RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Wed, 24 Apr 2019 04:52:25 -0300 Wed, 24 Apr 2019 04:52:25 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss PMIRS realiza pesquisa de opinião Wed, 17 Apr 2019 13:14:59 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/432/?pmirs-realiza-pesquisa-de-opiniao.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/432/?pmirs-realiza-pesquisa-de-opiniao.html Ao longo do mês de abril, o PMIRS vem realizando uma pesquisa de opinião com seus filiados. A ação é a primeira de uma série que tem, entre seus objetivos, identificar expectativas, necessidades e percepções acerca do tema de gerenciamento de projetos no Rio Grande do Sul, especialmente em relação ao valor que o Capítulo pode agregar para o desenvolvimento individual e coletivo nessa área.

Conforme explica a voluntária Ana Karin Nunes, com conhecimento e vivência profissional em pesquisa, o escopo do Projeto Pesquisa e Diagnóstico dos Públicos Estratégicos do PMIRS prevê a escuta e diálogo com vários públicos, prevendo objetivos específicos para cada um deles, sendo que, neste primeiro momento, o foco são os filiados.

Na visão do presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, a pesquisa funciona como uma ferramenta e canal de comunicação que o board tem com o filiado, mais prático e direto, visto o grande número de filiados que o capítulo, felizmente, tem. Assim, cada filiado pode expressar o que entende como valor no seu envolvimento com o PMIRS. “Como organização associativa, a razão da existência do PMIRS é entregar valor ao filiado. Na tentativa de fazer isso da melhor forma, é importante saber a opinião de cada um sobre o que agrega à experiência de estar filiado. Por isso, é fundamental que todos os filiados respondam à pesquisa”, reforça Bartelle.

O questionário pode ser acessado até o dia 30/04/2019 pelo link www.pmirs.org.br/pesquisadeopiniao.

]]>
Branch Norte e UPF realizaram aula aberta Tue, 02 Apr 2019 23:54:07 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/431/?branch-norte-e-upf-realizaram-aula-aberta.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/431/?branch-norte-e-upf-realizaram-aula-aberta.html Na noite de 28 de março ocorreu a Aula Aberta da 1a edição do MBA em Gerenciamento do Projetos na Universidade de Passo Fundo (UPF), conveniado com o PMIRS. A iniciativa é resultado de ações articuladas pelo Branch Norte, liderado pela diretora Soedi Cármen Roso, e foi possível graças à parceria e ao trabalho realizado junto à universidade.

O projeto do MBA iniciou em 2018 e, nesse evento, foi oficialmente apresentado à comunidade. Fez parte da programação uma palestra ministrada pelo VP de Relações Institucionais do PMIRS, o Engenheiro Marco Antônio Kappel Ribeiro, sobre o tema Soft Skills - Você ainda vai precisar disto!

Durante sua apresentação, Kappel destacou que, num mundo de avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, o Gerente de Projetos precisa, cada vez mais, ir além de conceitos técnicos básicos para gerenciar um projeto, como escopo, cronograma, orçamento, riscos e outros, pois as organizações buscam profissionais que demonstrem ter, além das habilidades técnicas - que continuam sendo fundamentais -, conhecimentos e habilidades comportamentais, sociais e emocionais, as chamadas Soft Skills. Entender e adquiri-las, em um mundo cada vez mais digital, é uma questão de sobrevivência para o profissional. A liderança do Gerente de Projetos pressupõe o domínio dessas habilidades.

Com o objetivo de trazer alguns insights para uma reflexão daqueles que já são, ou pretendem seguir a carreira de Gerente de Projetos, a palestra foi seguida de um painel de debates com o tema Gerenciamento de Projetos e o mercado de trabalho. Participaram a Engª. Verônica Rosa Pavoni e o Engº. Jean Dela Líbera. O evento contou com a participação de filiados ao PMIRS, universitários e profissionais atuantes e interessados no tema.

Antes do evento, ocorreu uma reunião dos voluntários do PMIRS com representantes de empresas presentes no Polo Tecnológico que fica na UPF, onde também o Branch Norte tem sua sede. O encontro gerou um bate-papo sobre o papel do gerente de projetos nessas empresas, o perfil desejado, os principais desafios e a visão do PMI sobre o tema.

 Confira também os destaques dessa noite relatados no site da UPF.

]]>
PMIRS dá início ao ano letivo Mon, 25 Mar 2019 16:21:45 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/429/?pmirs-da-inicio-ao-ano-letivo.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/429/?pmirs-da-inicio-ao-ano-letivo.html O PMIRS tem feito grande esforço para que a formação em Gerenciamento de Projetos, no Rio Grande do Sul, seja oferecida de forma qualificada em diferentes Universidades através de cursos de Pós-Graduação. E em 2019, deu andamento a esse trabalho através de diferentes iniciativas e da renovação de convênios e parcerias com diversas instituições de ensino.

Em Porto Alegre, o Capítulo tem uma trajetória de mais de uma década de parceria com a PUCRS nessa área, onde é oferecido o MBA em Gerenciamento de Projetos de Negócios Digitais. E, mais recentemente, com a Engenharia de Produção da UFRGS, no Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos. Fora da capital, tem diferentes parcerias e apoios com a Universidade de Caixas do Sul, Universidade de Passo Fundo, UniLaSalle de Canoas e a Unisinos.

Em todas essas instituições os alunos são filiados ao PMI, e o Capítulo apoia de diferentes maneiras para que os cursos estejam alinhados com as melhores práticas difundidas pela instituição no mundo todo.

Uma outra iniciativa de destaque nessa linha, realizada neste início de ano, foi a organização da segunda edição do Seminário Acadêmico em Gerenciamento de Projetos, trazendo a experiência de profissionais de mercado, ao lado de trabalhos de alunos de pós graduação no Rio Grande do Sul.

Leia mais no nosso blog.

]]>
PMI publica pesquisa Pulse of the Profession 2019 Mon, 25 Mar 2019 16:16:53 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/428/?pmi-publica-pesquisa-pulse-of-the-profession-2019.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/428/?pmi-publica-pesquisa-pulse-of-the-profession-2019.html Edição mais recente está disponível no site.

O PMI Global divulgou nova versão do estudo realizado desde 2003, para o qual consulta organizações do mundo todo. Nesta edição, a publicação destaca que “é hora de adicionar um novo ingrediente àquela fórmula antiga, especialmente dada a mudança fundamental em como o trabalho está sendo feito".

"Poucos trabalhos do futuro girarão em torno de uma lista com marcadores de responsabilidades estáticas. Cada vez mais pessoas em todas as funções serão contratadas para gerenciar um portfólio de projetos e, cada vez mais, esses projetos estarão ligados à tecnologia”. O trabalho questionou o quociente de tecnologia (TQ) relacionada às organizações ao gerenciar seus projetos. A TQ é entendida como a capacidade de uma pessoa de adaptar, gerenciar e integrar a tecnologia com base nas necessidades da organização ou do projeto. 

Acesse a pesquisa completa aqui!]]>
Inscrições estão abertas para o II Seminário Acadêmico de Gerenciamento de Projetos Fri, 22 Feb 2019 08:48:56 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/426/?inscricoes-estao-abertas-para-o-ii-seminario-academico-de-gerenciamento-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/426/?inscricoes-estao-abertas-para-o-ii-seminario-academico-de-gerenciamento-de-projetos.html

Pelo segundo ano consecutivo, o PMIRS promove o Seminário Acadêmico de Gerenciamento de Projetos – Tendências e Desafios, a fim de discutir temas que estejam pautando o dia a dia ou serão importantes na definição do futuro dos profissionais envolvidos na área. Por isso, o evento é direcionado particularmente para alunos de cursos de pós-graduação ou especialização em gerenciamento de projetos.

Frente a novas tecnologias, novas abordagens são necessárias, assim como a revisão da aplicação de conceitos tradicionais. Diante disso, o Seminário reunirá profissionais que farão apresentações e relatos de experiências para discutir o tema, conforme programação detalhada abaixo.

Este ano, o Seminário estará recebendo a inscrição de artigos originais de alunos sobre temas livres dentro da área de gerenciamento de projetos. Os três melhores artigos serão apresentados em um painel do Seminário e serão premiados com uma inscrição para o curso preparatório à certificação PMP ministrado pelo PMIRS. Confira as informações completas para essa subsmissão em material disponível para download nesta página.

O evento acontecerá no dia 16 de março, das 9h às 15h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros do RS, na Av. Érico Veríssimo, 960, em Porto Alegre.  As inscrições podem ser feitas pelo site.

Programação:

09:00 - Credenciamento / Café de Recepção / Networking
09:30 - Abertura com Fernando Bartelle (Presidente do PMIRS)
09:40 – Palestra “Transformação Digital” - Roberto Petry (Diretor de TI da Dell)
10:30 - Palestra “Soft Skills – Você Ainda Vai Precisar Disto!” – Marco Kappel Ribeiro (VP de Relações Institucional e Marketing do PMIRS)
11:20 – Palestra "IoT e a Gestão em Tempo Real” – Luiz Francisco Gerbase (CEO da Ayga)
12:10 - Intervalo para Almoço
13:00 - Palestra “Gerenciamento de Projetos na Prática”– Júlio Cesar Lamb (Diretor da Lamb Construções e Engenharia)
13:50 - Painel com trabalhos premiados
15:00 – Encerramento

 

]]>
MBA é lançado durante realização de PMDay em Passo Fundo Mon, 28 Jan 2019 00:54:04 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/424/?mba-e-lancado-durante-realizacao-de-pmday-em-passo-fundo.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/424/?mba-e-lancado-durante-realizacao-de-pmday-em-passo-fundo.html Durante o primeiro PMDay Experience organizado pelo Branch Norte do PMIRS, ainda em dezembro de 2018, em Passo Fundo, o MBA em Gerenciamento de Projetos, que será ofertado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) neste ano, foi lançado e apresentado aos participantes. O curso será, pela primeira vez, oferecido pela universidade e através de um convênio com o PMIRS. A parceria entre a UPF e o PMIRS oportuniza a expansão do networking, a disponibilidade de um corpo docente atuante na área de gestão de projetos como profissão, o vínculo do aluno como filiado ao PMIRS, o acesso ao acervo online do PMI. 

O MBA terá como um dos referenciais teóricos a mais recente e 6ª versão do PMBOK® e será voltado a profissionais que exerçam ou estejam se preparando para exercer o papel de gerentes de projetos, ou ainda, para participar como membro de equipes que atuam nessa ou em qualquer área de negócios em que o trabalho possa ser organizado por meio de projetos. Por isso, entre os objetivos do curso está o de capacitar profissionais para planejar, controlar e executar projetos, desenvolver habilidades para a atuação profissional como gerente de projetos, e colocar o profissional em contato com gestores experientes na área de gerenciamento de projetos.

As inscrições no MBA em Gerenciamento de Projetos na UPF acontecem até 17 de março. Saiba mais aqui.

O PMDay

Ocorrido no dia 11 de dezembro, o evento promoveu a discussão e troca de experiências vividas com Gerenciamento de Projetos através de cinco “smart talks”, palestras curtas, estilo TED Talks, apresentadas por gerentes de projetos. Entre os temas abordados estavam: Lições Aprendidas no Gerenciamento das Comunicações, Construindo o Escopo e Reduzindo as Incertezas, Gerenciamento de Recursos (Inteligência Emocional), Lições Aprendidas da Área de Gerenciamento das Partes Interessadas e Lições Aprendidas em Gerenciamento de Recursos. Para finalizar, o voluntário Leandro Vignochi, atuante em diversas gestões do PMIRS, ministrou uma palestra interativa, com o tema: Experiências em Projetos, na qual abordou a vivência, dificuldades e aprendizados de um GP na execução de seu trabalho.

]]>
Na Vitrine: Guia Gerenciamento de Projetos no Setor Público é tema de entrevista Tue, 15 Jan 2019 09:12:34 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/422/?na-vitrine-guia-gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico-e-tema-de-entrevista.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/422/?na-vitrine-guia-gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico-e-tema-de-entrevista.html

Criado para difundir as boas práticas de gerenciamento de projetos entre empresas e profissionais de diferentes áreas, o Project Management Institute (PMI) no Rio Grande do Sul tem buscado levar suas técnicas também ao setor público. No final do ano passado, o PMI-RS lançou o guia Gerenciamento de Projetos no Setor Público - Fundamentos Básicos, disponível no site www.pmirs.org.br/projetospublicos.

Organizada pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, Marco Antônio Kappel Ribeiro, juntamente com Hiparcio Stoffel, integrante do grupo de trabalho do setor público, a cartilha foi inspirada em modelo já adotado nos Estados Unidos. Por aqui, teve a primeira edição em 2016, durante as eleições municipais. Desde então, explica Ribeiro, o PMIRS passou a ter mais interação com a prefeitura de Porto Alegre e com o governo do Estado. Com a prefeitura, foi assinado um convênio por meio da Escola de Gestão, diz Ribeiro.

"A ideia é levar palestras e treinamentos a servidores municipais, conhecer as rotinas e as dificuldades. O primeiro encontro foi em novembro, com cerca de 200 servidores, de diferentes secretarias e órgãos", diz. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o vice-presidente do PMI fala sobre o guia, a importância do gerenciamento correto de projetos públicos e outros temas.

Jornal do Comércio - Onde estão os maiores problemas na gestão de projetos públicos?

Marco Antônio Kappel Ribeiro - Estão na falta de existência de escritórios de projetos, na estrutura de governança, na falta de conhecimentos de metodologias de gerenciamento dos projetos e na carência de gestão de competências. Mas eu diria que o maior problema é na governança. Segundo nossa cartilha, a governança significa gerenciar e tomar decisões baseado em métricas e indicadores, em resultados e no monitoramento correto do andamento dos projetos e até na escolha do que será feito, se realmente é uma prioridade para aquela cidade.

JC - Há algum local onde esses preceitos tenham sido aplicados com mais ênfase e já apresentem resultados?

Ribeiro - Difícil dizer, porque é um processo que se iniciou há pouco e leva tempo. Começa por agregar ao grupo servidores interessados nesse trabalho, por adesão espontânea. E tudo isso tem um tempo de maturação. Em encontro recente do PMI Day Setor Público, na Pucrs, reunimos cerca de 200 servidores do executivo e diferentes órgãos estatais.

JC - O PMI aborda, de alguma forma, o problema da corrupção no setor público?

Ribeiro - Não, em nenhum momento. É um tema bastante sensível. Mas não temos um tópico específico sobre isso porque a boa governança prevê, justamente, fazer o certo, com projetos bem estruturados, com indicadores e acompanhamento sistemático. E pode parecer que esse é um problema generalizado, mas não é. Tem muito servidor motivado a fazer as coisas certas, e, por isso, se aproximam do PMI. Mas, como em qualquer lugar, também há maus servidores. A maioria dos servidores é honesta, e precisa de projetos e de motivação. Algo que, muitas vezes, não se tem no setor público. Salário é importante, mas não pode ser considerada a motivação profissional. O PMI também trabalha para motivar as pessoas, que são fundamentais no bom andamento de um projeto.

JC - Temos, no Brasil, algum estado ou cidade que chame a atenção nesses quesitos, antes ou depois da divulgação da cartilha?

Ribeiro - A cartilha foi replicada pelos 15 capítulos do PMI no Brasil, então não temos um controle total da aplicação. Mas sei que, no Espírito Santo, já há preocupação maior em trazer para dentro do setor púbico as melhores ferramentas de gestão de projetos. Mas temos que ressaltar que adotar a cartilha não significa que está tudo sendo feito errado. Pelo contrário, temos que dar força a ações e projetos que dão certo, dar um corpo robusto para que se perpetue, para que o que está sendo feito certo não se perca.

]]>
Inscrições estão abertas para ao MBA em Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais na PUCRS Sat, 05 Jan 2019 15:22:39 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/421/?inscricoes-estao-abertas-para-ao-mba-em-gerenciamento-de-projetos-em-negocios-digitais-na-pucrs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/421/?inscricoes-estao-abertas-para-ao-mba-em-gerenciamento-de-projetos-em-negocios-digitais-na-pucrs.html Fruto de uma parceria de mais de uma década entre o PMIRS e a PUCRS, a segunda edição do MBA de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais tem como proposta, e um dos diferenciais, uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidas, com ciclos de desenvolvimento e crescimento gradativos, dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Startup, Ágil e DevOps. O curso engloba, ainda, a compreensão das tecnologias de informação que sustentam os negócios digitais e sua utilização no contexto do gerenciamento de projetos, como IOT, Block Chain, Data Science e outros.

Entre os objetivos está o de formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando ou desejam ingressar nessa área. São foco do MBA profissionais das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e afins, que desejem buscar formação em Gerenciamento de Projetos na área de Negócios Digitais.

Mais informações e inscrições podem ser acessada aqui.

]]>
Prêmios Destaques do Ano são entregues Tue, 11 Dec 2018 08:15:52 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/420/?premios-destaques-do-ano-sao-entregues.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/420/?premios-destaques-do-ano-sao-entregues.html Todo o ano, o PMIRS destaca e agradece o empenho dos seus voluntários em um momento especial durante o Jantar de Final de Ano, que aconteceu no dia 30 de novembro. Na ocasião, foram conhecidos os ganhadores do Prêmio Destaques do Ano. Nesta edição, como é de praxe, teve inovação: foi a homenagem a Rogério Severo, conselheiro, ex-diretor, como “Voluntário Hors Concours”. Além disso, o troféu entregue foi repaginado.

Outro grande momento da premiação é o destaque aos Projetos do Ano que, em 2018, foram dois para a VP de Expansão e Branches. O primeiro lugar ficou com o projeto Pós-Graduação com Selo PMI, e o segundo, com o Preparatório PMP 2018 Serra Gaúcha. Os destaques nas demais categorias foram:


Voluntários Destaques:
VP de Relações Institucionais e Marketing: Bruna Burk
VP de Expansão e Branches: Soedi Roso
VP de Filiação: Wendel Tadeu
VP de Governança e Finanças: Rodrigo Robert
VP de Voluntariado: Aline Dal Bó
VP de Desenvolvimento Profissional: Mariela Aranda

Instrutor Destaque: Tiago Hermann

Diretorias destaques:
Diretoria de governança: Giovana D’Alascio
Diretoria de Projetos Públicos: Hiparcio Stoffel
Diretoria de Educação: Deborah Selistre

Vice-Presidência Destaque: VP de Relações Institucionais e Marketing: Marco Kappel Ribeiro

Voluntário Algo +: Michelle Fonseca

 

]]>
Nova diretoria é eleita para o biênio 2019-2020 Tue, 11 Dec 2018 08:09:48 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/419/?nova-diretoria-e-eleita-para-o-bienio-2019-2020.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/419/?nova-diretoria-e-eleita-para-o-bienio-2019-2020.html

No dia 29 de novembro aconteceu o encerramento do Processo Eleitoral para a escolha da Diretoria Executiva do PMIRS para o biênio 2019-2020. Os trabalhos começaram oficialmente em 3 de setembro. Após a realização da Assembleia Geral de Votação, última chance para votação dos filiados, somou-se os votos à votação online, que esteve aberta entre 10 e 21 de novembro. Foram contabilizados 122 votos, 114 votos na chapa única "PMI para Todos", e 9 votos em branco. Totalizou-se, dessa forma, 123 votantes. 

Os componentes da chapa eleita e, portanto, da Diretoria Executiva do PMIRS 2019-2020 são:

Presidente: Fernando João Bartelle Júnior
VP de Relações Institucionais e Marketing: Marco Kappel Ribeiro
VP de Governança e Finanças: Ricardo Flores Zago
VP de Filiação: Alex Rosa
VP de Voluntariado: Giovana Oliva D'Alascio
VP de Desenvolvimento Profissional: Mauro Spader
VP de Expansão e Branches: Daniel Garbin

O Presidente ex-officio será Fábio Giordani.

]]>