União, solidariedade e transformação: foi desse jeito que o PMIRS viveu 2024. Um ano tão desafiador para o povo gaúcho também demonstrou a força de um povo unido e solidário. Em meio às inúmeras dificuldades provocadas pelas enchentes do mês de maio, o Capítulo se mobilizou com iniciativas que atenderam filiados, voluntários e ONGs parceiras, diretamente impactados pelas cheias. E não parou por aí. O PMIRS impulsionou a carreira de centenas de profissionais de diversas áreas com eventos de grande relevância nos cenários nacional e regional.
O atual presidente do PMIRS, Alex Rosa, compartilhou qual foi o grande aprendizado do ano, em meio a tantos desafios no estado. “Esses últimos anos me ensinaram que, com colaboração, propósito e paixão, podemos superar qualquer desafio e deixar um legado transformador”, comentou.
Capítulo realizou importante projeto em solidariedade aos atingidos pelas cheias
Após cenário catastrófico decorrente das chuvas no estado, o PMIRS iniciou a campanha Juntos Podemos Mais, derivada do projeto PMIRS Em Ação. A partir desta iniciativa, uma série de ações foram realizadas, algumas em parceria com outros profissionais de projetos de renome nacional e internacional, com o objetivo de somar forças para reconstruir o Rio Grande do Sul. O segundo semestre do ano foi, então, marcado por eventos relevantes e solidários, como a Superlive Solidária e o Festival de Workshops Solidários.
Além desses, foram realizadas ações como o Mapeamento Situacional para compreender as principais dificuldades enfrentadas por filiados e voluntários do Capítulo, captações de doações em dinheiro (Pix oficial PMIRS e PMI Global), GP Com Elas Solidário e a Criação do Comitê Gestor de Doações.
Ao todo, foram arrecadados quase R$ 100 mil reais na campanha Juntos Podemos Mais, que rodou o Brasil e a América Latina. O valor foi integralmente destinado para atender voluntários filiados e ONGs parceiras, sendo elas: madre Assunta, Grupo Marias, Wimbelemdom, Centro Medianeira, SEMEARHIS, SEDUC/RS com a doação de 200 mochilas e Escola Nossa Senhora da Glória com a doação de móvel em granito.
Grandes eventos reuniram a comunidade de projetos na Região Metropolitana e no interior do estado
Somando o número de profissionais que passaram pelo Instituto Caldeira nos dias 5 e 6 de outubro, o Capítulo reuniu mais de 300 participantes de diferentes áreas na terceira edição do PMIRS Summit. O evento, que tem se tornado tradição do Capítulo, trouxe assuntos relevantes para a área em uma programação composta por workshops, palestras e paineis.
O PMIRS ampliou sua relevância no estado por meio da retomada da realização dos seminários nas regiões Norte e Serra. Os encontros proporcionaram mais conhecimento, conexão com as comunidades locais, bem como reafirmaram o compromisso do Capítulo com o desenvolvimento e formação de lideranças. Em agosto, o PMIRS reuniu profissionais interessados em gestão de projetos na cidade de Caxias do Sul, para o 16˚ Seminário de Gestão, Projetos e Liderança da Serra Gaúcha. Em novembro, foi a vez de Passo Fundo reunir profissionais de projetos e de diversas áreas para o IV Seminário de Gestão, Projetos e Liderança do Branch Norte Gaúcho.
Alex Rosa se despede da presidência do PMIRS e assume a coordenação do processo eleitoral do Capítulo
Alex está à frente do PMIRS desde 2021 e liderou a comunidade rumo a reconhecimentos globais, como: ficou entre os 7 melhores capítulos do ano na categoria 2 do PMI Global Chapter Awards em 2022, foi atração no atração no PMI Global Summit 2022 e recebeu os selos 1000 Club Member 2021 Chapter Guess Pass e 500 Club Member 2022 Chapter Guess Pass.
“Como filiado e voluntário há 11 anos, já tive a oportunidade de passar por diversos papeis de gestão, mas ocupar a presidência tem sido uma experiência verdadeiramente transformadora, tanto como profissional quanto como pessoa. O PMIRS é mais do que um capítulo, é uma força coletiva que faz a diferença na vida de quem se envolve com ele”, declarou o presidente.
Após quatro anos, Alex Rosa passará o bastão da presidência para o novo presidente eleito, Márcio Santos, e assumirá o papel de Presidente Anterior Imediato. Alex pretende garantir a transição de gestão, apoiar nas estratégias da nova Diretoria Executiva, bem como liderar a coordenação do processo eleitoral do PMIRS. “Agradeço profundamente o apoio da comunidade de projetos e, principalmente, a parceria dos voluntários que formaram este time tão dedicado. Vocês são profissionais incríveis, com quem tive o prazer de trabalhar. As grandes conquistas dos últimos biênios são fruto do nosso time”, complementou Alex.