Um banco digital completo, com DNA rio-grandense. O Banco TUO nasceu com o propósito nobre de desenvolver o comércio local, facilitando o acesso dos lojistas às soluções tecnológicas dos grandes players do comércio on-line. Já em operação e expansão, oferece soluções como ferramenta de cashback, PIX PDV e outros.

Uma pesquisa divulgada em agosto deste ano, pela idwall, apontou que até o final de 2022, o Brasil terá 4,5 contas digitais abertas para cada pessoa economicamente ativa. Segundo o estudo, 184 milhões de contas digitais serão abertas até o fim do ano, um aumento de 15% se comparado a 2021. Esses números apontam o avanço das soluções e da tecnologia de bancos digitais e mais: o comportamento de consumo dos brasileiros.

Nós conversamos com o CEO do Banco TUO, Fábio Hagime, e extraímos da entrevista pontos essenciais para entendermos algumas variáveis da implementação e operação de projetos desse segmento.

Como nasce um projeto

"Percebemos que o comércio local vem sofrendo com uma queda no seu PIB, decorrente da influência do comércio on-line e das grandes redes, enfraquecendo a qualidade de vida das pessoas da cidade.

Em busca de uma solução, começamos a analisar quais ferramentas atraíam vendas nesses grandes varejistas. Os programas de fidelidade são uma interessante ferramenta, assim como o cashback. Devido ao alto custo de implementação e por falta de conhecimento, o comércio não tem acesso a essas ferramentas. Entendendo a dor e a estrutura financeira dos empresários, buscamos desenvolver uma plataforma digital com um custo variável igual ao cartão de débito - que já era incorporado pelos lojistas.

Tivemos uma aceitação muito forte desde o início, porque não há custo ao comerciante para implementação da plataforma e insere a marca dele no mercado digital. Dentro do app, os usuários têm acesso a um classificado digital, onde é possível encontrar os estabelecimentos que oferecem cashback, conectando quem vende com quem precisa comprar.

Sempre atentos às demandas do mercado, desenvolvemos uma nova ferramenta: o PIX PDV. Muitos estabelecimentos sofreram com fraudes e golpes com o pagamento via pix. Em alguns casos, por exemplo, o cliente agendava o pagamento, mostrava o comprovante para o caixa e depois cancelava o pagamento. Deixando com estabelecimento com prejuízo.

Com essa nova ferramenta, a confirmação da venda por PIX é instantânea no PDV e pode ser acessada pelo funcionário do caixa através de qualquer dispositivo ligado à internet, sem precisar acessar a conta bancária da empresa. Isso reforça a segurança e praticidade.”

Foco na experiência do cliente

“Isso realmente faz diferença na hora de você dar a largada no projeto, de começar a rodar. Percebemos que a ferramenta é um diferencial, valoriza o comércio local. O segredo é trazer essas novas experiências para dentro da loja. Assim o lojista instiga o cliente a sair do conforto da tela para comprar no local.

Grandes empresas, como a Nike, já fazem isso. Ela evita vender em muitos marketplaces on-line e investe no seu próprio site, em mídia, interatividade e experiências sensoriais em suas lojas físicas. Entendem que essas novas formas de experimentar os produtos e serviços farão frente ao comércio digital.”

Sem planejamento, não comece

"Quando nós, de um lado, entendemos a dor e entendemos qual seria a tecnologia, fizemos o planejamento de execução. O primeiro passo foi a escolha da melhor tecnologia que podíamos adotar. O primeiro desafio foi o nosso fornecedor de tecnologia ter a capacidade de mudar o produto conforme a nossa demanda. O parceiro topou este desafio e assumiu entregar. Isso contou muito. O parceiro tecnológico é vital.

Planejamos tudo juntos e, com muito trabalho, em três meses a plataforma estava operando. Mesmo sendo um projeto para um ano, nós conseguimos colocar para rodar em três meses.”

De Rosário do Sul para o Brasil

"Começamos em Rosário do Sul, atendendo a demanda local, até para que fossem feitos os ajustes necessários. Foi um excelente laboratório. Testamos tudo e corrigimos algumas falhas dentro da cidade. Hoje estamos em Alegrete, Santa Maria, Caçapava do Sul, já estamos a caminho de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas…

Somos muito abertos à mudanças. A mudança é altamente importante, desde que essa correção de curso seja rápida e barata. Já pivotamos várias vezes por perceber no modelo de negócio uma delimitação ou um caminho melhor.

Hoje nós somos um banco digital, não só com esse portfólio - que é escalável - e nesse caminho temos pivotado quase que semanalmente. A gente sai para o mercado, volta, ajusta, agrega produtos, enfim. Somos uma startup que está sempre de olho no impacto do nosso portfólio no mercado e fazendo ajustes. A gente não baixa a cabeça e sai acelerando. A gente avalia.

Será que aquela visão inicial que o mercado costuma ter com a tecnologia está certa? A gente está escalando, mas está rentabilizando? Estamos sempre questionando e buscando o melhor mercado para nosso produto.

Nós começamos por esse produto tecnológico, mas temos três grandes áreas no TUO: tecnologia, meios de pagamento (gateways de pagamento) e área de empréstimos e empréstimos consignados. Então são duas áreas que fazem caixa a curto prazo (meios de pagamento e empréstimo), para que possamos escalar a tecnologia a médio prazo. O nosso valuation está na tecnologia e no nosso modelo de distribuição."

Conselho de ouro

"O projeto precisa estar muito estruturado, é preciso entender qual o mercado e qual a tecnologia que será utilizada. Conseguindo ter um projeto onde as coisas se encaixam, tem que partir para a execução.

Não espere até que o projeto esteja perfeito para rodar. Tenha persistência e busque as melhores alternativas de mercado. Temos sempre que estar com o radar ligado, avaliando quais os melhores caminhos para aquele produto. Mesmo porque muitas vezes temos aquela convicção cega e podemos estar errados."

Conheça mais sobre o Banco TUO no site https://bancotuo.com.br

Referência

Pesquisa idwall -https://idwall.co/analise-de-mercado-bancos-digitais-2022/
Categorias: Carreira
Data de publicação: 20 de outubro de 2022