Três países reunidos para discutir diversidade e cultura em Gerenciamento de Projetos. Este é o objetivo do ‘Falando a mesma língua: Gestão de Projetos por um mundo melhor’. O evento acontecerá em 25 de setembro, das 10h às 13h30 (Brasil) e das 14h às 17h30 – (Angola e Portugal). Valendo 3 PDus e disponibilizando certificação, o encontro é promovido pelo PMIRS, PMI Angola e PMI Portugal Toastmaster. Gratuita para filiados e aberta ao público, mediante taxa de inscrição fixada em R$50, a atividade será realizada via Zoom. O evento contará com três palestras. Em cada uma, haverá um representante de cada país envolvido na atividade.

Ricardo Vargas é quem abrirá os trabalhos, representando o PMI Portugal Toastmater. Conhecido pela defesa da economia de projetos, é especializado na implementação de iniciativas globais inovadoras, projetos de capital e desenvolvimento de produtos. O GP dirigiu dezenas de projetos em diferentes indústrias e continentes, gerenciando mais de US$ 20 bilhões em iniciativas globais nos últimos 25 anos. Sua explanação tem como título: ‘O impacto da multiculturalidade e da diversidade na gestão de projetos’ e irá abordar sua experiência gerindo e trabalhando em projetos multiculturais e mostrará como o entendimento da diversidade cultural, social e o engajamento das partes interessadas adiciona valor e resultados aos projetos.

Na sequência, representará Angola. O profissional é formado em Engenharia Informática, Certificado PMP, PMI-RMP e DALSM pelo PMI e em ITIL. É membro fundador, voluntário e atual presidente do Capítulo angolano. Ele também é mentor do projeto 100 Sopas, Zungueira Leadership, construtor e influenciador de projetos e iniciativas que têm impacto positivo para o desenvolvimento da sociedade angolana. Intitulada ‘Tchiwa Tchalua, Conviver para Vencer!’, sua palestra tratará da constituição de equipes multifuncionais e autogerenciáveis. O intuito é refletir sobre ambientes de trabalho multiculturais, compostos por pessoas de diferentes países e culturas. Incentivar a partilha de conhecimento para vencer os conflitos e alcançar os resultados do projeto com sucesso também compõem o escopo da explanação.

Para encerrar o evento, Mauro Sotille, representante brasileiro, apresentará a palestra ‘Promovendo a Equidade e a Inclusão no Ambiente de Projetos’. A ideia é causar a compreensão de que os membros das equipes de projetos devem estar abertos a novas ideias e opiniões, . O profissional é especialista em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio. Com 25 anos de experiência em GP, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. É doutorando em Administração de Empresas e pós-graduado em Computação e Administração, bacharel em Informática e Engenheiro.

Junto ao PMI, Mauro é membro do Board Volunteer Advisory Comitee, foi mentor para o Brasil, presidente do PMIRS e participou da revisão de diversos guias, incluindo o Guia PMBOK®, possuindo as certificações PMP desde 1998 e PMI Risk Management Professional. Também é certificado PMO, COBIT e ITIL. Membro de comissões da ABNT sobre Gestão de Projetos e Gestão de Riscos, é autor de livros na área e professor junto a Fundação Getúlio Vargas e outros cursos de pós-graduação. Atuou em empresas como HP, Saab e Dana. Atualmente é diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a diversas organizações na implantação da cultura corporativa de projetos.

Legal, não acha? Ficou interessado na oportunidade de troca que o ‘Falando a mesma língua: Gestão de Projetos por um mundo melhor’ irá oportunizar? Então, garanta sua vaga hoje mesmo. Inscreva-se!

Serviço

Data: 25 de setembro
Horário: Das 10h às 13h30 (Brasil) e das 14h às 17h30 – (Angola e Portugal)
PDUs: 3 PDus serão certificadas
Local: online
Inscrições: https://bit.ly/GPemPortugues
Patrocínio: Logicalis Portugal 

Data de publicação: 31 de agosto de 2021