Em meio a uma cascata de novas maneiras de se trabalhar dirigidas para o digital, empresas estão constantemente adotando e aproveitando o poder da inteligência artificial (IA). De acordo com uma pesquisa global da IBM, 35% das empresas estão usando IA, enquanto outros 42% estão explorando sua adoção. A IA está evoluindo de uma ferramenta legal de se ter para uma necessidade de negócios: metade das empresas estão se dando conta dos benefícios de sua utilização, com 54% atingindo economias e eficiências de custo.

Para times de projeto, entregar tarefas para a IA, machine learning e software de automação estão transformando como as iniciativas são entregues, diz Geetha Gopal, PMP, chefe de entrega de projetos de infraestrutura e transformação digital, da Panasonic da Ásia-Pacífico, em Singapura. Integração com IA também revela novas oportunidades para líderes de projetos adotarem o poder dos dados.

“A primeira consequência que uma abordagem baseada em IA causará em uma organização será fazê-la entender seus próprios dados de projetos, e a necessidade de gerar mais dados significativos”, diz Gopal. “Esse processo de pensamento é a própria transformação. Dados claros de projetos podem aumentar a qualidade dos resultados, aumentar a aderência aos planos dos projetos, aumentar satisfação de stakeholders e melhorar transição para operações.”

Gopal compartilha quatro objetivos que profissionais de projeto podem atingir com capacidades centradas em dados de IA:


Reduzir o elemento surpresa

As capacidades correlacionadas à IA e machine learning ajudam a mitigar riscos de orçamento e cronograma. Se um projeto tem um bom mecanismo de geração de dados de qualidade, podemos construir algoritmos de machine learning que podem correlacionar múltiplos critérios e ativamente identificar lacunas, enviar alertas de possíveis bloqueios de percurso, identificar seu percentual de ocorrência e gerar relatórios específicos e oportunos. Em gerenciamento de custos de projetos complexos, quando podemos confiar somente em inteligência humana para rastrear custos excedentes, esse processo é tedioso e suscetível a erros. A melhor maneira de seguir é combinar insights correlacionados gerados por IA com inteligência humana na tomada de decisões informadas para controlar custos.


Tornar-se um caçador de vieses

Há um número significativo de pesquisa acadêmica que sugere que projetos são suscetíveis a vieses cognitivos, especialmente no estágio de planejamento. Ao usar dados e processos históricos como previsão de classe de referência, podemos estimar valores de projeto realistas. Quando se tomam decisões-chaves de investimentos de projeto, líderes podem usar dados históricos para evitar vieses de planejamento. Com os dados corretos, a lógica e o treinamento, IA e algoritmos de machine learning certamente ajudam a reduzir vieses no planejamento, estimativas e tomadas de decisão. Especialmente quando há muitos critérios relacionados, IA pode ajudar.


Criar mais tempo para flexibilizar habilidades de poder

Geração de relatórios toma muito tempo de gerentes de projeto. Mesmo assim, muitas ferramentas baseadas em inteligência artificial podem fornecer relatórios instantâneos, sob demanda em uma questão de minutos – e isso aumenta o tempo disponível para gerentes de projeto liderarem e elaborarem estratégias. Com esse tempo a mais, gerentes de projeto terão mais disponibilidade para construir melhores relações com stakeholders, focarem em planejamento estratégico, avaliar e validar controles e perseguirem padrões de alta qualidade.


Acelerar tomada de decisão

Gerentes de projetos terão mais facilidade para lidar com problemas difíceis com dados de suporte. A IA acelera as tomadas de decisão ao complementar objetivos de projeto com recomendações dirigidas por dados. Inteligência artificial e algoritmos de machine learning podem guiar gerentes de projetos a terem perguntas como: qual o próximo marco de alto impacto que se espera que seja perdido? Qual a porcentagem de ocorrência de um custo excedente de 20% nos próximos dois meses? O que está no topo da matriz de prioridade/urgência? Insights direcionados por dados melhoram o tempo de tomada de decisão, que por sua vez aumentam produtividade e direcionam projetos para melhores resultados.


Como citar esse artigo: É Preciso Saber: Inteligência Artificial (2023)
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Fonte: https://www.pmi.org/learning/publications/pm-network/digital-exclusives/need-to-know-artificial-intelligence

Categorias: Carreira
Data de publicação: 29 de abril de 2023
Fonte: PMI Global