RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Thu, 09 Apr 2020 03:27:15 -0300 Thu, 09 Apr 2020 03:27:15 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Capítulo fará transmissões ao vivo no Instagram Wed, 01 Apr 2020 17:15:42 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/485/?capitulo-fara-transmissoes-ao-vivo-no-instagram.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/485/?capitulo-fara-transmissoes-ao-vivo-no-instagram.html O PMIRS Online é um programa que visa a entrega de valor à comunidade, mesmo em tempos de isolamento social. Entre as entregas está uma série de lives que acontecerão toda terça-feira, das 19h30 às 20h, na conta do Instagram do Capítulo. O objetivo será debater assuntos de interesse dos filiados e seguidores do perfil. O primeiro tema será Economia de Projetos. Os próximos assuntos serão escolhidos de forma interativa pelos participantes das transmissões.

Inicialmente, o tópico Economia de Projetos será debatido com a presença especial do Managing Director para América Latina do PMI, Ricardo Triana. Honrado com o PMI Fellow, maior honraria concedida pelo PMI Internacionalmente para reconhecer profissionais da área de gestão de projetos, Triana também já foi Chair do Board de Diretores da organização, além de ter uma carreira de mais de 20 anos de experiências no desenvolvimento e implementação e gerenciamento de projetos públicos e privados.

A mediação será do Presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, com o grande objetivo de promover a interação entre todos os participantes a partir do diálogo sobre um tema de interesse da comunidade. 

]]>
PMDay PMO foi o primeiro do ano Fri, 13 Mar 2020 18:34:21 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/483/?pmday-pmo-foi-o-primeiro-do-ano.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/483/?pmday-pmo-foi-o-primeiro-do-ano.html Reunir pessoas para compartilhar conhecimentos e debater um assunto relacionado ao gerenciamento de projetos foi o objetivo de mais um PMDay. A primeira edição do ano abordou o tema "Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)" e aconteceu na sexta-feira, 13 de março, no Auditório do Global Tecnopuc, na PUCRS.

O Melhor Projeto Global do Ano de 2019 do PMI, o E2, da Embraer, que representa uma revolução na história da aviação comercial, foi apresentado pelo Diretor de Programas da Aviação Comercial da Embraer, Fernando Oliveira.

O projeto, que foi o primeiro brasileiro a ganhar a premiação na história do prêmio do PMI, foi detalhado por Oliveira pela ótica da motivação e preparação do time envolvido. Ele apresentou o assunto falando sobre os quatro pilares que nortearam o trabalho com as equipes.

Como conectar pessoas seguiu sendo o tema central do evento. Lízia Sousa de Borba, da Conquer, falou sobre Networking, e fez os participantes se conectarem, literalmente, durante o evento.  

O terceiro palestrante foi Tiago Hermann, responsável pelo PMO de Gestão da Inovação da Braskem. Ele compartilhou as boas práticas e a forma com que a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas pensa e gerencia seus projetos de inovação. A empresa tem uma carteira com 272 projetos pelo mundo.

A fim de aprofundar as discussões sugeridas pelo PMDay PMO foi organizado um debate no modelo fishbowl. A dinâmica permite que qualquer pessoa presente no evento ocupe um lugar no debate para perguntar ou opinar sobre o assunto em questão. E oportuniza um rodízio de participantes.

Além das palestras e do debate, houve um momento de falar sobre projeção de carreira. Coube a coordenadora do MBA em Gestão de Projetos em Negócios Digitais da PUCRS, Alessandra Dutra, abordar o tema e apresentar a iniciativa, que é uma parceria com o PMIRS. A Pós-Graduação foi correalizadora deste PMDay, junto ao Capítulo. 

Alessandra destacou também a oportunidade única e o grande diferencial  oferecido aos alunos deste MBA, através de uma parceria de mais de 12 anos da PUCRS com o PMIRS, no contato com profissionais, organizações e uma extensa base de conhecimento na área de gerenciamento de projetos.

Por fim, foram conhecidos os ganhadores do Prêmio Melhores do Ano PMIRS 2020 (1a edição), divulgada pelo PMIRS no início de 2020. São eles:

Melhor PMO do Rio Grande do Sul: Celulose Irani S.A

Melhor Gestor de PMO do Rio Grande do Sul: Emerson Silva (empresa Celulose Irani S.A)

Melhor Projeto do Rio Grande do Sul: Pet-commerce (empresa Hogarth Worldwide)

Melhores Gerentes de Projeto do Rio Grande do Sul: Martina Nichel e Nicole Citton (empresa Hogarth Worldwide)

 

 

]]>
PMI publica Pulse of the Profession® Wed, 19 Feb 2020 07:12:19 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/482/?pmi-publica-pulse-of-the-profession.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/482/?pmi-publica-pulse-of-the-profession.html

Dados do 2020 do Pulse of the Profession® revelam que 11,4% do investimento é desperdiçado devido ao baixo desempenho do projeto.

Com tanto em jogo - e muito em fluxo - as organizações devem repensar algumas questões fundamentais. As organizações preparadas para o futuro não estão apenas dispostas a repensar sua visão e propósito, mas também desejam adotar novas formas de pensar que lhes permitam prosperar na economia do projeto.

Embora os líderes do projeto não precisem projetar novas soluções, eles devem ter conhecimento tecnológico suficiente para avaliar o progresso, revisar os resultados e advogar pelo cliente. Os profissionais do projeto estão liderando equipes multifuncionais e entregando sem dependências em outras áreas da empresa.

Conforme mostra o Pulse, no que diz respeito à entrega de valor, as organizações altamente maduras em suas capacidades superam as que não estão nas principais métricas de desempenho. Os profissionais de projeto, nessas organizações, estão incorporando uma mistura de abordagens de projeto, incluindo abordagens centradas no cliente para explorar e resolver problemas.

Os líderes sêniores devem ter certeza de adotar uma abordagem estratégica para incorporar novas abordagens, e não apenas correr para agarrar o próximo objeto brilhante. Eles também devem priorizar o desenvolvimento de uma cultura que valorize o gerenciamento de projetos, apoiando seus talentos na busca pela certificação e estimulando-os a desenvolver suas habilidades - especialmente liderança e habilidades de pessoas - para atender às demandas do projeto de amanhã.

A pesquisa completa realizada pelo PMI está disponível para download nesta página!

]]>
PMWeek acontece em março Thu, 06 Feb 2020 15:58:37 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/481/?pmweek-acontece-em-marco.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/481/?pmweek-acontece-em-marco.html 11 e 14, o PMIRS promoverá uma série de eventos com o objetivo de tratar abordagens diferenciadas em gerenciamento de projetos. As inscrições estão abertas, e filiados ao Capítulo têm desconto.

Nos dia s 11 e 12, quarta e quinta-feira, acontece o Workshop Management 3.0, que será ministrado por Pascoal Vernieri. Dele os participantes sairão certificados de que são aptos a usar os seus fundamentos. Entre seus principais objetivos está o de fazer a liderança enxergar que a gestão é distribuída e que as pessoas da organização fazem parte desse processo e, por fim, de torná-las mais felizes e motivadas.

Para a isso, existem algumas ferramentas que o Management 3.0 sugere, e que fazem parte do aprendizado deste que é considerado um movimento de inovação, liderança e gestão que define o gerenciamento como uma responsabilidade de grupo, e tem como base o pensamento complexo. Para quem não puder participar do Workshop, Vernieri fará uma palestra com tópicos exclusivos sobre o workshop durante o Almoço Bonus Track, no dia 11.

No dia 13, acontece o PMDay PMO, uma realização do PMIRS e do MBA Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais da PUCRS. O evento trará a visão de especialistas sobre o tema Escritório de Projetos (PMO), através de momentos tão diversos como palestras, debates, fishbowl e a apresentação de cases dos ganhadores do Prêmio Melhores do Ano. E no dia 13, ao meio dia, os palestrantes do evento serão a atração principal do o Almoço com Especialistas.

Para fechar a semana, no sábado, 14 de março, das 9h às 11h30, acontecerá a primeira edição do ano do Portas Abertas PMI. Esta será a 7a edição do evento que é direcionado para quem tem interesse em Gestão de Projetos e que deseja se aproximar do PMI. É uma oportunidade para conhecer como o PMI se organiza, sua estrutura e as principais atividades desenvolvidas, em especial, no Capítulo do Rio Grande do Sul. A participação é gratuita

Os eventos são adquiridos à parte. Para saber mais e se inscrever, clique nos links:

]]>
Pesquisa Salarial do PMI releva que PMP ganha mais Wed, 29 Jan 2020 17:49:20 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/480/?pesquisa-salarial-do-pmi-releva-que-pmp-ganha-mais.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/480/?pesquisa-salarial-do-pmi-releva-que-pmp-ganha-mais.html O Project Management Institute (PMI) divulgou, na última semana, a pesquisa salarial de profissionais de gestão de projetos e seu poder de ganho, “Earning Power: Project Management Salary Survey” – pesquisa na íntegra em inglês – que revela uma vantagem significativa em potencial de ganhos para profissionais que possuem a certificação (PMP)® - Certificação para Profissional de Gestão de  Projetos (PMP)®. De acordo com a pesquisa, os entrevistados que possuíam a certificação PMP relataram médias salariais mais altas do que aqueles que não possuíam a certificação PMP – 22% maior em média entre os 42 países pesquisados. A novidade desta edição foi a inclusão de informações salariais de cinco países que previamente não haviam sido contemplados, tais como: Indonésia, Paquistão, Filipinas, Portugal e Federação Russa.

A 11ª edição da pesquisa incorpora informações de mais de 32.000 profissionais de gestão de projetos em 42 países do mundo. A pesquisa bienal oferece uma visão abrangente sobre o valor das habilidades, experiências e certificações de gestão de projetos. Esta pesquisa é uma fonte reconhecida pelo mercado, possibilitando aos profissionais de gestão de projetos terem uma maior consciência do seu potencial de ganhos – e auxiliando empregadores, comitês de remuneração, departamentos de recursos humanos e recrutadores executivos a determinar melhor as faixas salariais.

“Para atender às crescentes necessidades da Economia do Projeto, há uma demanda acelerada por profissionais de gestão de projetos com habilidades e qualificações certas”, garante Sunil Prashara, presidente e CEO do PMI. "Essa crescente demanda e o interesse na utilização da Gestão de Projetos como uma habilidade central para todas as empresas, independentemente do setor, estão atraindo oportunidades de remuneração competitivas. Nossa Pesquisa Salarial é uma ferramenta crucial para organizações que buscam preencher cargos de gestão de projetos, bem como para indivíduos que competem para se qualificar para essas funções em todo o mundo."

Quase 3/4 dos participantes da pesquisa (72%) relatam que sua remuneração total, incluindo salário, bônus e outras formas de compensação, aumentou ao longo dos 12 meses anteriores à conclusão da pesquisa. Cerca de 1/4 (28%) reportou aumentos de pelo menos 5% durante esse período.

Quando convertido em dólares americanos, usando taxas normais de câmbio, a média salarial varia consideravelmente entre os profissionais de projeto de país para país. Os países onde os profissionais de projeto relatam os maiores salários médios são a Suíça (US$ 132.086,00), os EUA (US$ 116.000,00) e a Austrália (US$ 101.381,00). Semelhante às variações de salários médios, a taxa de aumento salarial varia extensivamente de país para país. No entanto, em praticamente todos os países incluídos na pesquisa, os salários aumentam quando os profissionais são encarregados de mais responsabilidade. O aumento mais dramático é visto nas Filipinas, onde o aumento médio salarial variou de US$ 17.247,00 (salário médio de um gerente de projeto I) para US$ 24.524,00 (salário médio de um gerente de projeto II) e US$ 36.167,00 (salário médio de gerente de projeto III). Os detentores de certificação PMP demonstram os maiores aumentos salariais nas Filipinas e na Indonésia – onde relataram um salário médio 80% superior ao daqueles que não possuem a certificação.

Sobre a Pesquisa

A 11ª edição do PMI Earning Power: Project Management Salary Survey baseou-se em recursos adicionais à décima edição. O Departamento de Pesquisa de Mercado do PMI continua a evoluir essa valiosa ferramenta para melhor atender à comunidade global de gestão de projetos. O relatório da 11ª edição é baseado em informações salariais autor referidas por mais de 32 mil profissionais de gestão de projetos. A metodologia de amostragem aleatória estratificada utilizada para este estudo resulta na capacidade de relatar dados significativos de compensação para 42 países. O relatório inclui oito das principais descrições/níveis profissionais no relatório dos dados. O PMI trabalhou com uma empresa de pesquisa terceirizada, bem como com um grupo voluntário de membros do PMI, para tornar essas descrições o mais significativas e reais possíveis. O uso dessas descrições de posições para cruzar os dados ao longo deste relatório torna essas informações úteis a todos, desde gerentes de projetos de nível básico até executivos seniores em gestão de projetos.  O relatório completo está disponível, em inglês, no link https://www.pmi.org/learning/careers/project-management-salary-survey.

 Ela também está disponível para download nesta página. 

]]>
PMIRS abre inscrições para Prêmio Melhores do Ano 2020 Tue, 14 Jan 2020 15:17:16 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/479/?pmirs-abre-inscricoes-para-premio-melhores-do-ano-2020.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/479/?pmirs-abre-inscricoes-para-premio-melhores-do-ano-2020.html 1ª edição do Prêmio PMI-RS Melhores do Ano, o objetivo é promover ainda mais o reconhecimento dos profissionais e organizações que atuam na área de projetos no Estado do Rio Grande do Sul, valorizando a missão de disseminar as boas práticas na região. Há duas categorias: Projeto do Ano e PMO do Ano

Aproveite essa oportunidade e valorize seu Projeto ou PMO!

Acesse o site www.pmirs.org.br/melhoresdoano, saiba mais e inscreva-se!

A data final para a submissão foi prorrogada para 21 de fevereiro de 2020. ]]>
Curso Gestão de Projetos no Setor Público forma primeira turma Mon, 23 Dec 2019 17:12:16 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/478/?curso-gestao-de-projetos-no-setor-publico-forma-primeira-turma.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/478/?curso-gestao-de-projetos-no-setor-publico-forma-primeira-turma.html
A capacitação faz parte de uma trilha composta por cursos e seminários realizados ao longo de 2019 e que é objeto do termo de cooperação técnica assinado durante a cerimônia de encerramento. O objetivo da parceria é intensificar ações que contribuam para aumentar a adoção de boas práticas em gestão de projetos no Executivo.

O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, destacou a importância da formação. “No setor público, muitas vezes fazemos mais o que é urgente, e não o que é importante. Esse curso representa o tempo de parar e pensar nos problemas dentro de um modelo mental diferenciado”, afirmou Gastal.

Para o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, que também é voluntário e diretor de Projetos Sociais do PMIRS, o pioneirismo desta primeira edição da capacitação se tornou ainda mais especial em razão da composição da turma. “Este é um grupo escolhido e indicado com muito cuidado dentre as dezenas de gestores dos projetos prioritários do Governo do Estado”, explicou Stoffel.

O presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, que foi um dos instrutores do curso, qualificou a iniciativa como um processo de cocriação, que buscou intensamente abordar a gestão de projetos a partir das particularidades da atuação pública. “Os projetos na área pública têm impacto direto na sociedade. Se não fizermos algo para melhorar isso, estaremos errando”, disse Bartelle.

Além de Fernando Bartelle, os demais instrutores voluntários do curso foram:

Alex Rosa
Debora Selistre
Helen Klering
Jose Ignacio Jaeger Neto
Vinícius Piccini
Maurícius Medeiros



]]>
A relação entre gerenciamento de projetos e solidariedade Wed, 18 Dec 2019 13:46:44 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/477/?a-relacao-entre-gerenciamento-de-projetos-e-solidariedade.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/477/?a-relacao-entre-gerenciamento-de-projetos-e-solidariedade.html A união faz a força. Chavão? Não no PMI. Não no PMIRS. Como representantes de uma organização existente e atuante há 50 anos no mundo todo, por meio do trabalho voluntário, o Capítulo Rio Grande do Sul, através de seus voluntários, organizou um evento voltado ao compartilhamento de boas práticas que têm por fim um mundo melhor.

O evento Natal Solidário, que aconteceu na noite de 16 de dezembro, no Coworking do Global Tecnopuc, em Porto Alegre, reuniu pessoas para trocar ideias e conversar sobre temas alinhados ao bem estar social. E coletou, em troca do ingresso de cada participante, 1 kg de alimento. As doações serão entregues ao Cantinho da Vó Georgina, centro comunitário, localizado no bairro Glória, em Porto Alegre.

“O nosso compromisso como instituição é promover este tipo ação. O nosso ano foi muito desafiador, e nós agradecemos a equipe por proporcionar uma noite tão legal, com esta troca de conhecimento, e ainda ajudando”, destacou o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle.

Bruna Lost Camacho, engenheira atuante em projetos de pesquisa e desenvolvimento para a indústria e empreendedora social para o acesso democrático à educação, palestrou sobre a desigualdade mundial. Para esta empreendedora social da Gedu (Gestão da Educação), que começou no mundo das startups, a distribuição das riquezas só poderia ser melhor feita com educação. A proposta da Gedu é possibilitar que os alunos que não tem acesso possam, através de um ambiente virtual de aprendizagem, alcançar uma alta performance.

“A gente consegue unir as pessoas através do esporte. Para quem passa fome, 1kg de alimento já é o suficiente para ajudar e todo mundo pode ajudar! A gente consegue trabalhar aspectos filosóficos com o que vai ser trabalhado no seu contexto. É a filosofia da prática”, compartilhou Luiz Bayard Martins dos Santos, Diretor Técnico da Federação Gaúcha de Judô e responsável pelo Projeto Social da Associação Fênix de Judô.

O tema “Alteridade estratégica: inovação a partir do olhar inclusivo”, proporcionou um especial encerramento para o evento. O palestrante foi Filipe Roloff, que trabalha há 7 anos da SAP com Gestão de Sucesso de Clientes, e foi eleito duas vezes um dos 50 líderes globais LGBT do futuro (pelo Financial Times, Outstanding List, 2017 e 2018), além de ter sido o ganhador do Brazil Excellence Award 2018, da maior ONG de diversidade do mundo, Out & Equal Advocates.

Filipe fez uma reflexão sobre o que são os privilégios e, consequentemente, a inclusão social. “Para pertencer a um grupo, algumas empresas obrigam a omitir quem a pessoa realmente é. Em outras, a diversidade não é um problema, mas é uma solução, permitindo um ambiente seguro para se trabalhar”. Ele deixou algumas lições e reflexões sobre as razões da diversidade gerar a inovação:

  1. Os ambientes organizacionais precisam permitir a diversidade;
  2. A estrutura social influencia na nossa cultura e isso deve ser trabalhado para mudar;
  3. O pensamento bilateral, entre o que é certo e o que é errado, nos prejudica em não levar todos na mesma direção;
  4. A coisa mais importante é se mover através do afeto;
  5. Buscar conhecer mais as pessoas, isso é alteridade e é muito maior do que a empatia.
]]>
Gestão, saúde e segurança foram áreas abordadas no PMDay Setor Público Wed, 18 Dec 2019 13:34:39 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/476/?gestao-saude-e-seguranca-foram-areas-abordadas-no-pmday-setor-publico.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/476/?gestao-saude-e-seguranca-foram-areas-abordadas-no-pmday-setor-publico.html Uma grade diversa de palestras foi montada a fim de compartilhar boas práticas de gerenciamento de projetos no setor público durante o PMDay Setor Público. Como destacou o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, durante a abertura do evento, iniciativas como esta demonstram o quanto uma gestão eficaz, independentemente do nível e da complexidade dos projetos, deve ser perseguida em qualquer instância. Participaram da abertura o Dr. Sérgio Harris, Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica, e o Secretário de Gestão e Governança Estratégica do Estado, Claudio Gastal.

Com o objetivo de falar sobre “Inovação e gestão em tempos de crise”, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, compartilhou as iniciativas do município. Entre elas o Programa de Gestão Estratégica (Proges), que é usado desde 2013. A adoção de uma ferramenta de acompanhamento de projetos é parte disso, que, em 2018, foi estendido aos cidadãos, que passaram a ter acesso por meio do Portal da Transparência.  Na visão da prefeita, esta iniciativa contribui para a melhoria da relação ente público e cidadão, e a adoção e evolução do Proges colaborou para a qualidade das entregas de forma geral. 

A partir do título "Um Novo Jeito de Atuar”, o CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer, contou sobre a atuação inicial da organização que surge a partir do trabalho conjunto de três outras instituições: o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), a Agência Polo RS e a Agenda 2020. Segundo ele, a iniciativa, entendida como um hub colaborativo, responde a um novo contexto global e nacional e, relacionado ao último, especificamente, a uma agenda que vem sendo lapidada há alguns anos. Nesse sentido, enfatizou que um dos objetivos maiores do Transforma RS é conectar a sociedade.

Para atuar dessa forma, o Transforma RS parte de alguns diagnósticos e indicadores do Rio Grande do Sul (os quais estão detalhados na apresentação disponibilizada para download nesta página). E contempla três eixos de atuação: o que chamou de dia a dia, de questões estruturantes e Futuro.

Do ponto de vista dos projetos que o Transforma RS está se propondo, Krummenauer sinalizou duas grandes linhas de atuação. E detalhou uma delas, por meio de parcerias com o poder público. Com os municípios deve ocorrer a partir do ano que vem, visando as eleições municipais. E no caso do Estado do Rio Grande do Sul, há um protocolo de intenções assinado, a partir de alguns eixos de atuação: ajudar o Estado no desenvolvimento dos seus projetos; retomar parcerias com a iniciativa privada para negócios e atração de investimentos; destino de ativos em projetos já definidos ou ainda não; e uma agenda de futuro.  

O “Gerenciamento de Projetos no Exército Brasileiro” foi detalhado por Rafael de Abreu Faria, Coronel de Comunicações do Exército Brasileiro, e voluntário do PMIRS na diretoria de Projetos Públicos.

Rafael enfatizou desafios próprios do contexto do Exército; porém, frisou que eles não são impeditivos para a execução dos projetos, devido ao respeito a padrões de gerenciamento de projetos, que partem do PMBOK®, e do uso de uma metodologia própria. Esses desafios estão presentes, por exemplo, por conta de características do sistema de aquisição, que segue uma legislação específica e regras determinadas, quando os insumos precisam ser importados, por exemplo. Ou em casos de contingenciamento de verbas que, em seguida, podem ser liberadas.  

“O que faz a diferença é o gestor saber lidar com incertezas e tomar decisões, junto com sua equipe, para que o projeto não sofra. É gerenciar os diversos cenários. Por isso, ter uma metodologia é muito importante. E nós temos uma metodologia própria. Que nos ajuda a mostrar como temos que fazer para atingir nossos objetivos. A metodologia é muito abrangente e profunda, mas é de fácil entendimento. Mesmo para pessoas que não têm vivência e conhecimentos mais profundos em gerenciamento de projetos”, destacou o Coronel Rafael de Abreu Faria, que compartilhou essa metodologia e suas especificidades durante sua palestra.

O Gerint - Sistema de Internação Hospitalar foi o tema da palestra (disponível para download nesta página) de Paulo Miranda, diretor presidente de Procempa (da Cia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) e de Clarice Stella Porciuncula. Desde 2014, ela coordena o desenvolvimento do projeto Complexo Regulador, que engloba os sistemas GERCON - Gerenciamento de Consultas, GERINT - Gerenciamento de Internações e GERPAC - Gerenciamento de Procedimentos de Alta Complexidade.

A ideia, a evolução, os desafios e os efeitos práticos deste projeto foram ressaltados pelos palestrantes. Uma das entregas do Gerint foi conectar os sistemas dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de dar agilidade e colocar o paciente onde ele pode e precisa ser atendido.

Entre suas características está o fato de que os hospitais se conectaram a este complexo, sem interferir nos sistemas próprios, e que a atualização que acontece no sistema é integrada. Ou seja, conecta informações sobre leitos, consultas pelo SUS em todos os hospitais que atendem: HPS, o Presidente Vargas, o Conceição e a Santa Casa.

Clarisse enfatizou que, entre os fatores críticos do projeto, e, dessa forma, do seu sucesso, estavam os stakeholders: Secretários de Saúde do Estado e do Município, diretores dos hospitais e os representantes da Procempa. E que o fato de todos abraçarem o projeto, que foi tendo entregas sucessivas a partir de março de 2017, foi fundamental para seu sucesso e para os ajustes e resoluções de problemas. 

Quem fechou a tarde de palestras foi o diretor de Projetos Públicos do PMIRS, Hiparcio Stoffel, que é o Diretor do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do Rio Grande do Sul, organização parceira desta edição do PMDay.

Hiparcio falou sobre transformação digital guiada pelo gerenciamento de projetos no setor público.  O tema tem sido foco de sua atuação profissional. Além disso, como voluntário integrante do grupo de Projetos Públicos no PMIRS, tem se envolvido com o desenvolvimento dos guias de fundamentos e boas práticas desenvolvidos pelo Capítulo para o setor.

Acesse a apresentação completa feita por ele, que está disponível para download nesta página.

]]>
Gerentes de Projeto do Futuro forma turma Mon, 09 Dec 2019 15:18:36 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/475/?gerentes-de-projeto-do-futuro-forma-turma.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/475/?gerentes-de-projeto-do-futuro-forma-turma.html No último sábado, 07/12, o PMIRS formou uma turma de Gerentes de Projeto do Futuro. Literalmente! Foi quando aconteceu a formatura dos 12 participantes do projeto Gerentes de Projeto do Futuro.

Através de seis encontros, a iniciativa aconteceu por meio da Diretoria de Projetos Sociais em parceria com a instituição WimBelemDon (marcar no post e colocar hiperlink no site), e buscou capacitar jovens em fundamentos de gestão de projetos, mentoring e atividades práticas.

O principal objetivo deste projeto, que recebeu o segundo lugar no prêmio Projeto do Ano do PMIRS, é trabalhar as competências essenciais para o futuro. Através de dinâmicas, em formato de gamificação, foram realizados testes de perfil individuais, criação de personas, além de identificar habilidades e software skills.

]]>