A transformação da gestão de projetos de engenharia diante do novo ambiente da construção, da covid-19, o papel fundamental da liderança e o foco na manutenção dos times de trabalho foram os pontos principais no bate-papo promovido pela live desta semana no perfil do PMIRS no Instagram @pmi_riograndedosul.

Rogério Severo, conselheiro e voluntário do PMIRS e do PMI, gestor de projetos e consultor com mais de 20 anos através do trabalho com a Technique, foi o convidado para compartilhar sua visão sobre o tema.

Envolvido em projetos industriais e, atualmente, em um de grande porte no setor de energia, ressaltou que a preocupação atual e prioritária é com as pessoas, antes mesmo dos custos. Severo chamou de “transformação sem volta” as adaptações na segurança do trabalho e nos sistemas de qualidade.

Além de responder rapidamente, ou mesmo se antecipar às obrigatoriedades relacionadas à segurança, como o uso de máscara, manutenção de distância em reuniões presenciais, ou a medição da temperatura, ressaltou que o foco das organizações deve estar no cuidado das pessoas de forma geral.

“O novo normal está ligado à questão de poder efetivamente cuidar das pessoas no seu ambiente de trabalho.”

Esse é um ponto de transformação destacado por Severo junto a novas formas de trabalho, novos protocolos, com novos formatos que são de grande impacto. Entre eles, a viabilização de reuniões diárias, rápidas; o uso de tecnologias e ferramentas de controle de atividades. Tudo a partir da adoção de metodologias lean e ágeis.

A função da liderança é fundamental nesse processo também. É ela que manterá os times motivados. São os líderes que farão o acompanhamento, a avaliação e a revisão desses novos protocolos a todo momento.

 “Garantir a integridade das pessoas é uma forma de garantirmos o nosso trabalho”.

Essa combinação colaborará para a gestão de risco, cada vez mais importante em um momento de crise que não nos preparamos para enfrentar, e o cuidado com o relacionamento com todos os stakeholders, incluindo o cliente.

 

 

Data de publicação: 15 de maio de 2020