Projeto Ação Social 

Histórico: surgiu em 2018, a partir da análise estrutural de algumas organizações não-governamentais, onde se percebeu aspectos em comum, como a dificuldade de identificar e planejar a resolução de seus problemas originado da falta de aplicabilidade prática em gestão de projetos.

Com isso, identificou-se a oportunidade de atuar junto dessas organizações, através de um workshop realizado pela equipe de voluntários do PMIRS, onde o objetivo geral era disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos com a aplicação de 4 ferramentas auxiliares, que são elas:

  • Brainstorming
  • Diagrama de Ishikawa
  • Matriz de Esforço x Impacto
  • Plano Ação 5W2H

Em 2020 o projeto foi reformulado. O propósito agora era de emancipar as organizações, através da aprendizagem vivencial das melhores práticas em gerenciamento de projetos com o objetivo de complementar a abordagem que vinha sendo utilizada nos workshops. 

Segundo a Gerente de Projetos voluntária na época, Caroline Raupp, a ação social proporcionou mais autonomia, autogestão e pensamento crítico dentre as organizações, além de criar procedimentos mais claros e organizados, fomentando assim a melhoria contínua e a ampliação de novos projetos na organização. 

Os atendimentos em 2020 foram para as seguintes organizações: ONG Renascer da Esperança, situada no bairro Restinga em Porto Alegre/RS e Centro Social Madre Assunta Marchetti do bairro Olaria em Canoas/RS. Contamos com o apoio dos voluntários analista de projetos: Aline Sathler; Eduardo Paiva; Éllen Giacchin e Gabriela Baldin; Mariana Sartori. 

Ao beneficiar uma organização não-governamental, estamos impactando toda a cadeia de pessoas que são atendidas por elas, fomentando assim uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

Projeto Gerente de Projetos do Futuro 

Histórico: o projeto iniciou em 2019, com o objetivo de desenvolver jovens de 18 a 21 anos nas áreas de gerenciamento de projetos e aprimorar sua inserção no mercado de trabalho futuro. Na ocasião, 12 jovens da ONG Winbelendon.foram impactados com este trabalho. Formou-se, então, o Núcleo Jovem do PMIRS, sendo este uma das entregas foi uma das entregas deste projeto. 

Já em 2020, segunda fase do projeto, participaram oito integrantes da organização, um projeto social criado no ano 2000, com o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada educando e estimulando-os ao protagonismo.

Por meio de seis encontros em cada uma das fases do projeto, a iniciativa buscou capacitar jovens em fundamentos de gestão de projetos, através de encontros de mentoria. Foram trabalhadas as competências essenciais para que esses jovens estivessem preparados para o mercado de trabalho e para desenvolver habilidades e conhecimentos em gerenciamento de projetos. 

Ao lado, há mais informações sobre o Projeto em uma apresentação disponível para download. 

Projeto Gerenciamento de Projetos na Escola

Histórico: em 2020 os esforços do Time de Impacto Social foram na capacitação de professores municipais.Participaram da iniciativa15 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezenove de Abril, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, participaram do curso “Gerenciamento de Projetos na Prática”, e planejaram três projetos para o ano de 2021: 

  • Saúde Financeira Não Tem Preço
  • Ser Maneiro, Ser Legal
  • Alfabetiza 19 
As aulas aconteceram entre os dias 15 e 20 de junho de 2020, de forma online, e tiveram duração total de 12 horas. O projeto do curso foi desenvolvido com o objetivo de promover a aplicação das boas práticas da Gestão de Projetos, e criar oportunidades de crescimento e melhoria na educação fundamental, possibilitando o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos.