O PMI Rio Grande do Sul é grande parceiro do setor público para o desenvolvimento da gestão de projetos e consequente impacto positivo na sociedade. Em razão do Dia do Servidor Público (comemorado dia 28 de outubro), convidamos três filiados ao Capítulo que somam décadas de atuação e experiência no setor para compartilhar informações relevantes aos GPs que atuam na esfera pública.

Confira alguns destaques abaixo e aproveite para assistir e compartilhar o vídeo completo em nosso canal do YouTub (clique na imagem).




Qual a diferença entre gerenciar projetos na iniciativa privada e no setor público?


Quem responde para nós é Vinícius Piccini, servidor público há mais de 12 anos.
"Não tem muita diferença. No serviço público a gente costuma medir o retorno do projeto através do benefício gerado para o cidadão e a sociedade e não através de retorno financeiro. Para gerenciar políticas públicas, quase tudo que tem uma meta e um orçamento definido na lei orçamentária, que é anual, ou seja, tem um tempo para ser executado, pode ser gerenciado como um projeto. Por isso as habilidades e competências no gerenciamento de projetos são tão importantes no serviço público".

Quais as competências necessárias para gerenciar projetos no setor público?

O servidor, Rafael Faria, que tem mais de 30 anos de experiência, cita três competências que fizeram diferença em sua carreira.

"A primeira é relacionamento interpessoal: é extremamente importante que os gerentes de projetos saibam se relacionar com as partes interessadas, as pessoas envolvidas. A segunda, é a comunicação assertiva: o gerente tem necessidade de saber informar assertivamente as partes interessadas. E a terceira, mas não menos importante, é a adaptabilidade: uma das maiores certezas hoje é a mudança e esse ambiente vai infringir em nosso projeto".

Quais as vantagens da aplicação do gerenciamento de projetos no setor público?

Quem respondeu foi Alexandre Silveira, filiado e servidor há 12 anos. "A primeira destas vantagens que eu gostaria de destacar, é a redução de custos por meio de um planejamento eficiente das ações, obtendo mais previsibilidade do que está sendo executado e mais transparência com a sociedade. Também é possível promover a melhoria contínua dos serviços e também facilita o planejamento estratégico da aplicação do plano de governo". 

Conexão Gov contribui para o novo momento de projetos no Setor Público

O PMIRS identificou a necessidade de um ambiente que reunisse, em um só lugar, lições aprendidas e boas práticas de gerenciamento de projetos, treinamentos, podcasts e uma série de conteúdos específicos para o Setor Público e desenvolveu, em parceria com o PMI-DF, PMI Ceará e PMI Sergipe, a plataforma Conexão Gov - um site que reúne conteúdos sobre gerenciamento de projetos, em diferentes formatos, voltados para servidores públicos. Clique aqui e saiba mais.


Parabéns a todos os filiados e profissionais que se dedicam ao zeloso serviço no setor público!

Categorias: Setor Público
Data de publicação: 28 de outubro de 2022