Partindo do tema “Empreendendo projetos, colhendo resultados”, o PMDay Agronegócio proporcionou momentos únicos para os participantes conhecerem boas práticas de gestão de projetos que estão fazendo a diferença para o desempenho das empresas do setor. Ao longo da noite de 11 de março, de forma online, foram compartilhados conhecimentos sobre governança e gestão ágil, implantação de PMO, gestão de projetos de Tecnologia da Informação e projetos a partir da cooperação internacional no setor.

A fim de trazer diversidade, autoridade e qualidade para o evento, a programação foi composta pela palestra de especialistas e apresentação de cases. Quem abriu a noite foi Marsal Melo, presidente anterior imediato do PMI-GO e sócio-diretor da empresa Mundo de Projetos, Sócio e CTO na PontoGet Inovação, com atuação em consultoria, mentoria, treinamentos em gerenciamento de projetos, transformação ágil e incubação de projetos de inovação em diversas empresas. E seguiu com Fábio Martins França, que tem trabalhado com metodologias ágeis, e compartilhou a experiência na implantação do PMO na empresa de laticínios Piracanjuba; após, Eder Fantini Junqueira e Anna Laura Rodrigues de Melo apresentaram seu trabalho em projetos de TI na Jalles Machado S.A., agroindústria sucroenergética baseada em Goianésia/GO. Por fim, Janei Cristina Resende e Rafael Diego Costa palestraram sobre projetos de cooperação internacional no agronegócio desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O PMDay Agronegócio foi organizado pelos voluntários do Branch Norte, com apoio dos Branches Serra e Sul do PMIRS.

Confira um resumo do conteúdo apresentado durante o evento:

A palestra que deu início à programação foi a do especialista Marsal Melo, que apresentou técnicas de governança e gerenciamento ágil com a palestra “Governança e Gestão Ágil para o Agronegócio”. Ao falar dessas técnicas, Marsal comentou a importância de entender a cultura organizacional, para que a estratégia esteja alinhada a mesma. Também apontou a importância de saber gerir pessoas.

Dando seguido à sua palestra, Marsal convidou Fábio Martins de França, que apresentou o Case “Implantação do PMO na Piracanjuba”, e Eder Fantini Junqueira e Anna Laura Rodrigues de Melo, que apresentaram o Case "Como a gestão de projetos de TI modificou a cultura de projetos na Jalles Machado S.A.".

No segundo momento do evento, Janei Cristina Resende e Rafael Diego Costa fizeram a palestra "Projetos de Cooperação Internacional para o Agro desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)". Nessa apresentação foi destacado todo o processo de disponibilização de recursos internacionais voltados a diversas causas, contemplando também projetos voltados ao agronegócio.

Dos diversos projetos que o SENAR atua com esses recursos, foram apresentadas três iniciativas e seus impactos gerados diretamente aos produtores rurais, sendo um projeto já concluído (ABC do Cerrado) e dois ainda em execução (Paisagens Rurais e Vertentes). Todos os projetos visam transformar o produtor rural no promotor da transformação no campo. Foi enfatizada que a comunicação é a chave para o sucesso das iniciativas, porque sem uma comunicação adequada não é possível atingir os objetivos. Também foi apresentado como o SENAR executa o gerenciamento de projetos dentro de seus projetos.

 

Data de publicação: 12 de março de 2021
Créditos das Fotos: pressfoto - Freepik