A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o PMI Rio Grande do Sul (PMIRS) apresentam uma novidade para os profissionais de projetos que buscam desenvolver-se: a Especialização em Gerenciamento de Projetos. O curso surgiu como alternativa mais acessível ao MBA em Project Management, também oferecido pela Instituição, e que já está em sua 4ª edição. As principais diferenças entre os dois são a menor carga horária, menor investimento e a ausência do módulo internacional na Especialização. Ambos os cursos foram desenvolvidos em parceria com o PMIRS e possui corpo docente certificado pelo PMI, o que garante o conhecimento e experiência na área. As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser realizadas no site da UCS. As aulas iniciam no dia 4 de outubro de 2023.

De acordo com  a coordenadora Professora Iraci Cristina da Silveira de Carli,  os dois cursos possuem turmas compartilhadas. “É uma prática que já ocorre em outros cursos da Instituição. O aluno ao se inscrever vai escolher um dos dois, antes de iniciar o curso. Não é uma opção posterior. Os dois cursos têm quase todas disciplinas compartilhadas. O MBA possui apenas o módulo internacional obrigatório e o opcional a mais que a Especialização. O obrigatório é composto por duas disciplinas, as quais são ministradas por professores estrangeiros de forma presencial”, explica a coordenadora.

O Diretor de Assuntos Institucionais do PMIRS, Marco Kappel Ribeiro, recomenda ambas as alternativas. “Tanto o MBA, como o curso de Especialização, oferecem uma grande experiência para os alunos, em função do corpo de professores: todos eles membros do PMIRS e todos com um larga experiência em projetos no mercado”, reforçou Kappel, que também é professor dos cursos.

Os interessados em saber um pouco mais sobre a proposta da Especialização em Gerenciamento de Projetos e o MBA em Project Management, estão convidados para a aula aberta, que será realizada no dia 27 de setembro, às 19h, na UCS. Na ocasião, Márcio Santos, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Expansão irá abordar os desafios e oportunidades para o gerenciamento de projetos em tempos de inovação e inteligência artificial, e os alunos poderão realizar um tour pelo UCS Inova. A aula aberta é gratuita e para participar, é necessário realizar inscrição no link (clique aqui).

Quer saber mais detalhes sobre os cursos disponíveis na UCS? Confira a entrevista que realizamos com a coordenadora Prof. Iraci sobre os diferenciais, principais benefícios para a carreira e outras informações sobre a Especialização e o MBA. 


1) Quais são os principais diferenciais dos cursos de Especialização em Gerenciamento de Projetos e o MBA em Project Management da UCS?

De forma pontual:

  • A qualidade e a confiabilidade dos cursos da UCS. 
  • A parceria exclusiva na região, com o PMIRS. O curso não foi proposto somente pela universidade, mas foi desenvolvido junto à equipe do PMIRS. 
  • Todos os professores são certificados pelo PMI, o que garante o conhecimento e a experiência na área.
  • Os cursos são essencialmente práticos. A cada módulo existe uma disciplina chamada projeto integrador, onde os alunos são conduzidos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos no módulo em uma experiência real, em um case real. Esse case poderá ser nas próprias empresas, onde os alunos atuam, ou direcionados a um parceiro da UCS, o qual  trabalhe com ações sociais e filantrópicas.
  • O curso foi escrito de forma totalmente alinhada à visão contemporânea das organizações. Os projetos estão inseridos em um contexto maior, que envolve um planejamento estratégico. Os projetos também consideram a importância da inovação nas organizações. No curso, nós vislumbramos os projetos como uma grande alavanca que impulsiona as empresas para inovar e obter sucesso em suas ações.


2) Como os alunos fazem a escolha entre o MBA e a Especialização, e como isso afeta a experiência de aprendizado?

A diferença entre uma especialização e um MBA é o módulo internacional. O módulo internacional é composto, por sua vez, por dois sub módulos: o opcional e o obrigatório.

No módulo obrigatório, o professor estrangeiro vem até a turma de alunos para ministrar a disciplina. Na verdade, esse submódulo é composto por duas disciplinas com professores estrangeiros.

No submódulo opcional, a turma viaja para um país referência em gerenciamento de projetos. Essa viagem de estudos é realizada com uma instituição parceira da Universidade, onde são realizados minicursos, palestras, workshops, visitas às empresas, entre outros. Trata-se de uma imersão na realidade de gerenciamento de projetos, em outro país.

Já a especialização, não possui esse módulo tornando o curso mais curto, mais rápido. Dessa forma, podemos atender às diferentes expectativas dos alunos.


3) Poderia explicar melhor sobre o módulo obrigatório oferecido no MBA? Quais benefícios de ter professores estrangeiros ministrando disciplinas presencialmente? Quem são estes professores?

O benefício de ter um professor estrangeiro é muito relevante, pois ele traz experiências diferentes, uma vez que o gerenciamento de projetos está sendo aplicado em uma cultura organizacional diferente. Além disso, sempre buscamos professores que atuem em países considerados referência na área. Esses professores normalmente são professores doutores, com experiência em gerenciamento de projetos e associados a grandes empresas que conduzem grandes projetos.


4) Como é esta viagem de estudos? Quais os destinos e como se inscrever para participar da experiência?

Como a viagem de estudos faz parte do módulo opcional, a decisão sobre o destino é tomada junto ao aluno. Nós consideramos, além da competência da instituição parceira na gestão de projetos, o idioma e o valor do investimento. Buscamos definir,  junto à turma, um país que tenha um idioma dominado pelos alunos, e muitas vezes contamos com o apoio de um intérprete. Além disso, fizemos três propostas com diferentes valores. O destino alvo da viagem de estudos seria o Vale do Silício, pelas características de atuarem com projetos de inovação e a possibilidade de uma imersão tanto acadêmica como empresarial. Porém, também deliberamos como opção outro país mais próximo, localizado na América do Sul, que propicie espaço também para uma excelente troca de experiências.


5) Quais as áreas foco e principais competências que os alunos desenvolverão ao se inscreverem no MBA ou na Especialização?

Nós organizamos o currículo para atender diferentes áreas que estão envolvidas no gerenciamento de projetos. Nós dedicamos um módulo para analisar o contexto do projeto dentro das organizações. Nesse módulo, nós trabalharemos a estratégia empresarial, o business agility, a inovação, o design thinking e a sua relação com a concepção de projetos. Trabalharemos também com o sistema de entrega de valor em projetos ou a gestão de benefícios.

No módulo seguinte, nós vamos nos dedicar a métodos, técnicas e ferramentas que apoiam a definição do escopo em projetos, a organização dos prazos e a gestão do tempo, o planejamento de custos e a gestão financeira, a importante gestão da qualidade.

Muito importante também nos dedicarmos a estudar equipes, pessoas e cultura em projetos. Nesse aspecto, vamos analisar a liderança e a gestão de pessoas, administração de conflitos e gestão das partes interessadas, a gestão da comunicação e as informações de projetos, e a gestão da mudança organizacional.

E para projetos mais exigentes, nós vamos trabalhar então a parte de aquisições, gestão de contratos, a incerteza e a gestão de riscos. E não poderíamos deixar de lado uma análise das abordagens ágeis, comparando-as com as abordagens preditivas e analisando as abordagens híbridas. Fechamos esse estudo  trabalhando a importância do escritório de projetos.


6) Como a parceria com o PMIRS e a presença de professores filiados ao PMIRS influenciam a qualidade e abordagem dos cursos de Especialização em Gerenciamento de Projetos e MBA na UCS, e de que forma isso beneficia os alunos que se inscreverem nestes programas?

Essa parceria é muito importante para a Universidade. A UCS possui um trabalho muito forte na área de inovação ligada às empresas da região. Essa parceria com o PMIRS qualifica o nosso curso atribuindo excelência às disciplinas e permitindo aplicação direta imediata no dia a dia das organizações. Nós pretendemos que essa parceria possibilite aos alunos influenciar de forma positiva os projetos inovadores de suas empresas.



7) Pode fornecer mais detalhes sobre a aula aberta do dia 27 de setembro? Como os interessados podem se inscrever?

No dia 27 de setembro, teremos uma amostra de como será o curso. Estamos organizando um evento onde receberemos todos os interessados pelo tema para discutir o gerenciamento de projetos em tempo de inovação e inteligência artificial. Não podemos discutir o gerenciamento de projetos de forma isolada. Ele está totalmente vinculado às inovações que ocorrem nas empresas. Além disso, a inteligência artificial é um novo idioma que as empresas estão falando. Nossos projetos precisam estar alinhados. As inscrições para o evento poderão ser feitas pelo site da UCS. Vamos receber os interessados no TecnoUcs, que faz parte da agência de inovação da Instituição. É um ambiente acolhedor e totalmente voltado à inovação. Será uma grande oportunidade para todos conhecerem, além da importância do gerenciamento de projetos nas organizações, o ecossistema de inovação da Instituição.



MBA em Project Management

Objetivos:

Desenvolver competências e habilidades fundamentais para pensar estrategicamente e utilizar as mais modernas ferramentas e técnicas de gestão de projetos, em todas suas fases, inseridos no contexto organizacional.

A quem se destina:

O curso é destinado a portadores de diploma de curso superior, profissionais de diversas áreas que atuam na liderança de times, coordenação ou implementação de projetos, sejam eles com ou sem fins lucrativos, mas que devam atingir resultados tangíveis.

Local: Caxias do Sul.
Início das aulas: 04 de outubro de 2023.
Dias e horários: quartas e sextas-feiras, das 18h30 min às 22h30min.
Período de Realização: de outubro de 2023 a novembro de 2024.
Metodologia: presencial.
Carga horária: 400 horas.


Clique aqui e saiba mais.



Especialização em Gerenciamento de Projetos

Objetivos:

Desenvolver competências e habilidades fundamentais para pensar estrategicamente e utilizar as mais modernas ferramentas e técnicas de gestão de projetos, em todas suas fases, inseridos no contexto organizacional.

A quem se destina:

Diplomados de curso superior, profissionais de diversas áreas que atuam na liderança de times, coordenação ou implementação de projetos, sejam eles com ou sem fins lucrativos, mas que devam atingir resultados tangíveis.

Local: Caxias do Sul.
Início das aulas: 04 de Outubro de 2023.
Dias e horários: quartas e sextas-feiras, das 18h30 min às 22h30min.
Período de Realização: de outubro de 2023 a outubro de 2024.
Metodologia: presencial.
Carga horária: 360 horas.


Clique aqui e saiba mais.

Data de publicação: 14 de setembro de 2023