Uma geração que cresceu jogando videogame, falando ao telefone sem fio e está familiarizada com o mundo digital como nenhuma outra antes. A Geração Z, que compreende pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 90 e o início do ano 2010, acompanha de perto as inovações tecnológicas e as consome como parte da rotina diária - de fato, a tecnologia está incorporada ao seu dia a dia.

O que uma geração tão conectada - e que representa tanto o presente, quanto o futuro dos profissionais que estarão à frente de empresas e organizações nos próximos anos - pode aprender com a gestão de projetos?


Para o filiado e coordenador de Next-Gen do PMIRS, Bernardo Zurli, aprender sobre gestão de projetos pode fazer a diferença na vida profissional da geração de nativos digitais. “A Gestão de Projetos pode desenvolver uma visão estratégica em projetos que tenham ambientes orientados a mudanças”, explica. 


O coordenador do Next-Gen orienta os novos profissionais a observarem o novo Triângulo de Talentos do PMI e a aplicarem seus princípios em suas carreiras. Zurli destaca a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais, como  liderança, inovação, propósito e empatia; a perspicácia estratégica de negócios, para compreender como os projetos se alinham com a estratégia e tendências globais; e a aplicação de ferramentas e metodologias sob medida para o que a situação e o ambiente necessitam - a forma de trabalhar.


“Temos oportunidades em áreas de voluntariado, em diversos projetos, onde se desenvolvem diferentes habilidades necessárias no mercado de trabalho atualmente”, comenta. Bernardo Zurli enfatiza a importância das oportunidades que o PMIRS oferece à Geração Z, por meio de capacitação, mentorias e networking, visando o poder de transformar a sociedade.


Para quem não sabe por onde começar, o coordenador orienta: “comece trilhando um planejamento pessoal de carreira a médio prazo. Depois, acompanhe o mercado e quais são as competências que precisa desenvolver para chegar lá”.

Por onde começar no PMIRS?

Uma boa dica é dar o primeiro passo com a Certificação CAPM® - Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos, que diferencia e aumenta a credibilidade de profissionais no mercado de trabalho (clique aqui para saber mais).


Para ficar por dentro de todas as outras oportunidades e benefícios que o PMIRS oferece para contribuir com sua jornada profissional, seja um filiado do Capítulo (clique aqui e saiba como).

Categorias: Carreira
Data de publicação: 20 de junho de 2022