A Inteligência Artificial chegou com potencial para impactar todos os setores, inclusive, o Setor Público. Sua capacidade de gerir dados, de forma automatizada, tem protagonizado transformações radicais nos últimos anos. Não é novidade: a IA promete seguir sendo uma das mais promissoras apostas do século XXI. Na Gestão Pública - como em outras áreas - a IA também pode otimizar processos, prever riscos, automatizar tarefas e desenvolver serviços, por exemplo. 

Mas, afinal, de forma prática, quais são os possíveis usos da IA na Gestão Pública? Quais são as suas vantagens? Como os profissionais devem se preparar para este novo cenário? Nós conversamos com o consultor da Falconi, Marcelo Milko, que explicou, de forma pontual, de que forma as novas ferramentas podem ser utilizadas no setor. Confira três possibilidades apontadas por ele:


  1. Práticas inovadoras

Em geral, há maior resistência e menores incentivos para o uso de novas ferramentas dentro de gestões municipais, estaduais e federais. Ao utilizarmos IA na gestão de projetos, podemos estar trazendo novos conhecimentos e novas práticas para a gestão pública, incentivando e impulsionando a inovação.


  1. Transparência

Com a Lei de Acesso à Informação, a transparência se faz cada vez mais necessária. E é neste contexto que a IA se apresenta como uma grande vantagem no gerenciamento de projetos. Em diversos tipos de aplicação, como organização, categorização e automação, a IA pode apoiar a gestão dos projetos públicos, facilitando a transparência das informações para com a população. Em diversos tipos de aplicação, como organização, categorização, automação, entre outros tantos, a IA pode apoiar a gestão dos projetos públicos facilitando a transparência das informações para com a população. Além de seguir os princípios da administração pública, medidas de transparência apoiam o relacionamento com stakeholders e até mesmo mitigam problemas ou embargos relacionados a tribunais de contas ou demais órgãos reguladores.


  1. Automação

O uso da Inteligência Artificial, em combinação com técnicas de automação de processos, pode ser um enorme aliado no gerenciamento de projetos. Tendo em vista em especial as atividades operacionais executadas rotineiramente, a automação (ou mais precisamente a Robotic Process Automation - RPA) permite de um lado uma significativa redução do tempo depreendido com essas atividades, e do outro uma redução nas taxas de erro ou falha humana. Dessa forma, além de maior precisão e confiabilidade nos processos, os colaboradores até então responsáveis por esse tipo de atividade, passam a poder redirecionar seus esforços para outros tipos de tarefas.
A capacidade de prever situações através do uso da ciência de dados e agilizar a comunicação entre as partes interessadas também são vantagens do uso da IA. “Tendo em vista o cenário da administração pública brasileira, tais benefícios podem ser considerados de grande valor, seja em nível municipal, estadual ou federal, impactando diretamente na eficiência e eficácia da máquina pública”, disse Marcelo Milko.

Neste cenário, de constante atualização do saber/fazer, o consultor da Falconi destaca três maneiras que profissionais têm para se prepararem, tendo em vista a aplicação da IA no Setor Público:


  • Preparação Técnica: seja em nível operacional, quanto nível gerencial, a preparação técnica por meio de cursos, capacitações e especializações, é fundamental. Para os níveis operacionais, a principal competência a ser desenvolvida é a programação. No caso dos níveis gerenciais, é importante que se entenda, em termos gerais, como funciona a aplicação técnica de algoritmos de inteligência artificial, com destaque para fatores como quais os recursos necessários, quais as possíveis aplicações, qual a viabilidade e quais os principais desafios. Neste quesito, vale destacar a enorme oferta e disponibilidade de conteúdos gratuitos online.
  • Preparação Informacional: o setor de tecnologia está em constante transformação e evolução. Faz-se, portanto, extremamente necessário manter-se conectado com as novidades e atualizações do mercado. Para tanto, existe uma vasta disponibilidade de meios de comunicação que podem propiciar o conhecimento suficiente, tais como jornais, podcasts, newsletters, entre outros.
  • Preparação Comparativa: em especial no setor público, muitos desafios surgem ao longo da implementação de novas tecnologias. Conhecer experiências de outros órgãos, departamentos, áreas ou municípios, é um fator de enorme relevância. O gestor público deve aproveitar-se do fato da gestão pública trabalhar fundamentalmente com a lógica da cooperação, em detrimento da lógica de competição presente no setor privado. Além disso, a transparência é, por lei, uma exigência da gestão pública. Utilizar isso ao seu favor é de grande valor. E por fim, destaco a existência de canais e bibliotecas digitais públicas que compartilham experiências exitosas relacionadas à aplicação de tecnologia em múltiplas áreas da gestão pública, como por exemplo a Biblioteca da ENAP.

Quer saber mais sobre a Inteligência Artificial na Gestão Pública? Leia o artigo completo de Marcelo Milko, “Inteligência Artificial na Gestão Pública: O que, por quê e como?” (clique aqui).


Fonte: https://www.clp.org.br/inteligencia-artificial-na-gestao-publica-o-que-por-que-e-como/

Categorias: Setor Público
Data de publicação: 30 de agosto de 2023