O PMIRS, por meio do Branch Norte, realizou o painel Gestão de Projetos no Agronegócio, no dia 8 de março, na Expodireto Cotrijal. O Capítulo foi representado pelas painelistas e voluntárias Marcielle Roani, Soedi Cármen Roso e Vanessa Silva, bem como pelos demais voluntários do Branch, que se dedicaram à realização do painel. As especialistas subiram ao palco da feira para apresentar o mundo de projetos, com olhar especial para o Agronegócio.

Para o diretor do Branch Norte, Alexandre M. da Silveira, a intenção era despertar para a necessidade da qualificação. “Vivemos imersos em projetos, por mais que não percebamos. O Agro não é diferente. Desde o planejamento de uma próxima safra ou produção pecuária, tudo passa por projetos. É o que chamamos de Economia de Projetos e conhecer as habilidades necessárias para gerir um projeto é essencial para promover uma evolução constante em busca de uma produção mais eficiente, sustentável e que entregue valor ao cliente”, comentou.

A painelista Vanessa Silva contou como foi falar sobre gerenciamento de projetos ao público da Expodireto Cotrijal. “Ainda que seja um dos maiores setores produtivos do país, o agronegócio, em geral, ainda está começando a trabalhar de forma projetizada, utilizando frameworks, metodologias e ferramentas próprias. Assim, compartilhar conhecimento sobre Gerenciamento de Projetos com este público, ainda que de forma simples, com conteúdo básico, pode ajudar a desmistificar algumas questões e fazer com que conheçam os benefícios de se trabalhar desta forma”, disse Vanessa.


Os ganhos do gerenciamento de projetos no agronegócio

As painelistas iniciaram a conversa esclarecendo sobre o que são projetos, a importância do gerenciamento e falando um pouco sobre a diferença entre projeto e operação, e entre ciclo de vida de um projeto e ciclo de vida de um produto. Na sequência, Marcielle Roani aprofundou a discussão ao abordar sobre a importância de projetos inovadores no ramo da indústria.

“Projeto inovador é criar, desenvolver e introduzir algo novo, é renovar antigos costumes e otimizar as práticas já existentes. Exemplo de projeto inovador é automação de processos produtivos, melhorias de processos e até mesmo a implementação de um novo produto inovador em linha de produção”, explanou. Marcielle também destacou que projetos inovadores geram oportunidades de negócio e auxiliam no crescimento e evolução da organização.

Sobre a aplicação da gestão de projetos em pequenas propriedades, diretamente com o produtor, Vanessa Silva deixa claro que é importante levar em consideração os recursos e pessoas envolvidas. “A forma de gerir projetos em uma pequena propriedade pode ser diferente de uma grande propriedade e dois fatores importantes a se levar em consideração são: os recursos e as pessoas envolvidas". 

Por exemplo, uma propriedade que pretende fazer a aquisição de um software de controle de suprimentos, precisa, além de treinar sua equipe na nova tecnologia, passar por diversas etapas para adequação dos processos de trabalho. "É preciso fazer com que a equipe perceba valor nesta mudança na forma de trabalhar, para que, após a implementação, a utilização deste software passe a fazer parte da rotina e entregue os benefícios esperados. Assim, a utilização de metodologias e ferramentas de gestão de projetos são importantes para planejar, monitorar e controlar o andamento dos projetos”, explicou Vanessa.

Em sua fala sobre a relevância da gestão de projetos no setor do agronegócio, Soedi Roso destaca a importância da organização para o atingimento de metas. “Além de organizar todo o ciclo de entrega, garantir o controle e assertividade, como as colegas já mencionaram, o PMBOK 7 nos traz que um projeto por si só, já é um agente de mudança. Isso significa que se as empresas/produtores que querem mudar o estado atual e chegar num estado futuro desejado, precisam se organizar por meio de projetos. Pois é a partir destes ciclos de entrega, que ocorre a realização do planejamento estratégico e onde as grandes mudanças estão concentradas”, afirmou.

As painelistas também apresentaram o PMI e o PMIRS ao público presente, enfatizando os benefícios de fazer parte da maior associação de gerenciamento de projetos do mundo, e finalizaram com conselhos para os atuais e futuros profissionais de projetos.

Categorias: Eventos
Data de publicação: 16 de março de 2023