Que tal desmistificar o papo de idade? Outro dia, abordamos experiência em um texto sobre voluntariado - se você ainda não leu, clica no link. Agora, a pauta é: existe um momento certo da vida para se tornar gerente de Projetos? Já adiantamos que os requisitos para entrar são: o interesse e estar vivo. Brincadeiras à parte, tivemos um bate-papo com o presidente do PMIRS, Alex Rosa, e ele foi bem sincero com suas percepções sobre o tema. Confira:

Comunicação - A idade faz diferença na hora de selecionar um gerente de Projeto?

Alex -   Em geral não faz não. O que importa é a experiência em Gerenciamento de Projetos e não a idade. Existem projetos que requerem anos de experiência profissional naquela área, por se tratar de grandes complexidades. Mas, em casos como este, é mais por uma experiência técnica relacionada ao tema do que propriamente a habilidade técnica de Gerenciamento de Projetos. De qualquer forma, na minha visão, tudo está relacionado a tempo de experiência e não idade.

Comunicação - Qual o benefício de contratar um profissional mais jovem?

Alex - Profissionais mais jovens, geralmente, estão mais abertos a novas experiências na forma de conduzir o trabalho. Além disso, eles podem trazer questionamentos observados por um prisma diferente dos demais profissionais, pois trazem à tona suas experiências pessoais e comportamentos contemporâneos que são característicos da idade. Mas isso não é uma regra.

Comunicação - Qual o benefício de contratar um profissional com mais idade e experiência?

Alex - Por ter domínio na área, a curva de aprendizado é muito menor. Com isso, profissionais seniores trazem mais rapidamente à organização os benefícios esperados de seu trabalho. Além disso, podem ser mais assertivos na hora de escolher ferramentas para solucionar problemas mais complexos.

Comunicação - É bom para as organizações a diversidade etária na equipe de Projetos?

Alex - Considero positivo o fato de ter diversidade etária na equipe. Poder somar experiências contemporâneas e novas formas de trabalho com ferramentas e soluções mais assertivas é uma grande oportunidade de formar um time de alta performance. Além disso, é fato que todos aprendem uns com os outros. O desenvolvimento profissional fica mais evidente e é um fator motivador para a equipe.

Comunicação - No que o GP mais jovem pode contribuir com o de mais idade? E vice-versa?

Alex - Se ambos estiverem momentaneamente trabalhando na mesma equipe, geralmente o GP mais jovem se encarrega de produzir os materiais necessários ao projeto. Então, pode ser que o mais jovem fique com a criação dos documentos necessários e ferramentas de controle - que são extremamente necessários ao projeto - e o mais experiente se encarregue de validar ou sugerir melhorias, além de conduzir a equipe como um todo. Para o jovem, poder estar ao lado de um gerente de Projetos mais experiente é um grande aprendizado, principalmente, na questão de desenvolvimento de liderança. Para o mais sênior, faz bastante diferença ter alguém na equipe bem-preparado e que domine as ferramentas e modelos à disposição do projeto, pois ele pode focar esforços no direcionamento do projeto como um todo a partir dos dois grandes pilares: Comunicação e Liderança.

Comunicação - Existe um estilo de trabalho diferente entre as idades?

Alex - O fator diferença aqui não é em relação à idade. Considero três fatores que demonstram a diversificação de forma de trabalho: a escola de GP que a pessoa foi formada, a experiência em liderança de projetos e as características pessoais de cada um. A idade não me parece influenciar no estilo quando se fala em Gerenciamento de Projetos, mas sim estes três destaques.

Data de publicação: 22 de junho de 2021