RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Thu, 27 Jan 2022 13:45:53 -0300 Thu, 27 Jan 2022 13:45:53 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Integração Nacional: capítulos retomam encontro presencial e fortalecem vínculo Mon, 24 Jan 2022 15:29:13 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/634/?integracao-nacional-capitulos-retomam-encontro-presencial-e-fortalecem-vinculo.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/634/?integracao-nacional-capitulos-retomam-encontro-presencial-e-fortalecem-vinculo.html Uma instância de trabalho colaborativa, que recebe adesão por parte dos capítulos do PMI Brasil. A partir dela, gestores podem planejar atividades de cooperação e relacionamentos. Essa é a proposta das reuniões da Integração Nacional (IN), que, após dois anos, realizou encontro presencial no dia 18 de dezembro, em Vitória-ES.  O evento, que reuniu lideranças de 12 capítulos de forma presencial, prioriza o sucesso das atividades do PMI e intenciona promovê-lo a partir do espírito colaborativo e do apoio mútuo entre as sedes espalhadas pelo País.

Visando o desenvolvimento de atividades em conjunto, a promoção do intercâmbio de conhecimento e o compartilhamento de melhores práticas em Gerenciamento de Projetos, a iniciativa conta com a adesão dos 15 capítulos brasileiros. Nos encontros, que acontecem cerca de quatro vezes por ano - a fim de aproveitar os recursos financeiros e impulsionar eventos promovidos nos Estados -, as lideranças deliberam questões comuns e propõem trabalho conjunto em ações que podem servir para a comunidades de duas ou mais localidades.

Neste último encontro, uma das pautas que foi priorizada foi a edição de 2022 do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Lideranças (CBGPL). O evento itinerante, que a cada ano conta com um capítulo como anfitrião - recebendo apoio dos demais, terá como mote a Inovação. Bahia e Minas Gerais se uniram, algo inédito até este ano, e o evento será realizado em dois fins de semana, 08 e 09 de julho, em Belo Horizonte, e 15 e 16, em Salvador. Também será possibilitada a participação online.

Além disso, discussões a respeito do CBGPL 2023 também ocorreram. Em parceria, o PMI Santa Catarina, o PMI Paraná e o PMI Rio Grande do Sul serão os anfitriões do evento. O encontro será realizado em Balneário Camboriú e ainda este mês já terá o planejamento iniciado. Para o sucesso da ação, voluntários dos três capítulos e equipes trabalharão em sinergia para promover o evento. “Requer mais de um ano, mais de 50 voluntários. É um evento que exige bastante esforço interno e isso se traduz em resultados grandiosos e um público de mais de 1000 pessoas. Então, é muito gratificante. Estamos muito felizes e a primeira reunião acontecerá em 22 de janeiro”, comemora Alex Rosa, presidente do PMIRS.

Na oportunidade, também foi realizada a eleição da coordenação da IN para 2022. Welma Alves de Melo, presidente do PMI Goiás, foi eleita como coordenadora geral.  Alex Rosa, presidente do PMIRS, passa a exercer a função de coordenador de Comunicação a fim de auxiliar o grupo de líderes do PMI Brasil. E, por sua vez, Marcelo Neves, diretor de Administração e Finanças do PMI-MG, atuará como coordenador financeiro.

A atividade, que contou com apresentação de seis cases de capítulos - que mostraram boas práticas e projetos de sucesso com a intenção de incentivar a potencialização dos resultados em cada Estado, também serviu como espaço de discussão a respeito de algumas dificuldades com relação aos sistemas do PMI Global. As principais serão priorizadas e as soluções serão buscadas por meio de diálogo com o staff do PMI.

A fim de vencer a pauta, os dirigentes se encontraram novamente (de forma remota) em 21 de dezembro, quando trataram da concorrência de eventos online entre os capítulos, algo que será solucionado com o compartilhamento de agendas e a possibilidade de união para promoção conjunta de atividades similares, evitando assim, as datas conflitantes nos encontros que são mais estratégicos para cada região. Também foi tratada a falta de um canal para discutir práticas por áreas específicas como Comunicação e Governança. Em resposta, a IN criou comitês temáticos para diálogo entre os capítulos que tiverem o mesmo interesse nas pautas. A premissa é buscar sinergia e inovação para o dia a dia.

E aí, gostou de ficar por dentro das pautas da IN? Então nos siga no Instagram para acompanhar os preparativos do CBGPL 2023 e a agenda da edição deste ano.

]]>
GP Start: iniciativa movimenta início de ano do PMIRS Fri, 21 Jan 2022 22:00:14 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/633/?gp-start-iniciativa-movimenta-inicio-de-ano-do-pmirs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/633/?gp-start-iniciativa-movimenta-inicio-de-ano-do-pmirs.html O ano iniciou com a movimentação dos voluntários! Nosso time foi convidado a planejar atividades para os primeiros três meses do ano. A ideia é que o Programa GP Start mantenha a comunidade de Gerenciamento de Projetos em constante aperfeiçoamento enquanto o Planejamento Estratégico está sendo constituído. Para isso, então, 11 ações - que já integram os cases PMIRS - foram selecionadas e logo serão agendadas. Por meio delas, será possível conhecer melhor a nossa estrutura e a atuação das equipes. Além disso, algumas ações também levam em consideração públicos específicos como ONGs, engenheiros e setor público.

Os projetos enviados foram analisados pela Presidência e pela VP de Governança a partir dos seguintes critérios:  exequibilidade no prazo proposto; adequação ao orçamento;  adesão aos 8 desafios estratégicos do PMIRS;  entrega completa do Termo de Abertura do Projeto. “Foram priorizados os projetos que já sabemos fazer, que temos a fórmula e, ao mesmo tempo, o público conhece e gosta”, ressaltou o presidente do PMIRS, Alex Rosa.

Com o objetivo de agraciar os melhores projetos que farão parte do programa, haverá uma solenidade em 23 de abril, no período da manhã. O encontro, que acontecerá online, reconhecerá projetos a partir do entendimento de que o período de planejamento, execução e encerramento é muito restrito. Alex esclarece que a homenagem é necessária devido ao esforço dos voluntários para transformar ideias em realidade. “As equipes dos projetos premiados também serão contempladas”, garante.

Projetos selecionados 

  • Fortalecer Parcerias - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria de Expansão;
  • Apresentação da Plataforma Conexão Gov - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria de Expansão Projetos Públicos;
  • Gerenciamento de Stakeholders no Setor Público - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria de Expansão Projetos Públicos;
  • Papo de Projeto - Gerenciando Projetos na vida pessoal - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria de Expansão;
  • Portas Abertas PMIRS 2022 - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria Branch Serra;
  • Seminário para ONGs do Extremo Sul de Porto Alegre - VP de FIliação e Voluntariado - Diretoria NextGen e Impacto Social;
  • Webinar de Engenharia - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria Branch Norte;
  • Oficina: Gestão de Projetos na prática - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria Branch Sul;
  • PMDay Space - VP de Desenvolvimento Profissional - Diretoria de Eventos Estratégicos;
  • Aula Aberta de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (3ª Edição) - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria Branch Norte;
  • GP na Estrada - VP de Relações Institucionais e Expansão - Diretoria Branch Norte

 O Programa GP Start deriva do Plano de 100 dias, que garantiu movimento e atualização durante o início da atual gestão. Confira os resultados alcançados em 2021. Acesse o link!

]]>
Eventos 2022: confira agenda global e do PMI LATAM Tue, 18 Jan 2022 10:52:17 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/632/?eventos-2022-confira-agenda-global-e-do-pmi-latam.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/632/?eventos-2022-confira-agenda-global-e-do-pmi-latam.html Enquanto nossas atividades estão sendo planejadas, priorizadas e programadas, aproveite para informar-se sobre os eventos que estão programados pelo PMI Global e PMI LATAM. Para manter-se atualizado e aprender mais sobre Gerenciamento de Projetos, nada melhor do que participar, também, de atividades de parceiros do Capítulo.

Vale lembrar que os eventos PMI LATAM contam com sessões em português e espanhol, isso porque abrangem todos os capítulos da América Latina. Da mesma forma, as ações do selo Changemakers Iniciative recebem inscrições de jovens da mesma localidade.

Os encontros do PMI Global, no entanto, são transmitidos em inglês e servem, principalmente, para atualizar voluntários e filiados sobre as novidades da organização e a respeito das boas práticas da profissão.

Eventos PMI LATAM

24/02 - PMI in Portuñol Practitioner
17 a 19/03 - Changemakers Iniciative
24/03 - PMI Global Event
2 a 5/04 - Global Volunteers/LIM
28/04 - PMI in Portuñol Organizations
14/05 - Global LIM
26/05 - PMI in Portuñol Practitioner
04/06 - PMI in Portuñol Volunteers
09/06 - PMI Global Event
11 a 13/08 – Latam LIM
16 a 18/06 - Changemakers Iniciative
21/07 - PMI in Portuñol Organizations
25/08 - PMI in Portuñol Practitioner
08 a 10/09 - Changemakers Iniciative
20/10 - PMI in Portuñol Organizations
24/11 - PMI in Portuñol Practitioner
30/11 a 03/12 - PMI Global Event
01 a 03/12 - Changemakers Iniciative
08/12 - PMI in Portuñol Volunteers

PMI Global

14 a 17/02 - Treinamento Virtual do PMI
07 a 10/03 - Treinamento Virtual do PMI
24/03 - Virtual Experience Series PMXPO 2022
25 a 26/04 - Treinamento Virtual do PMI
09/06 - Virtual Experience Series 2022 

Webinars 

19/01 - Plano de Logística sustentável como instrumento de Gestão
09/02 - Curso Online | Um líder através do espelho. Um olhar para a Liderança 

Continue nos acompanhando, que em breve divulgaremos mais atividades e os links para as inscrições que já estiverem abertas em nossa Agenda.

]]>
GP nas profissões: Engenharia Tue, 11 Jan 2022 19:22:06 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/631/?gp-nas-profissoes-engenharia.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/631/?gp-nas-profissoes-engenharia.html Engenheiros, o Gerenciamento de Projetos é uma área que precisa fazer parte do seu cotidiano. A Engenharia, em todas as modalidades, normalmente enfrenta projetos de grande complexidade e muitas vezes estratégicos para a organização ou para um governo. Em qualquer um deles, é fundamental garantir o efetivo benefício e a entrega de valor para o qual foi concebido.

Neste contexto, o uso das melhores práticas de planejamento e execução são fundamentais para garantir o sucesso do projeto. Conhecer processos consagrados e metodologias robustas, identificando como e quando aplicar em cada projeto significa ter maior previsibilidade em alcançar as entregas e os resultados desejados. Ter garantia da melhor utilização dos recursos disponíveis, significa ter cronogramas e orçamentos bem elaborados e permanentemente controlados. Indica ter também, uma análise de riscos adequada ao porte e importância de cada projeto, estruturando um plano adequado para minimizar ou evitar o impacto de riscos da forma mais assertiva possível. E claro, tem como significado garantir a comunicação efetiva entre todas as partes envolvidas e interessadas no projeto.

Viu só? O Gerenciamento de Projetos é mais que um conjunto de ferramentas; é um conjunto de princípios, domínios de desempenho, e processos, indispensáveis para um engenheiro ter sucesso na sua profissão.

]]>
PMIRS reúne a comunidade para comemorar resultados de 2021 Tue, 21 Dec 2021 19:37:35 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/630/?pmirs-reune-a-comunidade-para-comemorar-resultados-de-2021.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/630/?pmirs-reune-a-comunidade-para-comemorar-resultados-de-2021.html Com o objetivo de reunir a comunidade para comemorar os feitos de 2021, o PMIRS inovou ao realizar seu primeiro evento híbrido. Realizado em 15 de dezembro, o encontro contou com a participação de 24 participantes no formato presencial e, simultaneamente, 32 outros de forma virtual. A distância não atrapalhou interações entre todos, que ao mesmo tempo puderam brindar às homenagens recebidas por projetos e voluntários que foram destaque durante o ano.

A premiação reconheceu os projetos e voluntários destaques de 2021, a partir de critérios vinculados ao planejamento estratégico, OKRs e co-relacionados aos conceitos dos símbolos da Economia de Projetos, que você pode conhecer ao visitar nosso Instagram. Com duração de 2h30, a confraternização entregou reconhecimentos a 12 categorias que propuseram ao Capítulo atividades que impulsionaram o ano. Confira os vencedores de cada distinção:

Prêmio Projeto do Ano 

  • Ações transversais (Símbolo: Trabalho em Equipe) - Vencedor: Projeto Semana da Transformação GP
  • Inovação (Símbolo: Inovação) - Vencedor: Evento Internacional da Língua Portuguesa
  • Aplicação de boas práticas (Símbolo: crescimento) - Vencedor: PMDay Agro
  • Imagem e Posicionamento (Símbolo: Visão) - Vencedor: Impacto Social nas organizações
  • Entrega de Valor (Símbolo: Entregas) - Casa do GP
  • Comunidade (Símbolo: Comunidade) - Operação GEVA
  • Comunicação Estratégica (Símbolo: Colaboração) - GP GOV

 Prêmio Voluntário do Ano

  •  Ações transversais (Símbolo: Trabalho em Equipe) - Aline Gularte e Gian Lucca Chiodo
  • Aplicação de Boas Práticas (Símbolo: Crescimento) - João Oliveira e Alexandre Marinho
  • Produtividade (Símbolo: Determinação) - Fabiano Badaraco e Bernardo Zurli
  • Imagem e Posicionamento (Símbolo: Visão) - Márcio Santos e Marcelle Dayana
  • Entrega de Valor (Símbolo: Entregas) - Katia Argemi e Marco Kappel 

Agora que você já conhece os projetos e voluntários destaques de 2021, que tal ficar inspirado com a história dos GPs da próxima matéria? Clique aqui.

]]>
Passado e futuro: aprendizados e novas metas Mon, 20 Dec 2021 17:50:02 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/629/?passado-e-futuro-aprendizados-e-novas-metas.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/629/?passado-e-futuro-aprendizados-e-novas-metas.html Fim de ano é sempre tempo de rever e avaliar tudo que passou e de estabelecer novos objetivos e metas para o ano que vem pela frente. Em mais um ano atípico, tenho certeza de que demos o nosso melhor nas condições que tínhamos. E, com o desafio que a continuidade da pandemia impôs, aprendemos mais do que imaginamos ser possível.

Olhar para trás com a certeza de que saímos mais fortes, melhores e inovando ainda mais, nos certifica da nossa capacidade para nos superarmos continuamente e irmos além. E, com esse olhar no passado, pensando sempre no futuro, é que quero que a gente caminhe em 2022. Sempre buscando superar desafios, inovar, e dar o nosso melhor. Afinal, não é essa a essência do PMIRS?

Desejo a todos um período de festas com renovação, descanso e reflexão. E um retorno com todos fortalecidos e com saúde. Em nome do PMIRS, agradeço o empenho e comprometimento no dia a dia, com as entregas e os resultados. Somos todos um. E vocês são parte do todo. Obrigada e ótimas festas.

#somostodospmirs

Alex Rosa, PMP, CSPO, ICP-ACC
Presidente do PMIRS
]]>
GP nas profissões: Arquitetura Mon, 13 Dec 2021 12:04:33 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/628/?gp-nas-profissoes-arquitetura.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/628/?gp-nas-profissoes-arquitetura.html Caro arquiteto, com certeza você já ouviu falar sobre Gerenciamento de Projetos. Sabia que esta área tem tudo para estar presente no dia a dia do seu escritório? Com certeza, ao se aprofundar e buscar conhecimentos, descobrirá que é possível aproveitar as metodologias utilizadas pelos Gps para fazer a diferença na sua rotina de trabalho. Mas afinal, então, quais são os benefícios de apostar na gestão eficaz das demandas em Arquitetura? Veja o checklist:

1. Maior controle dos processos

Por meio do Gerenciamento de Projetos é possível acompanhar o passo a passo de uma tarefa complexa, e mais, simplificando esta gestão. Ao centralizar todas as etapas, recursos, prazos e envolvidos no projeto, desde o planejamento até a conclusão e entrega do trabalho você tem um panorama geral. Com uma plataforma de gestão - como o Trello, por exemplo - fica mais fácil acompanhar e ter o controle de cada um dos processos, contribuindo para o aumento da produtividade dos envolvidos.

2. Cumprimento do cronograma

É de conhecimento universal, especialmente na área de Arquitetura e Construção, o fato de não existir nenhuma garantia do cumprimento dos prazos em um projeto, já que imprevistos sempre podem acontecer. É aí que o Gerenciamento de Projetos entra! Com o acompanhamento e a verificação de todas as informações disponíveis, é possível prever, minimizar e, até mesmo, evitar atrasos. Se for o caso, é possível ainda informar ao cliente com uma maior antecedência sobre alterações no prazo e nos custos.

Redução de custos

A elaboração de um orçamento auxilia na montagem e no monitoramento de uma estimativa realista. Então, uma vez que você tenha elaborado um orçamento, fica mais fácil acompanhar se o que está sendo feito no projeto está batendo com aquilo que foi planejado. Esse monitoramento possibilita, inclusive, que se reduzam os custos a partir do aproveitamento de oportunidades, mas, principalmente, com a aplicação dos recursos financeiros no momento certo.

4. Maior engajamento da equipe

Com as boas práticas do Gerenciamento de Projetos, sua equipe se sentirá mais motivada e engajada. Isso porque, as informações são compartilhadas e alinhadas com todos os envolvidos, gerando assim uma relação de confiança e transparência. Então, ter um bom planejamento com estratégias para lidar com as partes interessadas e fazer uma boa gestão de equipe faz toda a diferença!

5. Maior satisfação do cliente

É uma consequência dos benefícios anteriores. A partir do momento em que você consegue gerenciar bem seu projeto – mantendo-o dentro do escopo, prazo e custo planejados – é natural que o seu cliente fique mais satisfeito com os resultados obtidos. Afinal, é este o objetivo comum de todos os projetos.

Mas como aplicar no dia a dia?

Para fazer todos esses benefícios se tornarem realidade na rotina do seu escritório, algumas atitudes otimizadoras precisam ser aliadas do processo. Com passos simples, é possível manter a equipe em um ritmo alinhado às expectativas. Então:

  • Organize sua rotina de trabalho - Liste o que precisa ser feito por períodos: no dia, na semana, no mês, no ano e no médio e longo prazos.
  • Delegue tarefas - Revise todos os pontos a fim de garantir que todas as tarefas na lista dependem 100% de você. Se houver algo que outro membro da equipe pode assumir para liberá-lo, combine uma data de entrega e confie.
  • Planeje - Quando você conhece suas necessidades, fica mais tranquilo de entender como fazer para saná-las.
  • Estabeleça metas - Não basta ter um planejamento de como organizar projetos de arquitetura no papel se ele não for executável. É importante criar objetivos mensuráveis e que dialoguem com o planejamento.
  • Aposte na Gestão de Tempo - Mídias sociais, sites, ligações, revistas e outras rotinas que sugam o tempo de qualquer profissional. A dica é separar um tempo do dia para checar o WhatsApp, o e-mail e os perfis das mídias sociais para que você não pegue o celular a todo momento. É preciso ter foco para cumprir o checklist de tarefas do dia.
  • Sistematize a operação - Uma boa forma de induzir a produtividade na Arquitetura é compor um processo regular para cada tarefa. A falta de fluxos faz com as tarefas sejam executadas fora da ordem e de forma desorganizada. Fuja disso!
  • Revise a rotina constantemente - Quando se trabalha com planejamento e metas, é muito comum que alguns objetivos sejam alterados ao longo do ano em virtude de uma série de fatores. Preste atenção para que não seja despendida mais energia do que a necessária para as adequações necessárias.

 Aproveite que está lendo esse conteúdo para se aprofundar. Saiba mais sobre Gestão do Tempo.

]]>
Novo Conselho Fiscal toma posse em janeiro Mon, 13 Dec 2021 11:36:52 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/627/?novo-conselho-fiscal-toma-posse-em-janeiro.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/627/?novo-conselho-fiscal-toma-posse-em-janeiro.html Responsável por apoiar a Diretoria Executiva diante dos desafios impostos pela Gestão de Finanças, o Conselho Fiscal tem, também, o papel fundamental de examinar as contas do Capítulo. Para isso, um “pente-fino” é realizado em, no mínimo, dois momentos por ano e, sempre que necessário, a equipe se reúne com o presidente e VP’s para discussões sobre formas de otimizar a utilização de recursos. Os fatores de análise servem como base para uma utilização eficaz dos recursos do Capítulo e, em muitas oportunidades, contribuem com sugestões de novos caminhos para que os cofres permaneçam saudáveis.

Estas importantes funções são exercidas por um time de cinco voluntários - presidente, dois conselheiros e dois suplentes, que precisam comprovar vivência no campo das finanças e experiência no exercício de atividades ligadas à área. Com eleições a cada biênio, os escolhidos tomam posse no primeiro dia do mês de janeiro. O time que entrará em campo no próximo mandato será liderado por Juliano Reis. Como conselheiros, foram escolhidos Eduardo Radziuk e Ricardo Fischer. Para completar a escalação, Tiago Hermann e Gilberto Gregório assumirão como suplentes.

Ricardo Zago, coordenador da Comissão Eleitoral, conta que todos os escolhidos participam ativamente do mandato. Para Zago, Juliano Reis ter contribuído com o atual Conselho ajuda a transição de mandatos no sentido de suavizar a ambientação de todos os integrantes. Ele entende também que a rotatividade das cadeiras é valiosa para que todos os interessados tenham a oportunidade de contribuir com o trabalho em algum momento.

O processo eleitoral

Com quatro meses de duração, desde a abertura do edital até a homologação do novo time, a escolha democrática passa pelas seguintes fases: publicação do edital; candidaturas; aprovação dos candidatos; votação - que este ano aconteceu de 11 a 25 de novembro; divulgação das cadeiras - ocorrida em 29 de novembro, durante assembleia geral ordinária. A Comissão Eleitoral contou com Ricardo Zago como coordenador, Alexandre Manhães, que atuou como coordenador de Comunicação, e Fernando Graeff, que contribuiu como secretário.

O processo eleitoral recebeu apoio do PMI Brasil, que disponibilizou a ferramenta de votação online. “A Diana Victor, analista de Operações dos capítulos do Brasil, foi quem esteve com a gente durante o período decisório”, mencionou Zago. O coordenador explicou ainda que, os eleitores visualizaram a lista de candidatos e votaram nos cinco que aprovaram para integrar o Conselho. “Dessa forma, é a quantidade de cliques em cada nome que decide quem ocupa cada uma das cadeiras”, pontuou.

Quer saber mais sobre como funciona o PMIRS, então conheça as alterações nas Políticas Corporativas do Capítulo. Acesse aqui.

]]>
Certificações: PfMP e PMI-PBA Mon, 06 Dec 2021 16:56:44 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/626/?certificacoes-pfmp-e-pmi-pba.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/626/?certificacoes-pfmp-e-pmi-pba.html As certificações PMI atestam a capacidade de profissionais. Por meio delas, é possível obter maior reconhecimento no mercado e melhores oportunidades de atuação. Que tal saber mais sobre este universo conhecendo relatos de dois GPs que são certificados como Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP) e Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA)? Vamos começar!

Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP) é a certificação que reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. Ela comprova a capacidade em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Então, se você se encontra no nível executivo ou sênior e está gerenciando um portfólio de projetos e programas alinhados à estratégia  da empresa e focado em fazer o trabalho certo, a PfMP é a escolha certa para você.

O exame de certificação possui 170 perguntas de múltipla escolha e é necessário concluí-lo em até quatro horas. Para manter a certificação, são necessárias 60 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) em tópicos de Gerenciamento de Portfólio a cada três anos.

Pré-requisitos

Ensino médio

  • Mínimo de 96 meses de experiência profissional em negócios nos últimos 15 anos
  • 84 meses de experiência em Gerenciamento de Portfólio.

 Graduação 

  • Mínimo de 96 meses de experiência profissional em negócios nos últimos 15 anos
  • 48 meses de experiência em Gerenciamento de Portfólio.

Já na certificação Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA), são reconhecidos os profissionais que auxiliam no trabalho com as partes interessadas para definir os requisitos de negócios a fim de que seja possível moldar o resultado de projetos e conduzir a empresa ao sucesso. Após obter a credencial PMI-PBA, sua certificação é considerada ativa. Para mantê-la, é preciso reportar 60 PDUs a cada três anos.

Pré-requisitos

Ensino Médio

  • 60 meses de experiência em análise de negócios
  • 35 horas de educação em análises de negócios

Graduação

  • 36 meses de experiência em análise de negócios
  • 35 horas de educação em análises de negócios

 O que dizem os certificados?

Trabalhando há 18 anos no Gerenciamento de Projetos, Juarez Poletto Junior atua como CIO. Certificado PMP desde 2004 e PfMP desde 2014, ele acredita que a capacidade de comunicação e a habilidade de planejamento e construção de cenários são essenciais para os gestores de projetos em portfólio. Ambas as certificações buscadas por Juarez serviram de validação para conhecimentos que já estavam sendo postos em prática. “Foram reflexo das atividades que já exercia profissionalmente”, conta.

Conforme recorda, as certificações abriram muitas portas profissionalmente, porque o selo PMI é bem reconhecido no mundo dos negócios. E aos entrantes na profissão ele deixa o recado de que as habilidades requeridas de um bom GP tem aplicabilidade em diferentes organizações e contextos. Sempre serão valorizados profissionais que têm uma boa liderança, que sabem negociar, organizar o trabalho e que se comunicam bem. "Independente da abordagem, se preditivo, ágil ou híbrido, independente se sua empresa trabalha por projetos, ou em produtos”, defende ele.

Paulo Keglevich de Buzin, por sua vez, atua no Gerenciamento de Projetos há 35 anos. Atualmente, ele é consultor. Certificado como PMI-PBA desde 2015, o profissional possui, também, certificação PMP - obtida em 2002 -, além de outras oito que são complementares. Para ele, as habilidades profissionais a serem desenvolvidas dependem da área de atuação que o profissional pretende atuar. A certificação, neste cenário, é uma aliada no processo. “O mais importante é o portfólio de desempenho”, pontua.

No caso dos entrantes na profissão, o profissional observa a necessidade de que aproveitem as oportunidades que surgiram para demonstrar competência. Apesar disso, menciona ser necessário ter visão empreendedora, pois observa que o mercado formal está desaparecendo.

Aproveite que já está focado na leitura e conheça melhor as certificações PMP e PMI-ACP. É só clicar aqui.

]]>
Inspire-se com os GPs Fri, 03 Dec 2021 16:14:00 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/625/?inspire-se-com-os-gps.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/625/?inspire-se-com-os-gps.html O Gerenciamento de Projetos não tem idade! Alguns jovens retratados no espaço GP Inspira, veiculado mensalmente nas redes sociais do PMIRS, são a prova disso. Grandes feitos e mentes criativas ganham espaço de atuação, independente de quão jovem é o interessado. A verdade é que, os conteúdos motivadores vem nos demonstrando o quanto é possível querer fazer a diferença todos os dias. Talvez essa realidade esteja confirmando a percepção de que a geração Z é inovadora e capaz de transformar.

Nossa última pauta foi a história de Lavínia Albarello, que ingressou na Diretoria de Next-Gen e Impacto Social em fevereiro, ainda com 17 anos. E ela não está para brincadeira não, o objetivo é ser voluntária na Organização das Nações Unidas (ONU) em países que passam por situações de vulnerabilidade social. "O efeito do capital financeiro na vida das pessoas, as diversas formas de preconceito, a desinformação - isso inclui a precariedade do acesso à educação - e, a sobrevivência de pessoas que levam a vida em zonas de guerra. Estas são as principais motivações para minha decisão”, contou ela.

Para a jovem, ser voluntária do PMIRS é uma experiência transformadora. “Conheci pessoas inspiradoras, participo de projetos que agregaram conhecimento e troca de experiências e, cotidianamente, reconheço a importância do Gerenciamento de Projetos tanto para a vida pessoal quanto para a profissional”, avalia.

Leia o depoimento completo de Lavínia.

Conheça outras histórias

William Meller

Integridade, propósito e comunicação. Estas são as características que Meller acredita que são essenciais para os líderes. O jovem compôs a lista de homenageados do Future 50, do PMI. Confira a história dele.

Artur Trevisan Paz

Aos 18 anos, ele já sabe o que quer! A máxima de que o Gerenciamento de Projetos pode transformar a vida de quem aproveita as oportunidades é real. Saiba mais sobre a experiência do jovem com o PMIRS e as contribuições do Capítulo em sua história.

Thiago Pereira

Um adolescene pernambucano de 15 anos, levou a melhor na última edição do Changemakers Teens! Por meio do jogo pensado por ele e por seu grupo, foram conquistadas vagas de estágio. A determinação do menino é inspiradora. Veja!

Aproveite para ler a respeito da proximidade da Geração Z com pautas de Next-Gen e Impacto Social. Confira matéria especial!

]]>