O PMI Rio Grande do Sul segue encontrando formas de unir gestão de projetos e solidariedade para capacitar profissionais e ajudar as vítimas das cheias no estado do Rio Grande do Sul. Como parte da campanha PMIRS em Ação, o Capítulo Gaúcho estreou um festival de workshops com temáticas ligadas à gestão de projetos. Com o apoio de grandes profissionais da área, o Festival Workshops Solidários dedicará toda a verba arrecadada para auxiliar pessoas e instituições diretamente impactadas pelas enchentes. Ao todo são 10 workshops, ministrados entre os meses de junho e julho, de forma online.

Dentre os convidados para ministrar os workshops estão o Kanban Expert e Mentor, Caco Mafra, o CEO e Founder Conexão Ágil + Super Digital, Carlos Silva Jr, e o Disciplined Agile Expert e trainer da Jump, Adriano Tavares. Os workshops abrangem temas como Inteligência Artificial, Disciplined Agile, Design Thinking e Estratégia - você pode conferir todos os palestrantes e programação aqui.

O Festival Workshops Solidários surgiu para dar continuidade ao grande movimento solidário gerado através da Superlive, projeto que arrecadou mais de R$ 62 mil para apoiar as vítimas das enchentes - saiba mais aqui. O Sócio da JUMP (parceira oficial do PMI), Anderson Sales, mobilizou um grupo de amigos e profissionais experientes da área de gestão de projetos que, motivados por seguir ajudando os gaúchos, se dispuseram a compartilhar conhecimento relevante, de forma solidária. “Temos 10 workshops, de temas extremamente relevantes para o gestor de projetos, que vão fazer bastante sentido para o uso no dia a dia de trabalho; temas que são importantes, hoje, para o nosso mercado”, declarou Anderson. A iniciativa é uma realização do PMIRS.

Gabriel Verás Wilke participou do segundo workshop da programação, sobre Inteligência Artificial, e compartilhou seu depoimento nas redes sociais. “Tivemos a oportunidade de assistir ao show do Cristiano Oliveira. Parabéns pelo conteúdo, pela didática e pela organização do WS (workshop). Até agora esse foi o melhor WS que eu participei sobre IA”, disse Gabriel.



Por que participar do Festival Workshops Solidários

Segundo a diretora de eventos estratégicos do PMIRS e doutoranda em Engenharia de Produção, Aline Gularte, além de beneficiar as vítimas das enchentes, a ação pretende promover o conhecimento e fomentar o engajamento comunitário. Ao todo, são 43 horas de capacitação, com 10 profissionais renomados. Aline destacou os principais benefícios para quem participar do Festival. Segundo ela:


  • Desenvolvimento profissional: participar de workshops oferece uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento de habilidades relevantes para suas carreiras. Além disso, o festival oferece certificados com PDUs para que os profissionais certificados em PMP possam comprovar suas horas de participação no evento.
  • Networking: o Festival proporciona um ambiente para conectar-se com outros profissionais, trocando experiências e expandindo sua rede de contatos.
  • Responsabilidade social: contribuir para uma causa nobre e socialmente relevante, o que também reflete positivamente na imagem profissional.
  • Impacto na carreira: participar de eventos como esse demonstra comprometimento com o desenvolvimento contínuo e com causas humanitárias, algo valorizado no mercado de trabalho.

Bernardo Zurli, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do PMIRS, vê no Festival uma grande oportunidade para adquirir conhecimento com valor acessível. “Temos temas relevantes como agilidade, certificações, liderança, estratégia e pessoas, podendo comprar um combo a cerca de 50% dos preços normalmente cobrados e principalmente ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes”, afirmou.


Confira a programação e adquira seus ingressos

O próximo workshop acontece nos dias 1 e 2 de julho, com a CEO e Sócia na Agile Think, Deborah Zavistanavicius. A profissional irá ministrar o workshop com tema “Desbloqueando a Criatividade: Explorando os Fundamentos do Design Thinking”. 

Os ingressos para o Festival Workshops Solidários podem ser adquiridos separadamente, por workshop (aqueles que ainda não tiverem acontecido), ou através do combo, que reúne todos os workshops por preço especial. Cada workshop fornece certificado, 3 PDUs e disponibiliza a gravação da sessão até 30 de setembro. Participe e contribua! Compre o seu ingresso e confira detalhes da programação aqui.



Saiba como será a gestão dos recursos arrecadados

No mês de maio, o PMI Rio Grande do Sul criou o Comitê Gestor de Doações em Dinheiro para garantir transparência na gestão dos recursos arrecadados por meio das iniciativas solidárias da campanha PMIRS em Ação. O comitê é constituído por representantes dos conselhos internos, da Diretoria Executiva, de comitês, bem como por membros filiados e voluntários do Capítulo gaúcho. Fica sob responsabilidade do novo comitê o desenvolvimento de regras para distribuição dos valores, com o propósito de destinar as doações com mais responsabilidade e eficiência.

Três reuniões já foram realizadas, nos dias 4, 11 e 25 de junho. O comitê efetivou as primeiras doações de acordo com as regras definidas de distribuição. Filiados e voluntários do PMIRS, e também ONGs que foram diretamente impactadas pelas enchentes estão sendo beneficiados.

Data de publicação: 28 de junho de 2024