O desenvolvimento e fortalecimento do agronegócio figura como uma das prioridades estratégicas do Governo. Prova disso são as iniciativas voltadas ao setor, por exemplo os grandes eventos e os investimentos, como o anunciado em fevereiro pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que disponibilizou R$ 250 milhões para novos financiamentos durante a Expodireto Cotrijal 2024.

O PMI Rio Grande do Sul marcou presença este mês, em Não-Me-Toque, na Arena Agrodigital Expodireto Cotrijal pelo segundo ano consecutivo. O Capítulo foi representado pelo Branch Norte Gaúcho, através dos voluntários Guilherme Silva de Oliveira e Alexandre Marinho da Silveira, que apresentaram a palestra “Semear o Futuro: Cultivando a Inovação do Agro na Gestão de Projetos".

O objetivo foi evidenciar o papel fundamental do PMIRS no caminho da Gestão de Projetos no setor. Além da palestra, os voluntários também tiveram a oportunidade de gravar um podcast no ArenaCast (link disponível em breve - fique de olho em nossas redes sociais).

Para o gestor de projetos, mentor e expert em Inovação, Guilherme Silva, que representou o PMIRS na Arena Agrodigital, o agronegócio é um setor que está perdendo o estereótipo do colono, do agricultor, e que vem cada vez mais incorporando a tecnologia em suas entregas. "E o uso de tecnologia abre as portas para a gestão de projetos, gerando um despertar do agro para a necessidade da gestão de projetos no setor", justifica.

Com foco em inovação, grandes players do setor têm aberto espaços e estimulado ações que inovem e otimizem os resultados do agronegócio na matriz econômica. Guilherme Silva vê a implantação do sistema de gestão nas fazendas como um caminho cada vez mais explorado. "Tem dado muito certo, quando falamos em implementação e gestão de projetos, além da pauta ESG em empresas e fazendas. É um tema muito quente e está sendo incentivado e falado no agro atualmente", completa.

E como o gerente de projetos pode ser atuante no setor e contribuir para essa mudança em curso?

Durante sua entrevista, Guilherme Silva, apontou alguns caminhos para o gerente de projetos gaúcho que deseja se destacar e trazer resultados. Um deles é a atuação em projetos mais tradicionais e preditivos, como as implantações e transformações digitais; o outro é voltado à inovação, onde o gerente de projetos atua como co-piloto, já que todas as ações voltadas à inovação demandam muito gerenciamento de projetos.

"Para crescer como GP no agro, é preciso conhecer o setor, pois conta muito como experiência. É uma área bem escassa de profissionais e vale acompanhar notícias e se especializar no setor. O domínio de métodos ágeis, quando falamos em inovação, é imprescindível e vale a pena se especializar para poder atender à demanda de desenvolvimento do setor, principalmente em tecnologia e inovação", aconselha Guilherme.

Categorias: Eventos
Data de publicação: 20 de março de 2024