RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Thu, 18 Jul 2019 07:53:25 -0300 Thu, 18 Jul 2019 07:53:25 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss PMIRS leva conhecimentos à ONG de Canoas Fri, 05 Jul 2019 17:11:51 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/444/?pmirs-leva-conhecimentos-a-ong-de-canoas.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/444/?pmirs-leva-conhecimentos-a-ong-de-canoas.html O Centro Social Assunta Marchetti, em Canoas, é uma das instituições do terceiro setor que participam do Programa Ação Social 2019 do PMIRS.

No último dia 29, a VP de Voluntariado, Giovana D'Alascio palestrou para líderes da organização sobre Planejamento - pessoal e financeiro.

A palestra fez parte de um conjunto de iniciativas que o Centro Social Assunta Marchetti identificou como oportunidade para atingir melhores resultados, a partir de um trabalho orientado por voluntários do Capítulo, dentro da Ação Social 2019.

O programa, da Diretoria de Projetos Sociais do PMIRS, foi lançado no mês de maio, quando reuniu representantes de outras duas organizações, além do Centro Social localizado em Canoas.

Saiba mais aqui: https://pmirs.org.br/noticia/439/?programa-de-acao-social-tem-inicio.html

]]>
Portas Abertas PMI é novidade com formato diferenciado Tue, 18 Jun 2019 16:29:10 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/442/?portas-abertas-pmi-e-novidade-com-formato-diferenciado.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/442/?portas-abertas-pmi-e-novidade-com-formato-diferenciado.html

O Portas Abertas PMI busca apresentar o PMIRS e disponibilizar informações diversas por meio de um encontro mensal na sede do Capítulo, em Porto Alegre, no TECNOPUC.

O evento é direcionado a todas as pessoas que tenham interesse em gestão de projetos e que desejem se aproximar, conhecer a estrutura do PMIRS, funcionamento e projetos.

O Portas Abertas acontece por meio de apresentações, dinâmicas e momentos diversos de networking. O evento reúne:

  • Bate papo informal e descontraído
  • Espaço para perguntas
  • Apresentação da sede física e estrutura do PMIRS
  • Networking entre os participantes
  • Informação da agenda de eventos promovidos pelo Capítulo
A primeira edição aconteceu no dia 1 de junho. A segunda será no dia 29 de junho, mas as vagas já estão esgotadas. Porém, é possível se inscrever na lista de espera. A participação é gratuita.


Saiba mais e acompanhe as edições do evento pelo site de inscrições.

Confira os momentos que marcaram a primeira edição:
]]>
Setor Público foi tema de palestras Wed, 12 Jun 2019 08:21:56 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/441/?setor-publico-foi-tema-de-palestras.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/441/?setor-publico-foi-tema-de-palestras.html No final de maio aconteceu mais uma edição da disciplina Tópicos Especiais - Gestão de Projetos no Setor Público, no MBA em Gestão de Projetos oferecido pela Engenharia de Produção da UFRGS, em parceria com o PMIRS.

A matéria foi conduzida pelo conselheiro do PMIRS, Rogério Severo, e pelo VP de Relações Institucionais e Marketing, Marco Kappel Ribeiro, e contou com palestras de dois Secretários de Estado do Rio Grande do Sul: o Secretário de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, e o Secretário Extraordinário para Parcerias, Bruno Vanuzzi.

Os principais tópicos abordados foram os desafios da gestão pública nos tempos de hoje, e as PPPs - Parcerias Público Privadas.

Também esteve presente a coordenadora do curso, Profª. Istefani Carísio de Paula.

PMIRS palestrou também na PROCEMPA

No dia 29 de maio o PMIRS foi a instituição convidada no evento “Quinta às Cinco”, da PROCEMPA (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre). A iniciativa tem por finalidade oferecer aos colaboradores da empresa palestras que favoreçam o seu desenvolvimento profissional, discutindo temas da atualidade.

Coube a Fernando Bartelle, Presidente, e Marco Kappel Ribeiro, VP de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, fazer a apresentação “Desafios e Tendências no Gerenciamento de Projetos”. O encontro contou com a presença de mais de 60 servidores, grande parte gerentes de projeto, e serviu para identificar os principais pontos para uma parceria de colaboração do PMIRS com a PROCEMPA.

]]>
15ª edição do Congresso de Gestão, Projetos e Lideranças recebe inscrições Wed, 12 Jun 2019 08:12:34 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/440/?15a-edicao-do-congresso-de-gestao-projetos-e-liderancas-recebe-inscricoes.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/440/?15a-edicao-do-congresso-de-gestao-projetos-e-liderancas-recebe-inscricoes.html Há 15 anos o PMIRS realiza um dos maiores eventos de Gerenciamento de Projetos do País. Há algumas edições, a iniciativa assumiu, em seu nome, temas já abordados na programação de palestras e workshops: gestão e liderança.

Em 2019, ao longo dos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, os congressistas participarão de palestras, workshops e outros eventos alinhados ao Triângulo de Talentos do PMI no 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança.

O primeiro keynote já está confirmado: Bruno Piana.

Mexicano, radicado em Los Angeles, nos Estados Unidos, Bruno Piana é o responsável pelo PMO do programa de renovação da LAX da Delta Sky. Ele lidera a equipe que está reconstruindo os terminais 2 e 3 de um dos maiores aeroportos do mundo, o Los Angeles International Airport (LAX), que tem um orçamento estimado, para os próximos 4 anos, em torno de 1,8 bilhões de dólares.

As inscrições para o 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança estão abertas pelo site www.congresso.pmirs.org.br, onde também é possível saber como se tornar um palestrante ou patrocinador do evento.

Com a iniciativa, o PMIRS quer que os participantes possam gerar novas relações profissionais, fazer amigos e interagir com as maiores referências profissionais da área, construindo e compartilhando conhecimento em um ambiente de muita interatividade e descontração.

Ao final, a intenção é que cada um se sinta parte de uma comunidade líder em gerenciamento de projetos, e mais preparado para seu sucesso pessoal e profissional.

Acompanhe o 15º Congresso de Gestão, Projetos e Lideranças pelas redes sociais:

LinkedIn: www.linkedin.com/in/congresso-pmirs/
Twitter: @CongressoPMIRS
Facebook: www.facebook.com/congressopmirs
Instagram: @cgplpmirs

]]>
Programa de Ação Social tem início Wed, 05 Jun 2019 12:26:15 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/439/?programa-de-acao-social-tem-inicio.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/439/?programa-de-acao-social-tem-inicio.html O Programa de Ação Social é uma iniciativa da Diretoria de Projetos Sociais que pertence à VP de Voluntariado. Teve início em 2018, durante o Congresso Brasileiro de Gestão,_Projetos e Liderança, que aconteceu no mês de junho. Com o resultado obtido, a iniciativa tomou uma força ainda maior para 2019. 

 

A equipe da Ação Social é formada pelos voluntários Laura Gonçalves Possobon, Priscila Müller, Bruna Zomer, Marina Christ, Carol Weber, Aline dal Bó e Caroline Raupp. Juntos com a Diretoria de Projetos Sociais, eles transformaram o piloto inicial em um Programa que estará sustentado em 4 etapas.

 

A primeira delas foi de validação do modelo de 2019, e aconteceu no dia 4 de maio.

 

Nesta primeira etapa, conduzida pela voluntária Laura, participaram do evento três ONGs: Associação de pais e amigos dos excepcionais de Canoas; Centro social e educacional Assunta MarchettiCentro Renascer da Esperança Infanto Juvenil de Desenvolvimento cultural, social, educacional e esportivo.

 

Cada uma delas foi suportada por uma equipe de voluntários e Gerentes de Projetos, na qual foi selecionado um problema crítico para analisar aplicando ferramentas de Gestão de Projetos.

No final do evento, cada ONG conseguiu evoluir no pensamento do seu problema e apresentar para todos os participantes.

 

Esse programa ainda contará com mais duas fases, a serem programadas e comunicadas em breve.

 

O propósito da Diretoria de Projetos Sociais do PMIRS é:

Acreditamos em gerenciamento de projetos como habilidade para a vida e instrumento para a transformação positiva e o empoderamento da sociedade”.

]]>
14º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança está com inscrições abertas Wed, 05 Jun 2019 12:18:46 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/438/?14o-seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-esta-com-inscricoes-abertas.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/438/?14o-seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-esta-com-inscricoes-abertas.html Ir além das técnicas em gerenciamento de projetos através de estudos de caso, apresentação de tendências do mercado, momentos de networking, aprendizagem e experimentação é o objetivo da 14ª edição do Seminário de Gestão, Projetos e Liderança da Serra Gaúcha, que terá como tema central “Gerenciando projetos, transformando negócios”.

O evento acontecerá dias 14 e 15 de junho, no UCS Teatro, em Caxias do Sul. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seminarioserra.pmirs.org.br. Filiados ao PMIRS têm 35% de desconto.

O Seminário contará com a seguinte programação de palestras:

Helena Brochado com o tema “Liderança em tempos de Vale do Silício”.

Case “Projetos Empresas Randon S.A. “Errar é um fato. Aprender é uma escolha!”

Eliani Figueiró, com a palestra “Execução da Estratégia: por que falhamos?”.

Wankes Leandro, sobre “Gerenciando Projetos com Soft Skills”.

Coronel Romaguera do Exército Brasileiro, que vai apresentar o case “Liderança Missão Força de Paz no Haiti”.

Thiago Ayres, que falará sobre “Fazendo elefantes dançarem: cultura startup para organizações tradicionais”.

]]>
Inovação será tema de PMDay pela primeira vez Wed, 05 Jun 2019 12:10:57 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/437/?inovacao-sera-tema-de-pmday-pela-primeira-vez.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/437/?inovacao-sera-tema-de-pmday-pela-primeira-vez.html

Evento temático, o PMDay abordará o tema Inovação, e acontecerá em 11/06, próxima terça-feira, das 19h às 22h, na sala 302 do Prédio 7 da PUCRS.

As inscrições já estão abertas pelo site.

O tema inovação será conduzido através da relação entre tecnologias inovadoras, práticas ágeis e a gestão de projetos. Isso será possível por meio de palestras de três profissionais:

Caroline Bucker, Diretora da Idealiza Tools&Methods , que falará sobre "Como o Design Thinking pode apoiar na economia criativa".

Jarlei Nascimento, Coordenador do GUSAP, palestrará sobre "Nova metodologia SAP Activate, integrada com Métodos Ágeis".

Cris Ferrari, Enterprise Agile Coach na ADP Brazil Labs, abordará o tema "Liderança em ambientes ágeis no mundo complexo".

Sobre os palestrantes:

Caroline Bucker

Diretora da Idealiza Tools&Methods, consultora, palestrante, autora, professora de MBA em Inovação. Mestre em Educação na PUCRS. Pós-Graduada em Gestão de Empresas pela PUCRS, Design Thinker pela ESPM RJ. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS.

Jarlei Nascimento

Coordenador do GUSAP, com larga experiência em gestão de projetos envolvendo SAP (rollout nacional e internacional, implementação do zero, projetos de melhorias de negócio, localização Brasil, etc.), atuando como consultor para módulos de Produção, Logística e Financeiro. Agrega experiência de coordenação de Programa MES integrando com ERP, instrutor SAP (Academias e Módulos específicos) e implementação de PMO e Help Desk/AMS, utilizando como base frameworks direcionados à melhoria contínua, como Six Sigma, Lean, ITIL, PDCA.

Cris Ferrari

Enterprise Agile Coach na ADP Brazil Labs, com mais de dez anos de experiência em Gestão de Projetos e Programas, atuando em empresas como Dell, Sicredi e Chevron-Texaco. É PMP desde 2013 e, além disso, é Agile Coach certificada pelo ICAgile (ICP-ACC), facilitadora certificada pelo ICAgile (ICP-ATF), SAFe Program Consultant (SPC4) pela Scaled Agile, nos Estados Unidos, e Kanban Management Professional (KMP I).

]]>
PMDay conectou gerenciamento de projetos e empreendedorismo Wed, 22 May 2019 08:42:30 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/436/?pmday-conectou-gerenciamento-de-projetos-e-empreendedorismo.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/436/?pmday-conectou-gerenciamento-de-projetos-e-empreendedorismo.html Na noite de 16 de maio ocorreu o inédito PMDay Start-se GP! Conectando o Gerenciamento de Projetos com o Empreendedorismo. Foi o primeiro evento do formato realizado na Serra Gaúcha em 2019, e reuniu 130 pessoas na Universidade de Caxias do Sul para ouvir palestrantes e integrar momentos de debates e networking.

Após a abertura oficial do evento, feita pelo Diretor do Branch Serra, Antônio Pasa, o Coordenador Corporativo de Marketing e Planejamento Estratégico da Soprano, Fabricio Justo, falou sobre o tema "Você será lembrado pelas ENTREGAS". O StartUCS, programa de geração de Startups da Universidade de Caxias do Sul, foi apresentado pelos professores Dra. Eloide Pavoni e Dr. Enor Tonolli. O CEO e sócio das empresas Formadeira e GCC - Garibaldi Construção Civil, Juliano Garibaldi, palestrou sobre "O Gerenciamento de projetos como propulsor de novos negócios”. O encerramento foi da Gerente de Projetos e PMO na Área de TI - Randon S.A., Helen Klering, sobre "Os desafios de empreender dentro e fora de empresas nas áreas de gerenciamento de projetos e consultorias".

A organização ficou a cargo de uma equipe de voluntários do Branch Serra Gaúcha.

A unidade do PMIRS prepara mais uma edição do Seminário de Gestão, Projetos e Liderança, marcada para junho. Informações e Inscrições estão disponíveis no site www.seminarioserra.pmirs.org.br.]]>
Representantes do PMIRS e da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do RS reúnem-se Tue, 07 May 2019 16:07:09 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/435/?representantes-do-pmirs-e-da-secretaria-de-governanca-e-gestao-estrategica-do-rs-reunem-se.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/435/?representantes-do-pmirs-e-da-secretaria-de-governanca-e-gestao-estrategica-do-rs-reunem-se.html O encontro foi primeiramente realizado para relatar as ações do PMIRS na área de projetos no setor público nos últimos três anos e, também, para fazer a entrega do Guia “Gerenciamento de Projetos no Setor Público - Fundamentos Básicos", produzido por um grupo de voluntários do último semestre de 2018.

A reunião aconteceu na tarde de 23 de abril, com a presença do Presidente e do VP de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, respectivamente, Fernando Bartelle e Marco Kappel Ribeiro, do Secretário de Governança e Gestão Estratégica do Rio Grande do Sul, Claudio Gastal, do Diretor Geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Hiparcio Stoffel (também Diretor de Projetos Públicos do PMIRS) e da Secretária Adjunta, Izabel Matte (também voluntária do PMIRS, atuando no grupo de Projetos de Governo).

Fernando Bartelle destacou que o tema é prioritário nas ações do capítulo e uma forma de gerar benefícios do gerenciamento de projetos à sociedade em geral. Claudio Gastal fez uma explanação dos principais objetivos e desafios de sua Secretaria e se mostrou extremamente receptivo a uma interação maior com o PMIRS. 

O próximo passo acertado entre as partes é avaliar ações oportunas para estreitar esse relacionamento, assim como a possibilidade de gerar um Termo de Cooperação para dar suporte a essas atividades.

]]>
PMIRS redefine propósito e direcionadores estratégicos Wed, 24 Apr 2019 14:41:24 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/433/?pmirs-redefine-proposito-e-direcionadores-estrategicos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/433/?pmirs-redefine-proposito-e-direcionadores-estrategicos.html Ao longo do primeiro trimestre de 2019, a Diretoria Executiva do PMIRS para a Gestão 2019-2020 se reuniu periodicamente para estruturar e revisar o Planejamento Estratégico do Capítulo para o período. Entre as atividades propostas nesses encontros, estava a determinação do propósito do PMIRS: Conectar e empoderar pessoas para transformar ideias em realidade.

Além disso, foram redefinidos os direcionadores estratégicos, que são: garantir a sustentabilidade do Capítulo; promover a criação e a disseminação de boas práticas de gestão de projetos e liderança para a sociedade gaúcha; entregar valor ao filiado e ao voluntário; e ter excelência nos projetos e nas operações.

Mais informações sobre os norteadores estratégicos e o Capítulo podem ser acessadas no site.

]]>