RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Wed, 17 Oct 2018 01:55:14 -0300 Wed, 17 Oct 2018 01:55:14 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss PMIRS recebe representantes da Interact Solutions Tue, 09 Oct 2018 19:39:05 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/412/?pmirs-recebe-representantes-da-interact-solutions.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/412/?pmirs-recebe-representantes-da-interact-solutions.html No dia 03/10, representantes da empresa foram recebidos pelo VP de Relações Institucionais e Marketing, Marco Kappel Ribeiro, na sede do PMIRS, em Porto Alegre, com o objetivo de apresentarem o trabalho que vem sendo realizado pelas duas organizações. A Interact Solutions foi apresentada pela Coordenadora de Projetos, Fabiana Brugnman. Ela estava acompanhada pelo Diretor de Clientes e Serviços, João Fritsch, e pelo Gestor de Negócios Internacionais, Fernando Estrada. A Interact e o PMIRS aproveitaram para fazer uma primeira análise das possibilidades de parcerias entre as duas entidades, através das múltiplas formas como o Capítulo tem recebido apoio institucional.

Ocupando uma posição de liderança no Brasil e na América Latina, a Interact Solutions é a unidade administrativa do Grupo Interact. De sua sede, em Lajeado, administra 11 unidades no restante do país, 800 bases e 10 distribuidores na América Latina, além de uma rede de 35 parceiros. 

Entre as soluções pelas quais a empresa é reconhecida, está um conjunto de mais de 20 aplicações de governança e inteligência corporativa. Além disso, junto de suas duas unidades de desenvolvimento - Interact Development e Interact Technology - é responsável pela gestão dos contratos, gestão de canais de distribuição no Brasil, desenvolvimento, qualidade do produto e suporte ao cliente.

]]>
Troca de conhecimentos marcou 1º Seminário do Branch Norte Tue, 09 Oct 2018 19:14:36 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/411/?troca-de-conhecimentos-marcou-1o-seminario-do-branch-norte.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/411/?troca-de-conhecimentos-marcou-1o-seminario-do-branch-norte.html Liderado pelos voluntários do Branch Norte do PMIRS, o evento foi realizado no auditório da Academia Passo Fundense de Letras, de Passo Fundo, e teve como tema central “Crescer, Inovar e Empreender com Gerenciamento de Projetos”. Para compor a programação de palestras, foram convidados referências e gestores como Adilson Pize, Jânio Vaz Bragança, Paulo Eduardo Gardin, Marcos Joaquim de Freitas e Guilherme Souto. Os workshops abordaram os temas “Vida de Titã”, ministrado pelo Augusto Weschenfelder Weber e Gabriel Alvez Weimer, e “Alinhamento estratégico de projetos - Aplicação do modelo PSACanvas”, com Adilson Pize. O Presidente do PMIRS, Fábio Giordani, que esteve presente durante o seminário, destacou a dedicação do time organizador e ressaltou a contribuição da iniciativa para a maturidade do Capitulo.     

Durante a palestra de abertura, o especialista Adilson Pize falou sobre o inter-relacionamento entre o Gerenciamento de Projetos e o Gerenciamento de Processos de Negócio, visto que vários projetos são realizados por uma organização em diversos setores, onde se divide operação e projetos. Em sua apresentação, demonstrou que o gerenciamento de processos utiliza como base o gerenciamento de projetos para organização de suas ações, se correlacionando um com o outro, e existindo em virtude do outro.

O Coordenador de Projetos na Coordenadoria de Sistemas do Departamento de Trânsito do RS, Marcos Joaquim de Freitas, apresentou os desafios da gerência de projetos na administração pública, e trouxe um entendimento de como a gestão de projetos pode ajudar os diversos ambientes corporativos: públicos e privados. Freitas destacou como o conhecimento em gestão de projetos ajudou a coordenadoria de sistemas dentro do Detran a gerir de forma organizada suas demandas com as boas práticas de gestão de projetos.

Durante a fala do Gerente Industrial da Foton Caminhões, Jânio Bragança, foi possível relacionar a indústria 4.0 ao gerenciamento de projetos. Conforme contextualizou, essa evolução, e a revolução que provocou, têm atingido diversos segmentos nas corporações, que estão sendo influenciadas pelas tecnologias disruptivas. Bragança apresentou um novo modelo de negócio que vem se tornando cada vez mais dinâmico. Ressaltou o quanto o chão de fábrica vem sofrendo influência: desde a inserção da TI nesse ambiente, na década de 60, até a renovação promovida pela Internet das coisas, conectando, modelando e se formatando em algo cada vez mais robusto, impactando diretamente as pessoas com novos postos de trabalhos e a exigência de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, o mercado tem exigido que o gestor de projetos esteja cada vez mais alinhado aos negócios da empresa, e em plena atualização.

Na palestra de Paulo Eduardo Gardin, PMO da empresa Senior Sistemas, o case da organização trouxe uma visão de como é o trabalho dos funcionários e como seus gerentes de trabalho de projeto atuam nas filiais. Apresentou de forma simples e organizada o ciclo de vida do projeto em que o GP está diretamente ligado, atuando com os diversos setores da empresa e equipes altamente qualificadas, engajados e trabalhando em conjunto para a entrega dos projetos. Gardin também falou da importância de se ter um feedback dos clientes, e como é valioso ter uma prática de homologação para que se possa antecipar os problemas. Dessa forma, uma metodologia de implantação é utilizada para que se tenha uma alta performance com as equipes, preparando e analisando, até a efetiva ativação na produção.

Líder de Digital Consulting para a América do Sul na DXC Technology, Guilherme Souto, atual Presidente do Conselho Consultivo do PMIRS, encerrou o evento falando sobre a transformação que o mundo está passando na era digital em que estamos vivendo. Guilherme apontou a necessidade de um líder estar sempre aprendendo, absorvendo conhecimento e alinhado ao mindset da humanidade no século 21. “A transformação digital que estamos passando está transformando nossas vidas, que estão sendo marcadas por mudanças contínuas, do ciclo de vida a experiências diárias, tudo transformando o ‘eu’ em digital”. Diante disso, ressaltou o quão notável é a importância que ganha o gestor de projetos e, não como apenas um líder dentro da equipe, mas como um facilitador. “O GP faz parte da equipe, atuando lado a lado junto ao trabalhador para que tudo esteja em sincronia e alinhamento, sendo esses os dois vértices digitais para o aprimoramento do que chamo de ‘eu’ digital”, ressalta Souto.

Workshops: práticas e técnicas

Durante o “Vida de Titã”, que ocorreu na tarde do dia 29/09, os facilitadores Augusto Weschenfelder Weber e Gabriel Alvez Weimer, conduziram um workshop prático e interativo com o objetivo de melhorar a performance dos participantes a níveis mais altos.  Através de técnicas de inteligência emocional, os instrutores mostram que é possível melhorar a performance e ter mudança de vida visando sempre a melhoria contínua.

No workshop “Alinhamento estratégico de projetos - Aplicação do modelo PSACanvas”, que aconteceu na noite do dia 28 de setembro, Adilson Pize, de forma prática e simples, demonstrou o quanto o alinhamento estratégias é necessário nas empresas, e o quanto o alinhamento estratégico de projetos e o uso do PSACanvas vêm ao encontro desse planejamento para atender empresas de qualquer segmento e tamanho, contribuindo para que as estratégias atinjam o caminho que a empresa deseja percorrer.

]]>
13º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança acontecerá na Serra Gaúcha Mon, 17 Sep 2018 14:06:12 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/410/?13o-seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-acontecera-na-serra-gaucha.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/410/?13o-seminario-de-gestao-projetos-e-lideranca-acontecera-na-serra-gaucha.html A edição de número 13 do seminário organizado pelo Branch Serra Gaúcha do PMIRS está de cara nova. Além da menção aos temas Gestão, Projetos e Liderança, neste ano, seu formato foi aprimorado, porém, permanecendo os tradicionais cursos e workshops, que acontecerão durante as manhãs, e as palestras e rodadas de debate e networking no UCS Teatro, entre as 14h e as 20h. Da programação fazem parte técnicas em GP, estudo de caso, tendências do mercado, networking, aprendizagem e experimentação. Os workshops confirmados são “Estamos escolhendo projetos valiosos” e “Vida de Titã”.  

As inscrições e toda a programação está no site www.seminarioserra.pmirs.org.br

]]>
PMIRS participou do painel Desafios do RS Mon, 17 Sep 2018 14:02:54 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/409/?pmirs-participou-do-painel-desafios-do-rs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/409/?pmirs-participou-do-painel-desafios-do-rs.html

O Painel Desafio do RS é uma iniciativa da Agenda 2020, um movimento da sociedade gaúcha que reúne voluntários de todos os segmentos e regiões para elaboração do "Caderno de Propostas Eleições 2018". No encontro, o PMIRS, representado pelo seu VP de Relações Institucionais, Marco Kappel Ribeiro, destacou a importância do uso das melhores práticas em gerenciamento de projetos, em especial as recomendadas pelo PMI, para garantir o uso mais eficiente dos recursos públicos e possibilitar maiores chances de sucesso dos projetos.

No dia 26 de setembro será realizado o evento “Encontro com Candidatos ao Governo do Estado", nas dependências do Prédio 40 da PUCRS, onde será feita a entrega desse Caderno aos candidatos, e também serão apresentadas as “10 Prioridades para o Futuro do RS”. Confira propostas apresentadas durante o evento aqui.

]]>
Revista do 13º CBGPL é divulgada Fri, 24 Aug 2018 13:53:03 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/408/?revista-do-13o-cbgpl-e-divulgada.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/408/?revista-do-13o-cbgpl-e-divulgada.html

No mês de junho, aconteceu em Porto Alegre, o 13º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, considerado um dos maiores eventos da área na América Latina. A revista traz reflexões e inovações proporcionadas pela iniciativa, que reuniu mais de mil pessoas de diversos estados e diferentes países, e foi organizada pelo PMIRS com o apoio do PMI Global e demais capítulos brasileiros.

Entre as atrações desta publicação estão matérias sobre o cenário mapeado para o mercado de gerenciamento de projetos, e como o profissional pode aproveitá-lo. Além disso, há entrevistas e cases que chamaram a atenção durante o evento. Entre elas, com alguns dos keynotes. 

Leia esta edição aqui!

]]>
Branch Norte realizará 1º Seminário de Gerenciamento de Projetos Tue, 21 Aug 2018 14:12:11 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/407/?branch-norte-realizara-1o-seminario-de-gerenciamento-de-projetos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/407/?branch-norte-realizara-1o-seminario-de-gerenciamento-de-projetos.html A partir do tema central “Crescer, Inovar e Empreender com o Gerenciamento de Projetos”, o Branch Norte do PMIRS montou a programação de palestras e workshops do 1º Seminário de Gerenciamento de Projetos na região. O evento acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro, na cidade de Passo Fundo. As inscrições estão abertas e todas as informações podem ser conferidas no site www.pmirs.org.br/seminarionorte.

A programação será formada por palestras como “Inter-relacionamento entre Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos de Negócio”, com Adilson Pize; “Os desafios da gerência de projetos na administração pública", com Marcos Joaquim de Freitas; e "Industria 4.0", com Jânio Bragança. Além disso, haverá uma palestra com Guilherme Souto e a apresentação do case "PMO da Senior Sistemas”, com Paulo Eduardo Gardin. Esse programa acontecerá no dia 28 de setembro, das 8h às 14h, no auditório da Academia Passo-Fundense de Letras, e também será formado por momento de networking, homenagens e sorteios.

Dois workshops fazem parte do evento: “Alinhamento Estratégico de Projetos – Aplicação do modelo PSACanvas”, será ministrado por Adilson Pize, e acontecerá no dia 28 de setembro. E o workshop “Vida de Titãs” será ministrado por Gabriel Alvez Weimer e Augusto Weber, no dia 29 de setembro. As inscrições também estão abertas!

]]>
Programa de Vantagens PM+ lança sua marca Mon, 09 Jul 2018 14:39:39 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/405/?programa-de-vantagens-pm-lanca-sua-marca.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/405/?programa-de-vantagens-pm-lanca-sua-marca.html A marca oficial do programa de benefícios e descontos do PMIRS a filiados, o PM+, foi divulgada nesta semana. A logomarca veio acompanhada da divulgação de um novo parceiro, a Casa Fontanari Vinícola.  Nela, o filiado tem acesso a toda linha de produtos com 20% de desconto em compras pela internet ou presenciais. A vinícola está localizada na Rodovia RS855, km 10,85, distrito de São Pedro, s/n, Bento Gonçalves/RS.

Os parceiros já anunciados são a produtora Opus, a Rede Master de Hotéis, as doze unidades da Academia Fitness e a Abril Assinaturas. Ao passar do tempo, o número de empresas e instituições parceiras, assim como os benefícios ofertados, deve só aumentar, além de diversificar os setores e áreas ofertados. Entre eles estão entretenimento, transporte urbano e aéreo, seguros, hotelaria, informática e equipamentos eletrônicos, alimentação, academia, telefonia, cursos de idiomas e outras necessidades que estão sendo indicadas pelos próprios usuários através de pesquisas com filiados e voluntários.

Saiba mais e acompanhe as novidades do programa pelo site www.pmirs.org.br/pm+

]]>
Ação Social muda realidade de ONGs Tue, 26 Jun 2018 12:07:23 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/404/?acao-social-muda-realidade-de-ongs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/404/?acao-social-muda-realidade-de-ongs.html O saldo de uma ação social realizada durante a programação do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), na manhã de 6 de junho, em Porto Alegre, ainda está em aberto. No entanto, a resolução de um problema específico, apontado por cinco instituições não-governamentais da capital, já foi encaminhado.

De forma voluntária, 21 especialistas em gestão de projetos orientaram integrantes das instituições com o objetivo de desenhar iniciativas de solução para problemáticas apontadas por elas.
A partir de uma metodologia híbrida, desenvolvida especialmente para a ocasião pelo diretor de Projetos Sociais do PMIRS, Leandro Vignochi, a ação tinha por finalidade gerar um plano de ação para que cada uma das organizações pudesse seguir com o exercício a partir do evento.

Além dessas inovações propostas na ocasião, que reuniu cerca de 50 pessoas, a equipe de gestão do projeto apresentou outra novidade: foi formada por voluntários do Núcleo Jovem do PMIRS, orientados pela vice-presidência de voluntariado, liderada por Fernando Bartelle, liason no capitulo do PMIef, que é a fundação educacional do PMI que foca práticas nesse âmbito. Os voluntários do Núcleo Jovem do PMIRS participantes foram: Priscila Muller, Aline Dal Bó, Igor Vieira e Laura Pozzobon. Eles também foram auxiliados pelo voluntário Bruno Conte e pelo especialista Luis Igor Strelow.

A abertura do evento teve a presença de Randy Black, diretor do board do PMI Global, que também veio ao CBGPL fazer a palestra inicial. Além deles, estiveram presentes o presidente e o VP de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, respectivamente, Fábio Giordani e Marco Kappel Ribeiro. Outros integrantes foram Ana Carolina Gaeta do PMIef e Ashley do PMI Academy, Michael Fukuda, representando a Microsoft, e Marcelo Margutti, da Supria. Essas duas empresas patrocinaram esta ação social.  

Conheça as organizações convidadas:

AIESEC - movimento de liderança jovem cuja missão é alcançar a paz mundial e o total preenchimento das potencialidades humanas, através do engajamento e desenvolvimento dos jovens.

Instituto Lenon Joel pela Paz – criado dom a finalidade de apoiar e desenvolver ações para defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através de atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer. O instituto atua a partir de oficinas que buscam criar esse ambiente para crianças carentes.

Junior Achievement tem a missão de Inspirar e preparar jovens, despertando seu espirito empreendedor para serem bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada, transformando-os em cidadãos qualificados e realizados, que possam contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Pão dos Pobres - fundada em 1985, hoje atende 1,4 mil crianças e adolescentes em seus projetos. A missão da instituição é potencializar o desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioeducativas.

WimBelemDon - é um projeto social criado no ano de 2000 com objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada um, educando e estimulando-os ao protagonismo.

]]>
PMI completa 20 anos no Brasil Tue, 26 Jun 2018 12:03:09 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/403/?pmi-completa-20-anos-no-brasil.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/403/?pmi-completa-20-anos-no-brasil.html Representantes que integraram as primeiras diretorias executivas dos capítulos do PMI no Brasil foram homenageados durante cerimônia de abertura do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, no dia 4 de junho, em Porto Alegre. Em 2018, completa duas décadas da instituição do primeiro capítulo do PMI no Brasil. O Capítulo Rio Grande do Sul foi fundado em 2001.

Durante a abertura do congresso, realizado em parceria entre os 15 capítulos existentes hoje no Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Amazônia, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Recife/Pernambuco, Mato Grosso, Goiânia, Espírito Santo, Distrito Federal, Fortaleza, Bahia, Joinville/Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o presidente do PMIRS, Fábio Giordani, em nome do capítulo organizador do evento, leu uma homenagem aos fundadores, enquanto lhes era entrege um bonsai. Árvore em miniatura cultivada em vasos ou outros recipientes pequenos, simboliza desejos bons, como prosperidade, equilíbrio, harmonia e boa sorte ao destinatário. Para além do significado de presentear com bonsai, também há a vantagem de que essas plantas são ótimas recordações porque apresentam maior tempo de vida.

Confira, na íntegra, o texto lido durante a homenagem:

 “Desenvolver carreiras, aprimorar o sucesso organizacional e amadurecer a profissão de gerenciamento de projetos. Esse é o propósito do PMI, e também uma causa pela qual muitos profissionais se doam.

Em 2018, com muito orgulho, o PMI completa 20 anos de presença no Brasil. Nesse período a Gestão de Projetos cresceu, se estruturou e amadureceu muito no Brasil. Grande parte deste resultado é fruto de pessoas visionárias e apaixonadas pela causa.

Milhares de filiados e voluntários participam dessa jornada que apoia de forma indiscutível o crescimento, estruturação e desenvolvimento da maturidade da Gestão de Projetos em nosso país.

Somos 15 capítulos do PMI no Brasil, tendo cada um a sua trajetória de organização, fundação e desenvolvimento. Todas elas partilham em suas histórias características muito marcantes de doação, zelo e comprometimento para o desenvolvimento das boas práticas em Gestão de Projetos.

Essas histórias foram protagonizadas por valorosos voluntários que assumiram a responsabilidade da organização de uma estrutura de gestão com condições de promover o desenvolvimento da Gestão de Projetos em sua região.

Chamamos ao palco os fundadores dos capítulos Brasileiros do PMI, para que recebam uma homenagem por sua dedicação e pioneirismo nestes 20 anos de PMI no Brasil.

Todos os capítulos Brasileiros, conjuntamente, presenteiam cada fundador de capítulo com um Bonsai. Ele é uma expressão de respeito à obra de nossos fundadores, bem como um desejo de eterna prosperidade. O Bonsai é um símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio e harmonia, sendo também um símbolo de felicidade”.

 

]]>
PMDay incentivou debate sobre questões da mulher Tue, 26 Jun 2018 11:57:47 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/402/?pmday-incentivou-debate-sobre-questoes-da-mulher.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/402/?pmday-incentivou-debate-sobre-questoes-da-mulher.html

Apontar e pensar sobre questões do mundo feminino em ambientes com a atuação de profissionais e líderes de projetos foi o objetivo de mais um PMDay Mulheres na Liderança, realizado pela primeira vez no final do ano passado. A segunda edição ocorreu na última quinta-feira, 21 de junho, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) de Porto Alegre.

Em parceria com o PMIRS que, na ocasião, estava representado por vice-presidentes e voluntários, a programação do evento foi capitaneada por Sílvia Somenzi, diretora presidente da Soluzzione, uma das empresas Mantenedoras do PMIRS. Integrante dos grupos Women in IT Brazil (apresentado na edição anterior do PMDay) e do Empreendedoras Protagonistas AMCHAM, Sílvia convidou integrantes dessas redes para formar a grade de palestrante e o painelistas.

Entre elas estavam Rita Tomilin, VP de Governaça e Finanças do PMIRS e  Gerente Geral de Projetos no WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Simone Siebra Zuwick, CEO de Megapetro Petróleo Brasil, Ane Saraiva, fundadora Sati Consciência Plena, Luciane Rache, CEO Studio Plano Consultoria. Outras debatedoras foram Ana Paula Bacelo, coordenadora da Engenharia de Software da PUCRS, e Luciane Dalmolin, diretora da DELL e integrante dos grupos Women in Action e Women in IT Brazil.

A parceria com a AMCHAM é fruto de uma grande afinidade . Além de ser uma entidade que, como o PMIRS reúne profissionais de diferentes segmentos de negócios, com foco no desenvolvimento profissional, e proporciona momentos de networking, empossou sua primeira CEO mulher em 2015 e, no ano seguinte, lançou o primeiro comitê e programa voltado à questão da diversidade, incentivando a discussão para suas mais de 5 mil empresas associadas, distribuídas entre 114 entidades e 40 nacionalidades no mundo todo.

Outras participações ressaltaram esse caráter, como a da gerente de Governança Urbana da WRI Brasil, Daniely Votto. A WRI, instituição com a qual o PMIRS mantém um convênio, é uma organização não-governamental com atuação mundial voltada para a pesquisa de questões críticas para a sustentabilidade global por meio da convivência em cidades. Entre elas está o tema de gênero, sobre o qual Daniely propôs uma reflexão durante sua palestra, contextualizando a presença das mulheres na política, das diversas formas em que ela se manifesta na nossa sociedade.

Por fim, a participação masculina, entre os palestrantes, coube a Eugênio Romanini, presidente da SUCESU-RS, outra entidade parceira do Capítulo em diversas iniciativas. A sua palestra teve a proposta de abordar o tema geral do evento. E, assim como as demais discussões, enfatizou o tom do presente em todo o encontro: a liderança é uma postura que pode ser desenvolvida e reforçada, seja no ambiente de trabalho, em casa, ou em outros âmbitos da sociedade, como na política.  

]]>