RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Sun, 17 Feb 2019 14:36:30 -0300 Sun, 17 Feb 2019 14:36:30 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss MBA é lançado durante realização de PMDay em Passo Fundo Mon, 28 Jan 2019 00:54:04 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/424/?mba-e-lancado-durante-realizacao-de-pmday-em-passo-fundo.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/424/?mba-e-lancado-durante-realizacao-de-pmday-em-passo-fundo.html Durante o primeiro PMDay Experience organizado pelo Branch Norte do PMIRS, ainda em dezembro de 2018, em Passo Fundo, o MBA em Gerenciamento de Projetos, que será ofertado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) neste ano, foi lançado e apresentado aos participantes. O curso será, pela primeira vez, oferecido pela universidade e através de um convênio com o PMIRS. A parceria entre a UPF e o PMIRS oportuniza a expansão do networking, a disponibilidade de um corpo docente atuante na área de gestão de projetos como profissão, o vínculo do aluno como filiado ao PMIRS, o acesso ao acervo online do PMI. 

O MBA terá como um dos referenciais teóricos a mais recente e 6ª versão do PMBOK® e será voltado a profissionais que exerçam ou estejam se preparando para exercer o papel de gerentes de projetos, ou ainda, para participar como membro de equipes que atuam nessa ou em qualquer área de negócios em que o trabalho possa ser organizado por meio de projetos. Por isso, entre os objetivos do curso está o de capacitar profissionais para planejar, controlar e executar projetos, desenvolver habilidades para a atuação profissional como gerente de projetos, e colocar o profissional em contato com gestores experientes na área de gerenciamento de projetos.

As inscrições no MBA em Gerenciamento de Projetos na UPF acontecem até 17 de março. Saiba mais aqui.

O PMDay

Ocorrido no dia 11 de dezembro, o evento promoveu a discussão e troca de experiências vividas com Gerenciamento de Projetos através de cinco “smart talks”, palestras curtas, estilo TED Talks, apresentadas por gerentes de projetos. Entre os temas abordados estavam: Lições Aprendidas no Gerenciamento das Comunicações, Construindo o Escopo e Reduzindo as Incertezas, Gerenciamento de Recursos (Inteligência Emocional), Lições Aprendidas da Área de Gerenciamento das Partes Interessadas e Lições Aprendidas em Gerenciamento de Recursos. Para finalizar, o voluntário Leandro Vignochi, atuante em diversas gestões do PMIRS, ministrou uma palestra interativa, com o tema: Experiências em Projetos, na qual abordou a vivência, dificuldades e aprendizados de um GP na execução de seu trabalho.

]]>
Na Vitrine: Guia Gerenciamento de Projetos no Setor Público é tema de entrevista Tue, 15 Jan 2019 09:12:34 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/422/?na-vitrine-guia-gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico-e-tema-de-entrevista.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/422/?na-vitrine-guia-gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico-e-tema-de-entrevista.html

Criado para difundir as boas práticas de gerenciamento de projetos entre empresas e profissionais de diferentes áreas, o Project Management Institute (PMI) no Rio Grande do Sul tem buscado levar suas técnicas também ao setor público. No final do ano passado, o PMI-RS lançou o guia Gerenciamento de Projetos no Setor Público - Fundamentos Básicos, disponível no site www.pmirs.org.br/projetospublicos.

Organizada pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, Marco Antônio Kappel Ribeiro, juntamente com Hiparcio Stoffel, integrante do grupo de trabalho do setor público, a cartilha foi inspirada em modelo já adotado nos Estados Unidos. Por aqui, teve a primeira edição em 2016, durante as eleições municipais. Desde então, explica Ribeiro, o PMIRS passou a ter mais interação com a prefeitura de Porto Alegre e com o governo do Estado. Com a prefeitura, foi assinado um convênio por meio da Escola de Gestão, diz Ribeiro.

"A ideia é levar palestras e treinamentos a servidores municipais, conhecer as rotinas e as dificuldades. O primeiro encontro foi em novembro, com cerca de 200 servidores, de diferentes secretarias e órgãos", diz. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o vice-presidente do PMI fala sobre o guia, a importância do gerenciamento correto de projetos públicos e outros temas.

Jornal do Comércio - Onde estão os maiores problemas na gestão de projetos públicos?

Marco Antônio Kappel Ribeiro - Estão na falta de existência de escritórios de projetos, na estrutura de governança, na falta de conhecimentos de metodologias de gerenciamento dos projetos e na carência de gestão de competências. Mas eu diria que o maior problema é na governança. Segundo nossa cartilha, a governança significa gerenciar e tomar decisões baseado em métricas e indicadores, em resultados e no monitoramento correto do andamento dos projetos e até na escolha do que será feito, se realmente é uma prioridade para aquela cidade.

JC - Há algum local onde esses preceitos tenham sido aplicados com mais ênfase e já apresentem resultados?

Ribeiro - Difícil dizer, porque é um processo que se iniciou há pouco e leva tempo. Começa por agregar ao grupo servidores interessados nesse trabalho, por adesão espontânea. E tudo isso tem um tempo de maturação. Em encontro recente do PMI Day Setor Público, na Pucrs, reunimos cerca de 200 servidores do executivo e diferentes órgãos estatais.

JC - O PMI aborda, de alguma forma, o problema da corrupção no setor público?

Ribeiro - Não, em nenhum momento. É um tema bastante sensível. Mas não temos um tópico específico sobre isso porque a boa governança prevê, justamente, fazer o certo, com projetos bem estruturados, com indicadores e acompanhamento sistemático. E pode parecer que esse é um problema generalizado, mas não é. Tem muito servidor motivado a fazer as coisas certas, e, por isso, se aproximam do PMI. Mas, como em qualquer lugar, também há maus servidores. A maioria dos servidores é honesta, e precisa de projetos e de motivação. Algo que, muitas vezes, não se tem no setor público. Salário é importante, mas não pode ser considerada a motivação profissional. O PMI também trabalha para motivar as pessoas, que são fundamentais no bom andamento de um projeto.

JC - Temos, no Brasil, algum estado ou cidade que chame a atenção nesses quesitos, antes ou depois da divulgação da cartilha?

Ribeiro - A cartilha foi replicada pelos 15 capítulos do PMI no Brasil, então não temos um controle total da aplicação. Mas sei que, no Espírito Santo, já há preocupação maior em trazer para dentro do setor púbico as melhores ferramentas de gestão de projetos. Mas temos que ressaltar que adotar a cartilha não significa que está tudo sendo feito errado. Pelo contrário, temos que dar força a ações e projetos que dão certo, dar um corpo robusto para que se perpetue, para que o que está sendo feito certo não se perca.

]]>
Inscrições estão abertas para ao MBA em Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais na PUCRS Sat, 05 Jan 2019 15:22:39 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/421/?inscricoes-estao-abertas-para-ao-mba-em-gerenciamento-de-projetos-em-negocios-digitais-na-pucrs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/421/?inscricoes-estao-abertas-para-ao-mba-em-gerenciamento-de-projetos-em-negocios-digitais-na-pucrs.html Fruto de uma parceria de mais de uma década entre o PMIRS e a PUCRS, a segunda edição do MBA de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais tem como proposta, e um dos diferenciais, uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidas, com ciclos de desenvolvimento e crescimento gradativos, dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Startup, Ágil e DevOps. O curso engloba, ainda, a compreensão das tecnologias de informação que sustentam os negócios digitais e sua utilização no contexto do gerenciamento de projetos, como IOT, Block Chain, Data Science e outros.

Entre os objetivos está o de formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando ou desejam ingressar nessa área. São foco do MBA profissionais das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e afins, que desejem buscar formação em Gerenciamento de Projetos na área de Negócios Digitais.

Mais informações e inscrições podem ser acessada aqui.

]]>
Prêmios Destaques do Ano são entregues Tue, 11 Dec 2018 08:15:52 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/420/?premios-destaques-do-ano-sao-entregues.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/420/?premios-destaques-do-ano-sao-entregues.html Todo o ano, o PMIRS destaca e agradece o empenho dos seus voluntários em um momento especial durante o Jantar de Final de Ano, que aconteceu no dia 30 de novembro. Na ocasião, foram conhecidos os ganhadores do Prêmio Destaques do Ano. Nesta edição, como é de praxe, teve inovação: foi a homenagem a Rogério Severo, conselheiro, ex-diretor, como “Voluntário Hors Concours”. Além disso, o troféu entregue foi repaginado.

Outro grande momento da premiação é o destaque aos Projetos do Ano que, em 2018, foram dois para a VP de Expansão e Branches. O primeiro lugar ficou com o projeto Pós-Graduação com Selo PMI, e o segundo, com o Preparatório PMP 2018 Serra Gaúcha. Os destaques nas demais categorias foram:


Voluntários Destaques:
VP de Relações Institucionais e Marketing: Bruna Burk
VP de Expansão e Branches: Soedi Roso
VP de Filiação: Wendel Tadeu
VP de Governança e Finanças: Rodrigo Robert
VP de Voluntariado: Aline Dal Bó
VP de Desenvolvimento Profissional: Mariela Aranda

Instrutor Destaque: Tiago Hermann

Diretorias destaques:
Diretoria de governança: Giovana D’Alascio
Diretoria de Projetos Públicos: Hiparcio Stoffel
Diretoria de Educação: Deborah Selistre

Vice-Presidência Destaque: VP de Relações Institucionais e Marketing: Marco Kappel Ribeiro

Voluntário Algo +: Michelle Fonseca

 

]]>
Nova diretoria é eleita para o biênio 2019-2020 Tue, 11 Dec 2018 08:09:48 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/419/?nova-diretoria-e-eleita-para-o-bienio-2019-2020.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/419/?nova-diretoria-e-eleita-para-o-bienio-2019-2020.html

No dia 29 de novembro aconteceu o encerramento do Processo Eleitoral para a escolha da Diretoria Executiva do PMIRS para o biênio 2019-2020. Os trabalhos começaram oficialmente em 3 de setembro. Após a realização da Assembleia Geral de Votação, última chance para votação dos filiados, somou-se os votos à votação online, que esteve aberta entre 10 e 21 de novembro. Foram contabilizados 122 votos, 114 votos na chapa única "PMI para Todos", e 9 votos em branco. Totalizou-se, dessa forma, 123 votantes. 

Os componentes da chapa eleita e, portanto, da Diretoria Executiva do PMIRS 2019-2020 são:

Presidente: Fernando João Bartelle Júnior
VP de Relações Institucionais e Marketing: Marco Kappel Ribeiro
VP de Governança e Finanças: Ricardo Flores Zago
VP de Filiação: Alex Rosa
VP de Voluntariado: Giovana Oliva D'Alascio
VP de Desenvolvimento Profissional: Mauro Spader
VP de Expansão e Branches: Daniel Garbin

O Presidente ex-officio será Fábio Giordani.

]]>
PMIRS integra Programa LIDER do SEBRAE-RS Tue, 27 Nov 2018 18:36:57 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/418/?pmirs-integra-programa-lider-do-sebrae-rs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/418/?pmirs-integra-programa-lider-do-sebrae-rs.html No dia 23 de novembro, por ocasião do 2º Encontro de Lideranças Fronteira Sul - 2018, o PMIRS assinou um Convênio de Cooperação Técnica com o SEBRAE-RS com a finalidade de prestar apoio ao desenvolvimento do Programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional.

O Programa LIDER é uma estratégia coordenada pelo Sebrae Nacional e articulada pelos diversos Estados. A iniciativa visa montar uma rede de lideranças e organizações em prol do desenvolvimento territorial. Aqui no Estado, o Programa está sendo aplicado na Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Estado, incluindo 43 municípios, de São José do Norte a São Borja. Trata-se da iniciativa de maior amplitude atualmente no Brasil.

O Programa, que já conta com ao apoio da Universidade Católica de Milão, contará a partir de agora também com o apoio do PMIRS. O Capítulo deverá auxiliar as lideranças na escolha e no uso das melhores práticas para o gerenciamento dos projetos identificados, através de palestras e aconselhamentos. Também é intenção do PMIRS poder ajudar na implantação de cursos de pós graduação em gerenciamento de projetos na região, a exemplo de outras parcerias que o Capítulo tem no estado.

Ao mesmo tempo, a parceria oportuniza também que o PMIRS tenha uma atuação junto a toda a comunidade da região, difundindo os objetivos do PMI e buscando ampliar o seu número de filiados e voluntários.

O evento em questão contou com a presença de lideranças da região dos mais diferentes setores, incluindo prefeitos, deputados, sindicatos, ONGs, assim como representantes do SEBRAE Nacional, e Estadual. Representando o PMIRS esteve presente o VP de Relações Institucionais, Marco Antônio Kappel Ribeiro.

 

 

 

 

 

 

 

]]>
PMIRS lança novo guia de Gerenciamento de Projetos no Setor Público Tue, 27 Nov 2018 18:33:44 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/417/?pmirs-lanca-novo-guia-de-gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/417/?pmirs-lanca-novo-guia-de-gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico.html Há dois anos o PMIRS desenvolveu um guia de práticas mínimas recomendas para o gerenciamento de projetos no setor público. O material surgiu a partir de um grupo de trabalho de voluntários especialistas na área. Do lançamento do documento fez parte a entrega a representantes de empresas e órgãos do município e do estado, instituições não-governamentais e associações profissionais, além de todos os candidatos que disputavam a eleição à Prefeitura de Porto Alegre na época.

De lá até hoje os conceitos do Guia de Práticas Mínimas para o Gerenciamento de Projetos no Setor Público foram apresentados e difundidos em organizações públicas de diversos portes e locais. Os ensinamentos e as dificuldades enfrentadas serviram de mote para o desenvolvimento deste novo material: o Gerenciamento de Projetos no Setor Público – Fundamentos Básicos. Seu objetivo é facilitar e orientar a aplicação dos conceitos abordados no guia lançado em 2016.

O conteúdo desse guia está baseado em quatro fundamentos: governança, alinhamento estratégico, comunicação e gestão da mudança.  Entre as justificativas para a adoção desses fundamentos e do passo seguinte, das práticas mínimas para o gerenciamento dos projetos, está a introdução de novas tecnologias, a implantação de obras públicas e a reestruturação de um serviço de atendimento ao cidadão, assim como tantos outros desafios e oportunidades, são melhor alcançados a partir da disciplina de gestão de projetos.

Sua aplicação tem como referência o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), publicado pelo PMI. Para o Setor Público, o PMI tem publicado estudos específicos complementares e, através desse novo trabalho reunido no guia, o PMIRS procura novamente contribuir para agregar mais valor ao tema, pois acredita que a implementação de mudanças, melhorias e novos produtos, serviços e processos, não se limita à utilização de ferramentas e recursos digitais.

O material foi lançado oficialmente durante o PMDay Setor Público

Durante o evento, que ocorreu na tarde de 22 de novembro no auditório do Prédio 32 da PUCRS, em Porto Alegre, o material foi apresentado pelos coordenadores do grupo de trabalho, o VP de Relações Institucionais e Marketing, Marco Kappel Ribeiro, e o diretor de Projetos Públicos do PMIRS, Hiparcio Stoffel, que foi responsável por uma palestra no encerramento do evento. Durante sua fala, abordou os quatro fundamentos que constituem a base do guia:

Governança: pode ser definida como um sistema de integração e articulação das partes interessadas; torna a gestão pública mais eficiente e transparente; intensifica a melhoria, a qualidade e os resultados dos projetos e dos produtos e serviços decorrentes do projeto;

Alinhamento Estratégico: estabelecimento de uma estratégia onde devem ficar evidenciados os objetivos estratégicos, os programas, as ações e projetos, bem como os resultados pretendidos; estar em consonância com as leis que estabelecem o orçamento que, no caso do Brasil, são: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Comunicação: transmitir adequadamente o planejamento estratégico, engajar as equipes, atribuir responsabilidades e gerenciar o processo de governança. A comunicação envolve, basicamente, definir: os eventos de comunicação, os responsáveis, a audiência (para quem é a comunicação), o canal a ser utilizado e sua periodicidade.

Gestão da Mudança: a gestão de projetos é mais do que aplicação de técnicas, ferramentas, formulários e sistemas de controle, é, em grande parte, uma mudança de cultura organizacional e gerencial. A mudança não termina com a conclusão do projeto, mas com o alcance do propósito ao qual o projeto se propõe. Ela envolve:



A versão digital do guia Gerenciamento de Projetos no Setor Público - Fundamentos Básicos pode ser acessada no www.pmirs.org.br/projetospublicos.

]]>
Gerenciamento de Projetos no Setor Público foi tema de PMDay Tue, 27 Nov 2018 16:33:08 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/416/?gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico-foi-tema-de-pmday.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/416/?gerenciamento-de-projetos-no-setor-publico-foi-tema-de-pmday.html Implementar mudanças, melhorar produtos, serviços e processos, agregar mais valor. Esses são fins buscados pela aplicação das boas práticas disseminadas através de um conjunto de conhecimentos preconizados pelo PMI por meio do gerenciamento de projetos. Esses também são fins perseguidos pela Agenda 2020. Através da publicação do Caderno de Propostas, o movimento, constituído por voluntários, busca apontar projetos e identificar caminhos para fazer um Rio Grande do Sul melhor para se viver e trabalhar. A confecção da última edição, publicada no mês de setembro, foi apresentada no PMDay Setor Público, na tarde de 22 de novembro, pelo presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, o Engenheiro Humberto Cesar Busnello. No documento, acessível no site da organização, constam as prioridades, ou seja, aquilo que não pode mais ser adiado e que tem forte impacto no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tanto no curto quanto no longo prazo.

A forma como são gerenciados e monitorados os projetos considerados prioritários em termos de Estado pelo Governo do Rio Grande do Sul, que são 59, foi o tema de outra palestra realizada durante o PMDay Setor Público. A apresentação foi feita pela Secretária Adjunta e Diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados – DMR, Melissa Custódio. Falando sobre atividades da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS, considerou que um dos diferenciais do trabalho que está sendo realizado é exatamente o monitoramento, com disciplina e rotina, de todas as organizações da administração estadual, contabilizando uma “rede de governança” de mais de 600 pessoas diretamente e, indiretamente, 3 mil. 

Melissa ressaltou que os objetivos estratégicos, perseguidos através dos projetos em questão, são atribuições que o Estado precisa oferecer ao cidadão e, portanto, inerentes a ele. Apresentou um Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) com mapa, customização e atualização direta pelos responsáveis, acessado pela web. E apontou outro diferencial: o Acordo de Resultados, no qual as Secretarias dizem o que têm que entregar, como esperam e o prazo, e a Secretaria do Planejamento monitora essas entregas através do SME. Portanto, a “sistemática de governança” implantada garantiu: um padrão mínimo comum a todos os órgãos, o respeito aos processos internos de gestão, o acompanhamento sistemático das metas, as soluções transversais para os problemas complexos e o compartilhamento das melhores práticas.

Na prefeitura de Porto Alegre, a busca tem sido pela melhoria da maturidade dos projetos, inspirada no modelo desenvolvido pelos especialistas Darci Prado e Russell Archibald. A forma como isso vem ocorrendo com 150 projetos, que atingem 1,5 milhão de pessoas, foi detalhada pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Daniel Rigon. Uma das primeiras providências, o alinhamento estratégico, se deu através da definição de 12 grandes cestas de projetos, que permeiam toda a estrutura da Prefeitura. Alguns exemplos trazidos pelo palestrante foram na segurança pública, através do cercamento eletrônico da cidade, as lombadas eletrônicas, o detetive cidadão e o aumento do número de câmeras. Além dessa etapa, Rigon explicou sobre a adoção de uma metodologia, apresentou a estrutura organizacional e o processo de informatização necessários, além do desenvolvimento de competências.

O PMDay Setor Público teve seu encerramento com uma palestra destinada a apresentar um novo guia de gerenciamento de projetos no Setor Público, desenvolvido pelo Capítulo. Todos os detalhes estão nesta matéria. 

]]>
PMIRS realizou palestra na Escola de Gestão Pública Thu, 08 Nov 2018 18:59:02 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/415/?pmirs-realizou-palestra-na-escola-de-gestao-publica.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/415/?pmirs-realizou-palestra-na-escola-de-gestao-publica.html A Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) promoveu, no dia 7/11, a palestra PMIRS: Desafios e Tendências para o Gerenciamento de Projetos, com o vice-presidente de Relações Institucionais e Marketing, Marco Antônio Kappel Ribeiro. A capacitação, destinada aos gerentes de projetos da Prefeitura de Porto Alegre, é fruto do termo de cooperação técnico firmado entre a EGP e o PMIRS, em junho de 2018. Participaram cerca de 80 profissionais.

]]>
13° Seminário de Gestão, Projetos e Liderança é realizado na Serra Gaúcha Wed, 31 Oct 2018 12:46:39 -0200 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/414/?13-seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-e-realizado-na-serra-gaucha.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/414/?13-seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-e-realizado-na-serra-gaucha.html Nesta 13ª edição do seminário organizado anualmente por filiados voluntários do Branch do PMIRS na Serra Gaúcha, o foco nos assuntos Gestão, Projetos e Liderança e a escolha do tópico central “Potencializando Pessoas e Organizações com o Gerenciamento de Projetos”, representou um desafio, que foi atingido através de uma programação diversa, formada por temas atuais e inéditos, e especialistas reconhecidos, inclusive, no cenário nacional.

Além da realização de dois workshops durante o evento – “Estamos escolhendo os projetos mais valiosos?” e “Vida de Titã”, a programação de palestras teve como abertura a fala da consultora em Gestão do Conhecimento, Inovação e Mudança Organizacional, Beatriz Benezra. Por meio do título “Liderando Equipes na Transformação Digital”, Beatriz realizou uma desconstrução de termos importantes e referenciais para todas as organizações, moldando-os para melhor compreensão e melhoria no ambiente de Projetos, a fim de maximizar o aprendizado e promover uma estrutura organizacional mais eficiente e impulsionadora de seus membros.

Em seguida, a ex-Secretária Municipal do Planejamento Estratégico e coordenadora do projeto RUMOS para o Rio Grande neste ano de 2018, Izabel Matte, apresentou sua palestra “Gerenciamento de Projetos no Setor Público faz a Diferença”. Izabel abordou os desafios do ambiente da administração pública e a configuração da sua organização, e como encarar essas dificuldades com o uso do Gerenciamento de Projetos, além de uma abordagem sobre liderança e governança nesses espaços.

Durante mesa redonda sobre Gestão Pública, mediada por Fernando Mondadori, com participação de Izabel Matte e Leandro Vilar, o debate circundou em temas como: dificuldades e empecilhos na gestão pública, exemplos de inovação na área, Gestão de Órgãos nacionais e estatais.

O primeiro dia foi fechado pelo Maestro Evandro Matté com a apresentação “Concerto Empresarial: Gestão através da música”. O Maestro retratou os desafios da profissão músico e das capacidades gerenciais embutidas na profissão, além do desenvolvimento profissional, mostrando que o gerenciamento de projetos permeia as mais diversas áreas.

Em breve, compartilharemos o saldo do segundo dia do evento.]]>