O Wicked Problem Solving (WPS) é um curso que visa incentivar profissionais a buscarem soluções para problemas complexos, por meio de dinâmicas que provocam experientes líderes de projetos a tirarem o máximo de seus times. Da mesma forma, ajuda entrantes em Gerenciamento de Projetos a desenvolverem a criatividade e o trabalho em equipe. Ambas as frentes da ação formativa possibilitam que os alunos propaguem a mudança dentro das organizações em que estão inseridos.

A iniciativa busca provocar o desenvolvimento de habilidades de integração. Afinal, um time colaborativo está melhor preparado para a solução dos problemas organizacionais que cada vez ficam mais complexos. Voluntária no PMI Global Janine Scherer, concluiu o curso e analisa que a desenvoltura das equipes na hora de driblar as adversidades será o problema mais crítico a ser enfrentado na próxima década. Conforme sinaliza, essa percepção está ancorada no resultado de um estudo do World Economic Forum, que integra os materiais disponibilizados pela capacitação.

Não importa se o trabalho é remoto ou presencial, o WPS oferece aos participantes dinâmicas variadas para que os mesmos possam montar o kit de ferramentas que melhor atendam as necessidades do próprio profissional ou da equipe a qual faz parte. Além disso, a capacitação estimula os profissionais a gerarem dados passíveis de análise, isso para garantir que o caminho escolhido seja a melhor alternativa para a resolução do impasse da vez.

Aliar teoria à prática é fundamental. Por isso, durante o curso, é possível utilizar um quadro para resolver problemas reais enquanto estuda. Foi justamente isso que Janine fez. Por não estar em uma posição de liderança, ela optou por lançar mão dos conteúdos para planejar sua transição de carreira. “Desenhei um plano iniciando no ponto onde estou e terminando no meu maior objetivo profissional. Dentro disso, apontei todos os caminhos possíveis”, conta.

Viu só? Não importa se o “perrengue” é grande ou pequeno, estratégico ou tático, organizacional ou pessoal. Com certeza, será preciso solucioná-lo. Faça isso de forma criativa. Visite o site.  

Data de publicação: 19 de agosto de 2021