O PMI LATAM reuniu os líderes da América Latina, pela primeira vez pós-pandemia, no Leadership Institute Region Meeting (LIRM), realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento teve como objetivo promover a conexão entre os líderes da região, levar conhecimento, abordar estratégias e refletir sobre temáticas para potencializar o engajamento e habilidades-chave dos profissionais de projetos na América Latina para o avanço da profissão. Foram três dias de imersão em um ambiente colaborativo. Os líderes que não puderam estar presentes, puderam acompanhar o evento e interagir de forma on-line.

“Essa conexão, em um evento presencial, após dois anos de pandemia, reacendeu a chama da comunidade. O que nos torna diferentes de outras associações profissionais é, justamente, sermos uma comunidade de líderes muito engajada. Por isso, o retorno desse tipo de evento é tão importante”, declara o presidente do PMIRS, Alex Rosa.

Na ocasião, os líderes dos países da América Latina puderam trabalhar juntos em questões estratégicas, além de propor ações para filiados e voluntários, novos produtos e ferramentas para o desenvolvimento da região.

O VP de Filiação e Voluntariado, Márcio Santos, que participou pela primeira vez do LIRM, adianta que a comunidade gaúcha de profissionais de projetos pode esperar novas ações a partir de projetos inovadores. “Já sou voluntário do PMIRS desde 2017 e foi a primeira vez que participei deste evento presencial. Fiquei super feliz em ter comparecido ao evento e conhecer diversas pessoas com um alto grau de conhecimento em Gestão de Projetos. Cada conversa, cada alinhamento, trazia novas ideias. Também compartilhamos sobre ações que podem beneficiar nossos voluntários”, afirma.

Márcio Santos contou que o evento provocou a motivação e desejo de multiplicar as informações recebidas e traduzi-las em projetos futuros. O objetivo para os próximos meses é desenvolver novas ações para o voluntariado do PMIRS, co-criando projetos inovadores para o Brasil.


Alex Rosa compartilhou sugestões para o bom relacionamento com voluntários no LIRM 2022

No evento, o presidente do PMIRS, Alex Rosa, palestrou sobre a construção de um relacionamento a longo prazo com os voluntários. Alex apresentou cinco sugestões para desenvolver e preservar o bom relacionamento com o time de voluntários, a partir da sua experiência e do histórico de bons números do PMIRS nos últimos anos. Mesmo com uma perda considerável de filiados no período da pandemia, o número de voluntários no capítulo continua o mesmo. Inclusive, hoje há uma lista de espera de quase 60 pessoas para voluntariar.


A “Jornada da Cultura do PMI” foi um dos principais tópicos abordados no evento

O PMI está em um processo de transformação cultural e organizacional, e tem trabalhado o assunto em muitos workshops nos últimos meses. A temática também esteve entre os principais assuntos discutidos no LIRM 2022. “Como a gente constrói uma nova cultura do ponto de vista da comunidade local e global ao mesmo tempo? Sem dúvida é um desafio enorme! Cada vez mais as pessoas querem produtos e serviços centrados no cliente e o PMI precisa atender a essas particularidades, olhando para mais de 300 representações locais ao redor do mundo. Esse novo olhar permite que tenhamos, de fato, uma cultura que abrace e empodere agentes de mudança”, declara Alex Rosa.

O workshop sobre cultura foi uma das primeiras ocasiões a proporcionar o engajamento de todas as partes a fim de traduzir, em comportamento aplicado, a cultura do PMI. “A jornada da cultura do PMI visa analisar a cultura organizacional existente, seus pontos fortes, potencialidades e equalizar esse processo de entendimento em uma linguagem comum e acessível para staff, voluntários, filiados e comunidade em geral. A ideia é traduzir em algumas ações e comportamentos pretendidos o que é ser PMI como unidade. É exatamente isso que essa jornada de transformação da cultura se presta a fazer", comenta o Presidente anterior imediato do PMIRS, Mentor do PMI para a Região 13-Brasil e integrante do grupo de Embaixadores da Cultura da organização, Fernando Bartelle.

Categorias: Eventos
Data de publicação: 21 de setembro de 2022