Questões frequentes sobre o exame para certificação




Sou membro do PMI, para fazer a prova é obrigatório filiar-se ao PMIRS?
Não, porém ao filiar-se ao PMIRS você poderá se integrar aos colegas da sua região e ter direito a descontos exclusivos na sua região. Inclusive, você poderá intergir com outros membros que já passaram pelo exame e possam dar dicas.

Onde é ministrada as provas das certificações do PMI no RS?
O Project Management Institute (PMI) agora oferece aos profissionais do projeto a capacidade de agendar e fazer o exame Project Management Professional (PMP®) online em sua casa ou escritório.
O exame PMP agora se junta a outros dois exames que os profissionais podem fazer online: o PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP) e o Certified Associate in Project Management (CAPM).
Os candidatos farão o exame online usando o software de teste supervisionado OnVUE da Pearson VUE. Como o teste baseado no centro, o teste supervisionado on-line exige que os candidatos sejam monitorados pelo “proctor” da Pearson (pessoa que ficará responsável pela supervisão do exame). Entretanto, o Proctor estará fora do local e irá monitorar os candidatos ao vivo através do microfone e da webcam do dispositivo, com a assistência da Inteligência Artificial (AI).
Os candidatos ainda precisarão agendar seu exame online com antecedência, mas os agendamentos são oferecidos 24 horas por dia, sete dias por semana, para que os candidatos possam encontrar um horário conveniente para sua programação.
Para obter mais informações sobre o teste online e como agendar seu exame, ACESSE https://www.pmi.org/certifications/types/project-management-pmp/exam-prep/online

Quais os requisitos para realização da prova de certificação ONLINE?

Com opções de teste 24 horas por dia, 7 dias por semana para acomodar sua programação, você pode fazer o exame de dia ou à noite. Tudo que você precisa quando estiver pronto para fazer o exame é:
- para agendar seu exame online ou baseado em centro assim que as marcações forem limitadas e preenchidas rapidamente
- um computador com uma webcam
- uma conexão de internet confiável
- um espaço tranquilo onde você pode passar algumas horas ininterruptas.

O exame é individual? Quantas pessoas fazem o exame no mesmo dia?
O exame é individual e várias pessoas podem prestar o exame simultaneamente.

Posso prestar o exame em outro país?
Sim, quando for agendar o exame basta informar onde quer prestar e em qual data.

Depois de passar no exame ou nas avaliações, o que vem depois?
Você pode se referir a si mesmo como detentor de uma certificação, embora seu pacote de certificados possa levar de seis a oito semanas para chegar pelo correio. Consulte a seção "Uso da sua certificação PMI" dos manuais para obter mais detalhes. Você  também pode começar a fazer planos para manter sua certificação familiarizando-se com o programa Requisitos de Certificação Continuada (CCR) e seus requisitos. Mais detalhes sobre o programa CCR podem ser encontrados no Manual do CCR.

Como agendar uma consulta para o exame de certificação?
Depois de se qualificar, o PMI enviará por e-mail as instruções de agendamento de exames com seu código de elegibilidade, que você precisará ao agendar sua consulta em um centro de testes.

Os exames estão disponíveis em outros idiomas que não o inglês?
As provas PMP, CAPM e PMI-ACP é sempre em inglês, mas são traduzidos para vários idiomas, durante o preenchimento do requerimento para a prova pode-se optar pelo português como uma segunda língua. Nesse caso, a tela das questões será dividida em duas partes: inglês e português. As questões são de múltipla escolha e o candidato deverá marcar a resposta na alternativa correspondente em inglês.

O que eu tenho de fazer para prestar o exame PMP em Português?
Durante a inscrição, escolha a opção “Brazilian/Portuguese” em Language Aid.  Note que o PMI continuará informando que o exame será administrado em Inglês. Isso quer dizer que durante o exame as questões virão em Inglês. Porém, como você solicitou "Language Aid", terá acesso à tradução das questões para o Português durante o exame. Em caso de dúvida, consulte os dados de sua inscrição no website do PMI e veja se consta a informação sobre o Language Aid em Português.  Ao receber seu e-mail de confirmação de marcação do exame do PMI, verifique se este contém a seguinte informação:

Language the Examination will be Administered in: English
Language Aid: Brazilian/Portuguese

O exame é de alternativas? Quantas questões eu preciso acertar para passar?
O exame contém 200 questões com quatro alternativas de múltipla escolha, dentre as quais, 25 questões serão utilizadas apenas para fins estatísticos. Portanto o candidato será avaliado em 175 questões.

Qual é a edição do Guia PMBOK® em vigor?
Atualmente, a edição do Guia PMBOK® em vigor é a 6ª edição atualizada pelo PMI® que ocorreu dia 06 de setembro 2017 e os exames de certificação são baseados nessa nova edição desde o dia 26 de março de 2018.

Tenho que fazer a prova para a certificação e não tenho muito tempo para estudar. O que vocês me aconselham a estudar como foco principal?
A princípio todos os processos de todas as áreas de conhecimento caem na certificação. A maioria das questões (cerca de 60%) são situacionais

Onde eu obtenho mais detalhes sobre os pré-requisitos para a certificação?
Para maiores informações  acesse: http://brasil.pmi.org/ e clique em Certificações, ou  https://www.pmi.org/certifications/process 

Se eu falhar no exame, posso fazer novamente?
Se você falhar no exame em sua primeira tentativa, poderá repeti-lo mais duas vezes dentro do período de elegibilidade de um ano. As taxas estão associadas ao reexame. Detalhes para reexame podem ser encontrados no manual de certificação.

O que acontece se minha qualificação expirar e eu não tiver feito o exame?
Sua inscrição é válida por um (1) ano a partir da data de aprovação. Se você permitir que sua elegibilidade termine, você deverá se inscrever novamente.

Paguei a prova PMP, mas decidi cancelar. Como faço ?
Para cancelar seu exame, faça login no sistema de certificação do PMI e clique nos links na tela para cancelar. E-mails para Pearson VUE ou PMI não são formas aceitáveis de comunicação. OBS: Se você estiver a dois dias do exame, o cancelamento irá resultar na perda do total taxa de exame.

Resolvi que não vou mais prestar o exame. Como solicitar o reembolso?
Se você ainda não tiver feito o exame e não quiser mais prestá-lo, é possível obter reembolso enviando uma solicitação por escrito pelo menos 30 dias antes da data de vencimento da elegibilidade para o exame. O PMI reterá uma taxa de processamento no valor de U$ 100 dólares e lhe devolverá o restante.

A solicitação pode ser feita:
- Por carta: PMI Global Operations Center 14 Campus Blvd. Newton Square, PA, 10973-3299 USA
- Pelo e-mail: [email protected]
- Por fax: (00xx1) 610 482 9971

O PMI NÃO reembolsa nos seguintes casos:
- O período de elegibilidade expirou e você não marcou o exame.
- Se você marcou o exame, não foi fazer e não cancelou com a devida antecedência.
- Se você já fez o exame.

Qual é a nota de aprovação no exame PMP?
O PMI não divulga mais a nota de aprovação. A média é determinada por uma análise psicométrica. O Score exato varia em cada exame, pois o PMI usa o “Método Angoff Modificado” para ajustar ou levar em conta diferentes graus de dificuldade nas várias questões do exame. Nesse método, especialistas no assunto de todo o mundo ajudam a estabelecer uma pontuação que todos os candidatos devem atingir e a dificuldade do exame. Os dados que mostram o verdadeiro desempenho dos candidatos são cruzados para garantir que o grau de dificuldade em cada exame seja adequado.
Antes de o PMI parar de divulgar a nota de aprovação, esperava-se que o candidato acertasse pelo menos 106 das 175 questões restantes, ou seja, 61% do exame. Supondo que esse ainda seja o número aproximado de acertos necessários, o ideal para garantir aprovação no exame seria acertar 106 + 25 questões = 131 questões, ou seja, aproximadamente 66% do exame.

Qual é a distribuição das questões do exame PMP?

Até 30/06/2020:
A seguir é apresentado o percentual de questões em cada área presentes no exame, desde que o mesmo foi modificado, em 2011, com a retirada das questões diretamente relacionadas à ética e conduta profissional:
· Iniciação do Projeto: 13%
· Planejamento do Projeto: 24%
· Execução do Projeto: 30%
· Monitoramento e Controle do Projeto: 25%
· Encerramento do Projeto: 8%

A partir de 01/07/2020:
· Pessoas: 42%
· Processos: 50%
· Ambiente de Negócios: 8%

Cerca de metade do exame representará o gerenciamento preditivo de projetos e a outra metade representará abordagens ágeis ou híbridas. Abordagens preditivas, ágeis e híbridas serão encontradas em todas as três áreas de domínio listadas acima.

Como agendar o seu exame na Person Vue?
Confira o vídeo que traz orientações de como obter uma melhor experiência no agendamento de exames online:


 

Ainda não achou a resposta que precisa?


Então mande um email para [email protected] para sanar dúvidas adicionais e ajude a melhorar esse FAQ.


Prefere algo mais instantâneo? Chama no Whats! 
Clique no ícone para abrir uma conversa direta:
Clique para enviar mensagem no WhatsApp