Gostou deste conteúdo?
Compartilhe o link com seus colegas.
]]>
Primeira edição do evento reuniu 200 participantes em 2022
O PMIRS estreou o PMIRS Summit em 2022, com o objetivo de inspirar, engajar e reconectar profissionais de projetos do Rio Grande do Sul. Com a temática “Arena Reconecta”, o Capítulo reuniu 200 profissionais de projetos no dia 15 de outubro, para dez horas de aprendizado, compartilhado por 16 palestrantes, em forma de workshops, palestras e rodas de conversa. A primeira edição foi realizada no Instituto Caldeira e contou com o apoio das empresas Trace, Deliver It, Solluzzione e Technique Engenharia.
Seja um parceiro do PMIRS Summit 2023
O evento ainda conta com algumas cotas em fase final de negociação. Se sua empresa tem interesse em participar e promover esta iniciativa de sucesso na área de gerenciamento de projetos, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Anote aí:
PMIRS Summit 2023
Data: De 6 a 7 de outubro (workshops no dia 6 e palestras no dia 7)
Local: Instituto Caldeira – Porto Alegre/RS
Horário: das 8h às 18h
Programação: site PMIRS Summit 2023
Ingressos: em breve, no site do evento
Reduzir o elemento surpresa
As capacidades correlacionadas à IA e machine learning ajudam a mitigar riscos de orçamento e cronograma. Se um projeto tem um bom mecanismo de geração de dados de qualidade, podemos construir algoritmos de machine learning que podem correlacionar múltiplos critérios e ativamente identificar lacunas, enviar alertas de possíveis bloqueios de percurso, identificar seu percentual de ocorrência e gerar relatórios específicos e oportunos. Em gerenciamento de custos de projetos complexos, quando podemos confiar somente em inteligência humana para rastrear custos excedentes, esse processo é tedioso e suscetível a erros. A melhor maneira de seguir é combinar insights correlacionados gerados por IA com inteligência humana na tomada de decisões informadas para controlar custos.
Tornar-se um caçador de vieses
Há um número significativo de pesquisa acadêmica que sugere que projetos são suscetíveis a vieses cognitivos, especialmente no estágio de planejamento. Ao usar dados e processos históricos como previsão de classe de referência, podemos estimar valores de projeto realistas. Quando se tomam decisões-chaves de investimentos de projeto, líderes podem usar dados históricos para evitar vieses de planejamento. Com os dados corretos, a lógica e o treinamento, IA e algoritmos de machine learning certamente ajudam a reduzir vieses no planejamento, estimativas e tomadas de decisão. Especialmente quando há muitos critérios relacionados, IA pode ajudar.
Criar mais tempo para flexibilizar habilidades de poder
Geração de relatórios toma muito tempo de gerentes de projeto. Mesmo assim, muitas ferramentas baseadas em inteligência artificial podem fornecer relatórios instantâneos, sob demanda em uma questão de minutos – e isso aumenta o tempo disponível para gerentes de projeto liderarem e elaborarem estratégias. Com esse tempo a mais, gerentes de projeto terão mais disponibilidade para construir melhores relações com stakeholders, focarem em planejamento estratégico, avaliar e validar controles e perseguirem padrões de alta qualidade.
Acelerar tomada de decisão
Gerentes de projetos terão mais facilidade para lidar com problemas difíceis com dados de suporte. A IA acelera as tomadas de decisão ao complementar objetivos de projeto com recomendações dirigidas por dados. Inteligência artificial e algoritmos de machine learning podem guiar gerentes de projetos a terem perguntas como: qual o próximo marco de alto impacto que se espera que seja perdido? Qual a porcentagem de ocorrência de um custo excedente de 20% nos próximos dois meses? O que está no topo da matriz de prioridade/urgência? Insights direcionados por dados melhoram o tempo de tomada de decisão, que por sua vez aumentam produtividade e direcionam projetos para melhores resultados.
Como citar esse artigo: É Preciso Saber: Inteligência Artificial (2023)
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Fonte: https://www.pmi.org/learning/publications/pm-network/digital-exclusives/need-to-know-artificial-intelligence
Novas conexões e reencontros no CBGPL 2023
Como já era de se esperar, o CBGPL também foi ambiente para reencontros e novas conexões. “O que eu vou levar é o networking, o compartilhamento, a troca. Conversei com pessoas de vários segmentos. A gente trocou bastante ideia. Percebi que o pessoal estava a fim de trocar experiências, entender como está funcionando, de dizer ‘vai por este caminho’”, contou Priscila.
O networking também foi destacado pela CEO do Elas Projetam, Vanessa Guitta, que palestrou sobre carreira e posicionamento, no segundo dia do evento, e recomendou o investimento em capital social. “Hoje, o capital social é fundamental pra mim, que são os relacionamentos, as conexões, o networking. É a moeda que a gente tem de maior valia, o nosso poder de influência”, revelou Vanessa. “O seu potencial relacional, o seu capital social, é um diferencial porque ninguém constrói as mesmas relações jamais. Todo mundo tem uma rede única de conexões e você tem que aprender a capitalizar isso”, complementou a palestrante.
Ela ainda reforçou que construir capital social é uma proposta intencional e estratégica. “Migrar de carreira ou de vaga, ou ainda entrar em um ambiente que você não está ampliando seu capital social, ou ganhando cada vez mais relevância dentro do que você faz, é falta de estratégia”, exemplificou. Em entrevista para o PMIRS, Vanessa compartilhou que participar de um congresso como o CBGPL é uma oportunidade fantástica para fazer networking, por se tratar de um evento com participantes que têm o mesmo interesse.
CBGPL 2024 será no Rio de Janeiro
O CBGPL 2023 mal acabou e a próxima edição do evento já teve data e local confirmados. Os profissionais de projetos já podem se programar para o 19˚ Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Rio de Janeiro. A pré-venda de ingressos já está disponível e os 50 primeiros inscritos vão adquirir o ingresso por preço promocional. Clique aqui e saiba mais.
Ainda sobre o CBGPL 2023:
Confira a entrevista exclusiva do Founder and Chair at PMO Global Alliance, Américo Pinto, para o PMIRS sobre as implicações da inteligência artificial na gestão de projetos.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dos melhores momentos do PMIRS.
Conheça melhor os projetos que foram destaque no GP Start 2023
Gestão de Projetos na Expodireto
O PMIRS, por meio do Branch Norte, levou conhecimento sobre gerenciamento de projetos no agronegócio para o público da Feira Expodireto/Cotrijal 2023, no dia 08 de março. O Capítulo realizou uma palestra na Arena Agrodigital Expodireto, com as painelistas e voluntárias Marcielle Roani, Soedi Cármen Roso e Vanessa Silva. O objetivo do projeto era divulgar e expandir o conhecimento dos visitantes da feira sobre a gestão de projetos aplicada ao Agronegócio.
Saiba mais como foi o evento aqui.
GP com ELAS
O projeto GP com Elas, por sua vez, buscou o impacto social de apresentar a área de gerenciamento de projetos, especialmente, para o público feminino. O projeto focou em mulheres de baixa renda ou em transição de carreira. A proposta teve o objetivo de iniciar estas mulheres no gerenciamento de projetos e capacitá-las para assumirem cargos de liderança. A ação visou ainda aumentar a participação das mulheres no universo do gerenciamento de projetos, além de aumentar a visibilidade do PMI para este público. O evento foi realizado no dia 23 de março e contou com a palestra de Ana Alice de Lucas, que compartilhou insights sobre a própria carreira.
Saiba mais como foi o evento aqui.
Projetos e Perrengues
A iniciativa “Projetos & Perrengues” teve como objetivo criar uma minissérie para o YouTube, que contasse, de forma descontraída, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de gerenciamento de projetos durante o seu dia a dia, bem como compartilhasse dicas para evitar “perrengues”. A minissérie já conta com dois episódios, com a participação da Líder de Projeto e pesquisadora estratégica, Nicole Citton, e do professor de cursos sobre Gerenciamento de Projetos, Xico Zanetti.
Confira os episódios aqui.
Sobre o GP Start: o GP Start é uma iniciativa do PMIRS que busca incentivar os voluntários a perseguirem desafios que estão ligados aos objetivos estratégicos do Capítulo, e a entregar valor para a comunidade de projetos ainda nos primeiros cem dias do ano. Sete projetos foram aprovados para participar desta edição.
“Desde já, ficam os ‘parabéns’ para todo mundo, porque a gente se surpreendeu demais com as entregas, então todos são vencedores”, afirmou o Vice-Presidente de Governança e Finanças, Mauro Spader.
Confira quais foram os projetos selecionados para participar do GP Start 2023
O PMP® é o certificado líder global de gerenciamento de projeto e é reconhecido por organizações de todo o mundo. Na verdade, a revista CIO recentemente descreveu como o “padrão-ouro” das certificações em nossa área.
O PMI recentemente lançou uma versão atualizada do exame da certificação PMP®. A nova versão reflete mudanças de demanda, de somente habilidades técnicas de projeto, para uma série de ferramentas diversas, incluindo abordagens ágeis e híbridas. No total, 50% do exame atualizado cobre maneiras de se trabalhar ágil e híbrido.
A certificação, agora, também reflete a importância de habilidades de poder, como liderança colaborativa, empatia e comunicação em gerenciamento de projetos. Uma pesquisa do PMI indica que 9 a cada 10 profissionais de projetos concordam que habilidades de poder os ajuda a trabalhar mais inteligentemente. Assim, 42% das perguntas do exame agora focam na dimensão “Pessoas” do gerenciamento de projetos.
O PMI oferece duas maneiras de se preparar para o exame PMP®: um curso lecionado por um instrutor parceiro de treinamento autorizado ou um curso online que você faz no seu ritmo, chamado Preparação de Exame PMP® Sob Demanda Autorizado PMI. Nós lançamos recentemente o PMI Study Hall, um aplicativo de computador e dispositivo móvel baseado em assinatura que oferece gamificação, para tornar os estudos mais apreciáveis através de quebra-cabeças, flashcards, perguntas práticas, exames e mais.
Há, no momento, mais de um milhão de pessoas que já obtiveram certificação PMP®, em mais de 200 países, em todo tipo de indústria. A satisfação com a certificação PMP® está em 85%.
Se você está apenas começando sua carreira ou fez uma mudança de carreira recentemente para gerenciamento de projetos, você deveria considerar a certificação CAPM®. Essa certificação introduz fundamentos de gerenciamento de projetos e o papel dos profissionais de projetos a profissionais que estão ingressando no mercado. É um primeiro passo essencial na construção de sua carreira.
A certificação CAPM® cobre áreas como ambiente de gerenciamento de projetos e integração de gerenciamento de projetos. O certificado abrange escopos de projeto, cronogramas, custos, qualidade e gestão de recursos. Obter essa certificação ajudará você a aprimorar suas habilidades em práticas de aquisição, comunicações, relações com stakeholders e gerenciamento de risco.
Ser certificado CAPM® prepara você para ter sucesso em cargos como coordenador de projeto associado ou gerente de projetos júnior, além de ajudar a buscar certificações maiores, como a PMP®. Na verdade, ao obter a certificação CAPM®, você automaticamente terá as 35 horas necessárias de educação e treinamento de gerenciamento de projetos requisitadas para poder prestar o exame do certificado PMP®.
Se a sua organização está adotando práticas ágeis ou se você já trabalha em um time ágil, vale a pena considerar obter a certificação Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®.
Cada vez mais organizações têm migrado para métodos ágeis de trabalho, e isso é devido a um bom motivo. Uma pesquisa do PMI mostra que organizações ágeis completam seus projetos com sucesso 75% das vezes, enquanto organizações tradicionais completam 56% das vezes. O PMI-ACP® foi criado de agilistas para agilistas. A certificação cobre muitas das abordagens ágeis, incluindo Scrum, Kanban, Lean, extreme programming (XP) e test-driven development (TDD). Ser certificado PMI-ACP® reconhece seu conhecimento no mundo real dessas práticas e seu domínio prático de técnicas ágeis.
Esteja você satisfeito com seu trabalho atual ou contemplando uma mudança de carreira, essas certificações ajudarão a aumentar sua qualificação profissional e farão você mais valioso a seu atual ou futuro empregador. Elas aprimorarão suas habilidades, ajudarão você a enfrentar complexidades e permitirão você a prosperar, independentemente de como esteja a economia global.
Sierra Hampton-Simmons
Sierra Hampton-Simmons tem quase duas décadas de experiência como expert em Gerenciamento de Certificação, com um histórico de transformar e desenvolver marcas lucrativas ao incluir treinamentos e testes baseados em performance. Ela se juntou ao PMI no outono de 2013 e é a atual Vice-Presidente de Produtos. Sierra lidera a supervisão, planejamento e execução do ciclo de vida de produto das soluções e serviços do PMI, incluindo Certificação, Desenvolvimento Profissional, Padrões e Publicações e Iniciativa Brightline. Logo antes de se juntar ao PMI, ela era gerente de operações de certificação da Cisco Systems, Inc., onde comandou operações diárias de um time de desenvolvimento global, que criava programas de TI líderes com certificação, incluindo os de classe mundial CCNA e CCNP. Antes da Cisco, Sierra esteve por 12 anos na Citrix Education, onde ela gerenciou um time de design e desenvolvimento dos mais avançados programas globais de currículo e certificações. Sierra também foi Presidente do Conselho de Teste de Performance por 3 anos, após ser uma membra ativa do Conselho Administrativo. Sierra é bacharel em Negócios Japoneses e Internacionais, pela Universidade de Georgetown.
Fonte: https://community.pmi.org/blog-post/74027/it-s-never-too-late-to-future-proof-your-career-by-earning-a-project-management-certification#_=
Artigo escrito por Sierra Hampton-Simmons - Vice President, Products | PM
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Confira o esboço do curso DASSM:
Se quiser conferir o depoimento completo de Alexandre Baumgaertner sobre a certificação DASSM, clique aqui.
Fonte: https://www.pmi.org/certifications/agile-certifications/disciplined-agile-senior-scrum-master-dassm
]]>