Há uma entrega do PMIRS Summit 2024 que sempre surpreende: a troca de experiências! Este ano, a Diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS e Head do Planeta Atlântida, Caroline Torma, irá compartilhar como é planejado e executado o maior festival de música do sul do Brasil, o Planeta Atlântida.
A longevidade do Planeta, um festival com quase 30 anos, sustentável como negócio e forte sob o ponto de vista de marca, pode ser explicada por uma soma de fatores segundo Caroline.
"Primeiro, o fato de ser mais do que um festival. O Planeta é uma plataforma de entretenimento e comunicação, construída ao longo dos anos. Uma marca bem gerida e nutrida por seus sócios: o Grupo RBS e a DCSe Group. Um projeto que se renovou ao longo do tempo, acompanhando os hábitos de consumo de seu público e as necessidades das marcas que se conectam ao projeto", evidencia. Como segundo fator, a Head aponta o fato do festival ter se consolidado como um “rito de passagem” do jovem gaúcho, tornando-se uma tradição que perpassa gerações. "Hoje, é muito legal pais e até avós, levando filhos e netos ao festival", diz Carolina, já destacando um terceiro fator:
"No Rio Grande do Sul, há um fenômeno de migração das pessoas para o Litoral no verão, período super esperado do ano. E, com certeza, o Planeta é a festa do verão. Contribui para isso o fato de o Carnaval também não ser tão forte no RS, mas especialmente o hábito e a tradição construídos ao longo dos anos", conclui.
Mas gerenciar um projeto como este, mesmo com tanta tradição e expectativa do público não é simples. Toda a preparação e montagem envolve em média 4.000 colaboradores e a gestão do Planeta, segundo Caroline Torma, começa com uma pessoa do time, uma gerente de projetos dedicada exclusivamente ao festival.
"Com a proximidade do evento, o número de colaboradores vai crescendo até atingir em torno de 4 mil nos dois dias do festival. Nossa metodologia é ancorada em squads divididos por temas (Artístico, Público B2C, Negócios B2B, Comunicação, Transmissão etc.), alinhamentos recorrentes e adoção de práticas sustentáveis de governança. Mas, muito além dos métodos, acredito que o sucesso do time Planeta está na paixão que cada um dedica ao trabalho e que faz o comprometimento e a dedicação serem ainda maiores", destaca.
Com um time tão extenso e um projeto tão desejado, a liderança deve estar envolvida em todas as etapas. Perguntamos à Caroline qual direcionamento daria aos líderes de projetos para que consigam manter uma curva ascendente de sucesso e boas entregas. A resposta vem ao encontro de um dos objetivos do PMI Rio Grande do Sul, que é o desenvolvimento de talentos.