O voluntariado no PMIRS é uma importante chance para alavancar as suas oportunidades e permitir que novas portas se abram para você.

Experiência é algo que sempre impacta no crescimento de muitos profissionais da área de gerenciamento de projetos. As empresas querem trabalhar com profissionais que estão preparados e conhecem as mais diversas situações que podem enfrentar em um projeto.

Entrar na carreira de gerenciamento de projetos pode ser difícil. Muitas empresas exigem experiência, certificações ou mesmo cursos de pós-graduação como pré-requisitos. Na maioria das vezes, o grande questionamento é: “Se ter experiência é um pré-requisito, como é que eu vou adquirir experiência?”

A resposta é que nem sempre experiência significa ser sênior na profissão, com anos de experiência como gerente de projetos.

O programa de voluntariado do PMI, por exemplo, é uma fonte reconhecida de aprendizado e desenvolvimento profissional, além de ser uma forma de relacionamento importante para a integração e reconhecimento do profissional na comunidade de gerenciamento de projetos.

Além de experiência atuando em projetos, é muito importante ter a compreensão dos diversos artefatos e acontecimentos que envolvem o andamento de projetos dos mais diversos tipos.

Nesse momento é que o voluntariado aparece para lhe apresentar grandes benefícios, pois, ao participar de projetos, você tem um enorme ganho de conhecimento e experiência do que está acontecendo naquele projeto.

Além disso, estar conectado com outras pessoas que têm objetivos similares faz você aprender com seus erros e acertos, ganhando assim pequenos atalhos para atingir seus objetivos.

A atividade voluntária é a melhor forma de desenvolvimento profissional, pois ela entrega para você, na prática, o que aprendemos em sala de aula. Ao trabalhar como voluntário do PMIRS, temos a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

Sobre o autor: William Meller

Data de publicação: 13 de abril de 2017