RSS PMI-RS Notícias de PMI-RS Thu, 01 Oct 2020 18:31:57 -0300 Thu, 01 Oct 2020 18:31:57 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pmirs.org.br/rss Eleição para Diretoria Executiva chega a nova etapa Wed, 23 Sep 2020 17:03:23 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/530/?eleicao-para-diretoria-executiva-chega-a-nova-etapa.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/530/?eleicao-para-diretoria-executiva-chega-a-nova-etapa.html Nesta sexta-feira, 25 de setembro, encerra-se o prazo para a submissão de candidaturas para a Eleição da Diretoria Executiva do PMIRS – biênio 2021/2022.

Para participar, é necessário enviar documentos solicitados e formulário de candidatura individual devidamente preenchido para o e-mail eleicoes@pmirs.org.br.

Formulário, documentos e outras informações referentes a este processo eleitoral estão nesta página do nosso site.

E o Edital pode ser acessado aqui.

]]>
Como estruturar um projeto do zero Tue, 22 Sep 2020 15:37:18 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/527/?como-estruturar-um-projeto-do-zero.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/527/?como-estruturar-um-projeto-do-zero.html Durante um encontro online e descontraído, reunimos especialistas e curiosos para trocar experiências sobre “Como estruturar um projeto do zero”. A sala lotada contribuiu para que a diversidade do tema marcasse o encontro. Além de filiados e interessados, convidamos alguns líderes de capítulos do PMI no Brasil, como Nathália Tatagiba, atualmente Presidente do PMIDF, Anderson Matos, Diretor de Relações Institucionais do PMIPR, e Alex Rosa, vice-presidente de Filiação do PMIRS.

A próxima edição do “Papo de Projeto” está prevista para 29/10.  

]]>
Desafios e tendências no gerenciamento de projetos complexos é tema de evento Wed, 16 Sep 2020 18:30:52 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/523/?desafios-e-tendencias-no-gerenciamento-de-projetos-complexos-e-tema-de-evento.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/523/?desafios-e-tendencias-no-gerenciamento-de-projetos-complexos-e-tema-de-evento.html Conhecer, a partir de um caso real, uma abordagem para negociação em projetos complexos com diversas partes envolvidas será um dos atrativos para quem participar, na manhã de 26 de setembro, sábado, às 10h, do evento “Desafios em Gerenciamento de Projetos Complexos”.

A ocasião também será uma oportunidade para conhecer mais sobre o PMI e o PMIRS, através de uma apresentação do presidente do Capítulo, Fernando Bartelle.

Com duração de uma hora, o encontro, online e gratuito, está sendo organizado pelo grupo de voluntários do PMIRS no Vale do Taquari, e tem o apoio da Univates.

Para saber mais sobre a programação e garantir uma vaga, acesse aqui!

Acumulando mais de 17 anos de experiência na área de energia, o gerente de projetos Daniel W. Pinheiro vai compartilhar uma situação de negociação relacionada ao projeto da construção da usina UHE Chaglla, em 2014, em Lima, com uma produção responsável por abastecer 3% da necessidade de energia elétrica do Peru. 

A empresa em que trabalhava na época era fornecedora de dois transformadores de potência para a usina. E o problema encontrado foi a dificuldade ao fazer o transporte dos dois equipamentos, cada um com mais de 5 metros de altura e 130 toneladas. Aparentemente as rodovias peruanas não davam condições – devido aos danos causados por fortes chuvas - de fazer o transporte terrestre do porto da capital até a obra. 

E a complexidade do projeto só começava por aí, ressalta Daniel.

“Para encontrar uma alternativa para finalizar o projeto – que tinha como escopo projetar, fabricar e entregar esses dois transformadores –  foi preciso negociar com partes interessadas de diferentes nacionalidades, em locais distintos do mundo e foi necessário aplicar várias técnicas de negociação para poder viabilizar a execução e a entrega do projeto.”

Quer saber mais e aprender com esse projeto, ou conhecer um pouco mais sobre o PMI e o PMIRS?

Garanta sua vaga, e inscreva-se aqui!

]]>
Por que se Filiar? Fri, 11 Sep 2020 15:32:37 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/522/?por-que-se-filiar.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/522/?por-que-se-filiar.html O que motiva a filiação ao PMI?

A gestão de projetos é uma dessas disciplinas do conhecimento capaz de promover o encontro de pessoas oriundas de diferentes segmentos de negócio em torno de um mesmo tema.

Em cursos, encontros ou congressos, presencial ou remotamente, esses grupos são formados por profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação, financeiro, na saúde, engenharia, exército, na academia, no esporte, nas indústrias automobilística e, até mesmo, aeroespacial - apenas para citar algumas entre tantas outras.

Mas o que tantos profissionais buscam ao se envolver com os conhecimentos e processos da Gestão de Projetos? O que os mobiliza nessa busca?

Ampliar o repertório de ferramentas e conteúdo através do PMBOK®, networking, refletir e ajustar o seu mindset, desenvolver softskills, integrar o voluntariado, incorporar práticas ágeis, acessar fontes de informação ou bibliografia de ponta?

Seja qual for a jornada de desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, dos 5 aos 75 anos, o engajamento ao Project Management Institute (PMI), através dos seus capítulos locais, torna possível encontrar essas e outras tantas oportunidades.

Os benefícios são ainda mais potencializados quando da filiação ao PMI Global (comunidade internacional) e ao Capítulo Rio Grande do Sul (formado por profissionais da comunidade local de gerenciamento de projetos).

Eles estão relacionados nesta página do site do PMIRS, sendo de grande proveito, qualquer que seja o setor ou indústria onde o futuro filiado esteja inserido.

A lista é extensa, e uma análise criteriosa identificará rapidamente todo o valor que o PMI agrega àqueles que, apesar de atuarem nos mais diversos setores ou indústrias da moderna economia de projetos, mantêm contato com os temas descritos acima, sempre na busca do aperfeiçoamento contínuo e da implementação das melhores práticas já consagradas.

Artigo - Carlos Rubinstein

]]>
Workshop vai falar sobre gerenciamento de riscos e agilidade Wed, 09 Sep 2020 16:24:38 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/520/?workshop-vai-falar-sobre-gerenciamento-de-riscos-e-agilidade.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/520/?workshop-vai-falar-sobre-gerenciamento-de-riscos-e-agilidade.html O que você acha de desenvolver um pensamento ágil na forma como gerencia os riscos de um projeto ou do seu negócio? Este workshop vai usar metodologia de game e pensar um assunto bastante atual para ensinar sobre isso.

O objetivo do jogo é o resgate do turismo e negócios em grades cidades do mundo, as quais tiveram suas economias devastadas devido à pandemia da COVID-19.  Para que esses grandes locais turísticos e de negócio possam se reerguer, é necessário reconstruir importantes edifícios. E os participantes foram contratados para essa reconstrução e, a cada edifício entregue, é gerado valor para o turismo ou os negócios daquela cidade, fazendo sua economia girar.

Com isso, será possível aprender:

  • Em uma abordagem ágil, um dos princípios mais importantes, que é a entrega contínua, adiantada e frequente de valor para o negócio;
  • Dessa maneira, o quanto antes as estruturas forem entregues, mais valor será gerado;
  • A cada entrega, os grupos são “remunerados” utilizando a moeda fictícia do jogo;
  • A remuneração recebida é proporcional ao valor de negócio estipulado para entrega e também multiplicada por um fator de ajuste, cujo valor vai reduzindo com o passar do tempo;
  • Logo, o quanto antes se entrega, maior é a “remuneração” que se recebe.

E é justamente nesse ponto que entra a lição principal do workshop: a mentalidade (acima de qualquer ferramenta) ágil de gerenciamento de riscos.

A prática vai tornar evidente aos participantes que os riscos negativos são fatores que diminuem, minimizam ou eliminam a capacidade de geração de valor, levando-os à conclusão de que o quanto antes os riscos são tratados, maiores as chances de se entregar valor de forma adiantada, contínua e frequente.

O facilitador será o Thiago Torres. A carga horária será de 12 horas – divididas em 3 sessões de 4 horas, nos dias: 07, 08 e 09 de dezembro.

Saiba mais e garanta já a sua vaga no site!

]]>
Projeto real e social Wed, 09 Sep 2020 16:13:00 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/519/?projeto-real-e-social.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/519/?projeto-real-e-social.html Os alunos da 3a. edição do MBA em Gerência de Projetos da Universidade de Caxias do Sul, que tem o apoio do PMIRS, através do Branch Serra Gaúcha, atenderam ao desafio do projeto integrador do curso: planejar, executar, acompanhar e monitorar um projeto real.

E desenvolveram projetos junto à Mão Amiga, que dá assistência e encaminha para escolas particulares crianças carentes, de zero a quatro anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito. Em 2019 ajudou 7.137 crianças.

Ela é uma das organizações beneficiadas e que recebe recursos do projeto Nota Fiscal Gaúcha - um programa do Estado do Rio Grande do Sul que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores.

A equipe Mão Amiga - Nota Fiscal Gaúcha criou e implementou a campanha #40 segundos, a fim de conscientizar a população de que ao informar seu CPF nas notas fiscais, a entidade social que foi indicada em seu cadastro receberá repasse de verbas importantes para a sustentabilidade de suas ações.

A campanha envolveu material impresso, divulgação nas redes sociais, chamadas em rádios e vídeos de divulgação. E foi desenvolvida pelos alunos: Carlos Eduardo Manozzo, Everson da Luz Teles, Felipe Guimarães das Neves, Luís Henrique Padilha, William Luan Pelissaro Furlaneto.

E os colegas Aurélio Marques, Gabriel Rizzon,  Maciel Rizzi,  Rafael Granoski,  Roderlei Vargas e  Rodolfo Moura desenvolveram o  projeto "Mãos Transparentes. O objetivo é promover maior transparência das informações financeiras, dos atendimentos assistenciais e das ações do Mão Amiga. O "Mãos Transparentes" demonstra os números do Mão Amiga no site da entidade.

Esses alunos foram acompanhados pela coordenadora do curso, a professora Iraci Cristina da Silveira De Carli, e pelo professor Quildare Luchese de Abreu. Além disso, essas atividades tiverem o apoio de Frei Jaime Bettega, das presidente e vice-presidente da Associação, Cintia Constamilan e Ana Policastro, e de muitos colaboradores e voluntários do Mão Amiga.

]]>
PMIRS capacitou professores municipais Wed, 09 Sep 2020 16:01:45 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/514/?pmirs-capacitou-professores-municipais.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/514/?pmirs-capacitou-professores-municipais.html Ao final do primeiro semestre deste ano 15 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezenove de Abril, em Caxias do Sul, participaram do curso “Gerenciamento de Projetos na Prática”, e planejaram três projetos para o ano de 2021: Saúde Financeira não tem preço, Ser maneiro, ser legal e Alfabetiza 19.

A ação fez parte do Projeto: Gerenciamento de Projetos na Escola: Escola Dezenove de Abril – Caxias do Sul/RS. E a capacitação foi liderada pelo voluntário Leandro Vignochi. As aulas aconteceram entre os dias 15 e 20 de junho, de forma online, e tiveram duração de 12 horas.

Na visão do coordenador de Projetos Sociais do PMIRS, Marcio Santos, a capacitação proporcionou a aplicação de diversas dinâmicas abordando as áreas de conhecimento, unindo a teoria com a prática, e aprimorando as várias competências que são desenvolvidas quando trabalhamos em um projeto. A partir da capacitação, os professores passaram a ter uma visão mais clara da importância do planejamento, da comunicação e a atuação participativa dos alunos durante a ministração das aulas.

O projeto do curso foi desenvolvido com o objetivo de promover a aplicação das boas práticas da Gestão de Projetos, e criar oportunidades de crescimento e melhoria na educação fundamental, possibilitando o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos. Também está ao encontro do programa que a escola desenvolveu em seu regimento interno, onde são quatro pilares de gestão: projetos administrativos, pedagógicos, estruturais e sociais.

]]>
PMI Brasil realiza Jornada do Conhecimento Wed, 26 Aug 2020 15:43:58 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/509/?pmi-brasil-realiza-jornada-do-conhecimento.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/509/?pmi-brasil-realiza-jornada-do-conhecimento.html Dentro de um espírito de colaboração, união e como uma forma de expandir as oportunidades e encurtar as distâncias, nasceu a Jornada do Conhecimento do PMI Brasil.  A iniciativa é de todos os 16 Capítulos do PMI no Brasil, que, juntos, estão trabalhando para organizar um evento inédito e que promete ser duradouro.

A Jornada do Conhecimento do PMI acontecerá em três etapas e será formada por uma programação de palestras com especialistas de atuação e reconhecimento nacionais e internacionais.

A primeira etapa será sobre temas relacionados à “Liderança” e acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro. Um dos keynote speakers é Ricardo Vargas, conhecido em todo o mundo, fundador do PMI-MG e parceiro de longa data do PMI Brasil. O especialista em Projetos e Transformação falará sobre Negociação.

A segunda etapa será sobre Habilidades Técnicas, nos dias 20 e 21 de novembro.

E a terceira, sobre Gestão Estratégica e de Negócios, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.

A Jornada foi construída para profissionais atuantes em diversas áreas:

  • Profissionais, executivos ou gestores de projetos;
  • Gestores públicos atuantes com projetos;
  • Profissionais de Recursos Humanos;
  • Empreendedores.

A participação pode acontecer em uma das três etapas ou em toda a Jornada do Conhecimento. Há descontos para filiados ao PMI, mas o evento é aberto a qualquer interessado.

Para garantir uma vaga ou acompanhar mais informações, fique de olho nos nossos canais ou acesse o link oficial do evento: http://pmilatameventos.org/

]]>
Dia de Gestão de Projetos de Governo debate Transformação na Administração Pública Wed, 26 Aug 2020 15:30:42 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/508/?dia-de-gestao-de-projetos-de-governo-debate-transformacao-na-administracao-publica.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/508/?dia-de-gestao-de-projetos-de-governo-debate-transformacao-na-administracao-publica.html Este é um evento online organizado pelos Capítulos do PMI Rio Grande do Sul e Distrito Federal que vai apresentar projetos que estão transformando a administração pública no Brasil.

O propósito deste encontro é disseminar as boas práticas de Gerenciamento de Projetos no Setor Público, buscando formas mais assertivas, eficientes e eficazes de entregar resultados que sejam refletidos em melhorias na qualidade de vida da sociedade.

Nos dias 08 e 09 de outubro será compartilhado nessas 8 horas muito aprendizado com mais de 400 profissionais, promovendo palestras nacionais e internacionais.

Esse evento foi planejado para gestores públicos e prestadores de serviço terceirizados especializados em gestão de projetos, mas outros interessados a conhecer mais sobre esse tema também estão convidados!

Vamos contar ainda com a presença de representantes da Gestão Pública apresentando cases e participando em painéis de debates.

Não fique de fora e garanta já a sua vaga!

]]>
Projeto do Ano do PMI é tema do episódio 3 do Projcast Wed, 26 Aug 2020 15:18:09 -0300 https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/507/?projeto-do-ano-do-pmi-e-tema-do-episodio-3-do-projcast.html https://pmirs.org.br/noticia/visualizar/id/507/?projeto-do-ano-do-pmi-e-tema-do-episodio-3-do-projcast.html Em uma conversa muito agradável, Fernando Oliveira - Vice Presidente de programas da Embraer contou para o PMI RS a história do projeto Embraer E2, considerado pelo PMI Global como o projeto do ano em 2019.

O projeto E2 não se trata apenas do desenvolvimento de uma aeronave, mas de toda a cadeia de manutenção, reparo e operação da aeronave, sendo um dos produtos mais complexos empreendidos pela humanidade atualmente. Esse projeto bateu recordes do segmento, sendo considerado o primeiro voo mais completo da indústria da aviação civil, além de ter sido desenvolvido em tempo recorde, se tornando um bechmark do segmento.

Tudo isso culminou nessa premiação do PMI Global como projeto do ano em 2019. E como a Embraer conseguiu isso? Ouça esse episódio e descubra os detalhes dessa história de sucesso. 

Acesse este e outros episódios nas plataformas: Spotify,Google podcasts, Apple podcasts.

]]>