FAQ sobre Certificação



Associação x Certificação - devo ser membro para solicitar uma certificação PMI?
Não. A associação ao PMI é separada das certificações do PMI. No entanto, como membro do PMI, você terá acesso a muitos benefícios, incluindo descontos em sua taxa de exame de certificação, bem como descontos em oportunidades de desenvolvimento profissional para ajudar na manutenção de suas certificações. Em muitos casos é mais barato se associar ao PMI e fazer sua certificação com desconto do que simplesmente fazer a certificação com preço cheio.

Preciso ser um membro do CAPM, PMP ou PMI para solicitar outras certificações do PMI?
Não. Nenhuma certificação serve como pré-requisito para outra. Você também não precisa ser membro do PMI para se tornar um detentor de certificação.

Como obtenho uma certificação PMI?
Para obter uma certificação PMI, você deve primeiro atender aos requisitos de elegibilidade descritos e detalhados nos manuais de certificação. Então, você deve passar em um exame.

Quais são os critérios de elegibilidade?
Os requisitos de elegibilidade para cada certificação são mencionados aqui, nestas páginas da web e detalhados em cada manual de certificação respectivo. Link para o manual de certificação apropriado para obter diretrizes completas.

Qual a primeira coisa a fazer no processo de inscrição para fazer o exame de certificação PMP?
Criar uma conta em PMI.org. Com esta conta, o candidato vai estar apto a preencher as telas de inscrição com os detalhes de suas informações pessoais, educação e como seu nome vai aparecer no certificado quando você for aprovado.

Quais são os passos para o processo de inscrição?
1. Preenchimento do formulário de inscrição online;
2. O PMI aceita a sua inscrição, enviando um e-mail para você (o que normalmente leva no máximo uma semana) autorizando você a efetuar o pagamento;
3. Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;
4. O PMI envia um e-mail com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online no site da Pearson VUE;
5. Caso o centro escolhido faça o exame por computador, você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a 6ª feira normalmente), usando o seu código.
6. Finalmente, você recebe a confirmação por e-mail do agendamento de seu exame.

Que documentação de reporte devo enviar para minha Incrição?
Ao enviar uma inscrição, você não precisa enviar a documentação. No entanto, você precisará enviar a documentação de suporte se o seu aplicativo for selecionado para uma auditoria aleatória. Para saber mais sobre o processo de auditoria do PMI, consulte os manuais de certificação e as perguntas frequentes da auditoria.

Minha certificação PMP expirou, pois eu não obtive os PDUs necessários e não fiz a renovação dentro do prazo. O que eu posso fazer?
Se você não registrar os 60 créditos (PDUs - Professional Development Units) necessários em um período de 3 anos após a certificação, sua credencial PMP será suspensa. Apesar disso, você ainda pode obter e registrar as PDUs faltantes durante um período de até um ano (12 meses) após a data de expiração da certificação. Desse modo ela sai da posição de suspensa e volta à posição de ativa. Se passou mais de um ano após a expiração da certificação e você não obteve as PDUs necessárias ou não realizou o processo de renovação dentro do período de suspensão, sua certificação perdeu definitivamente a validade. Para obter a credencial novamente, você terá de refazer o exame. O PMI não tem nenhuma flexibilidade em relação a isso.
De qualquer modo, se você perdeu a certificação, você tem a experiência. Você pode até mesmo informar que já foi PMP, contanto que você deixe claro que não possui mais a certificação.

Ao expirar minha filiação ao PMI, se eu não renová-la eu perco a credencial? 
A certificação PMP continua válida mesmo que a pessoa não seja mais filiado ao PMI. A renovação da certificação PMP tem suas próprias regras.

Como eu mantenho a certificação?
Não é necessário refazer o exame. Você deve acumular 60 créditos (PDUs - Professional Development Units) em um período de 3 anos após a certificação. Anualmente há uma taxa referente à manutenção da sua certificação para mantê-la ativa.

É necessário pagar alguma taxa para renovar a certificação PMP?
A taxa de renovação da certificação PMP para membros do PMI é de US$60 e de US$150 para não-membros. A taxa de renovação de associação do PMI é diferente e separada da taxa de Renovação de Credencial.

Como é o processo de renovação da certificação PMP? 
Depois que o PMI confirmar que você atendeu aos requisitos de PDUs, você receberá uma notificação eletrônica para renovar a certificação. Então você deve preencher a Candidatura para Renovação de Certificação e efetuar o pagamento da taxa de renovação no sistema de certificações on-line. Isso deve ser feito antes do fim de sua certificação. Depois de processar a candidatura preenchida e o pagamento da renovação, em 6 a 8 semanas, o PMI enviará um certificado atualizado com as novas datas do ciclo ativo da certificação/CCR. 

É necessário ter sido gerente de projeto para obter a certificação PMP?
O PMI não exige que você tenha sido "gerente de projeto" formalmente, todavia é necessário que tenha experiência na liderança e direção de projetos.

Como é feita a comprovação dos requisitos para obter a certificação?
10% dos candidatos são selecionados para auditoria, devendo enviar diploma comprovando a escolaridade, certificado das horas de formação em gerenciamento de projetos e assinatura (abono) das horas de experiência em documento fornecido pelo PMI. Os que não forem selecionados não necessitam enviar nada. Leia mais sobre isso na seção sobre dúvidas relativas à "Auditoria".

Como deve ser comprovada a experiência? Precisa carteira de trabalho?
A auditoria consiste em enviar ao PMI um documento assinado por um colega que atesta que o que você diz é verdade. Não é necessário nenhum outro documento. Os documentos são revisados nos Estados Unidos. Não é necessária "carteira de trabalho" (que não existe nos EUA), ou qualquer outro tipo de contrato.

No requisito de escolaridade, tecnólogo conta como nível superior?
Cursos de tecnólogo e licenciaturas de somente 3 anos não atendem a esse quesito. Se você realizou um curso de nível universitário com menos de 4 anos, consulte a sua instituição de ensino para verificar se a sua graduação fornece um título equivalente a bacharel.

Sou tecnólogo e verifiquei que este curso não é considerado pelo PMI como curso superior. Porém, tenho MBA / Pós-Graduação. Me enquadro na categoria que só exige 4500 horas de experiência?
O candidato deve informar somente o grau mais alto de educação que possui atualmente. Desse modo, devem ser informados os cursos que se sobrepõem à graduação, como MBA, mestrado ou doutorado. Os graus disponíveis são:
High school (ensino médio)
Bachelors (bacharel grau de 4 anos – não atendem a este grau cursos de tecnologia e licenciaturas de 3 anos)
Masters (embora a tradução literal seja “mestrado’, podem ser usados os cursos de pós-graduação ou MBA do Brasil)
Doctorate (doutorado).

O que é o período de elegibilidade?
Quando o PMI envia um e-mail (com o título "Please continue with your PMI's credential application process") informado que sua aplicação foi recebida, está completa e foi aprovada, seu período de elegibilidade se inicia. Você tem um ano após a data do recebimento do e-mail para fazer o pagamento e realizar o exame.

Qual é o período de elegibilidade?
Você tem um ano para fazer três tentativas para o exame, a partir da data da elegibilidade.

Após conseguir a elegibilidade para realizar o exame, há algum prazo limite para a realização do exame?
Você tem um ano para fazer o exame, a partir da data de início da elegibilidade.

Eu preciso esperar a carta de confirmação do PMI para me registrar para o exame?
Sim, pois a carta de elegibilidade contém um número de confirmação que é necessário para marcar o exame.

Qual é o tempo de espera para receber a confirmação de aprovação para pagar e fazer o exame?
Embora o PMI informe que pode levar até 5 dias úteis para verificar se a inscrição está completa, a verificação é automatizada e em geral a inscrição é aprovada em algumas horas ou até minutos. Comparado com a inscrição via correio normal, é quase instantâneo. Se faltarem informações ou houver alguma inconsistência, o PMI vai lhe enviar um e-mail solicitando que sejam feitos ajustes no formulário de inscrição.

Quando deve ser feito o pagamento?
Você tem um ano após a data do recebimento do e-mail informando que sua inscrição foi aprovada para fazer o pagamento e realizar o exame.

Como eu faço o pagamento do exame?
O ideal é acessar o sistema on-line (https://certification.pmi.org/) e pagar com cartão de crédito internacional.
É possível enviar para o PMI, pelo correio, um formulário preenchido. Para pagamentos pelo correio, é necessário completar e incluir o Credential Payment Form com seu pagamento.
Também é possível o pagamento através de ordem de pagamento no exterior ou transferência bancária internacional de fundos para o PMI nos Estados Unidos. Em geral a transferência ocorre via Western Union. No Brasil o principal agente da Western Union é o Banco do Brasil, mas pode-se buscar outros agentes no próprio site da Western Union. Para detalhes é necessário contatar customercare@pmi.org.

É possível fazer o pagamento para o exame via emissão de boleto bancário?
Como o pagamento do exame de certificação deve ser feito junto ao PMI nos Estados Unidos, não é possível a emissão de boleto bancário. 


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