Em outubro do ano passado, durante o LIM North America, na Filadélfia, recebemos uma nova VISÃO do PMI: A Economia de Projetos. Acompanhado de muita MUDANÇA, esse novo conceito foi apresentado em cores vibrantes, formas interessantes, e o auditório inteiro ficou impressionado. Como parte de um programa-piloto que incluiu 35 capítulos ao redor do globo que trilharam a mudança de marca juntos, o PMI Rio Grande do Sul já tinha logo novo, site redesenhado e mídias sociais prontas para a revelação que estava sendo feita naquele momento. As ENTREGAS de muitos meses de trabalho árduo estavam sendo apresentadas à nossa comunidade.

Imagem – Representantes de capítulos brasileiros do PMI durante o LIM NA, na Filadélfia, em outubro de 2019

No retorno ao Brasil, uma nova fase estava por começar. Nós tivemos diversos meses para nos acostumarmos à nova marca, mas nossa COMUNIDADE foi pega de surpresa. Havia muito a explicar e comunicar. Um projeto detalhado foi posto em prática com o propósito de entregar da melhor forma a mensagem à nossa comunidade. Criamos eventos sobre o “Novo PMI” e recebemos muita curiosidade e várias perguntas dos participantes, tanto de forma presencial quanto virtual.

Imagem – Evento de Almoço do PMIRS apresentando a Economia de Projetos

Os demais capítulos brasileiros nos seguiriam logo mais. Isso nos motivou a trabalhar em COLABORAÇÃO, porque juntos seríamos mais fortes e efetivos ao informar nossa comunidade sobre as novidades entusiasmantes. Uma equipe enxuta foi criada para planejar como poderíamos impactar nossa região de forma positiva. O TRABALHO EM EQUIPE teve um papel essencial na sugestão de criação de uma série de vídeos para as mídias sociais, focada nos Símbolos da Economia de Projetos. O conceito inicial foi planejado, um piloto foi filmado e editado, e todos os capítulos envolvidos votaram e aprovaram o modelo. Baseado nisso, um plano de gerenciamento de projeto foi criado e distribuído, e o projeto ganhou seus patrocinadores diretos: cada um dos 16 presidentes de capítulos brasileiros.

OS SÍMBOLOS DA ECONOMIA DE PROJETOS – Uma série de 13 vídeos dos Capítulos Brasileiros do PMI

Episódios – 13 (os nove Símbolos, as Letras, Filantropia, e Episódio final)

Frequência – um vídeo por semana

Gerentes do Projeto – Fernando Bartelle, Presidente do PMIRS e Lucas Furlan, Presidente do PMIPR

Facilitador das Interações entre capítulos – Alex Urbano, voluntário do PMIDF

Equipe do Projeto – um voluntário de cada capítulo, preferencialmente o líder de comunicação


Para começar, cada capítulo escolheu um voluntário para ajudar a filmar e editar os vídeos, além de ser o ponto focal para a distribuição e postagem de cada episódio de forma coordenada entre os capítulos. Muita DETERMINAÇÃO foi necessária para manter a equipe engajada e o propósito claro para todos. Na conclusão do projeto, criamos 13 episódios, cada vídeo apresentado por um presidente de capítulo diferente. O CRESCIMENTO tanto no envolvimento dos capítulos quanto nas interações do público foi notório a cada novo episódio publicado. A equipe do projeto estima mais de 30.000 interações geradas no conjunto de mídias sociais dos capítulos envolvidos, além do envolvimento de 26 voluntários de 12 capítulos diferentes. Além disso, alcançamos 100% de eficiência na observância dos prazos para produção dos vídeos, e mais de 90% de observância das postagens dos vídeos pelos capítulos envolvidos. Somando mais de 120 horas de voluntariado, o projeto resulta em uma iniciativa de custo zero e muita INOVAÇÃO.

Imagem – Doze episódios da série

É um projeto para termos orgulho, resumindo os principais aspectos da Economia de Projetos, conforme provado pelo uso das nove palavras centrais do conceito neste artigo.

Nós somos PMI e abastecemos a Economia de Projetos!

Confira a série completa de vídeos em https://bit.ly/simboloseconomiadeprojetos

Data de publicação: 31 de julho de 2020