O projeto consiste no convite a ONGs para participar de um workshop para resolução de problemas, no qual são aplicadas técnicas como brainstorming, Diagrama de Ishikawa, análise de canvas e plano de ação, com foco num problema relevante identificado pelas ONGS.

O workshop é conduzido pela equipe do projeto, voluntários e gerentes de projetos com experiência para guiar as dinâmicas em grupo das ONGs.

O método foi aplicado pela primeira vez no 13º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, que aconteceu em Porto Alegre, em 2018. Foi validado durante uma ação em maio de 2019, e terá uma segunda etapa no 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, no dia 24 de setembro, pela manhã, em Porto Alegre.  

A realização de uma palestra sobre Planejamento Financeiro e Pessoal no Centro Assunta Marchetti, em Canoas, é uma das ações deste projeto. A iniciativa aconteceu no dia 05 de julho.

Em cada fase, o projeto é conduzido por um membro de time diferente, que atua como Gerente de Projetos, e que recebeu mentoria na fase anterior. O objetivo é formar e gerar experiências de lideranças entre voluntários, bem como melhorar a sinergia e construção de time.

A última entrega consiste na avaliação e revisão do projeto, no mês de dezembro.

Mais detalhes sobre o Projeto Ação Social estão disponíveis para download ao lado.

Case Wimbelendon

O trabalho com a Wimbelendon é tratado como um projeto ligado à Ação Social. 

Consiste na construção de business case de melhoria de processo interno na ONG Wimbelendon, aliado ao projeto de orientação na definição de um perfil de gerente de projeto para suprir o quadro de gestão da ONG. O objetivo é melhorar continuamente os pilares estratégicos e a gestão de conhecimento.

Conheça a história da WimBelenDon e da relação entre as duas instituições no material ao lado.

Wimbelendon e o PMIRS

Há pouco mais de um ano um incêndio atingiu parte da estrutura do projeto social WimBelemDon, que fica no Bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

O envolvimento do PMIRS com essa iniciativa começou com o interesse em usar o Gerenciamento de Projetos nos projetos de recuperação da estrutura do WimBelemDon.

Desde então as organizações se encontram seguidamente.

O WimBelemDon já participou de diversas iniciativas que o PMIRS teve em levar as boas práticas de GP para instituições sem fins lucrativos, através da Diretoria de Projetos Sociais.

E o PMIRS, através de seus voluntários, está seguidamente presente nas ações promovidas pela WilmBelemDon.

O WimBelemDon foi criado no ano de 2000 a fim de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral e estimulando-os ao protagonismo.

O tênis é o principal chamariz para atrair e fidelizar crianças e adolescentes atendidos, interligando com oficinas socioemocionais, pedagógicas e culturais, como cinema, artes e laboratório de aprendizagem, alfabetização e grupos de psicologia, promovendo transformações individuais e sociais.