RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Sun, 28 May 2023 15:41:57 -0300 Sun, 28 May 2023 15:41:57 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Quais etapas seguir para implementar um PMO na empresa? Tue, 23 May 2023 16:55:37 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/715/?quais-etapas-seguir-para-implementar-um-pmo-na-empresa.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/715/?quais-etapas-seguir-para-implementar-um-pmo-na-empresa.html O processo de implementação de um escritório de projetos em uma empresa pode ser uma tarefa muito desafiadora para os profissionais de projetos que se propõem a executá-la. Implantar um novo “modo de fazer” confronta a cultura organizacional da instituição, que tem profissionais acostumados a “fazer de um determinado modo”. Lidar com diferentes graus de maturidade entre os setores da empresa e se conectar com os profissionais que precisam compreender a importância da metodologia para o alcance de melhores resultados, requer empatia e dinamismo do líder de PMO, que precisa ditar os ritmos, convencer e fazer com que “a roda gire”. 

Uma grande empresa, por exemplo, possui inúmeros projetos, de tamanhos diferentes, sendo realizados simultaneamente. Inúmeras entregas. Mesmo uma pequena empresa pode ter projetos acontecendo paralelamente. Como organizar tudo isso, a fim de garantir o cumprimento de etapas, um report adequado, garantir que a documentação esteja em dia e mensurar resultados aos interessados?

De acordo com o Líder de PMO da Marcopolo, Lucas Comerlato, cada companhia é única e precisa ser respeitada por suas particularidades. Segundo ele, não há uma receita de implementação de PMO que possa ser aplicada a todas as empresas. “Antes de implementar um PMO, a empresa precisa ter a cultura de gerenciamento, que normalmente se inicia naqueles projetos mais complexos, que envolvem maiores investimentos e riscos e que estão atrelados ao resultado da organização. Quando esta primeira semente começar a gerar os frutos, a empresa irá perceber a importância em levar esta cultura para todos os seus projetos, e aí é o momento onde se deve iniciar a implementação do PMO”, destacou.

Ter controle sobre quais projetos devem ser acelerados, suspensos e até cancelados, auxílio nas tomadas de decisão e direcionamento para os programas, são apenas alguns dos benefícios de ter um PMO na empresa. O Líder de PMO afirma que, em maior grau de maturidade, o PMO é que faz o direcionamento para o planejamento estratégico de médio e longo prazo da empresa. 


Quais etapas seguir para a implementação de um PMO?

Lucas Comerlato foi o responsável pela implementação do PMO na Marcopolo. Ele já compartilhou o
case no PMDay Indústria, realizado em novembro de 2022, pelo PMIRS, através do Branch Serra Gaúcha, e vem dividindo seus desafios e resultados em outros eventos de gestão de projetos. Em conversa com o PMIRS, o Líder de PMO da multinacional compartilhou etapas que podem ser seguidas para a criação de uma metodologia de implantação de PMO. No entanto, ele lembra que antes de tudo é necessário perceber se o ambiente organizacional está preparado. “Não faz sentido implementar um PMO em uma organização que não tem uma cultura para a gestão de projetos”, enfatiza. Confira as etapas abaixo:


  1. Identificar as pessoas e áreas que deverão ser envolvidas e mapear o engajamento das mesmas;
  2. Identificar quais os projetos estão planejados e em execução e classificá-los como estratégico, tático ou operacional;
  3. Agrupar estes projetos em programas, alinhados com a estratégia da empresa;
  4. Criar o portfólio de projetos e avaliar os benefícios e riscos de cada programa;
  5. Alinhar com a alta direção o plano de implementação do PMO;
  6. Criar um modelo de governança;
  7. Treinar as pessoas-chave que farão a disseminação da metodologia;
  8. Iniciar a implementação com os programas mais estratégicos.


Gostou deste conteúdo?
Compartilhe o link com seus colegas.

 

]]>
Projetos e Perrengues: desafios da carreira de projetos vira minissérie no Youtube do PMIRS Thu, 18 May 2023 15:05:52 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/714/?projetos-e-perrengues-desafios-da-carreira-de-projetos-vira-minisserie-no-youtube-do-pmirs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/714/?projetos-e-perrengues-desafios-da-carreira-de-projetos-vira-minisserie-no-youtube-do-pmirs.html Quem nunca passou por um perrengue no decorrer de um projeto que “atire a primeira pedra”. A verdade é que, mesmo projetos bem sucedidos, apresentam diversas situações desafiadoras que demandam conhecimento e destreza dos profissionais de projetos para resolvê-las. Foi pensando em trocar experiências com outros profissionais e aprender com seus erros e acertos, que a PMP® e voluntária do PMIRS, Frances Danckwardt, idealizou a minissérie Projetos e Perrengues - uma sequência de vídeos de entrevista com gerentes de projetos, que compartilham os “perrengues” enfrentados no dia a dia. 

Ao longo da minha trajetória profissional pude notar que os problemas e desvios de projetos tendem a se repetir, independente do tipo de projeto e/ou cliente. Se eu pudesse trocar com outros profissionais e aprender com os seus erros, eu poderia ter uma ‘carta na manga’, quando passasse por alguma situação similiar”, disse Frances. O projeto possui três episódios lançados e foi destaque no GP Start 2023.

Frances, que também é apresentadora do programa, já recebeu a Líder de Projeto e pesquisadora estratégica, Nicole Citton; o Diretor de Operações da Huia Stefanini, Xico Zanetti; e a Gerente de Projetos e PMP®, Stella Lunardeli. O quarto episódio terá o Gerente de Projetos, Kadu Holleben, como convidado para compartilhar sobre como sentiu na pele a importância de um plano de comunicação e documentação bem elaborado e executado. 

“Eu fiquei bem impactada com a repercussão. Não imaginei que fosse sensibilizar tanto as pessoas da área, mas também as de outras áreas. Me fez ver que todos os segmentos possuem problemas crônicos que, muitas vezes, podem ser mitigados com uma simples conversa”, comentou a GP do projeto. Frances acredita que um dos motivos da repercussão da minissérie seja a vulnerabilidade dos profissionais, que decidiram abrir o jogo sobre os momentos difíceis. “Acredito muito que conhecimento bom é conhecimento compartilhado, mas compartilhar vitórias é muito fácil. Fico muito feliz que os entrevistados estejam dispostos a abrir o jogo e contar também um pouquinho das suas falhas e pontos de fragilidade. Temos ainda muito a trocar, aprender e ensinar”, finalizou.

O quarto episódio estará disponível no dia 19 de maio. Inscreva-se em nosso canal no Youtube e acompanhe a minissérie Projetos e Perrengues.

]]>
PMIRS Summit 2023: confira a data e os primeiros palestrantes do evento Thu, 11 May 2023 17:28:14 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/713/?pmirs-summit-2023-confira-a-data-e-os-primeiros-palestrantes-do-evento.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/713/?pmirs-summit-2023-confira-a-data-e-os-primeiros-palestrantes-do-evento.html A espera acabou! O PMI Rio Grande do Sul divulgou a data da segunda edição do maior evento do Capítulo e confirmou quem são os primeiros palestrantes. O PMIRS Summit 2023 será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, no Instituto Caldeira, e desta vez, com uma novidade entre as trilhas de conhecimento: ESG na prática. O Capítulo espera reunir mais de 350 profissionais de todo o estado, para debater sobre as tendências em gerenciamento de projetos.  O público esperado é quase o dobro do que esteve presente no ano passado, o que só é possível mediante novo acordo com o Instituto Caldeira, que permitiu a ampliação do número de participantes para esta edição. 

Já estão confirmados os primeiros speakers do evento: Ricardo Viana Vargas, Founder and Managing Director da Macrosolutions - que participará de forma presencial; Luiz C. Parzianello, Sócio-Fundador e CEO da Surya; Débora Brum, Sócia Diretora na Comunicativa Fonoaudiologia Empresarial; Dagoberto Trento, Sócio na Innoscience Consultoria; e Wang Ching, Sócia-proprietária e Coach Empresarial e de Carreira na 4Coach. As palestras e workshops contemplarão quatro trilhas de conhecimento do PMIRS Summit 2023: Gestão e Liderança, Ágil e Híbrido, Tecnologias que Transformam e ESG na Prática.

“Estamos confirmando novos palestrantes e esperamos divulgar em breve quem estará conosco para debater e refletir sobre temáticas que já estão impactando a forma de gerenciar projetos em todo o mundo. O evento deste ano busca proporcionar novas conexões entre pessoas, palestrantes e organizações de vários nichos e trazer novos elementos que estão mexendo com a cultura organizacional em sua forma de gerir projetos. Um tema muito solicitado, por exemplo, é sobre inteligência artificial em projetos e PMO, e vamos trazer dois grandes especialistas na área”, declarou o presidente do PMIRS, Alex Rosa. O primeiro lote de ingressos para o PMIRS Summit 2023 estará disponível em breve, no site do evento.



Primeira edição do evento reuniu 200 participantes em 2022

O PMIRS estreou o PMIRS Summit em 2022, com o objetivo de inspirar, engajar e reconectar profissionais de projetos do Rio Grande do Sul. Com a temática “Arena Reconecta”, o Capítulo reuniu 200 profissionais de projetos no dia 15 de outubro, para dez horas de aprendizado, compartilhado por 16 palestrantes, em forma de workshops, palestras e rodas de conversa. A primeira edição foi realizada no Instituto Caldeira e contou com o apoio das empresas Trace, Deliver It, Solluzzione e Technique Engenharia.



Seja um parceiro do PMIRS Summit 2023

O evento ainda conta com algumas cotas em fase final de negociação. Se sua empresa tem interesse em participar e promover esta iniciativa de sucesso na área de gerenciamento de projetos, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected].



Anote aí:

PMIRS Summit 2023
Data: De 6 a 7 de outubro (workshops no dia 6 e palestras no dia 7)
Local: Instituto Caldeira – Porto Alegre/RS
Horário: das 8h às 18h
Programação: site PMIRS Summit 2023
Ingressos: em breve, no site do evento

Atualizações: Instagram e LinkedIn]]>
PMIRS fortalece parcerias em encontro com o CRA-RS Thu, 11 May 2023 16:09:37 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/712/?pmirs-fortalece-parcerias-em-encontro-com-o-cra-rs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/712/?pmirs-fortalece-parcerias-em-encontro-com-o-cra-rs.html
A troca de conhecimentos e experiências entre o PMIRS e o CRA-RS reforça a importância da colaboração no fortalecimento mútuo. A busca por parcerias estratégicas é fundamental para impulsionar o desenvolvimento e o sucesso das organizações envolvidas. Fique atento(a) para mais novidades e oportunidades resultantes dessa visita. O PMIRS continuará trabalhando arduamente para se destacar como referência em gerenciamento de projetos e contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus membros]]>
É Preciso Saber: Inteligência Artificial Fri, 28 Apr 2023 16:56:49 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/711/?e-preciso-saber-inteligencia-artificial.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/711/?e-preciso-saber-inteligencia-artificial.html Em meio a uma cascata de novas maneiras de se trabalhar dirigidas para o digital, empresas estão constantemente adotando e aproveitando o poder da inteligência artificial (IA). De acordo com uma pesquisa global da IBM, 35% das empresas estão usando IA, enquanto outros 42% estão explorando sua adoção. A IA está evoluindo de uma ferramenta legal de se ter para uma necessidade de negócios: metade das empresas estão se dando conta dos benefícios de sua utilização, com 54% atingindo economias e eficiências de custo.

Para times de projeto, entregar tarefas para a IA, machine learning e software de automação estão transformando como as iniciativas são entregues, diz Geetha Gopal, PMP, chefe de entrega de projetos de infraestrutura e transformação digital, da Panasonic da Ásia-Pacífico, em Singapura. Integração com IA também revela novas oportunidades para líderes de projetos adotarem o poder dos dados.

“A primeira consequência que uma abordagem baseada em IA causará em uma organização será fazê-la entender seus próprios dados de projetos, e a necessidade de gerar mais dados significativos”, diz Gopal. “Esse processo de pensamento é a própria transformação. Dados claros de projetos podem aumentar a qualidade dos resultados, aumentar a aderência aos planos dos projetos, aumentar satisfação de stakeholders e melhorar transição para operações.”

Gopal compartilha quatro objetivos que profissionais de projeto podem atingir com capacidades centradas em dados de IA:


Reduzir o elemento surpresa

As capacidades correlacionadas à IA e machine learning ajudam a mitigar riscos de orçamento e cronograma. Se um projeto tem um bom mecanismo de geração de dados de qualidade, podemos construir algoritmos de machine learning que podem correlacionar múltiplos critérios e ativamente identificar lacunas, enviar alertas de possíveis bloqueios de percurso, identificar seu percentual de ocorrência e gerar relatórios específicos e oportunos. Em gerenciamento de custos de projetos complexos, quando podemos confiar somente em inteligência humana para rastrear custos excedentes, esse processo é tedioso e suscetível a erros. A melhor maneira de seguir é combinar insights correlacionados gerados por IA com inteligência humana na tomada de decisões informadas para controlar custos.


Tornar-se um caçador de vieses

Há um número significativo de pesquisa acadêmica que sugere que projetos são suscetíveis a vieses cognitivos, especialmente no estágio de planejamento. Ao usar dados e processos históricos como previsão de classe de referência, podemos estimar valores de projeto realistas. Quando se tomam decisões-chaves de investimentos de projeto, líderes podem usar dados históricos para evitar vieses de planejamento. Com os dados corretos, a lógica e o treinamento, IA e algoritmos de machine learning certamente ajudam a reduzir vieses no planejamento, estimativas e tomadas de decisão. Especialmente quando há muitos critérios relacionados, IA pode ajudar.


Criar mais tempo para flexibilizar habilidades de poder

Geração de relatórios toma muito tempo de gerentes de projeto. Mesmo assim, muitas ferramentas baseadas em inteligência artificial podem fornecer relatórios instantâneos, sob demanda em uma questão de minutos – e isso aumenta o tempo disponível para gerentes de projeto liderarem e elaborarem estratégias. Com esse tempo a mais, gerentes de projeto terão mais disponibilidade para construir melhores relações com stakeholders, focarem em planejamento estratégico, avaliar e validar controles e perseguirem padrões de alta qualidade.


Acelerar tomada de decisão

Gerentes de projetos terão mais facilidade para lidar com problemas difíceis com dados de suporte. A IA acelera as tomadas de decisão ao complementar objetivos de projeto com recomendações dirigidas por dados. Inteligência artificial e algoritmos de machine learning podem guiar gerentes de projetos a terem perguntas como: qual o próximo marco de alto impacto que se espera que seja perdido? Qual a porcentagem de ocorrência de um custo excedente de 20% nos próximos dois meses? O que está no topo da matriz de prioridade/urgência? Insights direcionados por dados melhoram o tempo de tomada de decisão, que por sua vez aumentam produtividade e direcionam projetos para melhores resultados.


Como citar esse artigo: É Preciso Saber: Inteligência Artificial (2023)
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Fonte: https://www.pmi.org/learning/publications/pm-network/digital-exclusives/need-to-know-artificial-intelligence

]]>
CBGPL 2023 reuniu cerca de 800 profissionais para debater as tendências em gestão de projetos Thu, 27 Apr 2023 16:45:50 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/710/?cbgpl-2023-reuniu-cerca-de-800-profissionais-para-debater-as-tendencias-em-gestao-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/710/?cbgpl-2023-reuniu-cerca-de-800-profissionais-para-debater-as-tendencias-em-gestao-de-projetos.html O PMI Rio Grande do Sul marcou presença em mais uma edição do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), realizado nos últimos dias 24, 25 e 26 de abril, em Balneário Camboriú. O Capítulo foi um dos realizadores do evento, junto do PMI Santa Catarina e do PMI Paraná. Ao todo, cerca de 800 profissionais de projetos, de todo o Brasil e de diversos segmentos, estiveram presentes para conferir tendências em gestão de projetos, conhecer cases, participar de workshops e fortalecer networking. 

“O CBGPL é sempre um momento muito esperado para todos nós, porque é quando nos reunimos com amigos, colegas de profissão de todo o país, para nos atualizarmos sobre o cenário mundial da gestão de projetos e debater sobre as tendências em diversos setores. Este ano, como Capítulo co-organizador, ao lado do PMI Santa Catarina e PMI Paraná, tivemos um feedback bastante expressivo dos participantes. Com certeza, quem decidiu vir para o Congresso volta com insights valiosas em mãos que, se aplicadas, nos gerarão cases para discutirmos grandes resultados em 2024”, comentou o presidente do PMIRS, Alex Rosa.

O Congresso contou com a presença dos keynotes Ana Diamante, CEO da Diamante Corretora XP; Adriano Bornschein Silva, Prefeito de Joinville e Bombeiro Voluntário; Americo Pinto, Founder and Chair at PMO Global Alliance; Luis Guardado, Vice President of PMO & Solutioning, Americas Region - Webhelp; Pablo Lledó, Presidente do Comitê de Auditoria e Risco do Project Management, e Luiz Buff, Country Manager da Turner & Townsend. Além dos keynotes, o CBGPL contou com mais de 60 palestras e 10 workshops.

Priscila Oliveira, coordenadora de PMO e filiada do PMIRS, conta que participar do Congresso foi uma experiência gratificante e já planeja implementar algumas ações na empresa em que trabalha. “Vimos coisas que já estamos fazendo, outras que ainda estamos no caminho, o que profissionais de alto nível estão executando, e também alguns desafios para trazermos para nossas empresas. A gente já pode voltar e implementar coisas muito práticas, insights das novas tendências”, compartilhou. 

O Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança também foi ocasião para o encontro da Integração Nacional dos Capítulos Brasileiros do PMI® (IN), agora sob a coordenação geral do presidente do PMIRS, Alex Rosa. 


Novas conexões e reencontros no CBGPL 2023

Como já era de se esperar, o CBGPL também foi ambiente para reencontros e novas conexões. “O que eu vou levar é o networking, o compartilhamento, a troca. Conversei com pessoas de vários segmentos. A gente trocou bastante ideia. Percebi que o pessoal estava a fim de trocar experiências, entender como está funcionando, de dizer ‘vai por este caminho’”, contou Priscila.

O networking também foi destacado pela CEO do Elas Projetam, Vanessa Guitta, que palestrou sobre carreira e posicionamento, no segundo dia do evento, e recomendou o investimento em capital social. “Hoje, o capital social é fundamental pra mim, que são os relacionamentos, as conexões, o networking. É a moeda que a gente tem de maior valia, o nosso poder de influência”, revelou Vanessa. “O seu potencial relacional, o seu capital social, é um diferencial porque ninguém constrói as mesmas relações jamais. Todo mundo tem uma rede única de conexões e você tem que aprender a capitalizar isso”, complementou a palestrante. 

Ela ainda reforçou que construir capital social é uma proposta intencional e estratégica. “Migrar de carreira ou de vaga, ou ainda entrar em um ambiente que você não está ampliando seu capital social, ou ganhando cada vez mais relevância dentro do que você faz, é falta de estratégia”, exemplificou. Em entrevista para o PMIRS, Vanessa compartilhou que participar de um congresso como o CBGPL é uma oportunidade fantástica para fazer networking, por se tratar de um evento com participantes que têm o mesmo interesse. 


CBGPL 2024 será no Rio de Janeiro

O CBGPL 2023 mal acabou e a próxima edição do evento já teve data e local confirmados. Os profissionais de projetos já podem se programar para o 19˚ Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Rio de Janeiro. A pré-venda de ingressos já está disponível e os 50 primeiros inscritos vão adquirir o ingresso por preço promocional. Clique aqui e saiba mais.



Ainda sobre o CBGPL 2023:

Confira a entrevista exclusiva do Founder and Chair at PMO Global Alliance, Américo Pinto, para o PMIRS sobre as implicações da inteligência artificial na gestão de projetos.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dos melhores momentos do PMIRS.

]]>
Conheça os projetos que foram destaques no GP Start 2023 Mon, 17 Apr 2023 16:44:19 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/709/?conheca-os-projetos-que-foram-destaques-no-gp-start-2023.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/709/?conheca-os-projetos-que-foram-destaques-no-gp-start-2023.html O PMIRS premiou os projetos destaques do GP Start 2023 no último sábado, 15, durante a primeira edição do ano do Conexão Voluntários. Entre os sete projetos que rodaram no primeiro trimestre, três receberam destaque: Gestão de Projetos na Expodireto, gerenciado por Vanessa Orsolin, GP com Elas, gerenciado por Kelly Janoski, e Projetos e Perrengues, gerenciado por Frances Danckwardt. Os critérios para a seleção dos destaques incluíram fatores como inovação, entrega de status report, alinhamento às diretrizes estratégicas do Capítulo e PMI Global, bem como da diretoria à qual o projeto fez parte, entre outros.

Vanessa Orsolin se sente honrada em ter o projeto "Gestão de Projetos" na Expodireto entre os destaques do GP Start 2023. “Estou há apenas seis meses no voluntariado e já tive a oportunidade de ser GP e ainda ter o projeto escolhido como destaque. Me sinto realizada”, revelou. Vanessa uniu duas paixões e encontrou motivação para executar o projeto. “O mundo agro sempre esteve presente na minha vida pessoal, e ter a oportunidade de aliar a gestão de projetos - minha vida profissional - ao agronegócio foi, sem dúvida, a motivação principal”, compartilhou. O projeto gerenciado por Vanessa promoveu um bate-papo sobre gerenciamento de projetos no agronegócio na Expodireto Cotrijal, no dia 8 de março.

Frances Danckwardt, gerente de projetos do destaque "Projetos e Perrengues"” veiculado no YouTube, contou como surgiu a ideia de criar vídeos que contassem as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de projetos no dia a dia. “Ao longo da minha trajetória profissional pude notar que os problemas e desvios de projetos tendem a se repetir, independente do tipo de projeto e/ou cliente. Se eu pudesse trocar com outros profissionais e aprender com os seus erros, eu poderia ter uma ‘carta na manga’, quando passasse por alguma situação similiar”, disse. 



Conheça melhor os projetos que foram destaque no GP Start 2023

Gestão de Projetos na Expodireto

O PMIRS, por meio do Branch Norte, levou conhecimento sobre gerenciamento de projetos no agronegócio para o público da Feira Expodireto/Cotrijal 2023, no dia 08 de março. O Capítulo realizou uma palestra na Arena Agrodigital Expodireto, com as painelistas e voluntárias Marcielle Roani, Soedi Cármen Roso e Vanessa Silva. O objetivo do projeto era divulgar e expandir o conhecimento dos visitantes da feira sobre a gestão de projetos aplicada ao Agronegócio.

Saiba mais como foi o evento aqui.



GP com ELAS

O projeto GP com Elas, por sua vez, buscou o impacto social de apresentar a área de gerenciamento de projetos, especialmente, para o público feminino. O projeto focou em mulheres de baixa renda ou em transição de carreira. A proposta teve o objetivo de iniciar estas mulheres no gerenciamento de projetos e capacitá-las para assumirem cargos de liderança. A ação visou ainda aumentar a participação das mulheres no universo do gerenciamento de projetos, além de aumentar a visibilidade do PMI para este público. O evento foi realizado no dia 23 de março e contou com a palestra de Ana Alice de Lucas, que compartilhou insights sobre a própria carreira.

Saiba mais como foi o evento aqui.


Projetos e Perrengues

A iniciativa “Projetos & Perrengues” teve como objetivo criar uma minissérie para o YouTube, que contasse, de forma descontraída, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de gerenciamento de projetos durante o seu dia a dia, bem como compartilhasse dicas para evitar “perrengues”. A minissérie já conta com dois episódios, com a participação da Líder de Projeto e pesquisadora estratégica, Nicole Citton, e do professor de cursos sobre Gerenciamento de Projetos, Xico Zanetti.

Confira os episódios aqui.


Sobre o GP Start: o GP Start é uma iniciativa do PMIRS que busca incentivar os voluntários a perseguirem desafios que estão ligados aos objetivos estratégicos do Capítulo, e a entregar valor para a comunidade de projetos ainda nos primeiros cem dias do ano. Sete projetos foram aprovados para participar desta edição.

“Desde já, ficam os ‘parabéns’ para todo mundo, porque a gente se surpreendeu demais com as entregas, então todos são vencedores”, afirmou o Vice-Presidente de Governança e Finanças, Mauro Spader.

Confira quais foram os projetos selecionados para participar do GP Start 2023

]]>
GP com Elas capacitou mulheres em transição de carreira para atuarem em gestão de projetos Fri, 14 Apr 2023 10:06:59 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/708/?gp-com-elas-capacitou-mulheres-em-transicao-de-carreira-para-atuarem-em-gestao-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/708/?gp-com-elas-capacitou-mulheres-em-transicao-de-carreira-para-atuarem-em-gestao-de-projetos.html Em comemoração ao mês da mulher, o PMIRS estreou o projeto GP com Elas, uma iniciativa que tem o objetivo de apresentar a área de gerenciamento de projetos ao público feminino, com intuito de capacitá-las para assumirem cargos de liderança. O encontro foi realizado no dia 23 de março, de forma online e totalmente gratuita. 

Cerca de 40 mulheres participaram do encontro, que contou com a presença da palestrante, escritora e consultora de gerenciamento de projetos, com mais de 24 anos de experiência, Ana Alice de Lucas Ruschel. Ela, que também é autora dos livros "Gerenciamento da Qualidade em Projetos" e "Gerência de Projetos alinhada ao PMI e PMBOK 7", compartilhou insights sobre a carreira. Além da palestra, houve dinâmicas em grupo e uma atividade de resolução de problemas que premiou a equipe vencedora com uma mentoria sobre carreira e GP.

A GP do encontro, Kelly Janoski, conta que o projeto foi uma iniciativa importante para empoderar mulheres que buscam novos horizontes para desenvolverem suas carreiras profissionais na área de gestão de projetos. “Trabalhar com um público específico foi novidade e superou nossas expectativas. Recebemos muitos depoimentos das participantes, que se sentiram inspiradas a progredir em suas carreiras a partir da história da Ana Alice”, afirmou Kelly.

Para a palestrante do evento, compartilhar sobre sua experiência profissional foi bastante gratificante. “Acho muito importante participar desses eventos como educadora, palestrante e profissional, porque, além de passar o meu conhecimento, de transferir o que sei, também aprendo muito. Uma coisa muito importante para mim, foi sentir que estava empoderando um grupo, que talvez sofra preconceito no mercado de trabalho, ou que enfrente mais dificuldades”, explicou Ana Alice Ruschel.

Para incentivar o crescimento e evolução das participantes do GP com Elas em suas jornadas na área de projetos, o PMIRS disponibilizou vagas para voluntariar no capítulo. “Muitas pessoas, assim como eu, começaram no gerenciamento de projetos sem saber muita coisa, mas com muita vontade, com muita garra, correndo atrás, lendo bastante livros e procurando muitas informações. O PMI é um instituto que fornece uma gama enorme de informações de treinamento e, principalmente, essa experiência de poder viver o gerenciamento de projetos como voluntário”, compartilhou Ana Alice, que também é filiada do PMI, e acredita que o voluntariado é uma grande oportunidade de adquirir experiência.

A segunda edição do GP com Elas está prevista para o segundo semestre deste ano e já tem fila de espera. Acompanhe nossa agenda de eventos aqui no site e em nossas redes sociais para saber em primeira mão e garantir a sua vaga.

]]>
Foque no futuro e transforme a sua carreira com uma certificação em Gerenciamento de Projetos Fri, 31 Mar 2023 17:06:18 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/707/?foque-no-futuro-e-transforme-a-sua-carreira-com-uma-certificacao-em-gerenciamento-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/707/?foque-no-futuro-e-transforme-a-sua-carreira-com-uma-certificacao-em-gerenciamento-de-projetos.html Quer fazer o salto de carreira de boa para ótima, de valioso a indispensável? Considere obter uma certificação profissional. A certificação certa pode melhorar suas habilidades, aumentar sua qualificação profissional e impulsionar sua competitividade no mercado de trabalho atual. Nesse post, Sierra Hampton-Simmons oferece 3 possíveis certificados para você considerar.

Vivemos em tempos econômicos incertos. A taxa de desemprego está em seu menor valor em 50 anos, mas dispensas estão se espalhando através dos setores de tecnologia e financeiro. A inflação parece estar diminuindo, mas o FED (Sistema de Reservas dos Estados Unidos) continua a aumentar a taxa de juros. Alguns economistas preveem recessão, enquanto outros veem a economia fazendo um pouso suave.

Então, o que pode fazer um profissional de projeto? Como sempre, a melhor defesa é o ataque. Para muitos profissionais, isso significa aprimorar suas habilidades e preparar suas carreiras para o futuro através de certificados profissionais. 

Uma certificação profissional PMI garante que você esteja pronto para atender demandas de projetos e empregadores em todo mundo. Nossas certificações são baseadas em padrões rigorosos e pesquisas contínuas para atender as necessidades de organizações da vida real. Com uma certificação PMI em seu nome, você pode trabalhar virtualmente em qualquer indústria, em qualquer lugar do mundo, e com qualquer metodologia de gerenciamento de projeto.

Existem muitos benefícios ao se conquistar uma certificação profissional. Ao aprimorar seu conhecimento e habilidades, você pode trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente. Você será mais produtivo em seu trabalho e melhorará sua qualificação profissional, ganhando, portanto, vantagem competitiva no mercado de trabalho e aumentando seu potencial salarial. De fato, a Pesquisa de Salário 2021 do PMI reporta que profissionais com certificação PMP (Project Management Professional) ® recebem 16% mais que aqueles que não tem.

E sabemos que, apesar da incerteza econômica a curto prazo, o mercado de trabalho para profissionais de projeto é forte. Gerenciamento de projetos foi ranqueado em 11º lugar na lista de empregos que estão com demanda crescente do Fórum Econômico Mundial de 2020, e o Relatório PMI Talent Gap 2020 revelou que a economia global precisará de 25 milhões de novos profissionais de projeto até 2030.

No PMI, tentamos facilitar o aprendizado de uma certificação, para que seja fácil e possível. Você pode fazer cursos em seu ritmo, em seu tempo, e, em alguns casos, em múltiplas modalidades, isto é, seja através de um curso liderado por um instrutor ou um curso online em seu ritmo.

Mas quais certificações valem mais a pena? Aqui estão três certificações que eu acredito que fornecem flexibilidade máxima para carreira e que dizem a atuais ou futuros empregadores que você tem os requisitos para gerenciar qualquer projeto usando qualquer metodologia.


Project Management Professional (PMP)® 

O PMP® é o certificado líder global de gerenciamento de projeto e é reconhecido por organizações de todo o mundo. Na verdade, a revista CIO recentemente descreveu como o “padrão-ouro” das certificações em nossa área.

O PMI recentemente lançou uma versão atualizada do exame da certificação PMP®. A nova versão reflete mudanças de demanda, de somente habilidades técnicas de projeto, para uma série de ferramentas diversas, incluindo abordagens ágeis e híbridas. No total, 50% do exame atualizado cobre maneiras de se trabalhar ágil e híbrido. 

A certificação, agora, também reflete a importância de habilidades de poder, como liderança colaborativa, empatia e comunicação em gerenciamento de projetos. Uma pesquisa do PMI indica que 9 a cada 10 profissionais de projetos concordam que habilidades de poder os ajuda a trabalhar mais inteligentemente. Assim, 42% das perguntas do exame agora focam na dimensão “Pessoas” do gerenciamento de projetos.

O PMI oferece duas maneiras de se preparar para o exame PMP®: um curso lecionado por um instrutor parceiro de treinamento autorizado ou um curso online que você faz no seu ritmo, chamado Preparação de Exame PMP® Sob Demanda Autorizado PMI. Nós lançamos recentemente o PMI Study Hall, um aplicativo de computador e dispositivo móvel baseado em assinatura que oferece gamificação, para tornar os estudos mais apreciáveis através de quebra-cabeças, flashcards, perguntas práticas, exames e mais.

Há, no momento, mais de um milhão de pessoas que já obtiveram certificação PMP®, em mais de 200 países, em todo tipo de indústria. A satisfação com a certificação PMP® está em 85%.


Certified Associate of Project Management (CAPM)® 

Se você está apenas começando sua carreira ou fez uma mudança de carreira recentemente para gerenciamento de projetos, você deveria considerar a certificação CAPM®. Essa certificação introduz fundamentos de gerenciamento de projetos e o papel dos profissionais de projetos a profissionais que estão ingressando no mercado. É um primeiro passo essencial na construção de sua carreira.

A certificação CAPM® cobre áreas como ambiente de gerenciamento de projetos e integração de gerenciamento de projetos. O certificado abrange escopos de projeto, cronogramas, custos, qualidade e gestão de recursos. Obter essa certificação ajudará você a aprimorar suas habilidades em práticas de aquisição, comunicações, relações com stakeholders e gerenciamento de risco.

Ser certificado CAPM® prepara você para ter sucesso em cargos como coordenador de projeto associado ou gerente de projetos júnior, além de ajudar a buscar certificações maiores, como a PMP®. Na verdade, ao obter a certificação CAPM®, você automaticamente terá as 35 horas necessárias de educação e treinamento de gerenciamento de projetos requisitadas para poder prestar o exame do certificado PMP®.


Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)® 

Se a sua organização está adotando práticas ágeis ou se você já trabalha em um time ágil, vale a pena considerar obter a certificação Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®.

Cada vez mais organizações têm migrado para métodos ágeis de trabalho, e isso é devido a um bom motivo.
Uma pesquisa do PMI mostra que organizações ágeis completam seus projetos com sucesso 75% das vezes, enquanto organizações tradicionais completam 56% das vezes. O PMI-ACP® foi criado de agilistas para agilistas. A certificação cobre muitas das abordagens ágeis, incluindo Scrum, Kanban, Lean, extreme programming (XP) e test-driven development (TDD). Ser certificado PMI-ACP® reconhece seu conhecimento no mundo real dessas práticas e seu domínio prático de técnicas ágeis.

Esteja você satisfeito com seu trabalho atual ou contemplando uma mudança de carreira, essas certificações ajudarão a aumentar sua qualificação profissional e farão você mais valioso a seu atual ou futuro empregador. Elas aprimorarão suas habilidades, ajudarão você a enfrentar complexidades e permitirão você a prosperar, independentemente de como esteja a economia global.



Sierra Hampton-Simmons

Sierra Hampton-Simmons tem quase duas décadas de experiência como expert em Gerenciamento de Certificação, com um histórico de transformar e desenvolver marcas lucrativas ao incluir treinamentos e testes baseados em performance. Ela se juntou ao PMI no outono de 2013 e é a atual Vice-Presidente de Produtos. Sierra lidera a supervisão, planejamento e execução do ciclo de vida de produto das soluções e serviços do PMI, incluindo Certificação, Desenvolvimento Profissional, Padrões e Publicações e Iniciativa Brightline. Logo antes de se juntar ao PMI, ela era gerente de operações de certificação da Cisco Systems, Inc., onde comandou operações diárias de um time de desenvolvimento global, que criava programas de TI líderes com certificação, incluindo os de classe mundial CCNA e CCNP. Antes da Cisco, Sierra esteve por 12 anos na Citrix Education, onde ela gerenciou um time de design e desenvolvimento dos mais avançados programas globais de currículo e certificações. Sierra também foi Presidente do Conselho de Teste de Performance por 3 anos, após ser uma membra ativa do Conselho Administrativo. Sierra é bacharel em Negócios Japoneses e Internacionais, pela Universidade de Georgetown.



Fonte: https://community.pmi.org/blog-post/74027/it-s-never-too-late-to-future-proof-your-career-by-earning-a-project-management-certification#_=

Artigo escrito por Sierra Hampton-Simmons - Vice President, Products | PM
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS

]]>
DASSM: a certificação perfeita para liderar equipes ágeis e solucionar problemas complexos Thu, 23 Mar 2023 16:22:44 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/706/?dassm-a-certificacao-perfeita-para-liderar-equipes-ageis-e-solucionar-problemas-complexos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/706/?dassm-a-certificacao-perfeita-para-liderar-equipes-ageis-e-solucionar-problemas-complexos.html Se liderar equipes ágeis com sucesso, gerenciar iniciativas de alto nível e progredir na carreira estão entre seus objetivos para 2023, o PMI tem a certificação certa para você. O Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM) ensina praticantes ágeis experientes a usar o kit de ferramentas Disciplined Agile (DA) para otimizar a maneira como as equipes trabalham com aliados e resolvem problemas complexos dentro de uma organização.

Nosso filiado, Alexandre Baumgaertner, recomenda a certificação. “O diferencial prático do DASSM é o entendimento e utilização na prática do DA ToolKit. Esta ferramenta possibilita que consigamos ver as melhores práticas do Scrum, Lean, Kanban, SAFe e outros métodos ágeis consolidados, e aplicar no nosso dia a dia através da adaptação no nosso modo de trabalho, equipe por equipe”, comentou. 

Mergulhar fundo no kit de ferramentas DA possibilita que o profissional de projetos desenvolva uma compreensão abrangente das centenas de práticas e estratégias contidas nele, e conheça as vantagens e desvantagens de aplicá-las. Utilizar a ferramenta também vai ajudar o profissional a resolver problemas complexos, melhorar a entrega de valor para seus clientes, bem como liderar equipes ágeis por meio de atividades corporativas internas, como planejamento, coordenação e geração de relatórios. 

A certificação DASSM está disponível a profissionais que tenham uma compreensão fundamental do DA Toolkit e pelo menos dois anos de experiência Agile. Os candidatos devem concluir o workshop antes de fazer o exame.

O curso DASSM pode ser feito em um workshop virtual conduzido por instrutor através de um Provedor de Treinamento Autorizado (ATP) do PMI, ou por treinamento online individualizado. Ao concluir o curso DASSM, os candidatos se tornam elegíveis para obter a certificação DASSM.


Confira o esboço do curso DASSM:

  • Desenvolvimento de equipes para times de alta performance
  • Inteligência emocional para times de alta performance
  • Escalonamento tático em situações complexas
  • Otimizando a forma como trabalhamos em um ambiente DevOps
  • Otimizando a forma como trabalhamos em nosso fluxo de valor
  • Coordenar e colaborar entre equipes
  • Gestão de conflitos para equipes de alta performance
  • Planejamento pragmático para times ágeis
  • Relatórios e métricas pragmáticos para equipes ágeis

Se quiser conferir o depoimento completo de Alexandre Baumgaertner sobre a certificação DASSM, clique aqui.


Fonte: https://www.pmi.org/certifications/agile-certifications/disciplined-agile-senior-scrum-master-dassm

]]>