o nosso site (clique aqui).
Categorias: Institucional
Data de publicação: 18 de julho de 2022