RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Mon, 21 May 2018 21:20:41 -0300 Mon, 21 May 2018 21:20:41 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Especialistas apresentam novidades no 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança Thu, 17 May 2018 14:33:20 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/395/?especialistas-apresentam-novidades-no-13o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/395/?especialistas-apresentam-novidades-no-13o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca.html O maior congresso de gestão, projetos e liderança da América Latina, o 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, que acontecerá em Porto Alegre entre os dias 3 e 6 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, será formado por uma diversidade de atrações e formas de apresentação. Da sua programação farão parte especialistas consagrados na área do gerenciamento de projetos, com projeção internacional.  

Representando o PMI Global, e em sua função como gerente sênior de programa da Stantec Consulting Ltd. em Edmonton, Alberta, Canadá, Randy Black, com seus 38 anos de experiência, questionará os participantes, na abertura do Congresso, se todos estão prontos para serem líderes de projetos. A proposta é ajudar a plateia a identificar habilidades que CEOs e organizações estão procurando em gerentes de projeto, e ensinar como essas habilidades – resolução de problemas, adaptabilidade, liderança, criatividade e inovação, e inteligência emocional – alinham ao Triângulo de Talento do PMI (PMI Talent Triangle®). 

O encerramento do primeiro dia de palestras terá como tema “O que eu Faria se Fosse Você: 10 Fundamentos da Carreira Profissional em Projetos”, e será apresentado por Ricardo Vargas que vem a Porto Alegre como o atual Diretor Executivo da Brightline™ Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

Vargas também vai apresentar o seu mais novo workshop – o PM FITS, cuja metodologia consiste em pegar um conjunto de projetos e entender como eles se associam a um programa, gerando benefícios organizacionais. A iniciativa complementa os outros dois workshops que já trouxe a Porto Alegre, o PM RANK, voltado ao gerenciamento de portfólio, que também está na grade dos workshops deste ano, e o PM DOME.

Carlos Augusto Freitas é outro especialista conhecido. Ele é um dos instrutores do PM FITS, junto com Vargas. Em 2015 foi eleito um dos “TOP 125 influentes in Project Management” do Mundo pela pesquisa feita pela Grey Campus (USA). Em 2016 foi eleito um dos “TOP 123 influentes in Project Management” do Mundo pela pesquisa feita pela TIMECAMP (USA).

Américo Pinto, considerado uma das principais autoridades no tema PMO na América Latina, com mais de 20 anos de experiência como consultor, pesquisador, palestrante internacional, autor e empreendedor, também marcará presença no Congresso. Além de integrar uma mesa de debates, ministrará um workshop sobre o que há de mais moderno na prática e desenho de PMOs.  O especialista traz mais uma vez a Porto Alegre a experiência de quem criou a metodologia PMO VALUE RING, hoje em utilização em mais de 65 países no mundo.

José Finocchio Júnior é autor da Metodologia Takt de gestão enxuta de projetos. Seu livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia, é um bestseller na área de gestão. Também participante assíduo dos eventos do PMI, vai trazer um workshop inovador a esta edição do Congresso, que será voltado a gestores de negócios de maneira geral. Ele apresentará fundamentos da Tecnologia Blockchain e Smart contracts para que gestores e pessoas de negócio possam entender a utilidade dessa tecnologia, como funciona e como aprender mais.

Saiba tudo sobre o evento no site http://cbgpl.org.br/]]>
13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança anuncia palestrantes Thu, 19 Apr 2018 17:05:45 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/393/?13o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca-anuncia-palestrantes.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/393/?13o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca-anuncia-palestrantes.html
A ação capitaneada pelo PMIRS, com parceria da PUCRS, e organização conjunta com os demais capítulos regionais do PMI no Brasil, reunirá atrações nacionais e internacionais, além de proporcionar eventos simultâneos durante a sua própria programação. Tudo isso somado à possibilidade de estar entre profissionais e interessados das áreas durante três dias intensos de busca e compartilhamento de conhecimento sobre as melhores práticas de gestão, projetos e liderança da atualidade.

Os especialistas anunciados até agora são:

Alejandro Miguel San Martín, engenheiro argentino da NASA e professor de ciências. Ficou conhecido por seu trabalho como engenheiro-chefe do Sistema de Orientação, Navegação e Controle nas últimas missões para Marte.

Laércio Cosentino, brasileiro, fundador e CEO da TOTVS, maior empresa de software de gestão, plataforma e consultoria da América Latina, é um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e fortalecimento da indústria de TI.

Jack Hsieh, chinês, com mais de 20 anos de experiência em planejamento, execução, gerenciamento e consultoria em inovação e gerenciamento de projetos relacionados. Foi chefe de equipe de gerenciamento de projetos na Sony Ericsson, liderando uma equipe internacional cross-functional e cross-site para desenvolver dispositivos portáteis que atendessem milhões de usuários em todo o mundo.

Mark Dickson, americano, presidente do PMI Global no ano passado. Tem mais de 30 anos de experiência na gestão e liderança de equipes multidisciplinares, incluindo gerenciamento de projetos e programas, gerenciamento de negócios e serviços de assessoria para clientes governamentais e comerciais. É PMP desde 1998.

Ricardo Vargas, brasileiro, é o atual Diretor Executivo da Brightline™ Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

Outros profissionais reconhecidos e conhecidos pela comunidade internacional e nacional de gerenciamento de projetos são: Américo Pinto, representando a Global Alliance, Carlos Augusto Freitas, diretor fundador e consultor da Facilities Management, e Guilherme Souto, líder de Digital Consulting para América do Sul na DXC. 

Saiba tudo sobre o evento no site http://cbgpl.org.br/.

]]>
PMIRS lança Programa de Vantagens para os filiados Tue, 17 Apr 2018 18:22:54 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/392/?pmirs-lanca-programa-de-vantagens-para-os-filiados.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/392/?pmirs-lanca-programa-de-vantagens-para-os-filiados.html Com o objetivo de oferecer acesso a descontos em produtos e serviços de empresas parceiras participantes do programa, o Programa de Vantagens PM+, o PMIRS desenvolveu um programa de vantagens exclusivo para filiados. Os primeiros parceiros são empresas referência nas suas áreas no Brasil: a Opus, uma das maiores de entretenimento, e a Rede Master de Hotéis.Outras duas parcerias estão em andamento, com a Academia Moinhos Fitness e com a Abril Assinaturas. 

A partir do lançamento do programa, os filiados serão informados sobre os benefícios por e-mail, além de contarem com uma página específica no site do Capítulo. Além das novidades, nela estão publicadas regras e benefícios dos parceiros.

As empresas que se interessarem em ser parceiras do Programa de Vantagens, também podem se informar pela página.

Saiba mais pelo site!

]]>
Reunião é promovida com a Prefeitura de Porto Alegre Wed, 04 Apr 2018 15:29:52 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/389/?reuniao-e-promovida-com-a-prefeitura-de-porto-alegre.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/389/?reuniao-e-promovida-com-a-prefeitura-de-porto-alegre.html No dia 19 de março, representado pelo Vice-Presidente para assuntos institucionais, Marco Kappel Ribeiro, o PMIRS esteve reunindo com o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), José Parode, e com o Diretor de Programas Estruturantes e Captação de Recursos da Prefeitura de Porto Alegre, Renato Arioli. O objetivo foi avaliar as possibilidades de estabelecer uma cooperação entre o Capítulo e a Prefeitura.

O PMIRS vem desenvolvendo um trabalho de aprofundamento nas questões relacionadas com os projetos no setor público, e essa aproximação deverá favorecer o entendimento dessas especificidades.  Por sua vez, a Prefeitura tem empreendido esforços no sentido de aprimorar sua capacidade de gestão de projetos, principalmente de grande porte, através da qualificação de seus servidores e estruturação de Escritórios de Projeto. Nesse sentido, o PMIRS poderá ajudar a gestão municipal na escolha das melhores alternativas e trazer profissionais do seu quadro de filiados para encontros e/ou palestras, tanto de sensibilização como de temas emergentes.

Também participaram da reunião a Coordenadora da Escola de Gestão Pública, Heloisa Amaral, e a Coordenadora do Escritório de Projetos da SMPG, Kelly Oliveira, ex-presidente do PMIRS e, atualmente, membro do Conselho Consultivo da Instituição.

]]>
PMIRS realiza 1º Seminário Acadêmico de Gerenciamento de Projetos Tue, 20 Mar 2018 18:50:37 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/387/?pmirs-realiza-1o-seminario-academico-de-gerenciamento-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/387/?pmirs-realiza-1o-seminario-academico-de-gerenciamento-de-projetos.html O evento acontecerá no dia 14 de abril, das 9h às 16h30, no Auditório do SENGE (Av. Érico Veríssimo, 960), em Porto Alegre, e discutirá algumas das tendências e desafios que os profissionais envolvidos com gerenciamento de projetos estão vivenciando ou enfrentarão em breve. A iniciativa é direcionada, particularmente, a alunos de cursos de pós-graduação ou especialização na área de gerenciamento de projetos.

O Seminário deverá reunir profissionais da área que farão apresentações e relatos de experiências para discutir o tema. Também serão apresentados os trabalhos de conclusão premiados dos alunos que estão finalizando o Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos realizado pelo Departamento de Engenharia da Produção da UFRGS, que contou com o apoio do Capítulo.

Da programação fazem parte palestras sobre temas como a Revolução de IoT no Mundo dos Negócios, Liderança em Tempos de Transformação Digital, a Transformação Digital e a Gestão de Equipes Distribuídas. Entre os palestrantes estão profissionais de instituições como ALTUS, DELL, Sicredi, entre outros.

Inscrições e informações estão no site.]]>
Edição de 2018 da Pesquisa Maturidade em Gerenciamento de Projetos é divulgada Wed, 28 Feb 2018 16:25:20 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/386/?edicao-de-2018-da-pesquisa-maturidade-em-gerenciamento-de-projetos-e-divulgada.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/386/?edicao-de-2018-da-pesquisa-maturidade-em-gerenciamento-de-projetos-e-divulgada.html 301 profissionais de organizações brasileiras responderam à pesquisa que buscou mostrar, através de diversos indicadores, o nível de maturidade das organizações às quais os profissionais respondentes representam. O questionário ficou disponível gratuitamente no site www.maturityresearch.com.

Da Região Sul, participaram 67 profissionais atuantes em empresas privadas, públicas e do terceiro setor. Os dados fornecidos são oriundos de um total de 1.340 projetos. O resultado final apresentado mostrou uma maturidade média de 2,48 para o grupo de profissionais da região, levemente inferior à média nacional global, que foi de 2,59.

As informações apresentadas são consideradas fundamentais para as organizações que desejam melhorar seu desempenho: organizações de alto desempenho apresentam quase o dobro de sucesso total quando comparadas com as de baixo desempenho. E, principalmente, organizações de alto desempenho possuem índice de fracasso quase
11 vezes menor que as de baixo desempenho. Uma estratégia que mire o alto desempenho permitirá enormes benefícios, incluindo profundo corte nos prejuízos por estouro de custos. Infelizmente, 56% das organizações que participaram da pesquisa apresentaram indicadores que apontaram para um baixo desempenho.

O resultado geral da pesquisa pode ser notado no gráfico Nível de Desempenho e Sucesso.




Os resultados completos da pesquisa realizada em 2017 podem ser acessados pelo link.

Além da publicação da pesquisa anualmente, o site oportuniza avaliar, de forma gratuita, a maturidade em Gerenciamento de Projetos de empresas privadas, autarquias, órgãos de governo e terceiro setor. O resultado é fornecido imediatamente após o preenchimento do questionário. Para acessar, é preciso clicar no link.]]>
Branch Norte do PMIRS é lançado Wed, 28 Feb 2018 16:03:18 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/385/?branch-norte-do-pmirs-e-lancado.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/385/?branch-norte-do-pmirs-e-lancado.html UPF Parque, na Universidade de Passo Fundo, e contou com uma palestra do presidente do capítulo, Fabio Giordani, sobre o tema: O PMI e o Gerenciamento de Projetos.

Durante o lançamento, Leandro Vignochi, o voluntário ex-VP, foi homenageado com uma placa de agradecimento por fazer parte do desenvolvimento dos três branchs consolidados no Rio Grande do Sul, e pelo empenho e engajamento que despende ao PMIRS, alavancando e disseminando o Gerenciamento de Projetos no Estado. Outros momentos de agradecimento aconteceram aos voluntários e apoiadores que contribuíram para que o Branch se tornasse realidade.

Segundo os voluntários do Branch Norte, a palavra que traduziu o evento foi “gratidão”. Alguns números que seguem dimensionam a conquista desse grupo para a comunidade local, cujo trabalho tem oportunizado crescimento, capacitação, networking e trabalho em equipe:

  • 3.500 visualizações nos canais de inscrição
  • Mais de 400 pessoas presentes nos eventos já realizados
  • 14 filiados
  • 31voluntários
  • 6 Instituições de ensino
  • 14 apoiadores
  • 3 Secretarias do Setor Público da Cidade de Passo Fundo
  • 5 ONGs
]]>
PMIRS apoia Especialização em Gestão de Projetos na UFRGS Tue, 30 Jan 2018 17:25:02 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/384/?pmirs-apoia-especializacao-em-gestao-de-projetos-na-ufrgs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/384/?pmirs-apoia-especializacao-em-gestao-de-projetos-na-ufrgs.html Pelo terceiro ano consecutivo, o PMIRS apoia a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão de Projetos ofertado pelo Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da UFRGS. O curso terá início em março de 2018 e terminará em dezembro de 2019. As inscrições estão abertas pelo site.

Os professores do pós-graduação representam as duas instituições parceiras da iniciativa. Entre os conteúdos que constituem o cronograma de aulas estão: Comunicação e Gestão de Stakeholders; Ciclo de vida em Projetos e Gestão da complexidade; Gestão de requisitos, escopo e qualidade; Liderança e Gestão de Recursos Humanos; Análise e Gestão de Riscos; Compreendendo a Gestão de Projetos; Gestão de Portfólio na prática; Controle Estatístico de Processos e Seis Sigma; Gestão de tempo, custos e recursos; Gestão avançada de custos e tempo; Teoria das restrições e mudanças organizacionais; Projetos Governamentais; Gestão organizacional de Projetos e o PMO - escritórios de projeto; Negociações e Contratos e Revelando a Gestão de Projetos: uma experiência ativa. 

Saiba mais sobre a iniciativa, através de entrevista com a coordenadora do curso, professora Stefani Carisio:

Quais são as novidades desta edição? Estamos sempre fazendo ajustes de um semestre para o outro, buscando alinhar as disciplinas com expectativas manifestadas nas avaliações feitas disciplina a disciplina. Dentre as alterações incluímos oficinas práticas no período de julho, nas quais os alunos consolidam os conhecimentos adquiridos até aquele mês. Também estamos organizando um evento de apresentação dos trabalhos de finalização de curso para integração dos alunos entrantes e egressos. Essas duas novas ações funcionam como marcos no cronograma do curso. Outras mudanças estão em andamento e devem ser divulgadas a partir de março de 2018.

Qual é o balanço que fazem das primeiras edições? Foi uma experiência muito gratificante. Tivemos uma troca de experiências entre o grupo de alunos, e entre estes e os professores/instrutores. Além de networking, a multidisciplinaridade do grupo de alunos traz desafios de gestão de projetos que auxiliam no engrandecimento da área e rica troca de conhecimentos durante as disciplinas.

Em relação ao público e ao foco do pós-graduação, que especificidades a Universidade e a Escola de Engenharia visualizam? A multidisciplinaridade do grupo de alunos enriquece a dinâmica de aulas. Também buscamos aplicação de ferramentas de engenharia na solução dos problemas de gerenciamento de projetos, o que é, certamente, um grande diferencial. Também procuramos, sob o ponto de vista didático, oferecer um ensino com práticas ativas, que coloca o aluno no centro da aprendizagem. Para isso usamos casos, projetos de aula, dinâmicas de grupo e outras práticas ativas.

O que os profissionais buscam com o curso?
Uma formação que trabalha o lado acadêmico e prático do gerenciamento de projetos, atualizado com instrutores do mercado e também da academia, com acesso a informações e conteúdos que estão na fronteira do conhecimento. O apoio do PMIRS tem sido relevante e fundamental na construção prática e pedagógica do nosso curso.

 

]]>
PMIRS e PUCRS renovam parceria para 2018 Thu, 25 Jan 2018 14:45:59 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/383/?pmirs-e-pucrs-renovam-parceria-para-2018.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/383/?pmirs-e-pucrs-renovam-parceria-para-2018.html O PMIRS e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) renovam sua parceria para a realização de mais uma edição de um curso de especialização em conjunto. Há dez anos, as duas instituições implementaram a primeira turma de uma pós-graduação em gerenciamento de projetos com foco em Tecnologia da Informação, que tem sido, até então, realizada na Faculdade de Informática (Facin).

A partir de 2018, as instituições realizarão o MBA em Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais nova Escola Politécnica, unidade que incorporou a Faculdade de Informática. A proposta é de uma abordagem inovadora e atualizada com os conceitos mais recentes na área de tecnologia, como nos fala a coordenadora do curso Profa. Alessandra Dutra, mais abaixo.

As aulas iniciam em 20 de março. As inscrições estão abertas até final de fevereiro pelo site.

Confira entrevista com a professora Alessandra C. Smolenaars Dutra,  Professora da Faculdade de Informática e Gerente de Projetos do Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, que traz mais informações sobre as inovações do curso e da parceria.

Qual é o diferencial desta edição?

Em relação às outras edições do MBA que fizemos em parceria com o PMIRS é que ele foi remodelado para atender as necessidades do mercado de trabalho, que busca profissionais com um perfil mais ágil, proativo e inovador. O curso tem como principal foco o Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais, e sua metodologia terá ênfase na aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidos, com ciclos de desenvolvimento e crescimento gradativos, dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Startup e Desenvolvimento Ágil.

As edições anteriores eram bem focadas em TI. O quanto o curso de 2018 se relaciona ao assunto e se abre outros?


Sim, o MBA anterior era focado em gestão de projetos em TI. O novo MBA vai também atender a área de TI, mas no sentido de apresentar o que está se utilizando de mais inovador na área da Tecnologia, através de seminários com palestrantes especialistas. Por isso o MBA é aberto a todas as áreas. Você não precisa conhecer tecnologias para fazer o MBA. As áreas indicadas são: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e cursos afins. Mas se o aluno quer se especializar em Gerenciamento de Negócios Digitais, e ele é de outra área, também será bem-vindo.

Quais são os grandes atrativos para os profissionais que atuam com gerenciamento de projetos em fazer o MBA em Novos Negócios? É indicado a profissionais iniciantes em GP?

O grande atrativo é aprender técnicas e ferramentas que o mercado precisa, e aprender tudo isso em um ambiente diferenciado, dentro do Tecnopuc e em outros espaços do Campus da PUCRS. O MBA é indicado a iniciantes em GP e também a profissionais de mercado que queiram se atualizar. Ao final do curso o aluno estará capacitado em: liderar projetos de Tecnologia da Informação alinhados a negócios digitais e a transformação digital nas empresas; gerenciar atividades que permitam identificar as necessidades de negócio das empresas; conduzir atividades que permitam validar as necessidades e objetivos dos projetos; gerenciar a execução do projeto utilizando metodologias modernas e de alto desempenho; identificar os impactos das novas Tecnologias da Informação no gerenciamento dos projetos; gerenciar equipes no contexto de projetos para negócios digitais e de transformação digital.

Como foi o desenvolvimento do curso?


O desenvolvimento do curso foi baseado nas necessidades do mercado com foco no modelo Gartner, que apresenta ciclos como Design Thinking, Lean Startup, Desenvolvimento Ágil. A criação deste MBA foi uma grande parceira da academia com aindústria, através de muitas reuniões de trabalho para o entendimento do que a indústria estava buscando nos profissionais de hoje.

]]>
PMIRS integrará programa LIDER Tue, 19 Dec 2017 18:10:58 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/381/?pmirs-integrara-programa-lider.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/381/?pmirs-integrara-programa-lider.html O PMIRS foi convidado para participar do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), iniciativa que vem sendo conduzida pelo SEBRAE e já conta com a adesão de inúmeras outras instituições, como da Universitá Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, na Itália, com amplo conhecimento e experiência na área de desenvolvimento Regional.

O Programa visa à identificação e consolidação de governanças locais em prol do desenvolvimento de uma determinada região. A iniciativa busca agregar o setor público, setor privado e terceiro setor através de ações de mobilização, articulação e esforço de planejamento, buscando-se identificar necessidades e prioridades da região.

O Programa está sendo implantado no Rio Grande do Sul, em caráter piloto, e deverá ser replicado posteriormente em outros Estados da Federação. As regiões identificadas para este projeto piloto foram: Fronteira Oeste, Campanha e Sul.

Após identificação de um Mapa Estratégico em cada região e dos eixos temáticos a serem priorizados, o programa desdobra-se em projetos. É aqui que o PMIRS poderá aportar sua contribuição na forma de sensibilização e orientação para o uso das melhores práticas aplicáveis ao planejamento e execução de projetos, segundo o VP de Relações Institucionais do PMIRS, Marco Kappel Ribeiro, que esteve reunido com o Superintendente do SEBRAE no Estado, Derly Cunha Filho, e o Presidente da CMPC, Walter Lídio Nunes, para discutir o alcance dessa participação.

No mês de novembro, o Diretor do Branch Sul do PMIRS, Lucas Morales, já havia participado de uma reunião em Bagé, onde o SEBRAE e a Universidade Italiana fizeram uma apresentação do Programa e quando também foram apresentadas algumas ações já planejadas nos eixos prioritários das regiões. No mês de janeiro, o PMIRS deverá reunir-se novamente com o SEBRAE para identificar a forma de participação do nosso Capítulo nas próximas etapas.

]]>