RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Thu, 13 May 2021 18:02:24 -0300 Thu, 13 May 2021 18:02:24 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Novos Produtos do PMI Global: ferramentas e soluções que empoderam pessoas Wed, 12 May 2021 18:46:12 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/575/?novos-produtos-do-pmi-global-ferramentas-e-solucoes-que-empoderam-pessoas.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/575/?novos-produtos-do-pmi-global-ferramentas-e-solucoes-que-empoderam-pessoas.html Com a proposta de ofertar ao público ferramentas que auxiliem a rotina profissional e a simplifiquem, o PMI lançou cinco programas. A iniciativa contempla cursos, guias, experiências em comunidade e soluções digitais. Tudo isso para promover a resolução de problemas, o desenvolvimento cidadão, o sucesso do trabalho e a assertividade na condução de projetos.

Um kit de ferramentas que promete respostas aos obstáculos de forma criativa. Este é o Wicked Problem Solving (WPS), destinado para agentes de mudança, líderes e consultores que precisam aprimorar sua capacidade na entrega de soluções.  Disciplined Agile, por sua vez, é uma caixa de ferramentas agnósticas que contribui para aplicar a agilidade em busca de melhores benefícios.

Além disso, como seria se qualquer pessoa pudesse criar aplicativos (Apps)? A equipe que constituiu o programa Citizen Developer pensou nisso e chegou à resposta: desenvolvimento cidadão. Com o conhecimento de plataformas facilitadoras e experiências compartilhadas em comunidade, é possível que   qualquer um desenvolva apps, mesmo sem saber usar softwares.

Para quem precisa ter acesso a padrões, guias, conteúdos de instruções e muito mais, o PMI apresentou o Standards Plus, uma solução digital que oferece facilidades em apenas um clique.

Agora, se a dificuldade é iniciar e conduzir projetos até o fim, o Kickoff pode ajudar. A iniciativa conta com dois caminhos possíveis – cascata ou ágil - e ambos contam com um curso gratuito de 45 minutos, que está disponível em português, e um kit de ferramentas. São noções básicas de gestão de projetos, dicas e truques. Tudo para que você complete os seus projetos no prazo, dentro do orçamento e de forma assertiva.

]]>
Procurando uma colocação no mercado? Nós temos! Tue, 11 May 2021 14:08:59 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/572/?procurando-uma-colocacao-no-mercado-nos-temos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/572/?procurando-uma-colocacao-no-mercado-nos-temos.html Retomado no ano passado, o Painel de Oportunidades do PMIRS é um dos benefícios oferecidos aos filiados do Capítulo do Rio Grande do Sul. Desde que foi reativado, mais de 60 empresas já anunciaram na página. Além disso, a iniciativa recebeu mais de 100 vagas e se tornou uma importante ferramenta para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho ou garimpando uma nova possibilidade.

Foi o que aconteceu com a gerente de Projetos na Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Cristiane Bottesini Albarello, que se filiou ao PMIRS, em dezembro de 2020. “Eu atuava como coordenadora do Escritório de Projetos na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e visitei o Painel por curiosidade. Nem imaginava que a oportunidade viria tão rápido”, conta.

Ela recorda que analisou a vaga devido a aderência ao seu perfil profissional e por ter interesse de progressão de carreira. “Eu já tinha uma colocação no mercado, mas a vaga que encontrei no Painel era tão interessante e os requisitos pareciam escritos para mim. Sem pensar, me candidatei, mas nem considerei a possibilidade de ser realmente convidada para participar do processo seletivo, mas fui surpreendida positivamente”, comemora.

A gerente ainda destaca que a filiação abriu importantes portas em sua carreira. “Fazer parte da comunidade PMIRS agrega valor não apenas para nossa trajetória profissional, mas também enriquece relacionamentos e gera network positivo e de qualidade para nossa vida. E sobre o Painel de Oportunidades, fica a dica: o primeiro passo para conseguir é tentar!”, conclui.

Faça como Cristiane: filie-se ao PMIRS e abrace as possibilidades. O Painel de Oportunidades é acessado na Área Exclusiva dos filiados e permite candidaturas no mesmo espaço. Acesse!

]]>
Comemoração ao Plano de 100 dias Fri, 30 Apr 2021 12:49:40 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/571/?comemoracao-ao-plano-de-100-dias.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/571/?comemoracao-ao-plano-de-100-dias.html Em nome da Diretoria Executiva do PMIRS gostaria de anunciar a nossa grande entrega, logo nos primeiros meses do ano: é o que chamamos de PLANO DE 100 DIAS. Trata-se de um grande programa, composto por várias iniciativas coordenadas de forma transversal, que iniciou no dia 1º de janeiro e finalizou agora, em abril, encerrando assim o seu ciclo nos primeiros 100 dias do ano.

A recente troca de gestão e todos os processos de transição que estão incluídos nessa fase, em paralelo com a construção do planejamento estratégico e do portfólio de projetos 2021, indicam um período de poucas entregas e realizações externas ao PMIRS. É um momento em que nos preparamos internamente para, por meio de um bom planejamento, fazermos grandes entregas ao longo do ano. Mas com isso, de certa forma, a nossa comunidade fica “desprovida” de ações e eventos que agregam valor durante esse período.

Inquietos com essa situação, e com a mentalidade de reunir o melhor de nossos produtos e serviços, nos deparamos com a possibilidade de criar algo em paralelo, que pudesse ter um planejamento e execução rápidos, de tal forma a ofertar ações e eventos à comunidade durante esse período. Especialmente àqueles que possuem alta aderência e engajamento, que estão alinhados aos nossos direcionadores e propósito, e que têm por trás um grupo de voluntários ativos, dando o seu melhor, e oferecendo muito apoio neste início de gestão. Assim nasceu o Plano de 100 dias. E foi exatamente com esse objetivo: ofertar à nossa comunidade de projetos várias iniciativas que são reconhecidas e possuem alta aderência de público.

No total, recebemos 23 submissões de projetos para compor o plano. Destes, 11 foram priorizados com base nos critérios acima (além do “tempo de execução”). Tivemos projetos de realização de eventos de desenvolvimento profissional, webinars e lives, projetos de conexão e capacitação para voluntários, de fomento a oportunidades profissionais, sondagem de maturidade em Gerenciamento de Projetos no setor público e capacitação EAD, para continuação da campanha de 20 anos do PMIRS, de evento temático ao agronegócio, além de eventos gratuitos e abertos. 

Gostaria de convidar você, leitor, não só para conhecer um pouco mais sobre esses projetos realizados nesse curto espaço de tempo, mas também para que você conheça os resultados obtidos e os impactos dessas realizações. Confira os principais números através de um infográfico especialmente produzido e que já está disponível aqui nosso site. 


Alex Rosa, PMP, CSPO, ICP-ACC
Presidente do PMIRS

]]>
Desafios à vista? Temos mais de mil modelos de templates e ferramentas para te ajudar! Thu, 22 Apr 2021 11:22:49 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/570/?desafios-a-vista-temos-mais-de-mil-modelos-de-templates-e-ferramentas-para-te-ajudar.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/570/?desafios-a-vista-temos-mais-de-mil-modelos-de-templates-e-ferramentas-para-te-ajudar.html Para oportunizar respostas ágeis aos desafios impostos pela rotina de trabalho com Gerenciamento de Projetos, o PMI oferece um conjunto com mais de mil modelos de templates e ferramentas que auxiliam os profissionais a enfrentarem o que vier pela frente. Economizar tempo, esforço e garantir o aumento da produtividade são os objetivos dos templates encontrados no site projectmanagement.com.

Criar trabalhos do zero parece difícil? É pensando em facilitar a vida dos gerentes de projeto que o PMI disponibiliza esses materiais, que são criados por especialistas, testados, e estão prontos para o uso. Também é possível utilizar as ferramentas em planos de projeto, apresentações e muito mais.

Além dos materiais, ao acessar a página é possível estabelecer conexão com pessoas do mundo inteiro. Isso porque a projectmanagement.com é uma rede social profissional global do PMI que busca o compartilhamento de experiências, informações e conteúdos ligados ao Gerenciamento de Projetos. É lá que nosso associado também vai encontrar todo o apoio necessário.

]]>
Com a palavra, Sunil Prashara Thu, 22 Apr 2021 10:30:48 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/569/?com-a-palavra-sunil-prashara.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/569/?com-a-palavra-sunil-prashara.html Respondendo como incentivar o crescimento exponencial das organizações, o papel da Tecnologia neste processo e quais as ferramentas necessárias, Sunil Prashara, presidente e diretor do PMI, assina artigo que aborda o tema ‘mentalidade exponencial como norteadora de resultados expressivos’.

Refletindo sobre uma publicação que aponta a possibilidade de desenvolvedores cidadãos estarem em maior número dentro das corporações até 2023 e a respeito do poder da Tecnologia na evolução empresarial, Sunil Prashara enfatiza a mentalidade exponencial como o que há de mais poderoso para o crescimento das corporações. A expressão pode ser traduzida como a capacidade de pensar além dos ganhos incrementais para alcançar objetivos grandes e ousados. “Uma mentalidade linear pode ficar satisfeita com um crescimento de 10% a cada ano; uma mentalidade exponencial, no entanto, ficará em nada menos do que um crescimento de 10 vezes”, explica um trecho do texto.

Sunil ainda fala sobre Peter Diamandis, um empresário e guru da Tecnologia que provoca reflexões relevantes para a comunidade de Gerenciamento de Projetos. Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Impressão 3D e Robótica, conforme o diretor, também podem transformar as organizações.

No seu artigo, ele também aponta as ferramentas que o PMI disponibiliza para gerentes de projetos, a fim de garantir o desenvolvimento cidadão. Conforme observa, as iniciativas do PMI podem auxiliar os atuantes da área em todas as fases da vida profissional.

O texto completo pode ser conferido no link.

]]>
Project Management Professional: certificação mundial em Gerenciamento de Projetos Mon, 19 Apr 2021 10:58:53 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/568/?project-management-professional-certificacao-mundial-em-gerenciamento-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/568/?project-management-professional-certificacao-mundial-em-gerenciamento-de-projetos.html
A avaliação busca incentivar gerentes de projetos para que se esforcem a ponto de se destacarem e serem reconhecidos pela excelência. Entendida como uma vantagem competitiva, o PMP certifica que estes profissionais são qualificados em:

  • Pessoas: enfatizando as habilidades básicas que você precisa para liderar com eficácia uma equipe de projeto no ambiente em constante mudança de hoje.
  • Processo: reforçando os aspectos técnicos de uma gestão bem-sucedida.
  • Ambiente de Negócios: destacando a conexão entre os projetos e a estratégia organizacional.
Consulte mais informações sobre a certificação PMP acessando o link.

 

]]>
7ª edição do PMBOK: o que vem por aí? Mon, 19 Apr 2021 10:22:51 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/567/?7a-edicao-do-pmbok-o-que-vem-por-ai.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/567/?7a-edicao-do-pmbok-o-que-vem-por-ai.html Com lançamento previsto para o segundo semestre, o Guia PMBOK está recebendo atualizações. Recurso visto como um dos documentos mais influentes na área de Gerenciamento de Projetos, o PMBOK gera muitas expectativas – e também especulação – a cada nova versão. Com a sétima edição não está sendo diferente. Há uma grande procura para tomar conhecimento sobre as mudanças que serão trazidas pelo material. O que se pode adiantar: associados poderão ter acesso ao Guia gratuitamente. O público externo pode fazer a reserva do material no link a partir de 1º de maio.

O PMBOK apresenta dois documentos em um: o The Standard for Project Management - Standard para Gerenciamento de Projetos, que é o consenso para a profissão, e o Guidetothe Project Management BodyofKnowledge - Guia do Conhecimento para a Gestão de Projetos, que fornece uma estrutura para aplicar o padrão (Standard) usando o conhecimento existente dentro da profissão.

As novidades do Guia

As rápidas evoluções tecnológicas e a necessidade de organizações e profissionais de se adaptarem mais rapidamente ao mercado fizeram com que a nossa profissão evoluísse de forma contínua. Os profissionais agora têm a tarefa de identificar a abordagem correta (preditiva, ágil ou híbrida) para realizar o seu trabalho e acrescentar valor.

O Guia PMBOK reflete sobre essa flexibilidade e apoia o profissional no gerenciamento do projeto de forma a entregar produtos que permitam alcançar os resultados pretendidos. As alterações propostas resultam de uma escuta ativa do feedback da comunidade de profissionais em todo o mundo.

O novo Standard para Gerenciamento de Projetos adota um formato baseado em princípios para abranger todas as abordagens referentes à entrega de valor, e não apenas a abordagem preditiva tradicionalmente associada ao Gerenciamento de Projetos. A ideia agora é de que devemos respeitar o direito do profissional de selecionar o enfoque correto para cada projeto – seja preditiva, ágil, adaptativa ou híbrida.

Os 12 Princípios que estão no Standard for Project Management são construídos em torno de um conjunto de pontos que melhor resumem as ações e comportamentos aceitos pela profissão, independentemente da abordagem de desenvolvimento.

]]>
Mudanças na prova para a certificação PMP: fique atento! Fri, 16 Apr 2021 15:07:48 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/566/?mudancas-na-prova-para-a-certificacao-pmp-fique-atento.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/566/?mudancas-na-prova-para-a-certificacao-pmp-fique-atento.html Antes alinhado com o grupo de Processos da sexta edição do Guia PMBOK, neste ano, o exame Project Management Professional (PMP) passa a ser baseado em Pessoas, Processos e Ambientes de Negócios. Para o PMP, a prova continuará com questões de Abordagem Preditiva, mas agora os Métodos Ágeis e Híbridos surgem com mais força. Segundo os organizadores, é preciso cerca de três meses para se preparar bem, a fim de fixar os novos conteúdos.

Em cada domínio (Pessoas, Processos e Ambientes de Negócios), a prova PMP 2021 apresentará questões relativas aos requisitos do projeto, análise das habilidades das partes interessadas, avaliação e atualização contínua das capacidades da equipe que desenvolve o projeto. Metade das perguntas vai avaliar o conhecimento do candidato na Abordagem Preditiva, enquanto a outra metade se concentrará nas abordagens Ágeis e Híbridas.

Como serão divididas as questões?

  • 42% das questões serão destinadas à área de Pessoas, relacionadas às habilidades e atividades associadas à liderança. As questões vão buscar esclarecer a capacidade do candidato à certificação de gerenciar, criar, capacitar e envolver o time que vai tocar o projeto.
  • 50% das questões serão focadas no grupo de Processos para reforçar os aspectos técnicos do gerente de projetos, que deverá conhecer como planejar, comunicar e gerenciar marcos.
  • A estratégia organizacional estará presente em 8% das questões da nova prova. As perguntas vão testar a habilidade do candidato em avaliar benefícios, valor de um projeto e ambiente de negócio externo, além de planejar a conformidade do projeto e dar suporte para as mudanças organizacionais.
]]>
PMIRS: um Capítulo ao infinito Mon, 12 Apr 2021 18:50:19 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/565/?pmirs-um-capitulo-ao-infinito.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/565/?pmirs-um-capitulo-ao-infinito.html Nos livros, capítulos são um conjunto de páginas, permeadas pelo mesmo assunto. Na vida, capítulos são fases, que podem se referir a idade, a períodos ou à ascensão acadêmica, profissional, amorosa e familiar. Quando se trata do PMIRS é um pouco diferente. Por aqui, somos um Capítulo com tantas páginas quanto uma enciclopédia. Passamos por diferentes conquistas em vários tempos, mas elas não se separam, porque todas fazem parte deste Capítulo tão único quanto o Rio Grande do Sul.  É desta forma que chegamos a 20 anos de histórias.

Ao longo dessas duas décadas, dividimos nossa trajetória com muita gente e conquistamos nosso espaço neste cenário que tanto nos instiga a trabalhar cada vez melhor. A evolução do Gerenciamento de Projetos no nosso Estado aconteceu ao passo que galgamos nossas vitórias. Isso é motivo de muito orgulho, porque estamos conscientes que neste Capítulo há páginas para muito mais histórias.

Desde a fundação do PMIRS, em 9 de abril de 2001, quando começamos nosso trabalho em uma sala da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), até 2004, quando a nossa sede foi instalada no Tecnopuc, Voluntários, Filiados, Presidentes e Diretores fazem parte deste caminho que trilhamos até hoje. Além disso, também tivemos outros importantes feitos, como a inauguração do Branch Serra Gaúcha, fundado em 2011 e reconhecido como o 1º Branch do PMI no país, o Branch Extremo Sul, inaugurado em 2014 e a oficialização do Branch Norte, em 2018. São muitas as formas de contar e comemorar os nossos feitos. Decidimos fazer isso formando uma linha do tempo, da fundação aos 20 anos. Ao ler, pense: se fomos capazes de tudo isso até este aniversário, o que podemos fazer mais?

Confira mais o que marcou a história de 20 anos do PMIRS:  

  • 2001
    •  Fundação do PMIRS   
    • Evento de lançamento do PMIRS
  • 2002   
    • Lançamento do PMI Journal - 1ª publicação do PMIRS
  • 2003
    •     Primeiro Seminário de GP do PMIRS
  • 2004   
    • Sede do PMIRS instalada no Tecnopuc
  • 2008   
    • Congresso Brasileiro de GP
  • 2011   
    • Branch Serra Gaúcha é reconhecido, oficialmente, como o 1º Branch do PMI no Brasil
  • 2013   
    • Vencedor do ‘Chapter Award Leadership, Planning & Operations’
  • 2014   
    • Oficialização do Branch Sul
  • 2015  
    •   Vencedor do ‘2015 Chapter of the Year’
    •   Vencedor do ‘Chapter Innovation Program’
  • 2016   
    • Foco em ações voltadas para a gestão pública
  • 2017   
    • Finalista do prêmio ‘2017 Chapter of the Year’
  • 2018   
    • PMIRS sedia o 13º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança
    • Oficialização do Branch Norte
  • 2019   
    • Consolidação do núcleo jovem do PMIRS
    • Nova marca PMI e PMIRS
  • 2020   
    • Maior evento do país com disseminação de Gerenciamento de Projetos para Governo
    •   Abertura de dois novos núcleos: Lajeado e Santa Mari
    • PMIRS + digital - nossa reinvenção em um mundo virtual de forma ágil e consistente e produtiva
  • 2021   
    • Comemoração dos 10 anos do Branch Serra
    • Comemoração dos 20 anos do PMIRS
]]>
PMI divulga resultados da Pesquisa Pulse of the Profession 2021 Fri, 09 Apr 2021 19:13:49 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/564/?pmi-divulga-resultados-da-pesquisa-pulse-of-the-profession-2021.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/564/?pmi-divulga-resultados-da-pesquisa-pulse-of-the-profession-2021.html Trazendo uma visão sobre o futuro organizacional pós-pandemia, o PMI Global publicou a Pesquisa Pulse of the Profession 2021. O estudo anual, que é realizado desde 2003, objetiva causar reflexão sobre os novos formatos de trabalho e o futuro do mesmo. Os resultados revelam o surgimento de 'empresas dinâmicas’. O termo se refere aos negócios que têm a capacidade de se flexionar e girar - onde e quando necessário - enquanto mantêm a estrutura, a forma e a governança.

Segundo a pesquisa, as ‘empresas dinâmicas’ selecionam as melhores formas para seguir trabalhando diante das adversidades e se concentram muito nas pessoas, a partir do entendimento de que o bom desempenho de uma equipe acontece quando cada indivíduo dá o melhor de si.  “Estas organizações estão liderando o caminho, capacitando seu pessoal a fim de dominar novas formas de trabalhar, enfatizando o elemento humano e entendendo o papel central que a cultura organizacional desempenha na qualificação constante das capacidades”, complementa o texto de apresentação do estudo.

Conforme o levantamento, em comparação com as organizações tradicionais, as ‘empresas dinâmicas’ podem ter altos níveis de agilidade organizacional (48% contra 27%) e são mais propensas a usar práticas de gerenciamento de risco padronizadas (68% contra 64%). Os dados revelam que também lideram o caminho em Economia de Projetos. Ou seja, as empresas destacadas na pesquisa contam com maior capacidade de transformar ideias em realidade. 

A pesquisa completa pode ser baixada no link.

]]>