Quer fazer o salto de carreira de boa para ótima, de valioso a indispensável? Considere obter uma certificação profissional. A certificação certa pode melhorar suas habilidades, aumentar sua qualificação profissional e impulsionar sua competitividade no mercado de trabalho atual. Nesse post, Sierra Hampton-Simmons oferece 3 possíveis certificados para você considerar.

Vivemos em tempos econômicos incertos. A taxa de desemprego está em seu menor valor em 50 anos, mas dispensas estão se espalhando através dos setores de tecnologia e financeiro. A inflação parece estar diminuindo, mas o FED (Sistema de Reservas dos Estados Unidos) continua a aumentar a taxa de juros. Alguns economistas preveem recessão, enquanto outros veem a economia fazendo um pouso suave.

Então, o que pode fazer um profissional de projeto? Como sempre, a melhor defesa é o ataque. Para muitos profissionais, isso significa aprimorar suas habilidades e preparar suas carreiras para o futuro através de certificados profissionais. 

Uma certificação profissional PMI garante que você esteja pronto para atender demandas de projetos e empregadores em todo mundo. Nossas certificações são baseadas em padrões rigorosos e pesquisas contínuas para atender as necessidades de organizações da vida real. Com uma certificação PMI em seu nome, você pode trabalhar virtualmente em qualquer indústria, em qualquer lugar do mundo, e com qualquer metodologia de gerenciamento de projeto.

Existem muitos benefícios ao se conquistar uma certificação profissional. Ao aprimorar seu conhecimento e habilidades, você pode trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente. Você será mais produtivo em seu trabalho e melhorará sua qualificação profissional, ganhando, portanto, vantagem competitiva no mercado de trabalho e aumentando seu potencial salarial. De fato, a Pesquisa de Salário 2021 do PMI reporta que profissionais com certificação PMP (Project Management Professional) ® recebem 16% mais que aqueles que não tem.

E sabemos que, apesar da incerteza econômica a curto prazo, o mercado de trabalho para profissionais de projeto é forte. Gerenciamento de projetos foi ranqueado em 11º lugar na lista de empregos que estão com demanda crescente do Fórum Econômico Mundial de 2020, e o Relatório PMI Talent Gap 2020 revelou que a economia global precisará de 25 milhões de novos profissionais de projeto até 2030.

No PMI, tentamos facilitar o aprendizado de uma certificação, para que seja fácil e possível. Você pode fazer cursos em seu ritmo, em seu tempo, e, em alguns casos, em múltiplas modalidades, isto é, seja através de um curso liderado por um instrutor ou um curso online em seu ritmo.

Mas quais certificações valem mais a pena? Aqui estão três certificações que eu acredito que fornecem flexibilidade máxima para carreira e que dizem a atuais ou futuros empregadores que você tem os requisitos para gerenciar qualquer projeto usando qualquer metodologia.


Project Management Professional (PMP)® 

O PMP® é o certificado líder global de gerenciamento de projeto e é reconhecido por organizações de todo o mundo. Na verdade, a revista CIO recentemente descreveu como o “padrão-ouro” das certificações em nossa área.

O PMI recentemente lançou uma versão atualizada do exame da certificação PMP®. A nova versão reflete mudanças de demanda, de somente habilidades técnicas de projeto, para uma série de ferramentas diversas, incluindo abordagens ágeis e híbridas. No total, 50% do exame atualizado cobre maneiras de se trabalhar ágil e híbrido. 

A certificação, agora, também reflete a importância de habilidades de poder, como liderança colaborativa, empatia e comunicação em gerenciamento de projetos. Uma pesquisa do PMI indica que 9 a cada 10 profissionais de projetos concordam que habilidades de poder os ajuda a trabalhar mais inteligentemente. Assim, 42% das perguntas do exame agora focam na dimensão “Pessoas” do gerenciamento de projetos.

O PMI oferece duas maneiras de se preparar para o exame PMP®: um curso lecionado por um instrutor parceiro de treinamento autorizado ou um curso online que você faz no seu ritmo, chamado Preparação de Exame PMP® Sob Demanda Autorizado PMI. Nós lançamos recentemente o PMI Study Hall, um aplicativo de computador e dispositivo móvel baseado em assinatura que oferece gamificação, para tornar os estudos mais apreciáveis através de quebra-cabeças, flashcards, perguntas práticas, exames e mais.

Há, no momento, mais de um milhão de pessoas que já obtiveram certificação PMP®, em mais de 200 países, em todo tipo de indústria. A satisfação com a certificação PMP® está em 85%.


Certified Associate of Project Management (CAPM)® 

Se você está apenas começando sua carreira ou fez uma mudança de carreira recentemente para gerenciamento de projetos, você deveria considerar a certificação CAPM®. Essa certificação introduz fundamentos de gerenciamento de projetos e o papel dos profissionais de projetos a profissionais que estão ingressando no mercado. É um primeiro passo essencial na construção de sua carreira.

A certificação CAPM® cobre áreas como ambiente de gerenciamento de projetos e integração de gerenciamento de projetos. O certificado abrange escopos de projeto, cronogramas, custos, qualidade e gestão de recursos. Obter essa certificação ajudará você a aprimorar suas habilidades em práticas de aquisição, comunicações, relações com stakeholders e gerenciamento de risco.

Ser certificado CAPM® prepara você para ter sucesso em cargos como coordenador de projeto associado ou gerente de projetos júnior, além de ajudar a buscar certificações maiores, como a PMP®. Na verdade, ao obter a certificação CAPM®, você automaticamente terá as 35 horas necessárias de educação e treinamento de gerenciamento de projetos requisitadas para poder prestar o exame do certificado PMP®.


Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® 

Se a sua organização está adotando práticas ágeis ou se você já trabalha em um time ágil, vale a pena considerar obter a certificação Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®.

Cada vez mais organizações têm migrado para métodos ágeis de trabalho, e isso é devido a um bom motivo.
Uma pesquisa do PMI mostra que organizações ágeis completam seus projetos com sucesso 75% das vezes, enquanto organizações tradicionais completam 56% das vezes. O PMI-ACP® foi criado de agilistas para agilistas. A certificação cobre muitas das abordagens ágeis, incluindo Scrum, Kanban, Lean, extreme programming (XP) e test-driven development (TDD). Ser certificado PMI-ACP® reconhece seu conhecimento no mundo real dessas práticas e seu domínio prático de técnicas ágeis.

Esteja você satisfeito com seu trabalho atual ou contemplando uma mudança de carreira, essas certificações ajudarão a aumentar sua qualificação profissional e farão você mais valioso a seu atual ou futuro empregador. Elas aprimorarão suas habilidades, ajudarão você a enfrentar complexidades e permitirão você a prosperar, independentemente de como esteja a economia global.



Sierra Hampton-Simmons

Sierra Hampton-Simmons tem quase duas décadas de experiência como expert em Gerenciamento de Certificação, com um histórico de transformar e desenvolver marcas lucrativas ao incluir treinamentos e testes baseados em performance. Ela se juntou ao PMI no outono de 2013 e é a atual Vice-Presidente de Produtos. Sierra lidera a supervisão, planejamento e execução do ciclo de vida de produto das soluções e serviços do PMI, incluindo Certificação, Desenvolvimento Profissional, Padrões e Publicações e Iniciativa Brightline. Logo antes de se juntar ao PMI, ela era gerente de operações de certificação da Cisco Systems, Inc., onde comandou operações diárias de um time de desenvolvimento global, que criava programas de TI líderes com certificação, incluindo os de classe mundial CCNA e CCNP. Antes da Cisco, Sierra esteve por 12 anos na Citrix Education, onde ela gerenciou um time de design e desenvolvimento dos mais avançados programas globais de currículo e certificações. Sierra também foi Presidente do Conselho de Teste de Performance por 3 anos, após ser uma membra ativa do Conselho Administrativo. Sierra é bacharel em Negócios Japoneses e Internacionais, pela Universidade de Georgetown.



Fonte: https://community.pmi.org/blog-post/74027/it-s-never-too-late-to-future-proof-your-career-by-earning-a-project-management-certification#_=

Artigo escrito por Sierra Hampton-Simmons - Vice President, Products | PM
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS

Categorias: Carreira
Data de publicação: 31 de março de 2023