RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Wed, 03 Mar 2021 14:16:11 -0300 Wed, 03 Mar 2021 14:16:11 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Plano de 100 dias é apresentado Fri, 19 Feb 2021 16:00:14 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/555/?plano-de-100-dias-e-apresentado.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/555/?plano-de-100-dias-e-apresentado.html Fazer entregas que deem continuidade ao trabalho do PMIRS em 2021 - durante um período em que se faz o Planejamento Estratégico do ano - e reforcem o empenho da Diretoria Executiva e dos voluntários do Capítulo em agregar valor à filiação dos associados estão entre os objetivos do Plano de 100 Dias. A iniciativa foi detalhada durante o evento online “Conexão Voluntários”, na noite de 04 de fevereiro, que contou com a participação de 50 pessoas. Esta é uma inovação do grupo de voluntários que compõem o board de diretores na Gestão 2021/2022.

O Plano de 100 Dias é composto por uma diversidade de ações, projetos e programas. Faz parte dele a realização de Lives, que surgiram como uma novidade diante do cenário de isolamento social imposto pela pandemia no início de 2020. E da continuidade de iniciativas, como as relacionadas ao aniversário de 20 anos do Capítulo, completados no próximo mês de abril, assim como novas edições do evento online Papo de Projeto.

Atividades que reforçam o pioneirismo do PMIRS na relação com filiados e comunidade também estão incluídas no Plano. Entre elas o Programa de Apadrinamhento, que teve duas edições ao longo do ano passado, a atenção à carreira de gerente de projetos, através de espaços e conteúdos exclusivos aos filiados, no site do Capítulo, e inovações relacionadas ao Setor Público e ao segmento do Agronegócio.

Para saber em detalhes e acompanhar essas iniciativas, fique atento aos nossos canais: site, e-mail e redes sociais.

]]>
Recorte da Pesquisa Pulse of The Profession® questiona por que o impacto social é importante para os Thu, 21 Jan 2021 09:16:16 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/552/?recorte-da-pesquisa-pulse-of-the-profession-questiona-por-que-o-impacto-social-e-importante-para-os.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/552/?recorte-da-pesquisa-pulse-of-the-profession-questiona-por-que-o-impacto-social-e-importante-para-os.html Os projetos têm o poder de fazer um mundo melhor. E, à medida que o mundo navega em meio à incerteza provocada pela pandemia, a necessidade de projetos que proporcionem impacto social positivo é mais urgente do que nunca. Os líderes de projeto parecem prontos para a ação: de acordo com a pesquisa Pulse of the Profession ®, 8 em cada 10 profissionais de projeto citam o impacto social como uma preocupação pessoal, e 87% dizem que é uma preocupação para sua organização.

Mas simplesmente querer fazer o bem não é suficiente. O desafio está em encontrar uma maneira de incutir o conceito de impacto social positivo em todos os projetos - não apenas nos que se enquadram na "responsabilidade social corporativa".

Quase 40 por cento dos entrevistados do Pulse relataram grandes barreiras para melhorar o impacto social em suas organizações - variando de falta de recursos financeiros à falta de compromisso organizacional. Mas há sinais de mudança. A pesquisa Pulse revelou que 64% dos entrevistados afirmam que a abordagem de sua organização para o impacto social melhorou nos últimos três anos.

Ao examinar o impacto social dos projetos desde o início, as empresas ganham uma vantagem competitiva, proporcionando benefícios em toda a empresa - e em todo o mundo.

Confira o que o estudo do PMI apontou. Acesse o relatório aqui.

]]>
Diretoria Executiva começa nova gestão Tue, 12 Jan 2021 10:02:52 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/550/?diretoria-executiva-comeca-nova-gestao.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/550/?diretoria-executiva-comeca-nova-gestao.html A realização de uma Assembleia Geral Ordinária pela Internet, no dia 28 de dezembro, encerrou o processo eleitoral para a nova Diretoria Executiva do PMIRS, que passa a ter nova formação até dezembro de 2022. Exercem as respectivas funções, de forma voluntária, os filiados:

Presidente: Alex Sandro Machado da Rosa.
Vice-Presidente de Relações Institucionais e Expansão: Hiparcio Rafael Stoffel.
Vice-Presidente de Filiação e Voluntariado: Cíntia Olicheski Totti.
Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional: Rodrigo Santos Paines.
Vice-Presidente de Governança e Finanças: Ricardo Flores Zago, atualmente no cargo, permanece até a finalização do processo eleitoral específico para esta posição, que está em andamento.

O presidente Alex Rosa comenta estar muito satisfeito com o processo de transição que ocorreu entre a diretoria que encerrou a Gestão 2019/20 e a nova. Esse processo culmina com duas reuniões de Board com a nova gestão nos dias 11 e 13 de janeiro.

“Estamos construindo algo que chamamos de Plano de 100 dias, que conta com a participação e colaboração dos voluntários de todas as diretorias. Esse plano visa executar ações e eventos entre os meses de janeiro a março, pois tradicionalmente esses são meses que o PMIRS não executa ações desse tipo. Não podemos deixar de executar projetos nesse período por conta da organização interna de gestão, e o Plano vem para preencher essa lacuna. Em seguida iremos iniciar o Planejamento Estratégico, que deve ser finalizado em fevereiro”, destaca Alex. 

]]>
Os projetos mais influentes de 2020 segundo o PMI Mon, 11 Jan 2021 18:47:24 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/549/?os-projetos-mais-influentes-de-2020-segundo-o-pmi.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/549/?os-projetos-mais-influentes-de-2020-segundo-o-pmi.html Virou tradição o PMI montar uma lista dos projetos mais influentes do ano que passou. Neste ano, o “COVID-19 Therapeutics Accelerator” ocupa o topo do ranking. A justificativa é por identificar, acelerar e dimensionar tratamentos COVID-19 potenciais, coordenando esforços de P&D apoiado por grandes participantes, como Mastercard, The Bill & Melinda Gates Foundation e Wellcome, a partir de um valor de US$ 125 milhões.

Para detalhar suas escolhas, o PMI criou o site https://www.pmi.org/most-influential-projects, onde lista e apresenta os projetos. Além dos 50 mais influentes do mundo, a plataforma enumera 10 projetos destacados por cada região em que a organização está.

Na América Latina, na terceira posição, está o projeto ferroviário que promete ligar o Estado de Tocantins ao Porto de Ilhéus, na Bahia.  A obra começou em 2018, e está prevista para terminar em julho de 2021.

Sobre o projeto, o PMI destaca que o governo brasileiro anunciou, no mês de maio de 2020, planos de reiniciar o projeto ferroviário de 1.526 quilômetros que ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus: “um elo vital para o transporte das exportações agrícolas e minerais do país. E, com o tempo, um sistema ferroviário expandido poderia fornecer aos parceiros comerciais do país uma alternativa ao Canal do Panamá”.

 

]]>
Academia de Lideranças preparou novos líderes Tue, 08 Dec 2020 20:13:36 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/541/?academia-de-liderancas-preparou-novos-lideres.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/541/?academia-de-liderancas-preparou-novos-lideres.html Ao longo do segundo semestre de 2020, o Projeto Academia de Lideranças oportunizou odesenvolvimento dos atuais líderes do Capítulo a partir da aproximação com os líderes seniores.  Partindo da troca de experiência e conhecimento, o projeto buscou a construção de lideranças do futuro, preparando novos líderes para ocuparem lugares de destaque no PMIRS.

Idealizado pela Vice-Presidência de Voluntariado, a Academia de Lideranças foi formada por encontros técnicos e sessões de mentorias ministradas pelo Presidente e Vice-Presidentes (VPs).

A programação foi dividida em encontros comportamentais e técnicos. O foco comportamental teve orientação de especialistas em comportamento humano e liderança. Nesses encontros foram abordados temas focados no autoconhecimento, imprescindível para os líderes do futuro. Auxiliando os participantes a identificarem seus estilos de liderança, desenvolvendo suas oportunidades de melhoria, trazendo à tona as suas humanidades. A proposta dos encontros técnicos partiu da apresentação da trajetória dos VPs, suas motivações em relação às suas carreiras e, principalmente, o que os levou a voluntariar no PMI.

As lições apreendidas a partir do Projeto Academia de Lideranças serão compartilhados com a comunidade de gerenciamento de projetos por meio de artigos publicados no perfil da Diretoria de Comunicação do Linkedin.

]]>
Projeto Gerentes do Futuro encerra segunda etapa Tue, 08 Dec 2020 20:05:30 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/540/?projeto-gerentes-do-futuro-encerra-segunda-etapa.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/540/?projeto-gerentes-do-futuro-encerra-segunda-etapa.html O PMIRS formou Gerentes de Projeto do Futuro. Literalmente!

O trabalho começou em 2019, quando envolveu 12 jovens. Na segunda fase, em 2020, participaram 8 integrantes do Wimbelemdon, um projeto social criado em 2000 com o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada educando e estimulando-os ao protagonismo.

Por meio de seis encontros em cada uma das fases do projeto, a iniciativa buscou capacitar jovens em fundamentos de gestão de projetos e mentoring. Em 2020, todas as atividades foram realizadas de forma online com o uso de uma ferramenta disponibilizada pela ONG.

O principal objetivo deste projeto foi trabalhar as competências essenciais para que esses jovens estejam preparados para o mercado de trabalho. A primeira fase oportunizou dinâmicas em formato de gamificação, a realização de testes de perfil individuais, criação de personas, além da identificação de habilidades e software skills. A segunda fase focou em temas como currículo e persona, empreendedorismo, planejamento financeiro e gestão do tempo aliada a comunicação assertiva.

As duas fases buscaram o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de gerenciamento de projetos. De acordo com o Coordenador de Projetos do PMIRS, Sociais Marcio Santos, a segunda etapa proporcionou aos jovens a preparação ao mercado de trabalho, com o auxílio de informações de como se planejar financeiramente e comunicar-se no dia a dia.

O Projeto Gerentes do Futuro foi possível devido ao envolvimento de voluntários Rosilaine Silva, Vanessa Silva, Eduardo Paiva, Gabriela Susin, Gustavo Meneghello, Bruna Mattos – analistas de projetos - e de Marcelo Bueno - gerente de projeto, todos ligados à Diretoria de Projetos Sociais do PMIRS em 2020.
]]>
Voluntários Destaques de 2020 são conhecidos Tue, 08 Dec 2020 19:59:03 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/539/?voluntarios-destaques-de-2020-sao-conhecidos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/539/?voluntarios-destaques-de-2020-sao-conhecidos.html Uma cerimônia diferente, com certeza, mas muito emocionante, foi o que aconteceu na noite de 04 de dezembro, de forma totalmente online. Quase uma centena de pessoas, boa parte delas filiados e voluntários do PMIRS, se reuniram para celebrar o ano de 2020: desafiador, mas cheio de projetos novos e bons resultados alcançados.

Momentos marcantes foram relembrados no início da cerimônia e durante a homenagem dedicada a cada um dos Vice-Presidentes (VP), em uma forma de lembrar do trabalho de todos os integrantes da Diretoria Executiva, diretores, gerentes e membros de projetos, que trabalharam na Gestão de 2019-2020, que se encerra no final deste ano.

Durante a premiação Voluntários Destaque do Ano, também foram destacados, por meio da consideração de uma série de critérios, dois Programas e Projetos. Neste ano, foram:

Programa Integrado de Ação Social – representado pelo voluntário Marcio Santos - VP de Desenvolvimento Profissional Programa Portas Abertas – representado pela voluntária Carolina Vasconcelos - VP de Filiação
Projeto do Ano – Academia de Lideranças – representado pela voluntária Camila Maurente - VP de Voluntariado
Projeto do Ano – PMY Job – representado pelo voluntário Gilberto Gregório - VP de Filiação

Entre os voluntários reconhecidos pelo trabalho e empenho realizado estão:

Voluntário Destaque da VP de Voluntariado: Camila Maurente
Voluntário Destaque da VP de Relações Institucionais e Marketing: Fernando Bartelle
Voluntário Destaque da VP de Filiação: Katia Argemi
Voluntário Destaque da VP de Desenvolvimento Profissional: Marcio Santos
Voluntários Destaque da VP de Governança e Finanças: Marcelo Colling
Voluntário Destaque da VP de Expansão e Branches – Branch Serra: Marcelle Dayana Dias
Voluntário Destaque da VP de Expansão e Branches – Branch Norte: Alexandre Marinho da Silveira
Voluntário Destaque da VP de Expansão e Branches – Branch Sul: Samuel Vinícius Bonato

Vice-Presidência Destaque: Soedi Roso
Instrutor Destaque: Fernanda Lago
Troféu Algo+: Gislaine Fortes
Líder Destaque: Carolina Vasconcelos
Líder Destaque: João de Olyveira

]]>
Encontro compartilhará ideias e cases de como a Gestão de Projetos transforma ideias em resultados Wed, 18 Nov 2020 09:02:44 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/538/?encontro-compartilhara-ideias-e-cases-de-como-a-gestao-de-projetos-transforma-ideias-em-resultados.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/538/?encontro-compartilhara-ideias-e-cases-de-como-a-gestao-de-projetos-transforma-ideias-em-resultados.html “Transformando ideias em resultados: o papel do Gerenciamento de Projetos” será o tema do evento online que acontecerá no dia 09 de dezembro, das 17h às 18h30. A participação é gratuita e pode ser garantida pelo site https://bit.ly/webinarpmirs.  

O webinar é uma realização do PMIRS e tem o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Sebrae RS.

O encontro contará com três palestras e um momento aberto ao debate, perguntas e networking entre os participantes. Uma delas será do presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, que vai contar como o Capítulo vem atuando e as formas de se envolver com a organização. 

Outra palestrante será Anna Friedrich, PMP®, Engenheira Química pela UFSM e Gerente de Project Sourcing da Husqvarna (Suécia). Sua apresentação será sobre "O poder das diferenças – gestão de projetos com times multiculturais".

Anna é uma grande entusiasta do tópico Gerenciamento de Projetos, buscando sempre aprender e se desenvolver no contato com diferentes culturas. Ela possui quase 7 anos de experiência internacional em times multiculturais, tendo trabalhado na Alemanha, Inglaterra, China e Suécia. Tem uma trajetória em gestão, planejamento e execução de projetos na área de melhoria de processos e em projetos NPD (New Product Development). Foi responsável por projetos de melhoria de processos na área de Project Sourcing e implementação nos escritórios da Suécia e China, e atualmente trabalha em projetos NPD de grande âmbito estratégico, sendo responsável pela gestão de fornecedores internacionais.

O terceiro convidado é o Coordenador de Planejamento do time de Logística da Delivery Much, Patrick Gabbi. Ele palestrará sobre o tema “Usando metodologia ágil de gerenciamento de projetos para expandir um serviço de logística de última milha”. Gabbi é Engenheiro de Produção pela UFSM e Especialista em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS. Há 4 anos atua democratizando o delivery online no país através da Delivery Much, a maior plataforma de delivery online do interior do Brasil, presente em mais de 300 cidades.

]]>
Workshop explorou os caminhos da Inteligência emocional Mon, 19 Oct 2020 17:48:54 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/535/?workshop-explorou-os-caminhos-da-inteligencia-emocional.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/535/?workshop-explorou-os-caminhos-da-inteligencia-emocional.html A inteligência emocional é uma das ferramentas que permite administrar emoções, ter uma percepção maior sobre as emoções de outras pessoas, melhorar nossa capacidade de comunicação e relação interpessoal. E um caminho para dominá-la – que resulta em um processo de autoconhecimento – é explorar a condição de sentir-se vulnerável: lidar com a incerteza, riscos e a exposição emocional.

O workshop “Se Joga e vai” aconteceu na noite de 14 de outubro, e foi organizado pelos voluntários dos Branches Norte e Serra Gaúcha do PMIRS. Foi conduzido pelas psicólogas especialistas em Gestão de Pessoas Carine Hackenhaar e Francielle De Cezaro, da Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial, e aplicado a partir de um game desenvolvido pela empresa.

O workshop propôs uma autoanálise, a partir da qual os participantes puderam refletir como estão consigo mesmos e que desafios têm pela frente para buscar o autoconhecimento e melhorar a forma como tratam de suas vulnerabilidades.

 Confira alguns depoimentos sobre a experiência em participar do workshop:

  “Eu achei que foi tão bom e o tema tão interessante que parece que o tempo passou rápido demais”.
Tamires Martines

“O workshop Se joga e vai gerou um grande momento de reflexão sobre a cultura da escassez. De fato, sacrificamos as oportunidades e desperdiçamos as nossas forças em busca do sucesso. Dessa forma, parabenizo aos Branches Serra e Norte do PMIRS e a empresa Gestora por proporcionar esse momento de análise comportamental.”
Marcio Silva dos Santos
 
“Este workshop apontou comportamentos e situações que deveríamos pensar com mais frequência. Como quando somos questionados a encarar uma fraqueza, quase sempre associada a uma vulnerabilidade e não uma força, torna-se algo a superar. Falta coragem ou autoconhecimento? Nem sempre queremos ou aceitamos mudar nosso mindset. A conversa entre os participantes e as facilitadoras ajudou a reforçar o quanto precisamos acreditar na nossa capacidade de melhorar a cada dia.”
Camila Maurante
 
]]>
Desafios no Setor Público é tema do Projcast Tue, 06 Oct 2020 17:51:16 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/533/?desafios-no-setor-publico-e-tema-do-projcast.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/533/?desafios-no-setor-publico-e-tema-do-projcast.html O quinto episódio do podcast do PMIRS convida especialistas para debater Governança e Gestão de Projetos no setor.

São eles: Claudio Leite Gastal, Secretário de Governança e Gestão Estratégica do Governo do Rio Grande do Sul; Kellen Francisco, Líder PMO na implantação de SAP S/4HANA na EMBRAPA e Diretora Adjunta de Projetos Sociais no PMIDF; e Hiparcio Stoffel, Diretor Geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do RS e Diretor de Projetos Sociais do PMIRS.

A partir do tema “Gestão de Projetos e governança no setor público, é possível? Quais são seus desafios?”, os participantes deste episódio debateram sobre os seguintes tópicos:  

Nosso sistema está preparado para tornar a administração pública tão eficiente quanto a administração privada?

As duas formas de se gerenciar são as mesmas? Existem requisitos conflitantes ou modelos diferentes?

Qual a preparação necessária para o gerente de projetos e gestor de governança lidarem com esse cenário?

Escute aqui!

]]>