Qual é o segredo da estratégia? Os participantes da quarta live no @pmi_riograndedosul, na terça-feira, 28/04, puderam descobrir. O convidado dessa edição foi Manuel Bogado, Especialista em Estratégia e Liderança, fundador da SIWA – Strategy Oracle.

A resposta é “foco”.  E, para ser mais claro, Bogado resumiu o segredo da estratégia em uma frase: “concentração na tua fortaleza”.

Saber no que se é bom para poder “se concentrar na tua fortaleza” é um processo. Segundo Bogado, todos nós passamos por um processo de autoconhecimento para encontrar as nossas fortalezas. E, às vezes, não se encontra facilmente, e é preciso de tempo e foco para que essa fortaleza possa ser útil, possa fazer a diferença no trabalho e na vida.

A partir de uma breve retomada sobre os principais estrategistas da história, o especialista destacou que todos eles conseguiam aplicar isso em sua totalidade, o que os levou a grandes vitórias.

Para ter foco e se concentrar no que se é bom, a receita é esta:

- Ter a mente clara;
- Ter autoconhecimento;
- Estar presente.

Citando e retomando a literatura que analisou a forma de pensar e agir de grandes mestres da estratégia (Alexandre – O Grande, o imperador romano Caio Júlio César, Aníbal, e Napoleão Bonaparte), Manuel Bogado lançou mão de uma de algumas citações desses personagens:

“O conhecimento sobre estratégia é de vital importância, pois leva à prosperidade ou à pobreza, à vida ou à morte”.
“Não dedicar tempo a pensar tudo aquilo que tem a ver com a estratégia é dar prova de uma indiferença culpável, de desprezar a perda daquilo que é mais querido em si”.

Aqui fica clara a importância de conhecer como se pensa, o que, segundo Bogado, é um dos conceitos mal interpretados no que se refere a estratégia.

Data de publicação: 06 de maio de 2020