O PMI Rio Grande do Sul participou do evento mais esperado do ano: o PMI Global Summit 2022. O PMI reuniu agentes de mudança, líderes e profissionais de projetos de todo o mundo em Las Vegas, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, para conectar, equipar, inspirar e celebrar as conquistas do ano. O presidente do PMIRS, Alex Rosa; o presidente anterior imediato, Fernando Bartelle; o Diretor de Relações Institucionais, Marco Kappel Ribeiro; o VP de Governança, Mauro Spader e a Coordenadora da Experiência do Associado, Kátia Argemi representaram o Capítulo.

O evento buscou aproximar os participantes dos mais de 140 especialistas e palestrantes convidados - todos, referências globais no mundo dos projetos. Além de possibilitar interação entre os profissionais, o PMI Global Summit 2022 proporcionou acesso a mais de 140 sessões educativas, bem como a soluções e fornecedores. As conquistas do ano também foram celebradas no Illuminate, uma festa que homenageou pessoas e ideias.

“É difícil descrever o quão maravilhoso foi participar do evento! Você tem oportunidade de desenvolver seu networking, conhecer de perto e trocar informações com muitas lideranças e referências globais em gerenciamento de projetos”, contou Kátia Argemi. Além da programação, que trouxe líderes renomados para abordar temáticas relevantes, a voluntária destaca a participação dos Capítulos brasileiros. “Tive a oportunidade de participar de palestras de outros Capítulos, que apresentaram suas boas práticas de sucesso. Além dos Capítulos de outros países, o Brasil esteve muito bem representado pelo PMI Espírito Santo, PMI Distrito Federal, PMI Pernambuco, e claro, pelo PMI Rio Grande do Sul, que trouxeram muitos insights e aprendizados para colocarmos em prática”, destacou.


PMIRS ficou entre os 7 melhores Capítulos do mundo na categoria 2 

Na ocasião, foram conhecidos os Capítulos premiados no PMI Global Chapter Awards. O PMIRS ficou entre os sete melhores Capítulos na categoria 2. “Estar entre os 7 melhores do mundo é um reconhecimento muito importante, não só para nós do PMIRS, como também para toda a nossa comunidade no Rio Grande do Sul”, celebra o presidente do Capítulo, Alex Rosa. A indicação para concorrer ao prêmio ocorreu graças às ações de compliance, governança e atração de novos membros em 2021.


Nova cultura do PMI foi destaque no evento

A Jornada da Cultura do PMI recebeu updates após ouvir filiados, voluntários e membros da comunidade de projetos sobre os valores e comportamentos existentes. Desde o início do ano, o PMI empenhou-se nas fases de escuta, de consolidação das informações recolhidas em características atuais e oportunidades de melhoria, para que pudesse revelar os novos pilares da Jornada da Cultura do PMI.

O objetivo é facilitar a compreensão dos princípios que constroem a identidade da cultura organizacional que o PMI projeta para o futuro. “A revelação recente dos valores e comportamentos pretendidos é o ponto de partida para a construção efetiva de uma nova cultura, através da tradução de quem somos em comportamentos e atitudes que nos representam. Em outras palavras, será possível para qualquer um ler e saber o que é esperado em termos de comportamento para qualquer integrante da incrível comunidade do PMI”, afirma Fernando Bartelle.

A nova cultura do PMI compreende quatro comportamentos pretendidos entre os profissionais de projetos: aim higher, be welcoming, embrace curiosity, together we can e make it easy. Veja o comentário de Fernando Bartelle sobre cada um deles:

Aim higher - olhar adiante para desenvolver as coisas;
Be welcoming - ser aberto para receber pessoas diferentes, pessoas que não estão diretamente envolvidas com a gestão de projetos;
Embrace curiosity - abraçar a curiosidade e seguir buscando mais informações a respeito de todos os assuntos;
Together we can - unidade; força do coletivo e da cocriação;
Make it easy - tornar as coisas mais fáceis, mais entendíveis para as pessoas de forma que adotem a gestão de projetos para melhorar suas vidas.


PMIRS apresentou o projeto Parceria com as Universidades

Apenas cinco propostas de Capítulos do PMI LATAM foram aprovadas para serem apresentadas no PMI Global Summit 2022, entre elas, o projeto Parceria com as Universidades, do PMIRS. O projeto foi apresentado pelo Diretor de Relações Institucionais, Marco Kappel Ribeiro, e pelo presidente anterior imediato, Fernando Bartelle.

Durante a palestra, os representantes do PMIRS apresentaram o projeto, bem como sugeriram roteiros para que outros Capítulos também possam estabelecer parceria ou, mesmo, se reconectarem com as universidades dos seus estados/países. “Tem sido uma experiência única poder ajudar outros Capítulos a desenvolverem algumas ações nesse sentido, a partir de algumas das lições que aprendemos ao longo desses vinte anos firmando e consolidando a parceria do PMIRS com as universidades do nosso Estado”, comenta Kappel.

Para Marco, estar próximo das universidades gera a oportunidade de apresentar o PMIRS e as boas práticas em gestão de projetos que a instituição defende para os acadêmicos. Em contrapartida, o Capítulo também passa a conhecer melhor a nova geração que está em início de carreira. “É um caminho de duas vias. A gente tem a oportunidade de levar para a universidade a experiência de alguns profissionais que são filiados ao PMI e têm vivência em projetos reais e, por outro lado, podemos entender as expectativas e o que os jovens gostariam de saber mais”, declara o Diretor de Relações Institucionais do PMIRS.

Quer saber mais como foi a participação do PMIRS no PMI Global Summit 2022? Acesse o álbum de fotos do no Facebook. Clique aqui e confira.

Categorias: Eventos
Data de publicação: 08 de dezembro de 2022