A Inteligência Artificial já é tema de conversas há algum tempo, mas desde novembro do ano passado, tem repercutido de forma mais intensa e promete se manter entre os tópicos mais comentados de 2023. Não se trata de rumores sobre o seu potencial ou de profecias sobre o seu impacto em um futuro próximo. Dessa vez, a temática ganhou os holofotes devido ao lançamento do Chat GPT, um chatbot com tecnologia IA, capaz de simular uma conversa humana e redigir textos de nível universitário. 

Em formato de conversa, a tecnologia produz respostas detalhadas às perguntas realizadas. A partir de uma enorme quantidade de dados de texto de várias fontes, o Chat GPT é capaz de compor músicas, escrever poesias, textos acadêmicos e até dicas sobre uma infinidade de assuntos, ao receber instruções simples ou complexas de humanos. Mesmo em fase inicial, a tecnologia já prometia revolucionar a forma de produzir conteúdo ao simplificar fases como a pesquisa, coleta e interpretação de dados, e a escrita, por exemplo.


Mas afinal de contas: o que muda na rotina do profissional de projetos com o uso do Chat GPT? 

O voluntário do PMI Global, William Meller, acredita que a inteligência artificial existe para que trabalhos complexos e cheios de interações manuais possam ser processados de maneira mais rápida e inteligente. “Vejo que as implicações para o gerenciamento de projetos incluem a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e responder rapidamente a perguntas, liberando tempo para focar em tarefas mais estratégicas e criativas, que continuarão a ser muito importantes e esperadas de um ser humano”, comenta. 

Embora acredite que ainda é cedo para determinar o grau de disrupção que haverá na gestão de projetos com a inovação, o filiado do PMIRS e especialista em gerenciamento de projetos e segurança da informação, Marcelo Bueno, concorda que a tecnologia veio para facilitar e agilizar. “Eu tenho usado o Chat GPT em algumas atividades dos projetos em que conduzo e posso afirmar que ela agrega bastante nas atividades dos gerentes de projeto. Principalmente, em aspectos relacionados à agilidade na gestão de cronogramas, custos e riscos”, exemplificou Marcelo.


Confira algumas sugestões de como usar o Chat GPT


  • Automatizar a geração de relatórios de progresso de projetos.
  • Fornecer informações e insights sobre planilhas de orçamento de projetos.
  • Gerar documentação de projeto, incluindo planos de projeto, análises de risco e planos de gerenciamento de recursos.
  • Respondendo a perguntas sobre metodologias de gerenciamento de projetos, como PMP, Agile e Scrum.
  • Fazer pesquisas e coletar informações para ajudar na tomada de decisões de projeto.

Homem x máquina

O medo parece estar presente sempre que a evolução da tecnologia representa uma revolução no modus operandi. Com a chegada da televisão, se especulava sobre o fim do rádio. Com os jornais digitais, chegaram também os rumores sobre o fim do impresso. Com os streamings, o fim do formato tradicional de televisão paga. E com o Chat GPT, simulando conversas de forma natural e gerando conteúdo - onde fica o diferencial humano?

William Meller assegura que a Inteligência Artificial não foi projetada para substituir profissionais, mas para auxiliá-los em suas tarefas. “Por mais rápido que se torne encontrar e analisar uma informação, sempre será necessária análise e senso crítico para a tomada de decisão. Acho que um bom exemplo é que o Chat GPT pode até auxiliar você a ter todas as informações necessárias sobre o desempenho de uma equipe, mas somente um bom profissional de projetos conseguirá utilizar toda essa informação de maneira conjunta com a realidade ao redor dele para tomar decisões”, justifica o voluntário.

Segundo Meller, a experiência do profissional de projetos é indispensável. “Talvez os dados vindos da ferramenta indiquem uma queda significativa de desempenho na última semana. Mas somente você sabe, não a máquina, que houve um acontecimento nessa mesma semana que impactou fortemente a moral dessa equipe e, novamente, somente você como líder do projeto conseguirá agir para criar novamente o clima, coesão e alinhamento entre as pessoas para o projeto seguir no rumo certo”, declara.

O Chat GPT  já está disponível ao público, de forma gratuita, em inglês, no site da OpenAI. Para utilizar a tecnologia, basta acessar https://chat.openai.com/, criar uma conta e começar a fazer suas perguntas.



William Meller tem escrito sobre inteligência artificial e outros temas através de seu site williammeller.com e suas redes sociais.

Marcelo Bueno trabalha com Cyber Security e tem realizado treinamentos em proteção de dados pessoais, riscos para a segurança da informação e outros temas através do seu perfil no LinkedIn.



Fonte: Forbes (https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/12/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-chatgpt-da-openai/)

Categorias: Carreira
Data de publicação: 23 de fevereiro de 2023