Com empresas convivendo com altas taxas de rotatividade de funcionários, há pressão para manter os projetos em seus rumos. Garantir que times continuem entregando valor em meio à disrupção nem sempre é fácil. Em um recente podcast Projectified®, “Mantendo Projetos em Curso Durante Alta Rotatividade de Funcionários” (Keeping Projects on Track Amid High Employee Turnover, em inglês), líderes de projeto compartilharam como seus times lidam com o desgaste da equipe.

Aqui estão 3 dicas para ajudar profissionais de projetos a conduzirem projetos em frente em meio à rotatividade de funcionários.

1. Compartilhar conhecimento pode manter membros da equipe comprometidos.

Líderes de projeto precisam continuar executando projetos em meio à rotatividade de pessoal. Mas há passos que gerentes de projeto e empresas podem tomar para mitigar riscos. Uma maneira é compartilhar conhecimento. Isso pode ajudar a manter o projeto em andamento, mesmo que um funcionário deixe o time.  Kierstin Gray, diretora de programa na empresa de design de produto Argodesign, no Brooklyn, Nova Iorque, EUA, explica o porquê.

“Parte da ideia de ágil é que você está compartilhando conhecimento, e há propriedade compartilhada do que o resultado pode ser. Quando você começa a olhar a partir de um ponto de vista de gerenciamento de projeto, talvez isso signifique que um gerente de projeto, que faz parte de um time de 10 pessoas, a cada semana, está reportando para seus colegas o que exatamente foi essa experiência e quais foram as vantagens e desvantagens. Dessa maneira, se outra pessoa entrar nessa função, há um senso entre o time do que está acontecendo no projeto. Quando uma equipe sabe que a informação está sendo compartilhada abertamente e livremente entre muitas pessoas, ou até mesmo pessoas que não se veem diariamente num scrum, há um senso de contentamento com a situação porque eles sabem que mesmo que mudem os personagens, o resultado continuará a ser mais ou menos o mesmo. Todos nós tendemos a fazer melhor quando entendemos em que direção estamos trabalhando, ou entendendo conceitualmente como nossas ações individuais podem afetar o todo.”

2. Esclareça Projetos Antecipadamente

Comunicação, a habilidade de poder mais citada na pesquisa Pulse of the Profession® 2023 do PMI, pode evitar que projetos falhem, de acordo com Vitor Amaral CTO do Bitz, carteira digital do Banco Bradesco, São Paulo, Brasil.

“Tem sido mais necessário do que anteriormente assegurar que os requisitos dos projetos estejam bem claros e explicados antecipadamente. Nós temos essa ideia que, porque nós estamos movendo tudo para ágil, nós não precisamos de requisitos muito específicos. Essa é uma das principais razões para falha em projetos. E agora que se está trabalhando remotamente, na maior parte do tempo não vendo todo mundo pessoalmente, é muito importante ter certeza que os requisitos estejam sendo detalhados muito bem. Nós precisamos retomar nossas habilidades de escrita para garantir que qualquer um possa checar isso mais tarde, realmente entendendo as histórias, as tarefas, condições, os critérios e assim por diante. Vamos garantir que os requisitos estão muito, muito, muito bem escritos, bem detalhados e contêm tudo que precisamos.”

3. Reuniões One-on-one são importantes

O ato de gerentes terem reuniões one-on-one com membros de equipe para checarem e discutirem questões pode parecer rotina. Entretanto, esse tipo de engajamento pode ir além e gerar desgaste. Amaral explica como.

“Algo que eu conversei com outros gerentes sobre é ter reuniões one-on-one com seus membros de time para que eles possam realmente entender como estão se sentindo. Se eles estão tendo qualquer tipo de dificuldade, se eles têm qualquer problema, e entendendo como podem os ajudar. Nós estamos tentando garantir que nós temos esses one-on-one para discutir assuntos que realmente são relacionados ao trabalho, ao projeto e ter tempo para ter conversas que não são relacionados ao trabalho.

Para aprender mais maneiras de combater rotatividade de funcionários, ouça mais dicas de Gray e Amaral no episódio Projectified®, “Mantendo Projetos em Curso Durante Alta Rotatividade de Funcionários”.


Fonte: 3 Ways to Minimize Project Turnover (2023)
 

Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS

Categorias: Carreira
Data de publicação: 05 de junho de 2023