Apontar e pensar sobre questões do mundo feminino em ambientes com a atuação de profissionais e líderes de projetos foi o objetivo de mais um PMDay Mulheres na Liderança, realizado pela primeira vez no final do ano passado. A segunda edição ocorreu na última quinta-feira, 21 de junho, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) de Porto Alegre.

Em parceria com o PMIRS que, na ocasião, estava representado por vice-presidentes e voluntários, a programação do evento foi capitaneada por Sílvia Somenzi, diretora presidente da Soluzzione, uma das empresas Mantenedoras do PMIRS. Integrante dos grupos Women in IT Brazil (apresentado na edição anterior do PMDay) e do Empreendedoras Protagonistas AMCHAM, Sílvia convidou integrantes dessas redes para formar a grade de palestrante e o painelistas.

Entre elas estavam Rita Tomilin, VP de Governaça e Finanças do PMIRS e  Gerente Geral de Projetos no WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Simone Siebra Zuwick, CEO de Megapetro Petróleo Brasil, Ane Saraiva, fundadora Sati Consciência Plena, Luciane Rache, CEO Studio Plano Consultoria. Outras debatedoras foram Ana Paula Bacelo, coordenadora da Engenharia de Software da PUCRS, e Luciane Dalmolin, diretora da DELL e integrante dos grupos Women in Action e Women in IT Brazil.

A parceria com a AMCHAM é fruto de uma grande afinidade . Além de ser uma entidade que, como o PMIRS reúne profissionais de diferentes segmentos de negócios, com foco no desenvolvimento profissional, e proporciona momentos de networking, empossou sua primeira CEO mulher em 2015 e, no ano seguinte, lançou o primeiro comitê e programa voltado à questão da diversidade, incentivando a discussão para suas mais de 5 mil empresas associadas, distribuídas entre 114 entidades e 40 nacionalidades no mundo todo.

Outras participações ressaltaram esse caráter, como a da gerente de Governança Urbana da WRI Brasil, Daniely Votto. A WRI, instituição com a qual o PMIRS mantém um convênio, é uma organização não-governamental com atuação mundial voltada para a pesquisa de questões críticas para a sustentabilidade global por meio da convivência em cidades. Entre elas está o tema de gênero, sobre o qual Daniely propôs uma reflexão durante sua palestra, contextualizando a presença das mulheres na política, das diversas formas em que ela se manifesta na nossa sociedade.

Por fim, a participação masculina, entre os palestrantes, coube a Eugênio Romanini, presidente da SUCESU-RS, outra entidade parceira do Capítulo em diversas iniciativas. A sua palestra teve a proposta de abordar o tema geral do evento. E, assim como as demais discussões, enfatizou o tom do presente em todo o encontro: a liderança é uma postura que pode ser desenvolvida e reforçada, seja no ambiente de trabalho, em casa, ou em outros âmbitos da sociedade, como na política.  

Data de publicação: 26 de junho de 2018