Por Yasmina Khelifi, PMI-ACP, PMI-PBA, PMP

Desde o começo da pandemia, foram aceleradas mudanças nas nossas maneiras de trabalhar, interagir e novas tecnologias. É difícil acompanhar, e por vezes você planeja se qualificar, mas você não encontra tempo. Mantenha estas informações em mente conforme você navega em nosso novo normal:

1. Fale com pessoas

Desde 2020, estive mais engajada em comunidades: uma de marketing, uma de gerenciamento de projetos e uma de coaching. Cada uma tem suas próprias regras de engajamento. Algumas estimulam ligações de vídeo one-to-one. Essa é a melhor maneira de se esforçar para falar com pessoas que podem ter diferentes formações acadêmicas, experiências de trabalho e indústria que as suas. Comunidades ou associações de profissionais (como PMI e capítulos locais) podem ajudar você a expandir sua network.

Além disso, você pode expandir sua network facilmente ao entrar em contato e se conectar com pessoas depois de fazer parte de webinars e eventos presenciais, ou quando você escutar um podcast que gostou.

Eu também gosto de agendar entrevistas informativas com as pessoas. O objetivo é reunir informação sobre uma indústria, um cargo e como as pessoas chegaram até lá. O objetivo não é pedir emprego ou mandar seu currículo. O entrevistado deve ser aberto e compartilhar o máximo que puder. Se você for o entrevistado, não espere que o entrevistador faça perguntas sobre o que ele não sabe. Descreva o que você faz, seus diplomas ou certificações na área e evite jargões locais.

Você pode pensar: “as pessoas são muito ocupadas para fazer isso”. Na verdade, você ficaria surpreso com o número de respostas úteis que você consegue. A cada entrevista informativa, escreva o que você aprendeu e o que precisa aprender mais, junto do que você fez e não gostou do que ouviu.

2. Seja gentil com você mesmo

É fácil se culpar com pensamentos negativos como “eu sou muito lento” ou “eu não sei o que eu quero”. Mas para algumas pessoas, leva tempo para saberem o que elas fazem e não gostam, junto de suas forças e como elas querem provocar impacto. Há também questões pessoais e familiares para considerar.

Então, seja gentil consigo mesmo, e encontre uma rede de amigos para suporte para que você possa formular diferentes passos e o que você aprendeu no processo.

Eu lembro de falar com um colega há muitos anos que queria trocar de emprego. Eu o encontrei há poucos meses, e ele me disse envergonhado: “depois de tudo aquilo, eu não mudei de emprego.” E está tudo bem. Se o resultado não traz mudança, não há do que se envergonhar, porque ao menos você reservou tempo para explorar novos caminhos. Você aprendeu sobre si mesmo durante o processo, e conheceu novas pessoas.

Não se compare com os outros. É mais fácil falar que fazer, mas lembre-se que todos temos diferentes caminhos.

3. Busque ajuda de um profissional

Como um gerente de projeto, você pode trabalhar em diferentes cargos na mesma indústria ou mesmo mudar para uma nova. Gerenciamento de projetos tem habilidades transferíveis, mas mudar de setor pode não ser tão fácil. Você pode ter que pavimentar o caminho com certificações, diplomas ou cursos online. Algumas opções são arriscadas por razões válidas. Por exemplo, eu não arriscaria gerenciar um projeto nuclear (e um empregador confiaria a mim um cargo sem eu ter experiência na área?).

Se você está ficando muito ansioso ou sobrecarregado, ou se você se sente perdido, procure ajuda profissional para ter orientação sobre o que você sente e quer.

O que mais você recomenda para ajudar a definir seu próximo passo na carreira como um líder de projeto?


Fonte:

3 Tips to Take the Next Step in Your Project Leader Career (2023).
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS

Categorias: Carreira
Data de publicação: 11 de janeiro de 2024