O PMI Rio Grande do Sul segue comprometido com o desenvolvimento de novos líderes e profissionais de projetos. A Academia de Lideranças, iniciativa da VP de Filiação e Voluntariado, em parceria com a VP de Desenvolvimento Profissional, é uma das ações do Capítulo que visa promover o desenvolvimento de habilidades de liderança e o conhecimento dos voluntários-filiados sobre o PMIRS e suas conexões com o PMI. No dia 23 de outubro, a Academia de Lideranças formou sua terceira turma, composta por 10 profissionais de diferentes áreas (confira lista abaixo). A cerimônia foi realizada no Tecnopuc, em Porto Alegre, e conduzida pelas voluntárias Gabriela Kunrath, Mirela Bitencourt e Louise Golbert.
De acordo com o VP de Filiação e Voluntariado do PMIRS, Márcio Santos, o impacto da Academia de Lideranças vai além do desenvolvimento individual dos participantes. “Ao investir na formação de novos líderes, o projeto contribui para a continuidade e renovação da liderança dentro do PMIRS, garantindo que a instituição esteja sempre alinhada com as melhores práticas de gestão e adaptada às demandas do setor. Isso fortalece a estrutura organizacional e facilita a construção de um ambiente mais colaborativo e inovador”, explicou.
Márcio acredita que o conteúdo compartilhado sobre o próprio Capítulo fortalece o engajamento e alinhamento de voluntários à missão e aos valores do PMIRS. “Ao familiarizar os voluntários com a estrutura, os processos e as iniciativas do Capítulo, a Academia os torna mais bem preparados para contribuir de forma ativa e estratégica. Esse conhecimento interno gera um senso de pertencimento e aumenta a retenção de voluntários dedicados e bem-informados, o que é essencial para o fortalecimento e expansão do PMIRS no estado do Rio Grande do Sul”, complementou o VP de Filiação e Voluntariado.
Uma das formandas da terceira turma é Fran Fernandes, CEO da Ella Lidera. Para a profissional, a aproximação com a comunidade do PMIRS impactou seu desenvolvimento profissional. “Esse contato me proporcionou um verdadeiro senso de pertencimento, conectando-me a profissionais de diferentes áreas, todos unidos pelo interesse em gestão de projetos. Essa experiência não apenas me permitiu vislumbrar uma trajetória de evolução dentro do PMI, mas também orientou meu planejamento estratégico de carreira, oferecendo um referencial valioso. Além disso, o networking que construí foi fundamental para meu crescimento e abre portas para novas oportunidades futuras”, compartilhou.
Confira a lista de formandos da terceira turma da Academia de Lideranças
Dionatan Bressan
Gustavo Ten Caten
Tania Walter
Samuel Calvano
Letícia Rodrigues Vieira
Franciele Fernandes
Cristiano Manhães
Cristian Borsato
Camila Azevedo Oliveira
Djeimiys Willian Moia Wille
A Academia de Lideranças é uma iniciativa bienal e os voluntários-filiados que desejem participar da quarta turma, prevista para ser realizada em 2026, devem manter-se atentos aos canais de comunicação do PMIRS para conferir mais informações, bem como a abertura das inscrições.