Se liderar equipes ágeis com sucesso, gerenciar iniciativas de alto nível e progredir na carreira estão entre seus objetivos para 2023, o PMI tem a certificação certa para você. O Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM) ensina praticantes ágeis experientes a usar o kit de ferramentas Disciplined Agile (DA) para otimizar a maneira como as equipes trabalham com aliados e resolvem problemas complexos dentro de uma organização.

Nosso filiado, Alexandre Baumgaertner, recomenda a certificação. “O diferencial prático do DASSM é o entendimento e utilização na prática do DA ToolKit. Esta ferramenta possibilita que consigamos ver as melhores práticas do Scrum, Lean, Kanban, SAFe e outros métodos ágeis consolidados, e aplicar no nosso dia a dia através da adaptação no nosso modo de trabalho, equipe por equipe”, comentou. 

Mergulhar fundo no kit de ferramentas DA possibilita que o profissional de projetos desenvolva uma compreensão abrangente das centenas de práticas e estratégias contidas nele, e conheça as vantagens e desvantagens de aplicá-las. Utilizar a ferramenta também vai ajudar o profissional a resolver problemas complexos, melhorar a entrega de valor para seus clientes, bem como liderar equipes ágeis por meio de atividades corporativas internas, como planejamento, coordenação e geração de relatórios. 

A certificação DASSM está disponível a profissionais que tenham uma compreensão fundamental do DA Toolkit e pelo menos dois anos de experiência Agile. Os candidatos devem concluir o workshop antes de fazer o exame.

O curso DASSM pode ser feito em um workshop virtual conduzido por instrutor através de um Provedor de Treinamento Autorizado (ATP) do PMI, ou por treinamento online individualizado. Ao concluir o curso DASSM, os candidatos se tornam elegíveis para obter a certificação DASSM.


Confira o esboço do curso DASSM:

  • Desenvolvimento de equipes para times de alta performance
  • Inteligência emocional para times de alta performance
  • Escalonamento tático em situações complexas
  • Otimizando a forma como trabalhamos em um ambiente DevOps
  • Otimizando a forma como trabalhamos em nosso fluxo de valor
  • Coordenar e colaborar entre equipes
  • Gestão de conflitos para equipes de alta performance
  • Planejamento pragmático para times ágeis
  • Relatórios e métricas pragmáticos para equipes ágeis

Se quiser conferir o depoimento completo de Alexandre Baumgaertner sobre a certificação DASSM, clique aqui.


Fonte: https://www.pmi.org/certifications/agile-certifications/disciplined-agile-senior-scrum-master-dassm

Categorias: Carreira
Data de publicação: 23 de março de 2023