Estar com um plano traçado para a carreira é uma das tarefas inegociáveis dos primeiros meses do ano.  Para os gerentes de projeto, isso não é diferente. A retomada da oferta dos cursos Preparatórios no PMIRS - realizados em parceria com o PMI São Paulo e outros Capítulos brasileiros - é uma excelente oportunidade para o gerente de projetos que quer alçar voos maiores em 2024 e conquistar novas oportunidades na carreira.

Jean Ramone, especialista em Gestão de Projetos, atua como Gestor de Projetos e PMO em uma consultoria em Porto Alegre. Certificado CAPM® desde julho de 2023, o filiado do PMI RS conta que utilizou o primeiro semestre para se preparar, com cursos, estudo do PMBOK Guide® e videoaulas.

"O principal ponto para destacar foi meu crescimento profissional dentro da Consultoria. Hoje, além de fazer a gestão de alguns projetos, eu também coordeno o PMO da consultoria. Nós temos um portfólio de 25 projetos, então aplicamos as melhores práticas de controle, no orçamento, na gestão de cronograma e equipes. A certificação CAPM® conseguiu me dar esse primeiro avanço na área", conta.

A meta para 2024 é mais ousada. Jean Ramone quer fechar o ano com sua Certificação PMP®. "Já é uma meta para minha carreira e isso vai me abrir mais portas na consultoria, para que eu possa assumir mais responsabilidade e outros projetos. A maioria deles é para Órgãos Públicos, então há cada vez mais a exigência de profissionais certificados. Enquanto isso vou me especializando de outras formas, com pós-graduações e cursos. E não pretendo parar na Certificação PMP®, tenho expectativa de obter alguma certificação em PMO também".

Driéle Castro, filiada do PMIRS e  Coordenadora de Projetos na TOTVS SA, obteve sua Certificação PMP® em setembro de 2023 e ainda está comemorando os frutos! "O primeiro impacto da certificação para mim foi em minha autoconfiança. Por mais que a gente estude (tenho pós-graduação em gestão de projetos e atuo na área), a certificação gera aquele sentimento de que realmente você tem domínio das práticas de gestão de projetos. E ganhei ainda mais. A certificação me trouxe a oportunidade de lecionar na área de Gestão de Projetos, em Caxias do Sul, que era meu grande sonho, sempre quis ser professora. No meu caso, por ter a certificação internacional, fico habilitada para lecionar no MBA, por exemplo, sem contar que auxilia muito em nossa carreira", comemora.

Os cursos preparatórios oficiais do PMI® são a melhor indicação para o gerente de projetos que quer estudar de forma assistida e com os melhores facilitadores. Todo o material utilizado é oficial e há muitas ferramentas disponíveis, como simulados, provas anteriores, grupos de estudos e mais.


"Se eu pudesse deixar um conselho para quem está estudando é confiar em si mesmo, dar o seu melhor. Quando faltam alguns dias para a prova, a ansiedade aumenta, a preocupação aumenta, então se dedique, dê o seu melhor. Não tem como passar na Certificação PMP® sem estudar. A leitura do PMBOK Guide® , simulados e preparatórios são muito importantes para você fazer uma prova consciente", aconselha Driéle Castro.


Conheça os cursos Preparatórios disponíveis e inscreva-se! Sua certificação PMI está mais perto do que imagina!


Preparatório CAPM®
https://www.sympla.com.br/evento-online/preparatorio-capm-online-tercas-e-quintas-feiras-turma-13/2249298

Preparatório PMP®
https://www.sympla.com.br/evento-online/preparatorio-oficial-pmp-r-online-tercas-e-quintas-feiras-turma-53/2249263

Preparatório ACP®
https://www.sympla.com.br/evento-online/preparatorio-pmi-acp-online-segundas-e-quartas-feiras-turma-22/2250217

Saiba mais - A Certificação PMP®
O Project Management Professional (PMP®) é a certificação líder mundial em gerenciamento de projetos. Agora incluindo abordagens preditivas, ágeis e híbridas, o PMP® prova experiência e expertise em liderança de projeto em qualquer forma de trabalho.

A certificação PMP® é projetada por profissionais de projetos, para profissionais de projetos e valida que você está altamente qualificado em:

  • Pessoas, enfatizando as habilidades básicas de que você precisa para liderar com eficácia uma equipe de projeto no ambiente em constante mudança de hoje.
  • Processo, reforçando os aspectos técnicos de uma gestão bem-sucedida de projetos.
  • Ambiente de Negócios, destacando a conexão entre os projetos e a estratégia organizacional.

A certificação PMP® valida que você tem as habilidades de liderança de projeto que os empregadores procuram. O novo PMP® inclui três abordagens principais: Preditivo (cascata), Ágil e Híbrido.

Saiba mais - Certificação CAPM®
A certificação CAPM® foi criada para membros de equipe e gerentes de projeto que estão começando na profissão. Estudantes com o ensino médio (2º Grau) completo também podem se certificar.

Esta certificação beneficia profissionais de todas as áreas, pois demonstra o interesse do profissional no ganho de conhecimentos em processos e terminologias de gerenciamento de projeto. Profissionais com habilidades em gerenciamento de projetos rumam a caminho da liderança, e a certificação CAPM® é uma das melhores formas de alavancar a carreira.

Você pode ser CAPM se:
- Membro de uma equipe de projeto;

- Praticante de gerenciamento de projetos com pouca experiência, ou recém-iniciado nas atividades de gerenciamento de projetos;

- Estudante de graduação ou pós-graduação que tenha interesse em gerenciamento de projetos.

Data de publicação: 04 de março de 2024