Durante o 9º Congresso Regional de Gestão, Projetos e Lideranças, organizado pelo Capítulo Ceará do PMI, o Diretor de Projetos Sociais e Liaison PMIef (Project Management Institute Educational Foundation) no PMIRS, Fernando Bartelle, viajou a convite do Liaison PMIef no PMI-Ceará, Rodrigo de Oliveira, em uma parceria entre os dois capítulos alinhada com a missão do PMIef.

Na manhã de 30 de setembro, Fernando ministrou um workshop sobre Gestão de Projetos para 45 membros de 17 diferentes ONGs, utilizando recursos do PMIef como o Skills for Life, o Managing Life’s Projects e o Desafio da Torre, além de materiais especialmente desenvolvidos para o evento. A missão do PMIEF é Inspirar e empoderar pessoas para atingirem seu potencial e transformar suas vidas e de suas comunidades através do uso de conhecimento em gerenciamento de projetos.

À tarde, foi a vez de conversar com 170 alunos da rede pública de ensino. Em uma abordagem lúdica, em apresentação montada especialmente para o público usando as fontes do PMIef, Fernando conseguiu despertar e manter a atenção dos jovens por quase duas horas. Ao final do evento, o feedback espontâneo de alguns alunos e a pesquisa de avaliação conduzida pelo PMI-CE mostraram resultados excelentes.

Separados por um voo de 5,5 horas, Fernando e Rodrigo (apoiados pelos capítulos PMI-CE e PMIRS) dividiam uma visão e planejaram o evento por meses. Em um único dia, mais de 200 pessoas foram impactadas diretamente pelas ações. Outros voluntários que ajudaram nessa ação foram Maíra Suspiro e Marcos Hirano (PMI-CE).

Data de publicação: 16 de outubro de 2017