O 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O tema central desta edição é “A vivência da gestão de projetos e a sinergia de suas abordagens”. Um dos temas recorrentes, inclusive nas palestras de abertura e encerramento, será liderança. Outro assunto, que será abordado de diversas formas, será os Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou PMO.

Informações e inscrições para o evento podem ser feitos pelo site www.congresso.pmirs.org.br . A programação completa está no link.

A palestra de abertura será sobre a Liderança, uma das bases fundamentais do triângulo de talentos do PMI, considerado o triple do desenvolvimento profissional futuro do gerente de projetos. O assunto será abordado pelo mexicano Manuel Bogado, dia 19/10 às 9h15.

Na apresentação será explorado por que o desenvolvimento de Liderança é determinante para o sucesso dos projetos, sejam eles profissionais ou pessoais.  O que significa realmente liderança e como podemos construi-la nas nossas vidas e nas nossas gestões de projetos? Os participantes receberão uma “Caixa de Pensamento” chamada “Os 4 Reinos da Liderança”, que facilitará a compreensão de como percorrer o fascinante caminho da Liderança e da Auto-Liderança.

O tema também será explorado pelo outro keynote speaker, no encerramento da programação de palestras, 20 de outubro, às 17h, Coronel Romaguera, que liderou o projeto do Exército Brasileiro na missão de paz no Haiti. Com a paletra “Gestão e Liderança em terra de conflitos”, o palestrante deve contar sobre a missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), considerado case de sucesso, tanto para a ONU, quanto para o Brasil.

O tema liderança será aborado através de um grande projeto que deu certo: a missão teve início em 30 de abril de 2004 e encerrou sua atividade em 15 de outubro de 2017. O Coronel apresentará os motivos desse sucesso, já que um dos importantes fatores foi o excepcional desempenho das tropas brasileiras. Além disso, contará a sua singular experiência pessoal e profissional, narrando desde o recebimento da notícia até a saída dos últimos militares. Tudo conectando com pautas ligadas ao gerenciamento de projetos, com ênfase na liderança, definição de escopo, gerenciamento de risco, superação de conflitos e planejamento.

Data de publicação: 16 de outubro de 2017