RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Mon, 20 Aug 2018 08:04:02 -0300 Mon, 20 Aug 2018 08:04:02 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Programa de Vantagens PM+ lança sua marca Mon, 09 Jul 2018 14:39:39 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/405/?programa-de-vantagens-pm-lanca-sua-marca.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/405/?programa-de-vantagens-pm-lanca-sua-marca.html A marca oficial do programa de benefícios e descontos do PMIRS a filiados, o PM+, foi divulgada nesta semana. A logomarca veio acompanhada da divulgação de um novo parceiro, a Casa Fontanari Vinícola.  Nela, o filiado tem acesso a toda linha de produtos com 20% de desconto em compras pela internet ou presenciais. A vinícola está localizada na Rodovia RS855, km 10,85, distrito de São Pedro, s/n, Bento Gonçalves/RS.

Os parceiros já anunciados são a produtora Opus, a Rede Master de Hotéis, as doze unidades da Academia Fitness e a Abril Assinaturas. Ao passar do tempo, o número de empresas e instituições parceiras, assim como os benefícios ofertados, deve só aumentar, além de diversificar os setores e áreas ofertados. Entre eles estão entretenimento, transporte urbano e aéreo, seguros, hotelaria, informática e equipamentos eletrônicos, alimentação, academia, telefonia, cursos de idiomas e outras necessidades que estão sendo indicadas pelos próprios usuários através de pesquisas com filiados e voluntários.

Saiba mais e acompanhe as novidades do programa pelo site www.pmirs.org.br/pm+

]]>
Ação Social muda realidade de ONGs Tue, 26 Jun 2018 12:07:23 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/404/?acao-social-muda-realidade-de-ongs.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/404/?acao-social-muda-realidade-de-ongs.html O saldo de uma ação social realizada durante a programação do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), na manhã de 6 de junho, em Porto Alegre, ainda está em aberto. No entanto, a resolução de um problema específico, apontado por cinco instituições não-governamentais da capital, já foi encaminhado.

De forma voluntária, 21 especialistas em gestão de projetos orientaram integrantes das instituições com o objetivo de desenhar iniciativas de solução para problemáticas apontadas por elas.
A partir de uma metodologia híbrida, desenvolvida especialmente para a ocasião pelo diretor de Projetos Sociais do PMIRS, Leandro Vignochi, a ação tinha por finalidade gerar um plano de ação para que cada uma das organizações pudesse seguir com o exercício a partir do evento.

Além dessas inovações propostas na ocasião, que reuniu cerca de 50 pessoas, a equipe de gestão do projeto apresentou outra novidade: foi formada por voluntários do Núcleo Jovem do PMIRS, orientados pela vice-presidência de voluntariado, liderada por Fernando Bartelle, liason no capitulo do PMIef, que é a fundação educacional do PMI que foca práticas nesse âmbito. Os voluntários do Núcleo Jovem do PMIRS participantes foram: Priscila Muller, Aline Dal Bó, Igor Vieira e Laura Pozzobon. Eles também foram auxiliados pelo voluntário Bruno Conte e pelo especialista Luis Igor Strelow.

A abertura do evento teve a presença de Randy Black, diretor do board do PMI Global, que também veio ao CBGPL fazer a palestra inicial. Além deles, estiveram presentes o presidente e o VP de Relações Institucionais e Marketing do PMIRS, respectivamente, Fábio Giordani e Marco Kappel Ribeiro. Outros integrantes foram Ana Carolina Gaeta do PMIef e Ashley do PMI Academy, Michael Fukuda, representando a Microsoft, e Marcelo Margutti, da Supria. Essas duas empresas patrocinaram esta ação social.  

Conheça as organizações convidadas:

AIESEC - movimento de liderança jovem cuja missão é alcançar a paz mundial e o total preenchimento das potencialidades humanas, através do engajamento e desenvolvimento dos jovens.

Instituto Lenon Joel pela Paz – criado dom a finalidade de apoiar e desenvolver ações para defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através de atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer. O instituto atua a partir de oficinas que buscam criar esse ambiente para crianças carentes.

Junior Achievement tem a missão de Inspirar e preparar jovens, despertando seu espirito empreendedor para serem bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada, transformando-os em cidadãos qualificados e realizados, que possam contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Pão dos Pobres - fundada em 1985, hoje atende 1,4 mil crianças e adolescentes em seus projetos. A missão da instituição é potencializar o desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioeducativas.

WimBelemDon - é um projeto social criado no ano de 2000 com objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada um, educando e estimulando-os ao protagonismo.

]]>
PMI completa 20 anos no Brasil Tue, 26 Jun 2018 12:03:09 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/403/?pmi-completa-20-anos-no-brasil.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/403/?pmi-completa-20-anos-no-brasil.html Representantes que integraram as primeiras diretorias executivas dos capítulos do PMI no Brasil foram homenageados durante cerimônia de abertura do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, no dia 4 de junho, em Porto Alegre. Em 2018, completa duas décadas da instituição do primeiro capítulo do PMI no Brasil. O Capítulo Rio Grande do Sul foi fundado em 2001.

Durante a abertura do congresso, realizado em parceria entre os 15 capítulos existentes hoje no Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Amazônia, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Recife/Pernambuco, Mato Grosso, Goiânia, Espírito Santo, Distrito Federal, Fortaleza, Bahia, Joinville/Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o presidente do PMIRS, Fábio Giordani, em nome do capítulo organizador do evento, leu uma homenagem aos fundadores, enquanto lhes era entrege um bonsai. Árvore em miniatura cultivada em vasos ou outros recipientes pequenos, simboliza desejos bons, como prosperidade, equilíbrio, harmonia e boa sorte ao destinatário. Para além do significado de presentear com bonsai, também há a vantagem de que essas plantas são ótimas recordações porque apresentam maior tempo de vida.

Confira, na íntegra, o texto lido durante a homenagem:

 “Desenvolver carreiras, aprimorar o sucesso organizacional e amadurecer a profissão de gerenciamento de projetos. Esse é o propósito do PMI, e também uma causa pela qual muitos profissionais se doam.

Em 2018, com muito orgulho, o PMI completa 20 anos de presença no Brasil. Nesse período a Gestão de Projetos cresceu, se estruturou e amadureceu muito no Brasil. Grande parte deste resultado é fruto de pessoas visionárias e apaixonadas pela causa.

Milhares de filiados e voluntários participam dessa jornada que apoia de forma indiscutível o crescimento, estruturação e desenvolvimento da maturidade da Gestão de Projetos em nosso país.

Somos 15 capítulos do PMI no Brasil, tendo cada um a sua trajetória de organização, fundação e desenvolvimento. Todas elas partilham em suas histórias características muito marcantes de doação, zelo e comprometimento para o desenvolvimento das boas práticas em Gestão de Projetos.

Essas histórias foram protagonizadas por valorosos voluntários que assumiram a responsabilidade da organização de uma estrutura de gestão com condições de promover o desenvolvimento da Gestão de Projetos em sua região.

Chamamos ao palco os fundadores dos capítulos Brasileiros do PMI, para que recebam uma homenagem por sua dedicação e pioneirismo nestes 20 anos de PMI no Brasil.

Todos os capítulos Brasileiros, conjuntamente, presenteiam cada fundador de capítulo com um Bonsai. Ele é uma expressão de respeito à obra de nossos fundadores, bem como um desejo de eterna prosperidade. O Bonsai é um símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio e harmonia, sendo também um símbolo de felicidade”.

 

]]>
PMDay incentivou debate sobre questões da mulher Tue, 26 Jun 2018 11:57:47 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/402/?pmday-incentivou-debate-sobre-questoes-da-mulher.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/402/?pmday-incentivou-debate-sobre-questoes-da-mulher.html

Apontar e pensar sobre questões do mundo feminino em ambientes com a atuação de profissionais e líderes de projetos foi o objetivo de mais um PMDay Mulheres na Liderança, realizado pela primeira vez no final do ano passado. A segunda edição ocorreu na última quinta-feira, 21 de junho, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) de Porto Alegre.

Em parceria com o PMIRS que, na ocasião, estava representado por vice-presidentes e voluntários, a programação do evento foi capitaneada por Sílvia Somenzi, diretora presidente da Soluzzione, uma das empresas Mantenedoras do PMIRS. Integrante dos grupos Women in IT Brazil (apresentado na edição anterior do PMDay) e do Empreendedoras Protagonistas AMCHAM, Sílvia convidou integrantes dessas redes para formar a grade de palestrante e o painelistas.

Entre elas estavam Rita Tomilin, VP de Governaça e Finanças do PMIRS e  Gerente Geral de Projetos no WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Simone Siebra Zuwick, CEO de Megapetro Petróleo Brasil, Ane Saraiva, fundadora Sati Consciência Plena, Luciane Rache, CEO Studio Plano Consultoria. Outras debatedoras foram Ana Paula Bacelo, coordenadora da Engenharia de Software da PUCRS, e Luciane Dalmolin, diretora da DELL e integrante dos grupos Women in Action e Women in IT Brazil.

A parceria com a AMCHAM é fruto de uma grande afinidade . Além de ser uma entidade que, como o PMIRS reúne profissionais de diferentes segmentos de negócios, com foco no desenvolvimento profissional, e proporciona momentos de networking, empossou sua primeira CEO mulher em 2015 e, no ano seguinte, lançou o primeiro comitê e programa voltado à questão da diversidade, incentivando a discussão para suas mais de 5 mil empresas associadas, distribuídas entre 114 entidades e 40 nacionalidades no mundo todo.

Outras participações ressaltaram esse caráter, como a da gerente de Governança Urbana da WRI Brasil, Daniely Votto. A WRI, instituição com a qual o PMIRS mantém um convênio, é uma organização não-governamental com atuação mundial voltada para a pesquisa de questões críticas para a sustentabilidade global por meio da convivência em cidades. Entre elas está o tema de gênero, sobre o qual Daniely propôs uma reflexão durante sua palestra, contextualizando a presença das mulheres na política, das diversas formas em que ela se manifesta na nossa sociedade.

Por fim, a participação masculina, entre os palestrantes, coube a Eugênio Romanini, presidente da SUCESU-RS, outra entidade parceira do Capítulo em diversas iniciativas. A sua palestra teve a proposta de abordar o tema geral do evento. E, assim como as demais discussões, enfatizou o tom do presente em todo o encontro: a liderança é uma postura que pode ser desenvolvida e reforçada, seja no ambiente de trabalho, em casa, ou em outros âmbitos da sociedade, como na política.  

]]>
PM+ tem novos parceiros Wed, 13 Jun 2018 12:47:54 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/401/?pm-tem-novos-parceiros.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/401/?pm-tem-novos-parceiros.html Na rede de academias Moinhos Fitness, os membros têm 15% de desconto no plano mensal (preço cheio R$178,00) e 15% de desconto no plano anual (preço cheio: R$120,00 de matrícula + 12x R$99,90 ao mês), podendo treinar em todas as unidades e praticar todas as 30 modalidades livres no plano, extensivo a familiares.

A Editora Abril oportuniza descontos de 50% em revistas impressas, em assinatura de um ou dois anos. Entre as formas de pagamento está o parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito, com frete grátis para todo o Brasil.

As duas parcerias já divulgadas são da Rede Master de Hotéis e da Opus Produções. Entre as atrações da Opus para os próximos meses, as quais os filiados podem adquirir os ingressos com descontos para shows musicais em Porto Alegre, no dia 29 de julho com apresentação do grupo musical 5 a Seco, e no dia 23 de agosto, da Laila Garin e a Roda.

Informações para comprar ingressos para a atração 5 a Seco aqui.
Informações para adquirir entradas para o show da Laila Garin e a Roda aqui]]>
Agenda de reuniões estratégicas pautou visita de diretor do PMI Global Mon, 11 Jun 2018 17:21:31 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/400/?agenda-de-reunioes-estrategicas-pautou-visita-de-diretor-do-pmi-global.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/400/?agenda-de-reunioes-estrategicas-pautou-visita-de-diretor-do-pmi-global.html A discussão de fundo do tema da palestra de abertura do 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, “Você está pronto para ser um líder de projetos?”, feita pelo representante do board de diretores do PMI Global, Randy Black, foi como os profissionais podem gerar mais valor para as organizações em um cenário marcado por fortes mudanças, como as influências da internet das coisas e da robótica. A temática permaneceu presente e intrínseca ao longo da programação do evento, que aconteceu de 04 a 06 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e foi organizado pelo PMIRS com apoio dos demais capítulos do PMI no Brasil.    

Os seus 38 anos de experiência, atualmente como gerente sênior de programa da Stantec Consulting Ltd. em Edmonton, Alberta, Canadá, foram compartilhados por Randy Black em diversas ocasiões, não só durante a palestra de abertura do evento. Ao longo de sua estadia em Porto Alegre, o representante do PMI Global foi acompanhado por membros do board do PMIRS em uma série de reuniões.

Uma delas foi com o Vice Governador do Estado José Paulo Dorneles Cairoli. Além do PMI estar representado pelo Diretor Randy Black, estavam Andrea Marqueti, Chapter Development Latin America, Fabio Giordani, Presidente do PMIRS, Thiago Regal, Presidente Anterior Imediato e Marco Kappel Ribeiro, Vice Presidente de Relações  Institucionais e Marketing.

O PMI agradeceu a acolhida que tem tido junto à Secretaria de Obras e Secretaria Planejamento, Governança e Gestão para o desenvolvimento de um novo trabalho que o Capítulo está realizando na área de Projetos no Setor Público. Black comentou sobre os trabalhos realizados no Estados Unidos, onde o PMI subsidiou os elementos para definição da Lei PMIAA - Melhorias no Gerenciamento de Programas e Prestação de Contas (Program Management Improvement and Accountability Act of 2015 ).

Também fez parte da agenda de Randy Black uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marquesan Junior, e o Secretário Estratégico de Parcerias, Bruno Vanuzzi.

Outro encontro aconteceu com o reitor da PUCRS, Ir Evilázio Teixeira, e membros da universidade, como o Superintendente de Inovação, Jorge Nicolas Audy, e o diretor do Parque Tecnológico - TECNOPUC, Rafael Prikladnik. O PMIRS mantém sua sede há 15 anos no TECNOPUC, além de ações em parcerias, como uma pós-graduação com a Escola de Negócios.

Em função de ações conjuntas também na área de ensino, Black reuniu-se com o reitor da Escola de Engenharia da UFRGS, Eng. Luis Carlos Silva Pinto, e a Coordenadora da Pós-Graduação de Gerenciamento de Projetos, Engenheira Isteafin Carissio de Paula.

Por intermediação do board do Capítulo, Black também esteve reunido com importantes líderes industriais, como o presidente da Celulose Rio Grandense, Walter Lídio Nunes, e Ricardo Felizzola, à frente de diversas empresas, como a ALTUS. Ambos são membros do Conselho Executivo do PMIRS.

 

]]>
Painéis para aprofundar conhecimentos Fri, 01 Jun 2018 15:17:05 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/399/?paineis-para-aprofundar-conhecimentos.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/399/?paineis-para-aprofundar-conhecimentos.html Em paralelo às palestras, o 13º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança oferece painéis para que os participantes possam se aprofundar em relação a um assunto específico. No dia 5 de junho, o painel “Projetos Além do Lucro” traz grandes nomes como Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora da ONG Parceiros Voluntários; Ricardo Felizzola, fundador das empresas do ramo de tecnologia ALTUS S/A, TEIKON S/A, HT MICRON LTDA e Grupo PARIT S/A; e Walter Lídio Nunes,presidente da CMPC Celulose Riograndense para debater sobre a questão da responsabilidade social associada à realização de projetos, e também o de levar boas práticas de gestão para crianças e jovens a fim de que mudem a forma como aprendem, vivem e se planejam para o futuro.

No dia 6, o painel “Em tempos de incerteza, a mudança é nossa maior aliada” será debatido os desafios que as empresas encontram para sobreviverem num ambiente competitivo, cheio de mudanças e de incertezas. Para isso, traz um time excelente de consultores que já atuaram em grandes empresas nacionais e estrangeiras desenvolvendo grupos e otimizando processos: Carlos Giovani Rodrigues, Ciro Copello e Beatriz Benezra.

 Ainda no dia 6 de junho, o painel “Como as novas tecnologias estão transformando os negócios e revolucionando a forma como vivemos?” vai abordar o empreendedorismo. Com o evidente avanço das tecnologias, tradicionais corporações estão tendo que se reinventar. Um debate pertinente e interessante sobre o contexto atual. Para este painel, foram convocados Marcio Acorci, CEO de uma startup no segmento de casamentos; Cesar Leite, fundador do grupo Processor,conjunto de empresas focadas em Tecnologia da Informação e Transformação Digital; Jorge Audy superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, com uma extensa caminhada acadêmica em cursos nacionais e internacionais de Tecnologia da Informação; e Fausto Vanin desenvolve negócios que exploram tecnologia e geração de impacto positivo, com experiência em diversas startups. E para finalizar o dia, mais um painel deve atrair a atenção dos participantes do Congresso: “A liderança e as transformações, as gerações se conectam” aborda os desafios das lideranças com as transformações organizacionais e culturais ao mesmo tempo que as novas gerações chegam ao mercado de trabalho.

Toda essa programação pensada para que o participante possa extrair o melhor de cada atividade é uma iniciativa do PMIRS. O Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, o maior da América Latina, vai estar em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, com palestrantes nacionais e internacionais. Inscrições pelo site: http://www.cbgpl.org.br/inscricoes/

]]>
Universitários são público de evento pioneiro e gratuito Tue, 29 May 2018 09:23:59 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/398/?universitarios-sao-publico-de-evento-pioneiro-e-gratuito.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/398/?universitarios-sao-publico-de-evento-pioneiro-e-gratuito.html Voltado exclusivamente a universitários, o UniversiDia acontecerá em 5 de junho, das 08h às 12h.  No formado TEDTalk, mais interativo e com uma linguagem informal, o evento propõe desafios de gerenciamento de projetos para iniciantes, com foco em networking, formação e informação. Entre os palestrantes estão Miguel Ignacio Serrano, que trabalha na Instor, empresa de projetos e robótica; Daniel Bacchieri, mentor do StreetMusicMap, plataforma que mapeia músicos de rua do mundo inteiro; e Miguel Alejandro San Martin, engenheiro da NASA, que participou das últimas missões do envio de um veículo-robô para Marte.

O UniversiDia é uma oportunidade única de ouvir grandes nomes da área de projetos de forma totalmente gratuita. Para participar, basta se inscrever por meio do link http://www.cbgpl.org.br/inscricoes/ficha-universidia.php.

Com expectativa de reunir mais de mil pessoas, o Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, o maior da América Latina, vai acobtecer em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, com palestrantes nacionais e internacionais. Outras informações e inscrições pelo site www.cbgpl.org.br.

]]>
Porto Alegre será apresentada durante o 13º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança Tue, 29 May 2018 09:21:20 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/397/?porto-alegre-sera-apresentada-durante-o-13o-congresso-brasileiro-de-gestao-projetos-e-lideranca.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/397/?porto-alegre-sera-apresentada-durante-o-13o-congresso-brasileiro-de-gestao-projetos-e-lideranca.html O 13º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, que acontece no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, se antecipou às tradicionais perguntas: “Qual restaurante visitar? Que lugar é imperdível para conhecer?”, e construiu uma atração chamada Experiência CBGPL. Nele, são recomendados restaurantes, parques, passeios, cafeterias, já especificados com uma margem de preços, para que o participante saia do hotel com uma ideia de quanto quer desembolsar. Há propostas, inclusive, alternativas de alimentação para veganos, com opções para este público. Do chimarrão na redenção até as melhores churrascarias da cidade, do café na Cidade Baixa ao bar da Padre Chagas, Porto Alegre foi esmiuçada para que cada participante tenha uma experiência que ultrapasse os limites físicos do Congresso.

“Em um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente não apenas os mais qualificados, como também os profissionais que desenvolvem uma sólida rede de contatos. Uma boa estratégia para isso é não se prender somente ao ambiente de trabalho, e sim construir networking em eventos. Conhecer pessoas, ser notado e criar vínculos são algumas das possibilidades desses encontros”, salienta Fábio Giordani, presidente do PMIRS.

As recomendações estão no site e iniciam antes do evento, no dia 31 de maio, quinta-feira que antecede o evento, para aqueles que vão chegar mais cedo na capital dos gaúchos. Informações pelo site www.cbgpl.org.br.

]]>
PMIRS inova no 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança Tue, 29 May 2018 09:17:39 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/396/?pmirs-inova-no-13o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/396/?pmirs-inova-no-13o-congresso-de-gestao-projetos-e-lideranca.html Considerado o maior evento da área da América Latina, o 13º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, acontecerá, em Porto Alegre, entre os dias 3 e 6 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS. Para esta edição, o PMIRS incluiu novidades em relação às outras.

Uma delas é uma atividade paralela voltada a estudantes universitários, o Universidia. A inscrição é gratuita e aberta a não participantes do congresso. O evento acontecerá em 5 de junho, das 08h às 12h.  A inovação também acontece no formato, que será de TEDTalk. Mais interativo e com uma linguagem informal, propõe desafios de gerenciamento de projetos para iniciantes, com foco em networking, formação e informação.

Outra iniciativa trazida do dia a dia do capítulo é a realização de uma edição do PMDay, o PMDAY TOOLS SoftExperience, também no dia 5 de junho, das 7h30 às 13h30. Voltado à exposição de soluções digitais em formato feira de software, terá palestras sobre algumas ferramentas. Entre os palestrantes estão nomes de peso como Ricardo Vargas e Américo Pinto, além da apresentação de parceiros como Microsoft, Supria e Trace. 

A abordagem de um dos painéis incluídos na programação do Congresso, com o tema Projetos Além do Lucro, também é uma extensão do que o capítulo vem trabalhando: o aumento do alcance social através do voluntariado e dos preceitos do PMIef (a fundação educacional do PMI). Entre os debatedores do painel estarão lideranças locais reconhecidas internacionalmente. Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora da ONG Parceiros Voluntários; Ricardo Felizzola, fundador das empresas do ramo de tecnologia Altus, Teikon, HT Mircon e Grupo Parit; e Walter Lídio Nunes, presidente da CMPC Celulose Riograndense.

O Espaço Liderança, com atividade exclusiva nas tardes de 4 e 5, foi trazido dos últimos congressos organizados pelo PMIRS. A apresentação confirmada é o Compact Knowledge Session (CKS): Eu Titã: Jornada do Super Desempenho.

]]>