Representantes que integraram as primeiras diretorias executivas dos capítulos do PMI no Brasil foram homenageados durante cerimônia de abertura do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, no dia 4 de junho, em Porto Alegre. Em 2018, completa duas décadas da instituição do primeiro capítulo do PMI no Brasil. O Capítulo Rio Grande do Sul foi fundado em 2001.

Durante a abertura do congresso, realizado em parceria entre os 15 capítulos existentes hoje no Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Amazônia, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Recife/Pernambuco, Mato Grosso, Goiânia, Espírito Santo, Distrito Federal, Fortaleza, Bahia, Joinville/Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o presidente do PMIRS, Fábio Giordani, em nome do capítulo organizador do evento, leu uma homenagem aos fundadores, enquanto lhes era entrege um bonsai. Árvore em miniatura cultivada em vasos ou outros recipientes pequenos, simboliza desejos bons, como prosperidade, equilíbrio, harmonia e boa sorte ao destinatário. Para além do significado de presentear com bonsai, também há a vantagem de que essas plantas são ótimas recordações porque apresentam maior tempo de vida.

Confira, na íntegra, o texto lido durante a homenagem:

 “Desenvolver carreiras, aprimorar o sucesso organizacional e amadurecer a profissão de gerenciamento de projetos. Esse é o propósito do PMI, e também uma causa pela qual muitos profissionais se doam.

Em 2018, com muito orgulho, o PMI completa 20 anos de presença no Brasil. Nesse período a Gestão de Projetos cresceu, se estruturou e amadureceu muito no Brasil. Grande parte deste resultado é fruto de pessoas visionárias e apaixonadas pela causa.

Milhares de filiados e voluntários participam dessa jornada que apoia de forma indiscutível o crescimento, estruturação e desenvolvimento da maturidade da Gestão de Projetos em nosso país.

Somos 15 capítulos do PMI no Brasil, tendo cada um a sua trajetória de organização, fundação e desenvolvimento. Todas elas partilham em suas histórias características muito marcantes de doação, zelo e comprometimento para o desenvolvimento das boas práticas em Gestão de Projetos.

Essas histórias foram protagonizadas por valorosos voluntários que assumiram a responsabilidade da organização de uma estrutura de gestão com condições de promover o desenvolvimento da Gestão de Projetos em sua região.

Chamamos ao palco os fundadores dos capítulos Brasileiros do PMI, para que recebam uma homenagem por sua dedicação e pioneirismo nestes 20 anos de PMI no Brasil.

Todos os capítulos Brasileiros, conjuntamente, presenteiam cada fundador de capítulo com um Bonsai. Ele é uma expressão de respeito à obra de nossos fundadores, bem como um desejo de eterna prosperidade. O Bonsai é um símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio e harmonia, sendo também um símbolo de felicidade”.

 

26 de junho de 2018