Após um ano de intensos desafios para o Estado, devido às enchentes do mês de maio, o PMIRS celebrou o público presente no evento mais aguardado do ano. Somando o número de profissionais que passaram pelo Instituto Caldeira nos dois dias do PMIRS Summit 2024, o Capítulo reuniu mais de 300 participantes. O evento, que tem se tornado tradição do Capítulo, foi realizado em sua terceira edição nos dias 5 e 6 de outubro, trazendo assuntos relevantes para a área em uma programação composta por workshops, palestras e paineis.

“Este foi um ano muito difícil para o nosso Estado. Tivemos muitas perdas e, como comunidade, ainda levaremos um bom tempo para reconstruir o que é possível de ser reconstruído. Mas estamos muito felizes de, em meio a tudo isso, poder realizar este, que tem sido um dos melhores momentos do ano do PMIRS. O PMIRS Summit 2024 foi especial porque conseguimos reunir grandes parceiros e patrocinadores, que nos permitiram viabilizar e estruturar uma programação fantástica para o evento.  Gostaria de agradecer especialmente aos nossos patrocinadores Confea, W3K, Interact, Jump e UPC IPETEC, além dos nossos apoiadores Tecnopuc, Vinícola Aurora e BetaHauss, por tornarem tudo isso possível. Além da programação de sábado, os dois workshops realizados na sexta-feira estavam lotados e fizeram a diferença.” declarou o presidente do PMIRS, Alex Rosa.

O PMIRS Summit 2024 trouxe a Porto Alegre grandes nomes da área de projetos. Estiveram presentes o Consultor, Autor e Professor Especialista dos temas de Gerenciamento de Projetos, Jose Finocchio, a Gerente Senior CX na The Walt Disney Company, Letícia Amoroso, o Vice-President PMO LATAM & Global Governance na Concentrix, Luis Guardado, entre outros profissionais influentes, que puderam compartilhar mais sobre temas como PMO, Evolução da Agilidade, Inovação, IA na Gestão de Projetos, CX e Liderança.

A GP do evento, Kelly Janoski, reconheceu que o envolvimento dos voluntários foi essencial para o sucesso da edição. “O evento foi um sucesso, apesar dos últimos meses de incerteza devido às inundações no nosso Estado. Nos bastidores, o envolvimento dos voluntários foi essencial para que realizássemos a entrega de valor que planejamos para nossa comunidade de gestão de projetos. Todo  comprometimento e dedicação da equipe garantiram que todos os detalhes estivessem mapeados para que o evento fluísse de forma organizada”, comentou.

Kelly também celebrou a entrega de uma programação enriquecida de temas relevantes para os profissionais de projetos do Estado. “Tivemos muitas lições aprendidas, muitas correrias de bastidores, mas realizamos uma entrega única abrindo o horizonte da gestão de projetos para temas que se interconectam com projetos, como Customer Experience e Inovação”, disse.


Confira a opinião de quem participou desta terceira edição

O gerente de infraestrutura do Hospital Moinhos de Vento, Rodrigo Corrêa, que tem mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, ficou impactado com as transformações que vêm ocorrendo a partir da Inteligência Artificial. “Não sei como que a gente vai fazer ainda no futuro, no futuro a médio prazo, como que a gente vai atuar com todo esse conhecimento que está sendo adquirido pelos robôs e que vai influenciar diretamente nossa vida”, afirmou.

“Na parte do Hospital Moinhos de Vento, a gente já vem trabalhando um pouco com treinamentos, desenvolvimento de gestão de projetos com Inteligência Artificial, mas ainda muito embrionário. Acho que tem muito campo para atuar e o PMI Summit traz pra gente uma oportunidade de troca com outras pessoas que têm as mesmas dores e que também estão engatinhando, e acho que a gente consegue evoluir juntos nesse processo”, complementou Rodrigo.

Thaís Evangelista, especialista em projetos e Coordenadora de Programas no Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP GovRS), foi até o PMIRS Summit para se atualizar e buscar mais conhecimento para as rotinas de projetos. “É sempre um prazer estar voltando para um congresso do PMI, principalmente buscando o que está acontecendo no mundo na área de gerenciamento de projetos. (...) Aqui é muito importante a gente estar vendo como essas iniciativas, essas inovações podem ser trazidas para o nosso trabalho, para o nosso dia a dia para melhorar a entrega dos nossos projetos”, declarou. Thaís é filiada ao PMI desde 2014 e já atuou como voluntária em outros eventos do Capítulo.

E para quem não é da área de gestão de projetos, será que o PMIRS Summit 2024 foi interessante? Marcelo Wetter, coordenador de TI na Corimpress afirmou que o evento foi surpreendente e compartilhou o motivo que o levou a participar.  “Eu quero explorar novas áreas, me aperfeiçoar como profissional e acredito que isso também pode me ajudar para a parte de TI, como eu trabalho como coordenador de TI lá na Corimpress, eu acredito que seja importante pois querendo ou não envolve a área de gestão de projetos”, explicou.


Prêmio PMIRS Melhores do Ano foi entregue durante o evento

Na tarde do dia 6 de outubro, o público presente no PMIRS Summit 2024 pôde conferir de perto o trabalho dos finalistas do Prêmio PMIRS Melhores do Ano 2024 e participar da votação para escolha dos vencedores. Excelência, inovação e bons resultados foram determinantes para a entrega do prêmio para o Melhor Projeto e Melhor PMO do ano. Confira os vencedores abaixo e clique aqui para conferir o depoimento dos ganhadores.


Categoria Projeto:

Santa Casa de Porto Alegre
Projeto A Cidade da Saúde
Gerentes de Projeto: Giovane Scherer, Tainá Bueno e Luís Reickdal


Categoria PMO:

Irani Papel e Embalagem S.A.
Gestor de PMO: Emerson Jorge da Silva


Confira algumas fotos do PMIRS Summit 2024




Data de publicação: 14 de outubro de 2024