O PMI Rio Grande do Sul marcou presença em mais uma edição do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), realizado nos últimos dias 24, 25 e 26 de abril, em Balneário Camboriú. O Capítulo foi um dos realizadores do evento, junto do PMI Santa Catarina e do PMI Paraná. Ao todo, cerca de 800 profissionais de projetos, de todo o Brasil e de diversos segmentos, estiveram presentes para conferir tendências em gestão de projetos, conhecer cases, participar de workshops e fortalecer networking. 

“O CBGPL é sempre um momento muito esperado para todos nós, porque é quando nos reunimos com amigos, colegas de profissão de todo o país, para nos atualizarmos sobre o cenário mundial da gestão de projetos e debater sobre as tendências em diversos setores. Este ano, como Capítulo co-organizador, ao lado do PMI Santa Catarina e PMI Paraná, tivemos um feedback bastante expressivo dos participantes. Com certeza, quem decidiu vir para o Congresso volta com insights valiosas em mãos que, se aplicadas, nos gerarão cases para discutirmos grandes resultados em 2024”, comentou o presidente do PMIRS, Alex Rosa.

O Congresso contou com a presença dos keynotes Ana Diamante, CEO da Diamante Corretora XP; Adriano Bornschein Silva, Prefeito de Joinville e Bombeiro Voluntário; Americo Pinto, Founder and Chair at PMO Global Alliance; Luis Guardado, Vice President of PMO & Solutioning, Americas Region - Webhelp; Pablo Lledó, Presidente do Comitê de Auditoria e Risco do Project Management, e Luiz Buff, Country Manager da Turner & Townsend. Além dos keynotes, o CBGPL contou com mais de 60 palestras e 10 workshops.

Priscila Oliveira, coordenadora de PMO e filiada do PMIRS, conta que participar do Congresso foi uma experiência gratificante e já planeja implementar algumas ações na empresa em que trabalha. “Vimos coisas que já estamos fazendo, outras que ainda estamos no caminho, o que profissionais de alto nível estão executando, e também alguns desafios para trazermos para nossas empresas. A gente já pode voltar e implementar coisas muito práticas, insights das novas tendências”, compartilhou. 

O Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança também foi ocasião para o encontro da Integração Nacional dos Capítulos Brasileiros do PMI® (IN), agora sob a coordenação geral do presidente do PMIRS, Alex Rosa. 


Novas conexões e reencontros no CBGPL 2023

Como já era de se esperar, o CBGPL também foi ambiente para reencontros e novas conexões. “O que eu vou levar é o networking, o compartilhamento, a troca. Conversei com pessoas de vários segmentos. A gente trocou bastante ideia. Percebi que o pessoal estava a fim de trocar experiências, entender como está funcionando, de dizer ‘vai por este caminho’”, contou Priscila.

O networking também foi destacado pela CEO do Elas Projetam, Vanessa Guitta, que palestrou sobre carreira e posicionamento, no segundo dia do evento, e recomendou o investimento em capital social. “Hoje, o capital social é fundamental pra mim, que são os relacionamentos, as conexões, o networking. É a moeda que a gente tem de maior valia, o nosso poder de influência”, revelou Vanessa. “O seu potencial relacional, o seu capital social, é um diferencial porque ninguém constrói as mesmas relações jamais. Todo mundo tem uma rede única de conexões e você tem que aprender a capitalizar isso”, complementou a palestrante. 

Ela ainda reforçou que construir capital social é uma proposta intencional e estratégica. “Migrar de carreira ou de vaga, ou ainda entrar em um ambiente que você não está ampliando seu capital social, ou ganhando cada vez mais relevância dentro do que você faz, é falta de estratégia”, exemplificou. Em entrevista para o PMIRS, Vanessa compartilhou que participar de um congresso como o CBGPL é uma oportunidade fantástica para fazer networking, por se tratar de um evento com participantes que têm o mesmo interesse. 


CBGPL 2024 será no Rio de Janeiro

O CBGPL 2023 mal acabou e a próxima edição do evento já teve data e local confirmados. Os profissionais de projetos já podem se programar para o 19˚ Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Rio de Janeiro. A pré-venda de ingressos já está disponível e os 50 primeiros inscritos vão adquirir o ingresso por preço promocional. Clique aqui e saiba mais.



Ainda sobre o CBGPL 2023:

Confira a entrevista exclusiva do Founder and Chair at PMO Global Alliance, Américo Pinto, para o PMIRS sobre as implicações da inteligência artificial na gestão de projetos.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dos melhores momentos do PMIRS.

Categorias: Eventos
Data de publicação: 27 de abril de 2023