Quem nunca passou por um perrengue no decorrer de um projeto que “atire a primeira pedra”. A verdade é que, mesmo projetos bem sucedidos, apresentam diversas situações desafiadoras que demandam conhecimento e destreza dos profissionais de projetos para resolvê-las. Foi pensando em trocar experiências com outros profissionais e aprender com seus erros e acertos, que a PMP® e voluntária do PMIRS, Frances Danckwardt, idealizou a minissérie Projetos e Perrengues - uma sequência de vídeos de entrevista com gerentes de projetos, que compartilham os “perrengues” enfrentados no dia a dia. 

Ao longo da minha trajetória profissional pude notar que os problemas e desvios de projetos tendem a se repetir, independente do tipo de projeto e/ou cliente. Se eu pudesse trocar com outros profissionais e aprender com os seus erros, eu poderia ter uma ‘carta na manga’, quando passasse por alguma situação similiar”, disse Frances. O projeto possui três episódios lançados e foi destaque no GP Start 2023.

Frances, que também é apresentadora do programa, já recebeu a Líder de Projeto e pesquisadora estratégica, Nicole Citton; o Diretor de Operações da Huia Stefanini, Xico Zanetti; e a Gerente de Projetos e PMP®, Stella Lunardeli. O quarto episódio terá o Gerente de Projetos, Kadu Holleben, como convidado para compartilhar sobre como sentiu na pele a importância de um plano de comunicação e documentação bem elaborado e executado. 

“Eu fiquei bem impactada com a repercussão. Não imaginei que fosse sensibilizar tanto as pessoas da área, mas também as de outras áreas. Me fez ver que todos os segmentos possuem problemas crônicos que, muitas vezes, podem ser mitigados com uma simples conversa”, comentou a GP do projeto. Frances acredita que um dos motivos da repercussão da minissérie seja a vulnerabilidade dos profissionais, que decidiram abrir o jogo sobre os momentos difíceis. “Acredito muito que conhecimento bom é conhecimento compartilhado, mas compartilhar vitórias é muito fácil. Fico muito feliz que os entrevistados estejam dispostos a abrir o jogo e contar também um pouquinho das suas falhas e pontos de fragilidade. Temos ainda muito a trocar, aprender e ensinar”, finalizou.

O quarto episódio estará disponível no dia 19 de maio. Inscreva-se em nosso canal no Youtube e acompanhe a minissérie Projetos e Perrengues.

Data de publicação: 18 de maio de 2023