Gerenciamento de projeto sempre evoluiu e mudou baseada em demandas e oportunidades de panoramas econômicos, sociais e de negócios. Profissionais de projetos são rápidos para aprenderem novas habilidades, forjarem novos caminhos e tomarem maiores responsabilidades em um esforço para dirigir inovação e conseguirem resultados.

O que está conduzindo a evolução da profissão e as necessidades de praticantes de projetos em 2023 e além? Aqui estão previsões para líderes de projetos sobre o futuro do gerenciamento de projetos.

1. Habilidades de poder continuarão a liderar o caminho

“Gerenciamento de projetos é todo sobre pessoas”, diz Mark Mullaly, Ph.D., PMP, presidente e terapeuta organizacional chefe da Interthink Consulting, Toronto, Canadá. “Nós falamos sobre nossas ferramentas, nossos processos, nossas práticas, nossos planos para riscos e estruturas de divisão de trabalho, mas isso é tudo sobre pessoas. Não é algo novo, mas nós continuamos perdendo essa percepção.”

Mullaly acredita que habilidades de comunicação e a habilidade de liderar e trabalhar eficientemente em times sempre fará a maior diferença entre sucesso falha.

Esse sentimento ecoou nos resultados na pesquisa de 2023 do PMI Pulse of the Profession®, que descobriu que empresas que colocam alta importância em habilidades de poder, incluindo comunicação e liderança colaborativa, observam melhores resultados. 57% das organizações que colocam alta importância em habilidades de poder reportaram alta maturidade na gestão de percepção de benefícios e 64% reportaram alta maturidade de gerenciamento de projetos.

Wale Elegbede, PMP, diretor Wale Elegbede, PMP, diretor, gestão de estratégia, Mayo Clinic, Rochester, Minnesota, EUA, concorda, adicionando: “Eu penso que as habilidades pessoais serão muito críticas porque, trabalhando em um projeto de bilhões de dólares ou de alguns milhões de dólares, você estará lidando com pessoas.”


2. A instrução em dados será um conjunto de habilidades essenciais


Na pesquisa PMI Além da Agilidade (Beyond Agility, em inglês), 31% das empresas disseram que habilidades em ciências de dados, como gerenciamento de dados, análise e big data, são as maiores prioridades para desenvolvimento de talentos. Essa necessidade está somente se tornando mais urgente à medida que as empresas continuam a investir mais em dados.

De acordo com Mullaly, instrução em dados é uma expertise que mais gerentes de projeto precisarão em seus repertórios.

“Nós vivemos em um mundo onde o papel de dados e como esses dados são utilizados, e simplesmente, a quantidade de dados e informações que existem continua a crescer”, ele diz.

“Organizações precisam estar verdadeiramente aptas a gerenciar esses dados e obterem insights a partir do uso, analisando-os e fornecendo e produzindo insights significativos a partir deles.”

3. Líderes de projeto precisam adotar liderança culturalmente responsiva

“Quando você pensa sobre diversidade, equidade e inclusão em nosso mundo agora, não é algo apenas desejável de se ter, é obrigatório”, diz Elegbede, que também atua como presidente da filial da NAACP em Rochester, Minnesota. “O mundo está se tornando mais multicultural. Líderes de projeto precisam aprender essa habilidades bem. Olhe para as pessoas trabalhando em projetos, elas são diferentes. Seus stakeholders são diferentes.”

Elegbede adiciona que líderes de projetos não precisam somente serem capazes de colaborarem com pessoas de diferentes culturas e experiências, mas elas também precisam estar aptas a contratarem, treinarem e desenvolver pessoas de diferentes experiências. Ele recomenda que líderes de projeto e líderes de escritório de gerenciamento de projeto (PMO) engajem e escutem seus times. Eles devem procurar por oportunidades para treinar e educar os funcionários em tópicos como práticas igualitárias para entrevistas e conscientização sobre vieses.

“Você não será um especialista sobre isso, mas você precisa entender, você precisa valorizar”, ele diz.

4. Inteligência artificial (I.A.) continuará a crescer, mas não substituirá o trabalho essencial de gerente de projeto.

I.A. continuará a ser uma prioridade de investimento para muitas empresas.

“Em diferentes ambientes, nós estamos vendo I.A. e machine learning tendo uma influência significante sobre como produtos, capacidades, sistemas e soluções estão sendo construídos e entregues”, diz Mullaly. “E isso simplesmente continuará a crescer exponencialmente.”

Rajam Nair, PMP, analista de cibersegurança, na Artic Wolf, Toronto, Canadá, concorda. “I.A. está ultrapassando todas barreiras e limitações que o cérebro humano tinha e está fornecendo soluções eficientes para situações complexas”, ela diz. “Eu sinto que I.A. trará grandes avanços para projetos de cibersegurança, que é o maior problema no mundo digital, e erradicará problemas de privacidade de dados e medo da computação quântica emergente.”

Para gerentes de projeto interessados em I.A. e construir uma carreira nesses projetos, o conselho de Elegbede é “consumir em pequenas porções.” A recomendação dele é: “Faça muitos treinamentos diferentes em I.A., mas no fim das contas, serão específicos para sua indústria”, ele diz. “Quaisquer que sejam as oportunidades, eu encorajaria meus gerentes de projetos a se envolverem nelas e apenas para aprenderem a área.”

Mas mesmo com o crescimento contínuo de I.A., Mullaly não vê o papel de gerente de projeto sendo substituído.

“I.A. pode ajudar alguns aspectos do papel de gerenciamento de projeto e pode oferecer algum insight generalizável, mas gerenciamento de projeto e projetos são únicos, e não vejo essa competência estratégica na I.A.”, ele diz. “Aqui é onde nós, como seres humanos, realmente gerenciamos muito, muito melhor a complexidade, gerenciando e enxergando padrões, sendo capazes de dizer ‘Como atravesso isso?’ Isso não se perderá”.

5. Gerenciamento de projeto e ESG andarão de mãos dadas

Investimentos em iniciativas de governança, ambiental e social continuarão a crescer, especialmente desde a pandemia da COVID-19, de acordo com o relatório PMI O Imperativo ESG: Tornando Palavras em Ações (The ESG Imperative: Turning Words Into Action, em inglês).

“A pandemia mudou a percepção sobre ESG”, diz Aman Mourya, PMP, ESG e especialista em estrutura da empresa de dados de investimento FactSet no relatório. “Em meio a lockdowns e à iminente crise climática, as pessoas têm se tornado mais curiosos sobre como as empresas estão operando.”

Mas conforme iniciativas ESG continuam a crescer, haverá uma necessidade para maiores padronizações e maturidade.

Ardalan Memarzia, PMP, um conselheiro em ESG e sustentabilidade na Turquia, acredita que gerentes de projeto precisam liderar esses esforços, porque eles precisam ter o mindset correto e a linguagem correta para conduzirem times ESG para frente e produzirem resultado.

“Gerentes de projeto precisam estar envolvidos em esforços ESG”, ele diz. “Como com qualquer tipo de projeto, se não temos o gerenciamento de projeto ou procedimento, não haverá resultado. Toda empresa que está trabalhando em esforços ESG, não importa qual a indústria, seja a de energia, saúde, agricultura ou qualquer outra, precisa realmente entender o sistema principal do projeto. Do contrário, não fará sentido para eles, não importando que entendam de ESG.

O Futuro de Gerenciamento de Projeto está Cheio de Oportunidade

Apesar dos desafios e disrupção que negócios enfrentam atualmente, Elegbede diz que o mais animador sobre o futuro do gerenciamento de projetos continua sendo as possibilidades.

“Quando você pensa em indústrias, da espacial a saúde, passando pela manufatura, elas estão cheias de grandes e animadores projetos que terão impacto significante”, ele diz. “Estou verdadeiramente empolgado que nós somos quem está ajudando a moldar isso.”


Como citar esse artigo:5 Predictions for the Future of Project Management (2023).
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Fonte: https://www.pmi.org/learning/publications/pm-network/digital-exclusives/5-predictions-for-the-future-of-project-management

Categorias: Carreira
Data de publicação: 16 de junho de 2023