RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Fri, 22 Nov 2019 12:17:54 -0300 Fri, 22 Nov 2019 12:17:54 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss PMIRS dá início a mais uma iniciativa voltada ao Setor Público Mon, 18 Nov 2019 15:13:04 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/467/?pmirs-da-inicio-a-mais-uma-iniciativa-voltada-ao-setor-publico.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/467/?pmirs-da-inicio-a-mais-uma-iniciativa-voltada-ao-setor-publico.html Gestão de Projetos para o Setor Público, promovida pelo Governo do Estado em parceria com o PMIRS. Com o objetivo de melhorar os resultados dos projetos prioritários do governo, a capacitação tem como público-alvo os gerentes das 95 iniciativas que compõem o Planejamento Estratégico 2019-2022.

No primeiro módulo, o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, e o assessor de gestão e inovação do EDP Alex Rosa, que também é VP de Filiação do PMIRS, apresentaram o contexto e os conceitos envolvidos na primeira etapa do ciclo de vida do projeto, a iniciação. Ao longo dos próximos encontros, que seguem até 13 de dezembro, serão abordadas as fases seguintes: planejamento, execução e encerramento, além dos processos contínuos de monitoramento e controle.

No total, a capacitação somará 40 horas, em formato presencial, ministradas na sala da Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo. 

Saiba mais]]>
Ação Social 2019 capacitou ONGs pelo segundo ano Tue, 29 Oct 2019 16:10:35 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/466/?acao-social-2019-capacitou-ongs-pelo-segundo-ano.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/466/?acao-social-2019-capacitou-ongs-pelo-segundo-ano.html Organizações não-governamentais (ONGs) com propósitos e trajetórias tão diversos quanto o Instituto dos Pobres Servos da Divina Providência – Calábria, o Instituto Social Pertence, a SERVI – Servindo para Reestruturação da Vida, e a Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul foram convidadas a participar da segunda edição da Ação Social.

A iniciativa é um dos projetos da Diretoria de Projetos Sociais, e tem o objetivo de compartilhar boas práticas de gerenciamento de projetos com ONGs, orientar seus integrantes a resolver um problema a partir dos ensinamentos obtidos durante um workshop.

A SERVI, por exemplo, buscava melhorias na gestão de voluntários. Representantes da Orquestra Jovem destacaram a integração promovida pelo evento.

A segunda edição da Ação Social aconteceu na manhã de 24 de setembro de 2019 como uma atividade integrada à 15ª edição do Congresso de Gestão, Projetos e Liderança realizado pelo PMIRS em Porto Alegre.

A Ação Social 2019 teve o patrocínio da SUPRIA.

Saiba mais sobre esta e outras iniciativa da Diretoria de Projetos Sociais do PMIRS no site www.pmirs.org.br/projetossociais .]]>
Mudanças do PMI foram abordadas durante o Almoce Tue, 29 Oct 2019 15:16:11 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/465/?mudancas-do-pmi-foram-abordadas-durante-o-almoce.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/465/?mudancas-do-pmi-foram-abordadas-durante-o-almoce.html O terceiro Almoce com o PMI de 2019, realizado em Porto Alegre, aconteceu no dia 23 de outubro, no Restaurante Panorama Gastronômico, na PUCRS.

O tradicional momento de encontro de filiados na hora do almoço, uma das iniciativas mais antigas e queridas do PMIRS, inovou ao incluir duas palestras, além da apresentação de membros da diretoria que, entre outras informações, atualizaram os presentes sobre a agenda de eventos e novidades do Capítulo.

Uma das palestras foi apresentada por um dos fundadores do PMIRS e primeiro presidente, Mauro Sotille, sobre as mudanças que o PMI vai realizar no exame para a obtenção de certificação. Diretor da PM Tech Consultoria, que é um Registered Education Provider (R.E.P) do PMI, Sotille compartilhou quais serão as principais alterações que terá o exame a partir do segundo semestre de 2020.     

Outro momento diferenciado foi a fala do Presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, trazendo mais detalhes sobre a forma como o PMI passou a se posicionar desde a alteração na marca, anunciada no início de outubro. O PMIRS fez parte de um grupo de capítulos no mundo todo que realizou tal movimento localmente. No Brasil, foi o único capítulo.

Leia mais sobre a palestra de Bartelle aqui.

]]>
O que está por trás do novo posicionamento do PMI Tue, 29 Oct 2019 15:08:22 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/464/?o-que-esta-por-tras-do-novo-posicionamento-do-pmi.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/464/?o-que-esta-por-tras-do-novo-posicionamento-do-pmi.html A necessidade de uma nova linguagem para expressar complexo onde atuamos, exigiu disrupção até mesmo na criação de uma nova logomarca.

Um conjunto de símbolos foi idealizado para expressar as qualidades desejadas na Economia de Projetos, e a logomarca da Instituição incorporou duas dessas qualidades: colaboração e determinação.

O uso de símbolos e a inclusão de mais cores em seu logotipo demostra que a instituição está ocupada em pensar o presente e se preparar para o futuro. E em colocar o gerenciamento de projetos na mesma linha.

Durante uma apresentação no Almoce com o PMI, realizado em Porto Alegre no último dia 24, o presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, trouxe mais detalhes sobre tal momento.

O ponto de partida é a revolução na forma como nos relacionamos e trabalhamos em um mundo em que as pessoas têm habilidades para entregar valor em qualquer projeto em que estejam envolvidas, e onde as organizações entregam valor não só através do sucesso nos projetos, mas também na entrega de produtos sempre alinhados com a cadeia de valor.

E para falar sobre tudo isso, o PMI está usando a expressão “Economia de Projetos”. Diante dessa realidade, o papel da instituição é abastecer esse ecossistema, fortalecendo a sociedade ao capacitar organizações e empoderar indivíduos para transformar ideias em realidade.

Para fazer frente a isso, o PMI redefiniu sua personalidade enquanto marca e construiu uma história. A organização se vê através de um grupo de características: é destemida, pois entende a necessidade das mudanças, é brilhante, pois reúne pessoas capazes de co-criar conhecimento, e é estimulante, na medida que busca entender as necessidades de seu ecossistema e facilitar o seu atendimento.

A história construída pela marca nos conta que começamos a liderar para o futuro, ativados pela comunidade, nos abastecendo da paixão dos profissionais e voluntários, e concretizamos nossa missão nas entregas realizadas

Veja mais na apresentação disponível para download.  

Leia do que já publicamos sobre o tema:

15/10 – A virada da marca

04/10 – A mudança

23/09 – A Economia de Projetos]]>
PMIRS palestrou no LIM Tue, 15 Oct 2019 16:01:25 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/461/?pmirs-palestrou-no-lim.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/461/?pmirs-palestrou-no-lim.html Como engajar jovens e criar líderes para o futuro foi o tema da palestra do PMIRS neste ano no PMI® Leadership Institute Meeting. O encontro entre líderes globais do PMI aconteceu nos primeiros dias de outubro, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

A voluntária Aline Dal Bó conduziu a palestra acompanhada da diretora de Projetos Sociais, Mariela Aranda, e do presidente Fernando Bartelle.

O grupo compartilhou o trabalho realizado no PMIRS a partir da formação do Núcleo Jovem no Capítulo.

Confira o depoimento da Aline Dal Bó:

"Participar do LIM foi sem dúvida a melhor experiência que vivenciei até agora. Quando entrei no PMI, com apenas dezesseis anos, tinha noção que a oportunidade de construir um Núcleo Jovem era única, mas nunca poderia esperar os resultados incríveis dessa iniciativa: jovens voluntários impactando a comunidade através do Gerenciamento de Projetos.

Apresentar este projeto no Leadership Institute Meeting é extraordinária, já que Gerentes de Projetos ao redor do globo ficam cientes de que o PMI se importa (e muito!) com as novas gerações, e é claro, veem o PMIRS como referência neste assunto.

A pauta Next Gen foi muito mencionada ao longo do LIM, inclusive pelo CEO do PMI, Sunil Prashara e o Chair do Board of Directors, Randall Black".

]]>
A virada de marca do PMI Tue, 15 Oct 2019 15:43:26 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/460/?a-virada-de-marca-do-pmi.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/460/?a-virada-de-marca-do-pmi.html No dia 04 de outubro, às 23h (hora local), o PMIRS apresentou uma mudança inédita em sua história: uma nova marca, no mesmo instante em que o PMI Global fazia a mudança da sua, durante a conferência de líderes na Filadélfia, Estados Unidos, o PMI® Leadership Institute Meeting 2019.

O logo veio acompanhado de nova tipografia e cores oficiais que, em resumo, traduzem o novo posicionamento do PMI, voltado a uma economia de projetos. A mudança foi visível no site do Capítulo e nas redes sociais, que tiveram suas capas atualizadas ao mesmo tempo que as mudanças no site.

O tema foi explorado pelo presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, em dois textos que escreveu para o blog: Economia de Projetos e A mudança.

Em um vídeo, Bartelle fala um pouco mais sobre o assunto.

É possível saber detalhes e as justificativas para a mudança da marca e suas escolhas no vídeo em que o Presidente e CEO do PMI, Sunil Prashara, conversa com a Vice-Presidente de Marca do PMI, Cindy Anderson.

O Processo

O PMIRS participou de um grupo de 55 capítulos ao redor do mundo incluídos no programa Early Adopters. Nessa turma havia outros 3 capítulos latino-americanos: Nuevo Cuyo, Argentina Chapter, Antioquia, Colombia Chapter,

e Buenos AiresArgentina Chapter.

O PMI e os capítulos integrantes desse grupo trabalharam em algumas mudanças. Agora, a fase é de estruturação de um calendário para a implantação e mudança dos demais capítulos pelo mundo, de acordo com prioridades e necessidades regionais. No total, o PMI reúne 307 capítulos em 208 países/territórios, que envolvem 569 mil membros associados.  

O Coordenador de Marketing e Comunicação do PMI no Brasil, Murilo Durigan, compartilha como foi esse processo, que iniciou em maio de 2019:

 “O processo de Brand Refresh que o PMI enfrentou nos últimos meses foi bem extenso. Iniciamos as discussões e o desenvolvimento das estratégias há 2 anos, mas o processo efetivamente se iniciou neste ano. Durante mais de 4 meses tivemos reuniões, discussões, participações em grupos focais e grupos online para chegar a um consenso do que seria a nova identidade do PMI, e o novo posicionamento perante as mudanças econômicas mundiais.

Nesse processo todo, chegamos à definição do que seria nossa visão global: The Project Economy.

Com a ajuda de uma consultoria especializada em imagem e branding, começamos o processo através de duas versões. Essas versões passaram pela aprovação de dois grupos de discussões online para decidir qual seria a aprovada, possíveis adequações e necessidades de alteração.

Em seguida, passamos para a fase de testes e produção de matérias, além de estudos sobre os próximos 50 anos e como o PMI quer ser visto daqui 50, 100 anos, com estudos e grupos focais sobre todas essas questões.

Posteriormente, foi criada uma equipe de Brand Superusers que seriam os embaixadores da marca em cada um dos mercados, e começamos a ouvir alguns profissionais de gestão de projetos (membros, voluntários, não membros, funcionários, docentes, etc).

Após essa etapa, começamos a trabalhar efetivamente com os capítulos que foram escolhidos para participar do processo de Early Adopters. Além de serem os primeiros a adotar a nova identidade e o novo posicionamento, o papel dos Early Adopters é apoiar o PMI nessa modernização, além de servir como ponto de apoio aos demais capítulos durante todo o processo”.

]]>
O legado do 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança Tue, 01 Oct 2019 14:57:54 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/457/?o-legado-do-15o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/457/?o-legado-do-15o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca.html O foco está na pessoa.

Esta é uma das principais reflexões que podem ser feita após a apresentação de 17 palestrantes, dois paineis, cinco workshops e três eventos especiais (Ação Social, Decolagem e Universidia).

Como por meio dos momentos de integração que centenas de participarem e dezenas de especialistas tiveram nos estantes da Datum, da Tino, do PMIRS, e no Espaço Liderança e em locais de interação como o painel para fotos e as molduras das redes sociais.

O Congresso de Gestão, Projetos e Liderança (CGPL) 2019 propôs pensar e mostrou um novo lugar para o gerenciamento de projetos nas empresas, no país, no mundo e na vida.   

O CGPL, por meio das palestras dos keynotes, levantou assuntos como o papel do ser humano na antecipação e na gestão de uma crise, a relação da neurolinguística com nossas escolhas e falhas em projetos, o lado humano no gerenciamento de projetos e quando chega a hora de nos escutarmos e pensarmos sobre nosso propósito e passarmos por uma transformação.

O poder, e o quanto realmente usá-lo faz a diferença. E isso foi exemplificado a todo o momento, durante o evento, por meio de cases que trouxerem à luz a interdisciplinariedade do gerenciamento de projeto. Como no caso de um garoto de 14 anos que cria jogos e compartilhar sua forma de aprender com escolas e organizações multinacionais, ou no olhar do boxe para a vida e nas estratégias de um escalador para superar novos obstáculos.         

Após 50 anos consolidando sua atuação por meio do trabalho de disseminação de boas práticas de gerenciamento de projetos em empresas, instituições de ensino e no setor público, com foco no aprimoramento da profissão, o PMI, no mundo todo, passou a olhar mais para o indivíduo, o profissional, e não a profissão, como destacou o presidente do PMIRS para a gestão 2019-2020, Fernando Bartelle.

E o novo momento do PMI vai se materializar por meio de mudanças que serão conhecidas a partir de 5 de outubro. Isso foi compartilhado por Batelle no encerramento do evento e pode ser acompanhado através do site www.pmirs.org.br/onovopmi.   

]]>
Desafio aceito no PMI Challenges Mon, 30 Sep 2019 15:00:30 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/456/?desafio-aceito-no-pmi-challenges.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/456/?desafio-aceito-no-pmi-challenges.html A construção de uma solução complexa, mas de manuseio simples, foi o desafio lançado pelo PMIRS aos participantes do PMI Challenges.

A primeira edição do evento aconteceu na manhã do último sábado, 28 de setembro, no Global Tecnopuc, em Porto Alegre. E buscou participantes com bom conhecimento em Excel para ajudar na criação de uma solução para algumas dificuldades no tratamento da planilha de dados dos associados ao capítulo.

Os participantes se reuniram para entregar uma forma de automatizar essas informações, dando mais velocidade e simplicidade no uso da planilha, resolvendo gargalos que hoje são evidenciados devido a um tratamento manual e demorado.

Após trabalharem em grupo, alternativas foram apresentadas ao VP de Filiação Alex Rosa e à Diretora de Filiação Cíntia Totti. Eles avaliaram as sugestões e fizeram perguntas de como seria tratar possíveis cenários. As dúvidas foram respondidas de forma satisfatória.

E o 1º PMI Challenges teve seus vencedores: Éder Roballo, Leonardo Agustini e Samanta Denardin. Leonardo é filiado desde 2015, Samanta é voluntária e Éder tem participado de alguns eventos abertos para conhecer um pouco mais do capítulo.

O PMI Challenges faz parte do projeto Universidade PM.

]]>
15ª Congresso de Gestão, Projetos e Lideranças recheia programação Wed, 04 Sep 2019 14:44:31 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/454/?15a-congresso-de-gestao-projetos-e-liderancas-recheia-programacao.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/454/?15a-congresso-de-gestao-projetos-e-liderancas-recheia-programacao.html Como liderar pessoas e espalhar ideias em ambientes ágeis? Que metodologia usar para projetos disruptivos? O que é a arte de criar jogos e porque estamos falando sobre isso?

Essas e muitas outras perguntas serão respondidas durante dois dias de palestras e workshops. A grade do 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança está a mil!

Alguns keynotes já foram confirmados. E eles vão trazer temas como “O lado humano do Gerenciamento de Projetos”, e “Motivações inconscientes para sabotar um projeto”.

Quer saber tudo o que já está confirmado? Acessa aqui!

Sobre o evento

Há 15 anos o PMIRS realiza um dos maiores eventos de Gerenciamento de Projetos do País. Há algumas edições a iniciativa assumiu, em seu nome, temas já abordados na programação de palestras e workshops: gestão e liderança.

Ao longo dos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, os congressistas participarão de palestras, workshops e outros eventos alinhados ao Triângulo de Talentos do PMI no 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.congresso.pmirs.org.br.

Com a iniciativa, o PMIRS quer que os participantes possam gerar novas relações profissionais, fazer amigos e interagir com as maiores referências profissionais da área, construindo e compartilhando conhecimento em um ambiente de muita interatividade e descontração. Ao final, a intenção é que cada um se sinta parte de uma comunidade líder em gerenciamento de projetos, e mais preparado para seu sucesso pessoal e profissional.

Acompanhe o 15º Congresso de Gestão, Projetos e Lideranças pelas redes sociais:

LinkedIn: www.linkedin.com/in/congresso-pmirs/
Twitter: @CongressoPMIRS
Facebook: www.facebook.com/congressopmirs
Instagram: @cgplpmirs

]]>
Seminário de Gestão, Projetos e Liderança aconteceu em Passo Fundo Wed, 04 Sep 2019 14:30:21 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/453/?seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-aconteceu-em-passo-fundo.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/453/?seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-aconteceu-em-passo-fundo.html Nos dias 23 e 24 de agosto ocorreu o 2º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança no Norte Gaúcho, na Universidade de Passo Fundo (UPF), onde também fica a sede do Branch. O evento foi realizado pelos voluntários do PMIRS Branch Norte Gaúcho.

Segundo os organizadores, o evento cumpriu com o objetivo de disseminação de conhecimento em Gerenciamento de Projetos para Passo Fundo. Participaram 95 pessoas, envolvendo filiados ao PMIRS, universitários e profissionais atuantes e interessados no tema. O evento apresentou quatro palestras e dois cases na área de gerenciamento de projetos.

Fez parte da programação a palestra ministrada pela Master Executive Coach e especialista em Análise Comportamental Daiane Paim, com o tema “Desenvolver Pessoas de Alta Performance Potencializado Resultados no Processo Empresarial”. Ela mostrou como pessoas são o maior capital de uma empresa.  

Após coffee-break repleto de networking, o palestrante Luiz A. Ferreira, Especialista em Gerenciamento de Projetos e PMP, ministrou sua palestra “Inovar e Transformar através da Integração das Habilidades de cada Indivíduo”, mostrando que entender as características, valores e crenças de cada um é essencial para formar equipes de alta performance.

Para finalizar a noite, Roberto S. Rabello, que possui pós-doutorado em Strategic Digital City e é Professor Titular da UPF, apresentou o case “Smart Campus UPF: um Laboratório de Tecnologias para Smart Cities”. É um projeto de pesquisa e extensão que envolve alunos e professores com o objetivo de criar dentro de um contexto de Living Lab. Esse espaço serve para testar, no território de um campus universitário, tecnologias para serem aplicadas em grandes cidades.

O segundo dia

A programação iniciou com uma questão: “Os Projetos para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil Terminaram?”. Ela foi trazida pelo consultor, especialista em Gerenciamento de Projetos, PMP e professor de MBA da UPF, Ivan Brasil. Ele enfatizou a importância de se utilizar as lições aprendidas de projetos anteriores para o sucesso de novos projetos, e de se ter um escopo bem definido.

O segundo palestrante do dia, o Diretor-Presidente da Fertisystem Group, empresa de tecnologia e desenvolvimento de equipamentos especiais nos conceitos de zootecnia de precisão, Evandro Martins, apresentou o case “Fertisystem: Criação de Novos Conceitos e Soluções Sustentáveis”. Ele falou sobre ciência, tecnologia e inovação nos processos de plantio, com economia e produtividade.

 Carlos Augusto Freitas finalizou o evento falando sobre “Gestão Estratégica x Transformação Digital”. Ele abordou os principais conceitos de gestão, que conectam o desenho à implementação estratégica contemporânea, e os impactos do AGILE e da Transformação Digital na estratégia de uma organização. No turno da tarde, seguindo a mesma ideia, Carlos também ministrou o workshop intitulado “Por que as ideias falham e como garantir que não falhem”.

]]>